Gazebo com churrasqueira: características de construção e design
Talvez todo morador da metrópole compreenda a importância de, de vez em quando, fazer uma pausa da agitação da cidade. E para isso não é necessário partir algumas semanas numa longa viagem. Às vezes basta passar um fim de semana sozinho com a natureza: ouvir o canto dos pássaros e curtir a serenidade e a paz. Portanto, muitos de nós preferimos passar nosso tempo livre no campo. E para complementar o descanso do país e diversificar a culinária banal só vai permitir um mirante com churrasqueira.
Peculiaridades
A grelha do mirante é um verdadeiro paraíso para os gourmets. E isso é algo extremamente necessário para quem passa a maior parte do tempo no campo com a família e amigos. Afinal, é aqui que você pode organizar encontros emocionantes com seus entes queridos, independentemente do clima e da época do ano. Mas para isso você precisa escolher o material certo, desenvolver um projeto e construir um gazebo confortável, bonito e confiável de acordo com todas as normas e regulamentos.
Primeiro, vamos descobrir os principais tipos de tais estruturas.
- Abrir - o tipo de construção mais simples, até um iniciante pode lidar com esta construção. Este modelo se parece mais com um dossel ou rotunda, mas é adequado exclusivamente para a temporada de verão.
- Fechadas - nestes, nenhum mau tempo é terrível, por isso qualquer celebração familiar pode ser realizada aqui. Esta é a opção mais prática, especialmente para uma área suburbana onde você passa a maior parte do tempo em qualquer estação do ano.
- Semi-aberto - a versão clássica do gazebo, tais edifícios podem ter grandes aberturas de janelas, que, se necessário, podem ser fechadas com filme de PVC transparente ou belas cortinas.
Um gazebo com churrasqueira deve ser complementado com tudo o necessário para um passatempo agradável e confortável. Além da churrasqueira, vale a pena colocar também forno, caldeirão, fumeiro ou braseiro. Vale a pena considerar com antecedência a instalação da pia e da mesa. Se possível, você também deve colocar um pequeno refrigerador para armazenar bebidas e carnes.
Portanto, é mais conveniente transformar um gazebo comum em uma cozinha de verão aberta.
Ao escolher um gazebo com churrasqueira para residência de verão, vários fatores devem ser levados em consideração:
- o número de pessoas que usarão o gazebo;
- o tamanho do terreno e da casa;
- o tamanho do churrasco;
- a presença de estruturas adicionais: fornos, fumódromos, lareiras e outros;
- o número e o tamanho dos móveis.
A churrasqueira é uma tigela retangular resistente ao calor com estruturas de suporte confiáveis.
Existem vários tipos.
- Estacionário - churrasqueiras maciças de tijolo ou pedra. Para instalar tal dispositivo, você deve primeiro fortalecer a base.
- Móvel - estruturas metálicas portáteis com pernas. Certos tipos de churrasqueiras podem ser montados, transportados e instalados em qualquer lugar. Outros têm um design único inseparável.
- Churrasqueiras elétricas É uma ótima opção se você não gosta do cheiro de fumaça.
O gazebo pode ficar ao lado da casa ou à distância - tudo depende de suas preferências e desejos. Tanto um como o outro método podem ser vencidos no local com vantagem. Mas vale lembrar que a própria churrasqueira não deve entrar em contato com as paredes da casa. Para áreas pequenas, um dossel de madeira em vez de um gazebo completo é considerado uma boa opção. Em tais edifícios não há paredes principais, mas apenas um telhado.Mas essa estrutura só pode ser usada nos dias quentes de verão. Em qualquer caso, o gazebo será o recanto mais confortável e preferido do jardim.
Alojamento
O braseiro dentro do gazebo deve ser equipado com exaustor ou chaminé para que o cheiro de fumaça não se espalhe pelo ambiente. Caso não seja possível, recomenda-se levar a churrasqueira para fora do mirante e colocá-la nas proximidades. Mas deve haver uma cobertura sobre a churrasqueira, para que durante a chuva você não encontre com urgência maneiras de não afogar a carne na água da chuva.
A opção mais comum para organizar o espaço interior é equipar a área de jantar com uma grande mesa com bancos.
Se necessário, eles podem ser empurrados para baixo da mesa, liberando espaço para um movimento confortável durante o cozimento. Cadeiras com braços são consideradas a opção mais conveniente. É desejável que eles sejam feitos de madeira maciça, então eles se encaixam perfeitamente em um espaço aberto da rua. Mas cadeiras leves de vime também parecem boas. E para ficar mais confortável ao sentar, você pode usar capas removíveis com assentos macios e almofadas decorativas.
Todas as comunicações necessárias devem ser realizadas no gazebo. Idealmente, isso é água, esgoto e eletricidade. Mas, em muitos casos, apenas a eletricidade é suficiente para iluminação artificial no escuro. Além disso, fontes de calor adicionais não serão supérfluas durante o período de resfriamento. Eles protegerão no início da primavera ou no final do outono do frio e da umidade. Acima da mesa de jantar, você pode instalar uma lâmpada infravermelha ou usar uma pistola elétrica para aquecer rapidamente o ambiente.
Dimensões (editar)
É importante escolher as dimensões certas para o futuro mirante.
Considere com antecedência quais zonas serão colocadas nele:
- área de cozinha - inclui apenas uma churrasqueira ou forno, grelha e assim por diante;
- eletrodomésticos e utensílios de cozinha - em alguns casos, é razoável colocar uma geladeira e utensílios de mesa no gazebo;
- área de alimentação - deve obrigatoriamente incluir mesa grande para convidados, além de bancos, poltronas ou cadeiras, podendo limitar-se a um pequeno balcão de bar com cadeiras altas;
- área de lazer - se desejar, você pode colocar uma rede, balanço ou pufes-cadeiras macios.
As dimensões do futuro edifício dependem de vários pontos:
- a capacidade do mirante - para quantas pessoas toda a estrutura será projetada;
- sazonalidade - em que época do ano você vai usar o gazebo, há necessidade de isolar as paredes;
- estilo e desenho - neste caso, também é necessário levar em consideração a presença de outras edificações e o desenho paisagístico do local;
- tipo, tamanho e local da churrasqueira - a área próxima ao fogo deve ser à prova de fogo;
- dimensões das portas e janelas - no caso de o gazebo estar fechado;
- arranjo interior - depende do tipo de mobiliário que será colocado no interior.
Deve haver muito espaço livre no gazebo de verão para que não só o chef possa se locomover e cozinhar bifes ou espetadas inesquecíveis, mas também todos os hóspedes podem conversar, dançar ou relaxar em cadeiras e redes confortáveis.
Para um movimento confortável no interior de uma pessoa, cerca de 1,5-2 metros é o suficiente. E a altura do mirante deve ser de pelo menos 2 metros.
Formulários
Os gazebos para churrasco vêm em uma variedade de formatos.
- Quadrado e retangular - a construção mais simples, que não leva muito tempo para ser erguida. A aparência de tal gazebo se encaixa bem no projeto paisagístico de várias áreas.
- Hexagonal e octogonal - este formulário é mais atraente. Mas é mais difícil erguer tais estruturas, e é improvável que um iniciante dê conta de tal trabalho. Esses edifícios são freqüentemente erguidos de madeira ou metal.
- Redondo e ilha - esses gazebos costumam ser instalados no meio do local. No interior, uma mesa redonda para receber os convidados está muito harmoniosamente localizada.
- Combinado - de salas de diferentes formas. Esses edifícios se encaixam perfeitamente na atmosfera geral do local.
- Canto - tem um layout mais compacto. Esses edifícios complementam perfeitamente pequenas áreas suburbanas, e arbustos e flores colocados perto da entrada do gazebo podem ser usados para decoração.
- Assimétrico - forma livre, mas é melhor planejar em quais cantos ficarão a churrasqueira, a mesa e a área de estar.
O telhado também pode ter vários tipos. As opções mais comuns são telhados de duas águas e de quatro águas. Embora um de passo único seja erguido com muito mais facilidade e facilidade, ele é usado com relativamente menos frequência durante a construção.
Materiais (editar)
Durante a construção do gazebo, vários materiais podem ser usados:
- Madeira;
- pedra;
- tijolo;
- metal;
- material residual.
Todos os materiais devem ser resistentes a temperaturas extremas, fogo e alta umidade.
Em outras palavras, madeira, pedra, tijolo e metal tratados contra umidade e fungos são considerados os materiais mais adequados.
Tradicionalmente, a madeira é usada na construção de gazebos. - se encaixa perfeitamente em qualquer projeto paisagístico e é relativamente barato. Além disso, a árvore é fácil de processar e é ótima para criar um gazebo original. E as estruturas de madeira são mais leves e não requerem uma fundação maciça, e se o solo no local for denso, então você pode sobreviver com uma laje de concreto exclusivamente maciça. Além disso, ao construir um gazebo de madeira, nenhum equipamento especial é necessário, apenas ferramentas comuns são suficientes.
Para fins de segurança contra incêndio, trate a madeira com um retardador de fogo adicional. E, se necessário, os elementos individuais do gazebo podem ser substituídos por novos ao longo do tempo, sem ter que começar todo o trabalho do zero. O pinheiro siberiano é considerado o material mais adequado, mas é bastante caro, e tal gazebo pode não ser acessível para todos. Barras e pranchas com cerca de 6 metros de comprimento são mais adequadas para erguer uma estrutura - este é o tamanho ideal para uma construção rápida e econômica.
Os gazebos de pedra ou tijolo têm uma vantagem óbvia - durabilidade. Eles não têm medo de vento, fogo, chuva ou geada. Esses edifícios são frequentemente escolhidos quando a casa também é construída de tijolos. Para edifícios de tijolo e pedra, é necessário fortalecer uma base confiável, e o processo de construção em si exigirá mais tempo, esforço e dinheiro. Além disso, a pedra e o tijolo não estão sujeitos à combustão, não tem medo de água e não requerem manutenção periódica.
Os gazebos metálicos, via de regra, são feitos por profissionais e entregam no local uma obra acabada, ou composta por várias peças. Como inserções adicionais, você pode combinar metal com policarbonato ou vidro. Para mandris de metal, também não há necessidade de fortalecer uma base sólida. Mas o metal tende a causar transtornos no calor do verão - sob a luz direta do sol, todos os elementos necessariamente aquecem e será muito quente estar em um gazebo.
Mas os mais populares são os edifícios feitos de materiais combinados - tijolo e madeira ou metal e tijolo. Nesses casos, o tijolo é usado para a fornalha e área de trabalho, e madeira ou metal para a área de lazer.
Para churrascos, é melhor escolher tijolos fireclay vermelhos. E se você deseja que o complexo do forno inclua também churrasqueira, forno, fumeiro e churrasqueira, então aconselhamos a recorrer a profissionais para obter ajuda. Esta é a única opção para equipar um gazebo para uma pessoa que não possui habilidades de construção. Mas se quiser apenas colocar um churrasco, a melhor opção seria um braseiro móvel de metal forrado a tijolo.
Para manter o gazebo aquecido em dias de vento, vale a pena cuidar das paredes com antecedência.Gazebos envidraçados são a opção mais confortável e uma ótima maneira de ficar perto da natureza. E esses edifícios podem ser usados mesmo no inverno, se você instalar pelo menos um pequeno aquecedor elétrico ou uma lâmpada infravermelha dentro. Os gazebos envidraçados parecem mais elegantes e confortáveis. Cortinas opacas são uma alternativa mais acessível ao vidro. O filme de PVC transparente protege do vento e da chuva e, ao mesmo tempo, não escurece o espaço, permitindo a passagem da luz natural da rua.
Se necessário, as cortinas podem ser enroladas e protegidas sob o telhado do gazebo. Todo o trabalho de instalação de cortinas pode ser feito manualmente. Para fazer isso, compre um filme de PVC e corte as peças do tamanho necessário que se encaixem nos conectores do gazebo. Enrole as bordas do filme com um pano grosso e faça pequenos orifícios para um ajuste mais firme e seguro das cortinas nas paredes do gazebo.
Se sua região tem um clima bastante severo, então vale a pena considerar a opção de instalar um gazebo fechado separado com paredes isoladas e janelas envidraçadas.
Tecnologia de construção
Não é difícil construir um mirante com fogão com as próprias mãos, para isso basta escolher um projeto adequado, depois seguir todas as tecnologias e normas de construção exigidas.
O projeto do futuro mirante deve incluir todos os desenhos necessários:
- dois esboços com perfil e planta frontal com dimensões aplicadas;
- esquema de mandril;
- desenho de churrasco com dimensões;
- esquema de um local com um mirante e outros edifícios;
- esboço do gazebo.
Trabalhar e criar um desenho do futuro coreto ajudará você a pensar sobre o design e o estilo. E também permitirá que você calcule a quantidade necessária de materiais e agilize o processo de construção.
Em seguida, você pode prosseguir para a fase de construção.
- É necessário designar o tamanho e a forma do futuro mirante no local. Você pode usar areia para isso.
- O local do futuro mirante é limpo e nivelado, a camada superficial do solo é removida.
- Então você pode seguir para a fundação. Para os apoios da estrutura, é necessário cavar buracos para a instalação dos postes e preencher o fundo com areia. Após o reforço e a cofragem, o concreto é despejado na base. Para um gazebo de vidro, apenas uma base colunar é suficiente.
- Também deve ser instalada uma fundação para a churrasqueira, pois a estrutura de pedra terá um peso impressionante. Um poço de 50-70 cm de profundidade é cavado para caber no tamanho do futuro churrasco, e o fundo é coberto com pedra triturada ou arenito. Em seguida, uma tela de reforço é instalada e toda a "torta" é despejada com concreto.
- Após a secagem completa (cerca de 5-7 dias), pode-se proceder à instalação das prateleiras verticais e ao assentamento da churrasqueira.
- Considere a estrutura de seus tijolos de churrasco. Encomendar ajudará a calcular com antecedência a quantidade aproximada de materiais de construção e fazer estimativas.
- A base da churrasqueira deve ser revestida com feltro e a primeira camada de tijolos deve ser colocada sem argamassa. Além disso, as camadas subsequentes são dispostas ao longo do fio de prumo para manter a verticalidade das paredes.
- Para a construção de uma churrasqueira, utilizam-se tijolos refratários, pedra ou argila. Ao mesmo tempo, é instalada uma chaminé ou exaustor.
- Prosseguimos para colocar o lag - entre as vigas é necessário deixar cerca de 60 cm e colocar uma placa macho e fêmea no topo.
- Os pisos são inclinados desde a churrasqueira até as paredes externas do gazebo.
- Cobertura - como aconselham os especialistas, todos os trabalhos de construção da cobertura deverão ser iniciados a partir do solo, isso irá facilitar muito todo o processo. Depois disso, toda a estrutura sobe até o topo do mirante e é instalada.
- Para o telhado, você deve escolher materiais leves: telhas, placas, papelão ondulado.
- Conecte todas as comunicações necessárias. O gazebo de inverno deve ser aquecido, por isso é mais razoável instalar imediatamente uma lareira com chaminé ou usar um fogão elétrico. E não se esqueça das precauções de segurança, todos os aparelhos elétricos devem ser aterrados.Para conduzir a fiação elétrica pelo local, use um cabo especial com isolamento e forneça proteção dos fios com sistemas de isolamento elétrico adicionais.
Para obter informações sobre como construir com as próprias mãos um gazebo de verão com churrasqueira, veja o próximo vídeo.
Projeto
O design do mirante não se limita à escolha das cores do piso e das paredes. As decorações também podem incluir decorações na mesa e nas paredes, complementar o interior com atraentes utensílios de cozinha e utensílios incomuns, e usar cortinas e pequenas almofadas em cadeiras e bancos. O piso do gazebo pode ser coberto com tábuas ou lajes de pavimentação. Mas vale lembrar que todos os elementos do projeto devem estar em harmonia com o projeto paisagístico do local.
O design do gazebo pode ser absolutamente qualquer coisa.
- Estilo russo - ideal para edifícios feitos de troncos e vigas. Além disso, as paredes podem ser decoradas com elementos de madeira vazados.
- Provença - um estilo leve e delicado também é ótimo para decorar um gazebo. Aqui é melhor escolher forros, vigas e treliças de madeira leve. Cortinas bem escolhidas, uma toalha de mesa e pratos vintage ajudam a criar um look completo.
- Mediterrâneo - parece incrivelmente elegante, este estilo será apreciado pelos viajantes. Ricos tons de azul combinados com cortinas brancas esvoaçantes e elementos náuticos decorativos irão adicionar leveza ao ambiente.
- O estilo finlandês é uma versão clássica de um gazebo hexagonal com telhado de quatro águas.
- Moderno - neste caso, você pode usar estruturas de madeira e metal. O principal é não ter medo de combinar vários elementos, texturas ousadas e cores ricas.
- Exclusivo - esses gazebos de elite podem ter um design exclusivo e de alta classe. Eles podem ser complementados por colunas, entalhes ou estruturas arquitetônicas complexas. Como regra, os clientes preferem materiais caros: pedra natural, faia, lariço e madeira de teca.
Ao escolher têxteis para o gazebo, dê preferência a tecidos duráveis e resistentes à umidade. Para almofadas e poltronas decorativas, é melhor fazer imediatamente coberturas removíveis que possam ser fácil e rapidamente removidas e limpas.
Se você quiser fazer um projeto incomum de um complexo de forno, por exemplo, um arco feito de tijolos, use o seguinte diagrama:
- as primeiras oito fileiras de tijolos são dispostas de acordo com o esquema padrão;
- na nona linha, um canto é cortado do tijolo extremo no canto externo;
- preparar o molde do arco e encaixar os tijolos;
- uma tira de aço e um canto podem ser usados para cobrir o nicho central;
- os tijolos na décima linha são dimensionados para as saliências do arco;
- para a 11ª linha, os tijolos são usinados e cobrem a estrutura do arco;
- um canto de aço é colocado no topo e as fileiras subsequentes são feitas em toda a superfície da bancada.
Belos exemplos de edifícios acabados
Gazebos podem ser decorados não só por dentro, mas também por fora. Uma vegetação luxuriante e encaracolada, vasos de flores perto da varanda podem ser uma ótima decoração.
Uma prateleira extra acima da mesa de trabalho ou pia pode ser usada para armazenar temperos e utensílios de cozinha.
O principal requisito para qualquer gazebo com churrasqueira é que seja conveniente para cozinhar nele. E para que o cozinheiro gaste menos tempo e esforço em movimentos adicionais, vale a pena reservar um local para um churrasco e um canto especialmente para guardar lenha.
A fornalha também pode funcionar como uma parede sólida. Uma técnica simples e funcional parece incrivelmente impressionante e incomum.
E para que o cozinheiro não fique entediado enquanto cozinha a carne, você pode construir um balcão de bar atrás dele.
Mandris feitos de tijolo e madeira parecem práticos, esteticamente agradáveis e modernos. Além disso, esses edifícios são mais resistentes a extremos de temperatura e às mudanças de estação, bem como mais confiáveis e duráveis.
A iluminação da rua fora do gazebo parece impressionante. Você pode escolher faixa ou cortina de LED para decorar paredes e telhados.E é bom colocar lâmpadas de rua perto do gazebo, que são carregadas com a luz natural do sol e criam um clima romântico especial no escuro.
Os espaços verdes ao redor do perímetro do gazebo parecem muito originais e elegantes. Assim, eles destacam e enfatizam a importância do mirante.
O comentário foi enviado com sucesso.