O que são pérgulas e como são?

O que são pérgulas e como são?
  1. Características e propósito
  2. Visão geral da espécie
  3. Instruções de estilo
  4. Belos exemplos

Os proprietários de chalés de verão e casas de campo passaram a decorar cada vez mais seus lotes com gazebos que desempenham não apenas uma função decorativa, mas também prática. Na estação quente, essa estrutura se tornará um verdadeiro destaque de um terreno privado e um local de férias preferido para todos os membros da família e seus convidados.

Características e propósito

Um mirante de pérgula no sentido simples é uma estrutura ou galpão localizado próximo ao edifício principal. No passado, o objetivo principal da pérgula era apoiar e fortalecer a videira. Também facilitou muito a colheita dos frutos silvestres.

A simplicidade e despretensão da estrutura contribuíram para que rapidamente fosse transferida da categoria de edifícios de carácter exclusivamente prático para elementos que complementam o desenho paisagístico do local. A pérgula realiza várias tarefas ao mesmo tempo, por isso não pode ser chamada apenas de arco para trepadeiras. A multifuncionalidade do gazebo é expressa a seguir.

  • Função decorativa. A pérgula é um adorno para qualquer paisagem. A sua forma e a vegetação trepadeira criam uma zona vertical distinta no local, onde no tempo quente se pode esconder dos raios do sol escaldante e desfrutar do frescor da sombra.
  • Tarefas práticas. O mirante não mudou de finalidade: até agora, muitos veranistas o utilizam como suporte para a videira, da qual é mais fácil colher.
  • Função auxiliar. Com a ajuda de um gazebo de pérgula, você pode ocultar outras estruturas domésticas pouco atraentes (garagem, celeiro).

Além das vantagens acima, construção de pérgula leve... Portanto, é perfeitamente possível construí-lo sozinho, contando com os conselhos e recomendações de especialistas. Para isso, utiliza-se uma quantidade mínima de material de construção, pois a parte principal do edifício é ocupada por vegetação: uvas ou outras trepadeiras.

Porém, se o gazebo está planejado para ser usado em qualquer época do ano, então durante sua construção é necessário cuidar da proteção do vento e da precipitação.

Características da construção de uma pérgula.

  • Base lisa. Isso pode ser feito com a concretagem do local, entulho, lajes de pavimentação ou gramado.
  • Material. As pérgulas podem ser de metal, plástico, pedra, madeira. O material mais simples, mais conveniente e, portanto, frequentemente usado para construir um gazebo é a madeira. Essa estrutura é frequentemente decorada com entalhes intrincados e elementos decorativos adicionais, por exemplo, estatuetas na forma de animais de contos de fadas.
  • O tamanho do gazebo. Depende de quão harmoniosamente o edifício se encaixará na situação geral do local. Uma estrutura baixa e estreita parece pouco atraente, a altura ideal da estrutura deve ser de 2-3 m.
  • Vegetação. A pérgula parece muito esteticamente agradável e atraente quando as plantas trepadeiras se enfurecem ao seu redor: uva, hera, glicínia, clematite. Durante o seu crescimento ativo, a pérgula se transforma em uma verdadeira ilha, onde, se desejar, você pode se aposentar ou sentar-se com sua família no churrasco em um momento em que é úmido e desconfortável lá fora.

Um dossel leve ou uma série de arcos, com a ajuda dos quais é criado um mirante de pérgula, têm uma série de vantagens:

  • uma estrutura bem projetada se tornará não apenas um acréscimo estético ao local, mas também um lugar para um bom descanso;
  • a área sob o gazebo pode ser totalmente sombreada ou sua iluminação pode ser reduzida;
  • a estrutura não necessita de grande quantidade de materiais de construção;
  • respeito ao meio ambiente - na maioria das vezes, esses gazebos são construídos com materiais naturais, portanto, passar algum tempo neles melhora não apenas o humor, mas também a condição geral de uma pessoa;
  • material natural ou artificial pode ser usado como revestimento.

Visão geral da espécie

O mirante-pérgula não é apenas uma estrutura arquitetônica, constituída por um corredor verde aberto que desempenha funções práticas e estéticas. É um elemento separado e completamente independente do design do site. A pérgula pode ser feita como uma estrutura de parede ou uma estrutura autônoma.

Existem os seguintes tipos típicos de construção.

  • Dossel de madeira, plástico ou metal. A cobertura superior compactada de tal estrutura faz com que pareça um gazebo de barraca clássico. No entanto, as paredes em forma de treliça não fornecem uma sombra sólida, mas parcial.

Se a estrutura é adjacente à parede da casa, então visualmente ela se assemelha a uma varanda comum, dentro da qual você pode facilmente arranjar bancos para relaxar ou até mesmo um pequeno playground.

  • Túnel. Com a sua ajuda, equipam um caminho ajardinado que conduz à casa. Os bancos são freqüentemente colocados ao longo dessa estrutura. Tal edifício parece especialmente atraente na estação quente, quando tudo está entrelaçado com trepadeiras.
  • Cerca. Esta versão da pérgula pode ser usada quando a área do local é pequena, mas existe o desejo de criar um espaço fechado completo. Além disso, com a ajuda deste projeto, você pode esconder lugares feios: um banheiro de rua, um celeiro, uma garagem, uma fossa. Ou seja, dois em um.
  • Viseira. Essas estruturas são típicas das regiões do sul, onde o horário de verão é mais longo. O escurecimento artificial do espaço torna possível criar um ambiente ventilado e ao abrigo dos raios solares, um espaço acolhedor onde se pode sentar tranquilamente mesmo na parte mais quente do dia.

Tipos de gazebos-pérgulas, dependendo do grau de abertura.

  • Abrir. São caracterizados pela ausência total de paredes laterais, de forma que a moldura permanece ventilada. O quadro geral é complementado por um pequeno número de trepadeiras.
  • Semi-aberto. Eles criam sombreamento parcial, que se consegue através da própria estrutura e da vegetação.
  • Fechado. O telhado maciço e as paredes sólidas da estrutura fazem com que seja uma construção totalmente independente que pode proteger não só do sol, mas também do mau tempo. Além disso, um lugar para um churrasco pode ser equipado lá.

Dependendo da forma do gazebo, as pérgulas são as seguintes.

  • Estruturas fixadas na parede. Eles se assemelham a um terraço de verão com uma ampla cobertura e um telhado de treliça.
  • Estruturas arqueadas. Eles são apropriados quando é necessário cultivar a passagem ao longo do caminho para a casa.
  • Pérgulas quadradas ou angulares com cobertura lisa ou inclinada. Na aparência, eles se assemelham a gazebos clássicos, embora ocupem uma pequena área.
  • Estruturas serrilhadas, de vários níveis e semicirculares. Esses gazebos serão capazes de decorar um local com um design requintado e elegante.

Instruções de estilo

As pérgulas podem ser do tipo clássico ou combinar imagens e motivos figurados não padronizados.

Estilos mais populares.

  • Rústico (country). É caracterizada por formas de construção geometricamente corretas, minimalismo de decoração.

Como regra, essas estruturas são multifuncionais e consistem em materiais naturais.

  • Alta tecnologia. A originalidade da forma e do design remete à alta tecnologia. Em tais gazebos, a decoração apropriada é usada: silhuetas de espaço, elementos de fantasia.
  • Moderno. O design sofisticado apresenta linhas simples que se misturam com detalhes contrastantes.
  • Leste. Os edifícios neste estilo são caracterizados por um telhado piramidal e paredes côncavas.As cores mais comumente usadas são marrom ou vermelho escuro.
  • Chalé. Um edifício para uma residência de verão, onde deve estar presente um braseiro ou um forno ao ar livre, perto do qual se pode preparar um fantástico churrasco. Esta estrutura confortável fornece não apenas calor, mas também a oportunidade de cozinhar alimentos na brasa.
  • Fachwerk. Gazebo prático de estilo campestre. Para a sua construção são utilizados materiais da mais elevada qualidade.

Belos exemplos

O mirante-pérgula é o sonho de muitos veranistas e proprietários de casas de campo. Se desejar, você mesmo pode construí-lo ou usar os serviços de profissionais. Entre o grande número de exemplos dignos de construção, os seguintes podem ser distinguidos.

  • Tenda pergolada de madeira não é apenas um local onde se pode esconder dos raios do sol escaldante, mas também um espaço maravilhoso para um bom descanso.
  • A pérgula com lareira cria um ambiente familiar muito acolhedor. Se você adicionar verduras encaracoladas de verão, o efeito será simplesmente incrível. Portanto, essa estrutura é freqüentemente chamada de "dois em um".
  • Um clima romântico pode ser criado com um arco de metal com teto de policarbonato. A atmosfera será complementada por cortinas suaves, mas grossas, criando uma atmosfera íntima e isolada.
  • Pergola-dossel do tipo semiaberto dar-lhe-á a oportunidade de se sentir protegido e ao mesmo tempo desfrutar da beleza da paisagem envolvente.
  • Uma cerca de pérgula é uma ótima ideia para encerrar o local e torná-lo mais aconchegante e convidativo. Um terraço de verão com área de estar se tornará um dos locais mais queridos e atraentes.

Como fazer um mirante de pérgula com as próprias mãos, veja o vídeo.

sem comentários

O comentário foi enviado com sucesso.

Cozinha

Quarto

Mobiliário