Fogões de tijolos em um gazebo: características de criação
Um fogão de tijolos em um gazebo é um dispositivo conveniente para cozinhar e não só. Além da variedade de pratos disponíveis para cozinhar, vai prolongar as estações ao ar livre graças ao calor transferido. Um fogão de tijolos faça-você-mesmo tem um design durável e prático. Considere os recursos de criação desses dispositivos.
Peculiaridades
Um luxuoso forno de tijolos com churrasqueira, fogão e outros atributos é um aparelho complexo que não é fácil de construir sem experiência na indústria da construção. A principal característica de um fogão de tijolos é a presença obrigatória de uma fundação de concreto. Se o mirante é feito em uma versão light e tem piso de tábua corrida, convém usar uma churrasqueira portátil. Se for decidido construir um forno de pedra, vale a pena conhecer mais detalhadamente as características do projeto.
Um fogão ao ar livre faça você mesmo deve atender a uma série de requisitos. Vamos considerar os principais critérios.
Segurança
Não permita que partes do fogão entrem em contato com objetos que podem se inflamar facilmente. Telas especiais devem ser usadas como proteção. Esta característica vale a pena prestar atenção se o fogão está localizado em um mirante de madeira.
Resistência à umidade e resistência à geada
O fogão do mirante é utilizado na estação quente, mas a estrutura ficará no quintal o tempo todo. Portanto, os materiais de construção não devem absorver umidade. O líquido acumulado, congelando, vai quebrar o tijolo, o que pode causar rachaduras, e o próprio fogão começará a ruir.
O tipo correto de material deve ser usado para a construção. Eles devem ser à prova de fogo.
Temperatura de aquecimento
Mesmo sob calor extremo no interior, o exterior do dispositivo não deve aquecer. Superfícies quentes podem causar queimaduras se tocadas acidentalmente. Isso pode ser eliminado por um acabamento especial da superfície. Ladrilho e pedra são adequados como revestimento incombustível.
Amizade ambiental
O material escolhido para um fogão estacionário de exterior não deve conter componentes nocivos que, ao serem aquecidos, se espalhem, prejudicando a saúde de quem estará no mirante.
Dispositivo
A opção ideal para o fogão é o desenho inicial do mirante junto com a churrasqueira. Às vezes, o fogão principal é colocado separadamente do prédio, mas com mais freqüência está localizado dentro do gazebo. A localização da estrutura deve ser segura e conveniente. O recuperador não deve interferir com os movimentos livres.
A localização do recuperador deve ser escolhida a sotavento em relação ao edifício residencial. Você não pode equipar um fogão grande na rua perto de um edifício residencial. Além disso, não deve ser instalado perto de árvores em crescimento. A área de cozimento pode ser acabada com grés porcelânico ou azulejos para maior segurança.
Qualquer negócio requer um projeto inicial. No seu desenvolvimento é necessário levar em consideração o peso, as dimensões e o aspecto da estrutura. Nas obras, é importante seguir à risca o projeto criado, refletindo nos desenhos todas as nuances da construção.
Ao mesmo tempo, cada etapa da criação de um forno deve ser realizada de forma completa e precisa.O cumprimento da tecnologia permitirá que você obtenha um produto de alta qualidade que servirá por muitos anos, deliciando os proprietários da casa com um bom trabalho.
Variedades
Exemplos de fogões para gazebos sugerem a criação de uma variedade de opções.
Isto pode ser:
- Fogão russo;
- aquecedor;
- lareira;
- B-B-Q;
- complexos com vários módulos.
Os fornos russos são tradicionais na Rússia, mas churrascos e churrasqueiras são mais comuns hoje. É improvável que um fogão russo de verdade no gazebo sirva, já que é enorme. Para economizar espaço livre, geralmente é usada uma versão mais racional de um minifogão russo. O dispositivo é mais uma grelha, que é simplesmente feita no estilo russo.
Este dispositivo, equipado com um fogão, é conveniente não só para uso na rua: também é adequado para a cozinha de uma casa particular. A grelha e o fogão permitem-lhe preparar uma grande variedade de opções de alimentos (exceto assados). Um braseiro estacionário clássico é uma dádiva de Deus para pequenas áreas. Apesar do tamanho reduzido, o aparelho permite cozinhar vários pratos ao mesmo tempo na grelha e no espeto.
Complexos modulares de cozinha geralmente incluem um espeto, grelha, fumeiro, fogão, no qual um caldeirão pode ser instalado. O dispositivo é adequado para várias tarefas. Mas o complexo requer uma base monolítica poderosa, que pode ser atribuída às desvantagens da estrutura. Sua construção é um empreendimento bastante problemático. Uma lareira, que é instalada em residências para fins estéticos e de aquecimento, pode ser construída em um gazebo.
Um fogão com lareira ao ar livre é um dispositivo de cozinha inútil. Em vez disso, é necessário para aprimorar as funções estéticas.
Como escolher?
A escolha do material para a construção de um forno hoje é bastante ampla. No mercado de materiais de construção modernos, as marcas líderes oferecem uma ampla gama de produtos.
Vários tipos de tijolos podem ser usados.
- Resistente ao calor. Este tijolo tem uma tonalidade vermelha e não tem buracos.
- Cerâmica (argila). Retém altas temperaturas, acumula calor de forma eficiente. Visualmente, esse tipo de tijolo de argila é difícil de distinguir de outras opções que não possuem características de resistência ao calor.
- Tijolo Fireclay. Tem propriedades refratárias, mas é mais frequentemente usado como revestimento ou para inserções decorativas.
Projetos de construção geralmente envolvem o uso de materiais de forma integrada. Mas você pode usar um tipo de material para toda a estrutura. A sua funcionalidade depende da escolha dos materiais para a construção de um fogão de rua.
Por exemplo, se o complexo for protegido durante a construção com uma camada de isolamento térmico, a lareira pode ser usada durante todo o ano. O projeto poderá funcionar não só para cozinhar, mas também para aquecimento.
Um dispositivo do tipo braseiro pode ser construído na forma de um forno. O modo de operação do dispositivo permanecerá semelhante ao do churrasco. Na primeira fase de uso, o aparelho está bem aquecido. Em seguida, você pode colocar a carne em espetos na fornalha. Devido ao aquecimento uniforme, os kebabs não precisarão ser torcidos constantemente e também não haverá necessidade de monitorar o processo de cozimento. O líder na escolha de design é a churrasqueira, ela é construída sobre o protótipo de braseiros móveis. O fogão distingue-se das churrasqueiras por uma grelha fixa, na qual pode cozinhar carnes.
Projetos multifuncionais envolvem a colocação de espetos. Este fogão é de particular interesse para muitos proprietários de casas particulares.
O projeto estacionário pressupõe proteção obrigatória da chama da precipitação e do vento. O dispositivo coberto contribui para a preservação do calor a longo prazo. Churrasqueiras ao ar livre são feitas de metal. O corpo de um fogão estacionário pode ser feito de tijolos com altas características refratárias.Os complexos estacionários costumam ser colocados em gazebos, que incluem forno, esgoto, pia, móveis, mesas (tudo o que pode ser útil para cozinhar na rua).
Construção
As dimensões do fogão estacionário são pequenas, portanto a quantidade de material para fabricação exigirá pouco.
Você pode usar o esquema padrão:
- tijolo comum - 360 peças;
- tijolos fireclay - 120 peças;
Além disso, você precisará de uma solução de argila e areia. Ao mesmo tempo, é importante notar uma nuance: a argamassa destinada à alvenaria deve necessariamente ter uma consistência tal que impeça a sua aderência à ferramenta, mas ao mesmo tempo não permitirá que se espalhe sobre a superfície da alvenaria . As fases de construção estão diretamente relacionadas com o tipo de construção selecionado.
O ponto principal da obra é a construção da fundação. Vamos examinar mais de perto esse processo.
Fundação
Com a construção simultânea de um fogão e um mirante, a base sob essas duas estruturas pode ser a mesma. Ao instalar o fogão em um gazebo acabado, é necessário escolher o local certo. Os princípios de arranjo são geralmente comuns com o arranjo de uma lareira. Por exemplo, sem correntes de ar e segurança são importantes.
Um poço é cavado sob a base, cuja profundidade deve ser de 50-60 cm. O cascalho é colocado no fundo do poço e compactado. A próxima etapa é o reforço, você precisa fazer uma tela de arame e instalar a cofragem nas bordas. Em seguida, preencha o buraco com concreto até um nível abaixo de 5 cm do chão.
Deixe curar, dependendo das condições climáticas, por cerca de 20-25 dias. Para evitar o aparecimento de cavacos, recomenda-se molhar o concreto endurecido com água. Depois de expirado o período de cura, instale um material impermeabilizante (por exemplo, material de cobertura). A próxima etapa obrigatória é a construção do estande.
Ereção
O estande é empilhado de acordo com o desenho de pedido. O tijolo oco é adequado como material. Se o trabalho for feito à mão, deve-se levar em conta o enfeite, especificando a uniformidade das fileiras e cantos com um nível. Preste atenção especial às seis primeiras linhas do pedido. Eles serão o lugar para as prateleiras sob a bancada. 7ª fileira - recobrimento da lareira, 8ª fila - revestimento do overlap e início do fundo do forno.
Firebox
Executando a 9ª linha, você pode usar o chamotte. No revestimento, a atenção principal deve ser dada à espessura da argamassa: não deve ser superior a 3 mm. Para garantir a dilatação térmica deste tipo de tijolo, a transição entre os dois tipos deve ser de pelo menos 20 mm. Se não houver transição, o chamotte quebrará durante o uso e a fornalha se deformará.
A faixa de temperatura é definida com um cordão de basalto. É incombustível e possui propriedades de isolamento térmico. A 10ª linha é uma continuação da fornalha com um estreitamento simultâneo. 11ª linha - conclusão da colocação da fornalha. Aqui você já pode instalar a grelha (grelha).
Superfície de trabalho
É possível usar pedra ou ladrilhos aqui. Ambos os materiais possuem as propriedades desejadas.
Braseiro
O braseiro é formado a partir da 12ª linha (de uma saliência de um tijolo para um espeto). O espaço do braseiro deve ser disposto nas linhas 13 a 16. A formação das paredes termina na 17ª linha.
Cofre
Se a experiência em arranjar fogões não for grande, então é melhor formar a abóbada de acordo com um molde preparado de papelão. O molde deve ser desenhado em tijolos, marcando os pontos com um marcador. O tijolo é posteriormente cortado de acordo com as marcas marcadas, formando uma abóbada. Para melhor estabilidade, o mandril pode ser feito de madeira maciça. Você pode removê-lo depois que a solução estiver completamente seca.
Em seguida, uma chaminé é erguida. Considere o isolamento da estrutura no ponto de contato com o telhado do gazebo. Isole o piso próximo ao fogão, isole as paredes e o teto. A etapa de instalação do exaustor e chaminé pode ser simplificada, pois os componentes podem ser adquiridos prontos. Em vez de tijolos, pode-se usar folha de metal nesta fase.
Assim que a alvenaria estiver formada, você pode organizar uma mesa de corte.A bancada deve ser dimensionada para coincidir com o tamanho da alvenaria. Madeira, laje de pedra, compensado e ferro fundido podem ser usados como materiais para a bancada. A última opção pode funcionar como um fogão embutido no qual você pode cozinhar alimentos.
O tampo da mesa pode ser equipado com pia. Isso é conveniente, mas requer canos de água. Um selante de silicone especial à prova d'água deve estar presente entre os tijolos e a borda da bancada. Para um design estético do espaço, um nicho sob o tampo da mesa, você pode organizar portas. O material para eles pode ser muito diferente.
Nuances de uso
Se o fogão for feito de acordo com a tecnologia, servirá por muito tempo. Na escolha de um local para construção, deve-se imediatamente orientar-se pelos princípios fundamentais, que incluem a direção da Rosa dos Ventos e a presença de um território de qualidade. Na maioria das vezes, o fogão é usado de forma que vapores e faíscas não caiam na direção da casa e de outras estruturas utilitárias. Para que uma estrutura maciça pareça harmoniosa no gazebo, é importante escolher o revestimento certo.
Supõe-se que a seção de fundação em frente à empena do forno deve ser de material resistente ao fogo, de preferência com superfície rugosa. Por exemplo, ladrilhos de grés porcelânico são ideais. A própria estrutura de tijolo pode ficar sem acabamento. O fogão pode ser rebocado ou revestido com ladrilhos de cerâmica.
O aspecto do recuperador dependerá da opção de acabamento escolhida, mas nesta fase tudo depende das decisões do proprietário da estrutura.
Vamos considerar outras nuances.
- As principais nuances da utilização de um fogão em um gazebo são o mau funcionamento da chaminé e o mau funcionamento. Por exemplo, seu forno de tijolos se deteriorará rapidamente se você encher o combustível com água. Este método levará à destruição do edifício em várias sessões de uso.
- Problemas de tubulação geralmente são causados por rajadas de vento. Portanto, é importante organizar a estrutura de forma que não haja empuxo reverso. Caso contrário, o gazebo será preenchido com monóxido de carbono.
- Outro problema com as tubulações dos fogões de rua é a entrada de precipitação. Portanto, os gazebos com um fogão fixo geralmente são equipados com uma estrutura de tijolo ou metal. A cobertura das estruturas é revestida com chapa ou telhas onduladas.
- A localização ideal do fogão no mirante é na parte final com um giro com o verso para fora. Isso evitará que os produtos da combustão entrem no forno. A larga parede de pedra da caixa do forno irá mantê-lo aquecido.
O uso de fogões fixos em gazebos é mais comum em cafeterias e restaurantes de rua. Para uma propriedade privada ou casa de campo de verão, é mais conveniente e prático usar dispositivos móveis de fácil manutenção. Os dispositivos podem ser instalados em qualquer gazebo sem medo de fogo ou fumaça. Fogões de mandril prontos para uso estão disponíveis em várias soluções.
Os conjuntos modulares são muito populares. As características de desempenho de tais dispositivos correspondem aos parâmetros de um bom forno de tijolos caseiro. A principal desvantagem das opções compradas é o alto custo. Você pode reduzir os gastos se comprar módulos gradualmente. Uma ou outra unidade de um dispositivo complexo sempre pode ser adquirida separadamente.
Neste vídeo, você encontrará instruções passo a passo sobre como construir um gazebo com um forno de tijolos.
O comentário foi enviado com sucesso.