Gazebo redondo: tipos e produção
O gazebo é parte integrante de cada chalé de verão. Você pode relaxar nele, se divertir, e também cumpre perfeitamente uma função estética, decorando o local. Eles também são usados no projeto de pátios, parques recreativos e outros locais públicos.
Visualizações
Existem muitas variedades de mandris, que se distinguem tanto pela forma da estrutura como pelos tipos de materiais com os quais são construídos. Cada um deles tem suas próprias vantagens e desvantagens.
Por tipo construtivo, os seguintes tipos de árvores são distinguidos:
- forma de círculo ou semicírculo;
- retângulo ou hexágono;
- gazebos de verão importantes e leves;
- gazebos com cobertura em forma de toldo, cúpula, cobertura plana comum.
Características dos gazebos
Ao construir gazebos, os seguintes tipos de materiais são usados:
- metal;
- tijolo;
- Madeira.
Vale ressaltar que a escolha do formato do mirante não depende do tipo de material com que será feito.
Um gazebo redondo repete a forma de um polígono, então sua moldura é geralmente erguida na forma de um hex ou octaedro. O número de faces é determinado dependendo do tamanho do edifício.
Para obter uma determinada forma do gazebo, é necessário considerar os seguintes pontos. Se você precisar de um gazebo redondo, os vãos entre os postes devem ser preenchidos com objetos retos. Se for necessário construir uma rotunda ou um mirante em forma de semicírculo, o espaço deve ser preenchido com material esférico. Esta nuance deve ser tida em consideração na construção não só de paredes, mas também de uma cobertura, que permite, dependendo da escolha do tipo de enchimento, obter uma cobertura em forma de cúpula ou de cone.
Antes de erguer a fundação, é necessário determinar com precisão a massa e o tamanho da edificação, uma vez que o tipo de fundação dependerá disso.
Um gazebo leve de verão pode ser erguido sem uma base. Mas se você ainda precisa construir uma construção grande o suficiente com materiais como tijolo ou madeira, então você precisa fazer uma fundação bastante forte e de alta qualidade.
Inicialmente, apenas rotundas foram construídas, mas depois de um certo tempo, graças a este tipo de mandris, surgiram estruturas redondas.
Em parques e em áreas onde existem fazendas, a solução ideal seria construir um mirante para o jardim ou um mirante semicircular. Rotunda feita de tijolos ou acabamentos decorativos são comuns.
A maneira mais fácil é construir um gazebo de tijolos. Com o uso de materiais como madeira ou metal, a construção é complicada pela presença de partes curvas da edificação, que posteriormente precisam ser preenchidas.
Além disso, ao construir uma estrutura de madeira, as curvas dos arcos são dobradas nas fábricas para o processamento de produtos de madeira. Para dobrar, um folheado descascado ou fatiado é usado. Eles vêm das seguintes espécies de árvores: bétula, amieiro, choupo, freixo e bordo. O melhor deles em plástico é a bétula.
É possível montar mandris redondos de madeira com as próprias mãos apenas a partir de peças prontas, pois para obter uma forma curva a madeira é submetida a um tratamento hidrotérmico.
Em mandris de madeira, partes de arcos, telhados, bem como elementos de vãos de enchimento são arredondados.
Os mesmos problemas se aplicam ao metal e à madeira, portanto, na hora de fazer um mirante de metal, as peças também serão feitas na fábrica, pois o forjamento em casa é impossível.
Como construir uma rotunda?
A rotunda é um dos tipos de gazebos mais caros, mas também pode ser atribuída à opção mais respeitável e durável.
A parte principal desse gazebo são colunas, que podem ser feitas dos seguintes materiais:
- tijolos;
- pedra;
- bloco monolítico.
Para a construção da coluna, o material é despejado na chamada fôrma bipartida, que possui um revestimento interno especial. De acordo com a norma, esse equipamento adicional é feito de gesso cartonado resistente à umidade.
Você também pode encontrar à venda colunas pré-fabricadas, cujo principal componente é cimento ou gesso polimerizado. Uma alternativa aos pilares podem ser as estacas de concreto com seção transversal circular. Esses elementos servirão simultaneamente de base.
Este método de erguer uma rotunda é usado apenas quando o solo assim o exigir, ou se forem colocadas estacas no local junto com as colunas para a estrutura a ser erguida, por exemplo, uma casa.
Deve-se notar que, ao comprar um kit de rotunda de fábrica, as instruções de montagem estão incluídas com ele. Além disso, muitos fabricantes fornecem seus próprios conselhos sobre a construção da base.
Existem variantes de rotunda em que não é necessária uma fundação. Eles também são chamados de rotundas autossustentáveis. Naturalmente, esta versão do gazebo é mais cara. Este conjunto também inclui uma balaustrada com balaústres ondulados e uma cúpula de fibra de vidro - essa composição dará à sua rotunda um visual especial.
Se for decidido não recorrer à ajuda de profissionais e fazer um mirante por conta própria, então um tijolo será o material mais favorável para isso.
Suportes são usados quando necessário - eles são necessários para uma boa estabilidade do edifício. Em uma situação específica, a opção mais prática seria a utilização de uma fundação colunar, que é feita com resíduos de tijolos cerâmicos.
Como fazer suportes?
Na fase inicial, é necessário dividir o terreno, aplicar marcações em todo o contorno da estrutura e, em seguida, proceder à terraplenagem. As marcações são aplicadas para cumprir todas as proporções obrigatórias, bem como para o processo de determinação correta da colocação dos pilares sob a fundação e, portanto, para os pilares do edifício.
Para proceder ao trabalho descrito, é necessário determinar as dimensões da rotunda e marcar o terreno de acordo com as mesmas, a saber: traçar um círculo com o raio do caramanchão. Então você deve colocar um retângulo nele. O tamanho padrão geralmente aceito de uma rotunda é de 4 m de diâmetro, o que corresponde a 6 colunas. Disto se segue que um hexágono deve ser aplicado ao solo.
Antes de prosseguir com o desenvolvimento do solo, é necessário instalar pequenos pinos nos cantos do hexágono. Em seguida, é necessário fazer uma escavação no solo com profundidade de 1-1,2 metros - isso é necessário para instalar os pilares sob a fundação, após o que é feito o trabalho com o fundo dos poços. Eles acordam por 20 cm com uma mistura de areia e cascalho e são cobertos por uma película impermeável. Depois disso, começa a colocação dos pilares.
O número de tijolos em uma linha depende da massa da estrutura; em média, 4 a 6 tijolos são usados. O espaço formado entre os tijolos e as barras de reforço deve ser preenchido com argamassa.
No trabalho com superfícies verticais, basta tratá-las com betume quente ou vidro líquido. Também é recomendado adicionar vários tipos de aditivos, que irão proteger a superfície da entrada de água e torná-la resistente a baixas temperaturas.
O layout das colunas é possível com tijolos de silicato ou cerâmicos. Para não perder tempo decorando as colunas, você deve prestar atenção imediatamente ao formato do tijolo. Se for decidido fazer as colunas de forma cilíndrica, então será mais conveniente usar um tijolo moldado. Possui características distintas e, portanto, é utilizado em outros tipos de trabalho. A montagem dos pilares é realizada da mesma forma que os postes de fundação.
As dimensões da rotunda costumam ter os seguintes parâmetros: a cúpula tem uma altura de 4,5 a 4,8 m, as colunas têm um tamanho de 2,8 a 3 m. O resto da rotunda é o telhado. Essas dimensões são válidas para um diâmetro de 4 m.
A rotunda é subdividida em dois tipos:
- com colunas;
- com aberturas nas paredes.
Ao erguer uma rotunda com colunas, é necessário lançar a base entre elas. Se for utilizado o método com aberturas nas paredes, geralmente são erguidas em forma de arco.
Ao erguer um arco de tijolo, terá de recorrer à utilização de uma cofragem especial, designada por "círculo". É colocado com suporte nas paredes, após o que é feito o calçamento. Ao colocar o lintel, um tipo separado de tijolo é usado - tijolo em cunha.
O espaçamento nas bordas pode atingir de 10 a 20 mm, o que possibilita a disposição de arcos com raios diferenciados. Se, na formação de arcos, for usado tijolo comum, a forma é obtida engrossando as costuras de um lado.
Construtores com experiência suficiente podem amarrar as colunas usando cofragem ou substituí-la por alvenaria. Será mais fácil para um iniciante construí-lo com metal.
Você também precisará de ripas de plástico. Devem ser utilizados na execução de torneamento sob o material de cobertura.
Ao usar uma barra de madeira, o melhor é recorrer à sua contraparte de polímero, pois ela se dobra com muito mais facilidade, o que economiza tempo. Esses elementos devem ser dobrados em duas ou três fileiras e, em seguida, aparafusados, como as telhas comuns, com parafusos auto-roscantes.
Em seguida, resta encontrar um tipo adequado de material de cobertura. O melhor para este negócio são as telhas.
A maneira mais fácil é encomendar um telhado acabado. Resta apenas instalá-lo nas colunas preparadas.
A etapa de acabamento na construção da rotunda é o acabamento e decoração das colunas. Aqui você pode recorrer ao gesso para dar uma aparência de mármore, ou usar uma variedade de decorações existentes. Ratonda com churrasqueira no interior fica muito bonita no centro do local, que será uma decoração de paisagismo.
Você pode assistir ao passo a passo da montagem de um gazebo redondo de uma barra no vídeo abaixo.
O comentário foi enviado com sucesso.