Gazebos de policarbonato: vantagens e produção faseada
Não há nada melhor do que passar as noites quentes de verão com a família ou amigos em sua própria área suburbana. Em um lindo e aconchegante mirante, você pode curtir em plenitude a natureza, o ar puro em qualquer clima. Mas um gazebo para uma residência de verão não é apenas um lugar aconchegante e confortável para passar o tempo juntos ao ar livre. Ela é capaz de se tornar uma verdadeira decoração da área local e se encaixar harmoniosamente em seu projeto paisagístico.
Peculiaridades
Hoje existem muitos materiais de construção para a fabricação de gazebos, mas o policarbonato é muito popular. As estruturas feitas dele são duráveis, duráveis e têm uma aparência atraente.
Apesar de sua leveza externa, leveza e transparência, um gazebo de jardim de policarbonato é um projeto bastante sólido e confiável que tem uma série de vantagens. Suas principais características devem-se às características do policarbonato.
- Segurança contra incêndios. O policarbonato é uma substância pouco inflamável. Mesmo em caso de incêndio, o material não libera substâncias tóxicas no ar. A temperatura na qual o policarbonato começa a derreter é cento e vinte e cinco graus Celsius, então você não precisa se preocupar em derreter a estrutura, mesmo durante o intenso calor do verão.
- Alto isolamento térmico. A estrutura porosa do material garante a retenção do calor no interior da estrutura devido ao entreferro. Portanto, os gazebos de policarbonato, que possuem sistema de aquecimento, podem ser utilizados em qualquer época do ano.
- Maior flexibilidade do material e sua leveza torna possível fazer caramanchões de vários formatos e construções a partir dele.
- Longa vida útil. Os gazebos de policarbonato duram o suficiente e definitivamente não precisarão de reparos em 10 anos.
- Força elevada. O gazebo não se deforma ou desmorona, mesmo sob uma espessa camada de neve no inverno.
- Resistente à umidade e à prova d'água.
- Opacidade. O material transmite exclusivamente luz e evita que os raios ultravioleta penetrem na estrutura.
- Facilidade de instalação. Nenhuma fundação é necessária para a instalação do gazebo. Além disso, a estrutura é móvel. Ele pode ser transferido para qualquer parte do site.
- Estabilidade em condições de baixa temperatura. A estrutura não perderá sua integridade mesmo durante geadas severas.
- Segurança. O material mantém sua integridade mesmo em fortes rajadas de vento, garantindo uma operação segura.
- Resistente à decomposição e ao mofo.
Apesar das muitas vantagens do material, ele também tem uma série de desvantagens:
- o material colapsa com o tempo se for constantemente exposto à radiação ultravioleta, portanto é melhor instalar a estrutura na parte sombreada do local;
- policarbonato tem baixa abrasão e é sujeito a arranhões, portanto, cuidados especiais devem ser tomados durante o trabalho.
Tipos de estruturas
Primeiro você precisa decidir sobre o projeto, as dimensões e a carga funcional da estrutura. Pode ser diferente.
- Por tipo de projeto, aberto e fechado. Os primeiros são perfeitos para recreação ao ar livre em climas quentes. Se você planeja usar o gazebo em qualquer clima, é melhor projetar um prédio fechado que se tornará um abrigo confiável do vento e da chuva.
- Pelo método de instalação, estacionário e móvel. A versão estacionária é instalada em uma base sólida, portanto, não pode ser transferida. Os modelos portáteis são indicados para quem gosta de mudar frequentemente algo no site, pois não será difícil movê-lo.
- Em termos de complexidade, simples, vertentes de luz e estruturas complexas. Construir um dossel comum é rápido e fácil e não requer custos especiais de materiais. Edifícios complexos exigem mais tempo e dinheiro, mas, ao mesmo tempo, não são apenas mais confiáveis e duráveis, mas também atuam como um excelente complemento para o design geral do local.
- De acordo com o nível do equipamento interno, podem ser com ou sem churrasqueira. Um gazebo simples é perfeito para chás familiares, bem como jantares familiares. Se você vai receber convidados aqui, então é melhor escolher um mirante com churrasqueira.
- Pelo nível de carga funcional, são divididos em modelos com funções adicionais e decorativas.
- Na forma, os edifícios são redondos, retangulares ou quadrados, ovais e poligonais ou em forma de barril.
Quando for feita a escolha do tipo e formato do gazebo, pode-se prosseguir com o desenvolvimento do projeto.
Projeto
O início da construção do mirante começa com a elaboração de um projeto. É a criação do projeto certo que é a garantia de que seu prédio será durável, bonito e confortável. Já na fase de design, é necessário pensar em tudo nos mínimos detalhes, por isso vale a pena colocar todas as suas ideias no papel.
Claro, a primeira coisa que deve ser decidida no estágio inicial do projeto são as dimensões da futura estrutura. O desenho deve ser realizado obedecendo a todas as proporções, levando em consideração as dimensões padrão da chapa de policarbonato. Assim, o material do favo de mel tem largura de 210 cm e comprimento de 600 cm, e uma folha de policarbonato monolítico tem 205 cm de largura e 305 cm de comprimento.
O trabalho de design ocorre em quatro etapas principais.
- Determinação do local onde será instalada a estrutura.
Para fazer isso, você deve prestar atenção a:
- a presença de irregularidades no local de instalação proposto;
- falta de rascunhos;
- a presença de arbustos, árvores, galhos nesta área ou não muito longe dela.
- Limpeza e nivelamento da área sob o gazebo.
- A escolha do design em termos de peso, simplicidade, dimensões e forma.
- Criação de desenho.
Em áreas suburbanas de verão, gazebos simples com uma cobertura de perfis de metal e tubos profissionais são mais frequentemente construídos. Se o gazebo deve ser usado o ano todo, o design será mais complexo.
Todas as sutilezas da construção devem ser pensadas de imediato, pois disso depende a escolha do material para a construção da moldura.
Escolhendo um local e material de base
O material para fazer a base de um gazebo de policarbonato pode ser madeira, metal ou pedra. Variantes com outros tipos de materiais são possíveis, mas esses três são os mais comumente usados.
Cada um deles tem várias vantagens e desvantagens.
- As molduras de madeira são feitas de madeira. Este é um material bastante acessível e barato. Sua vantagem indiscutível é a compatibilidade com o meio ambiente, a naturalidade. Além disso, a madeira possui uma bela estrutura natural. As desvantagens deste projeto incluem fragilidade, instabilidade às condições climáticas e a complexidade da manutenção.
- A base de metal é uma moldura feita de um perfil ou canto. Essas árvores são muito duráveis, confiáveis e têm uma longa vida útil. Mas também têm suas desvantagens: alto custo, complexidade de montagem, exigindo o uso de solda.
- As molduras de pedra são feitas de pedra natural, tijolo, concreto. As fundações de pedra duram muito tempo, além disso, distinguem-se pela sua naturalidade e apelo estético. Além disso, são bastante pesados, a sua construção exigirá muito tempo e a substituição criará muitas dificuldades.
Um gazebo de policarbonato é bastante leve e pode ter diferentes dimensões, portanto, quase qualquer cobertura de solo é adequada para sua instalação.
É melhor escolher uma superfície plana e seca. O ideal é que se localize um pouco sobre uma colina, de forma que a umidade da precipitação não se acumule na área da construção. Escolha um local com sombra e sem correntes de ar. Será conveniente se o edifício estiver localizado o mais próximo possível da casa. Se houver um lago, então é bom colocar um gazebo perto dele, isso vai dar frescor e frescor adicionais durante o calor do verão.
Etapas de trabalho
Decidido o material de base e o local da estrutura, pode-se proceder à sua construção etapa a etapa.
Fundação
A fundação é apresentada em três tipos.
- Fita. Para criar tal fundação, é necessário cavar uma vala, construir uma fôrma com uma camada de reforço e preenchê-la com argamassa de concreto. Este é o tipo de fundação mais comum e durável, adequado para estruturas pesadas.
- Colunar. Essa fundação é capaz de resistir a estruturas leves. É construído escavando pilares, que são interligados por vigas.
- Monolítico. Esta opção é uma laje maciça. Sua base consiste em uma estrutura de metal preenchida com concreto.
A instalação de um mandril simples e leve é possível sem uma fundação. Esta opção é instalada diretamente no solo. Mas para árvores mais complexas e sólidas, é necessária uma fundação, especialmente no caso em que o solo é frágil.
Para gazebos de metal, basta concretar os tubos de metal de suporte e preencher o local. Gazebos de madeira são montados em uma fundação colunar.
É construído na seguinte sequência:
- a marcação é transferida para o site a partir do desenho do projeto;
- nos locais designados, eles cavam depressões de até 700 milímetros;
- uma camada de entulho e areia de cinquenta milímetros é despejada no fundo dos poços;
- concreto está sendo preparado;
- apoios, tratados com um revestimento anticorrosivo, são instalados nos poços preparados;
- para impermeabilizar a base, pode-se envolver adicionalmente alguns postes no solo com feltro para telhados;
- a instalação de todos os racks deve ser realizada em um nível verificado;
- depois de concretados os apoios de concreto, é necessário dotá-los de um batente temporário para que não se movam até que a argamassa endureça;
A fundação está derramada e seca, você pode começar a construir a estrutura.
Quadro
A fabricação e montagem da moldura é uma etapa muito importante na construção do mirante. A menor falha na moldura pode criar um problema para posterior montagem, as folhas de material serão fixadas incorretamente, o que pode levar à rápida destruição do edifício.
A base pode ser em metal, pedra ou madeira.
Dependendo do material de base, o método de sua montagem difere:
- para criar uma moldura de madeira, você precisará de parafusos auto-roscantes e pregos;
- a base da estrutura de metal é conectada com porcas, parafusos e soldagem;
- para estruturas de pedra, é necessária argamassa de cimento.
É melhor conectar as peças no solo e instalar a seção acabada no lugar.
Uma etapa importante da construção é a montagem da estrutura do piso:
- é necessário instalar toras de uma barra claramente em um nível horizontal;
- segue-se a instalação de suportes adicionais para a cobertura;
- o piso é feito de tábuas afiadas tratadas com um agente anticorrosivo;
- as tábuas do piso são fixadas com parafusos auto-roscantes.
Quando o piso e a estrutura da parede estiverem prontos, você pode começar a instalar o telhado de policarbonato.
Cobertura
Pode-se prosseguir para a fase de instalação da cobertura apenas em casos de fixação firme da moldura. Trabalhar com policarbonato é bastante simples. O material pode ser cortado facilmente com uma serra, serra ou quebra-cabeças, se uma serra circular estiver disponível, você pode usá-la para acelerar o processo colocando uma lâmina de serra para cortar alumínio.
Graças a esta facilidade de trabalho com o material, o telhado pode ser facilmente moldado em qualquer formato.Pode ser de uma só altura, empena, ter uma forma complexa ou apresentar-se em forma de arco.
Os modelos de passo único são a versão mais simples e leve do telhado do gazebo. Ao escolher um design complexo e intrincado, é necessário preparar uma estrutura mais complexa e adicionar prateleiras de metal adicionais à estrutura superior.
Além disso, a estrutura mais complexa requer rigidez adicional, que pode ser conferida por meio de vigas intermediárias. Portanto, você deve escolher um design baseado em suas próprias capacidades e habilidades.
É importante não se apressar para remover a fina película protetora do material, ela protegerá a superfície durante o corte e a instalação de danos mecânicos.
A cobertura é de policarbonato celular com espessura de 6 ou 8 milímetros. Dependendo do nível de umidade do ambiente onde o material foi armazenado, o condensado pode se acumular em suas células, que devem ser descartadas por sopro. Para processar as pontas após o corte, utiliza-se um selante, perfil ou fita de alumínio.
Na instalação da cobertura é proibido pisar nas telhas de cobertura., pois isso pode levar a rachaduras. Para facilitar a instalação, uma escada é usada. É necessário fazer furos nas telhas com antecedência se elas forem montadas em uma estrutura de metal. As telhas são fixadas com um tubo de perfil, arruelas de borracha, parafusos e selantes de silicone para proteger a folha de destruição e o interior do gazebo de vazamentos.
Só depois que o telhado estiver pronto, você pode começar a instalar o material nas paredes do mirante e nas janelas com as próprias mãos. O princípio de fixação das telhas nas paredes é idêntico ao princípio de fixação no telhado, apenas é importante garantir que os reforços estejam na direção vertical para evitar a concentração de água.
Para informações sobre como instalar um gazebo de policarbonato, veja o próximo vídeo.
Design interior e exterior
Quando a estrutura estiver totalmente pronta, é hora de projetar interna e externamente e providenciar um local confortável para descanso. A etapa da decoração de interiores inclui a instalação de mesas, bancos, balcões de bar, extensão de uma lareira de pedra. As possibilidades de decoração de interiores são quase infinitas e permitem-lhe realizar todas as suas ideias e desejos.
O principal é escolher os materiais adequados para a decoração de interiores. Eles devem cumprir integralmente as condições em que serão usados. Recorde-se que os chalés de verão são edifícios de rua, portanto, aqui é possível uma queda de temperatura e um aumento da humidade, pelo que os móveis e a decoração devem ser em materiais resistentes a estes testes. O envidraçamento deve ser confiável.
Além disso, ao escolher um móvel, preste atenção na praticidade e na cor. O gazebo é uma zona de relaxamento e conforto, por isso deve pensar em tudo ao mais ínfimo pormenor. É melhor escolher cadeiras e bancos com encosto, você também pode pensar em almofadas de assento macias removíveis. É muito conveniente relaxar na natureza, sentado em uma cadeira de balanço, enquanto se torna um elemento decorativo especial no interior do gazebo.
Nas paredes podem ser fixadas várias prateleiras para guardar pratos e pequenos objetos, bem como objetos decorativos como vasos, relógios, que, além de decorativos, também podem ter uma carga funcional.
Atenção especial deve ser dada à instalação de uma churrasqueira ou churrasqueira. A sua presença é opcional, mas se for tomada a decisão de instalá-lo, então antes de tudo é necessário lembrar sobre a segurança.
As opções portáteis não são adequadas para gazebos de policarbonato, uma vez que a fumaça do carvão se acumula sob o telhado do prédio. Portanto, deve-se planejar com antecedência a instalação da churrasqueira e fabricá-la em pedra, tijolo ou metal.
Quanto aos trabalhos externos, consistem em organizar não só a parte externa do edifício, mas também a zona envolvente. Mas ainda assim, antes de mais nada, é necessário fazer a decoração e decoração da própria fachada.Se o gazebo estiver aberto, os suportes são cobertos com tintas e vernizes e decorados a seu gosto.
Segue-se a instalação de iluminação externa em forma de lanternas, construção de caminhos que vão do mirante a outros edifícios no local. Você pode decorar o gazebo com a ajuda de plantas trepadeiras e trançadas, e canteiros de flores nas proximidades. Muitas pessoas organizam fontes de jardim artificiais perto do gazebo, que se tornam não apenas uma decoração adicional do terreno pessoal, mas também dão um frescor agradável no tempo quente.
Tudo isso adicionará apelo visual ao gazebo de policarbonato e criará um ambiente aconchegante e confortável.
Já o cuidado do policarbonato é bem simples. O principal é evitar o contato do material com substâncias abrasivas. Além disso, não use substâncias que contenham cloro, sal ou compostos alcalinos para lavar. Tudo isso pode levar à destruição da proteção UV externa. Para lavar o gazebo, basta água com sabão.
Um gazebo de policarbonato no pátio de uma casa particular é uma solução ideal para quemque desejam ter um local confortável e aconchegante em suas instalações para noites tranquilas em família ou até mesmo banquetes luxuosos com os amigos. Ao mesmo tempo, a construção de tal estrutura não requer muito tempo, a presença de habilidades especiais e grandes custos financeiros. Será possível relaxar confortavelmente na natureza a qualquer hora e em qualquer clima. Um edifício de alta qualidade protegerá do calor, da chuva, do vento e até da neve, e fará as delícias dos proprietários por mais de um ano.
Fiz para mim um gazebo de policarbonato no interior. Ficou ótimo. E o mais importante - rapidamente!
O comentário foi enviado com sucesso.