Gazebos de toras: vantagens e desvantagens
A madeira natural é legitimamente reconhecida como um material eterno que nunca sairá de moda e não deixará de ser desejado. Uma variedade de itens é feita a partir dessas matérias-primas, de móveis a cercas e elementos decorativos. Hoje vamos falar sobre aconchegantes gazebos de toras e conhecer suas vantagens e desvantagens.
Vantagens e desvantagens
Um gazebo é uma estrutura simples e confortável, que geralmente está localizada em uma casa de campo ou em um terreno com uma casa particular. Essas estruturas não são incomuns. A popularidade dos gazebos é facilmente explicada pelo fato de que você pode ter um ótimo descanso neles ou sentar-se em uma companhia amigável, apesar do tempo estragado. Como regra, essas estruturas têm um telhado que protege os usuários da luz solar agressiva ou da precipitação.
Mandris são feitos de vários materiais. Pode ser metal lacônico pintado em sua cor favorita, forja artística com tramas e ornamentos graciosos ou toras naturais. As últimas opções são usadas com frequência, já que as estruturas de toras parecem especialmente aconchegantes e aconchegantes, e é exatamente isso que os consumidores modernos procuram em um gazebo.
Os troncos naturais são ideais para fazer um belíssimo e confortável mirante. As paisagens circundantes sempre parecem especialmente harmoniosas quando combinadas com tais estruturas.
Uma característica distintiva dos gazebos de troncos é que eles podem ser decorados com elementos esculpidos. Essas adições podem tornar o design resultante verdadeiramente fabuloso e único. Se você não gosta de técnicas complexas de design, os logs podem ser deixados sem processamento adicional e o gazebo ainda terá uma ótima aparência.
Uma estrutura feita de material natural pode ter qualquer forma. O gazebo pode ser simples e arredondado, ou pode ser um pequeno losango ou quadrado com cantos obtusos. Nesse caso, tudo depende unicamente das preferências dos proprietários do site.
As pérgulas construídas com toras naturais têm seus próprios pontos fortes e fracos. Você deve lê-los cuidadosamente se quiser colocar tal estrutura em seu site.
Vamos começar com o bom - considere as vantagens das estruturas de log.
- O belo desenho dos mandris de madeira deve ser notado. Com toda a sua aparência, esses designs demonstram aconchego e unidade com a natureza. Com a ajuda de uma estrutura bem feita, você pode transformar o local e torná-lo mais hospitaleiro.
- Um gazebo de madeira se encaixa perfeitamente em quase qualquer projeto paisagístico.
- Os gazebos de madeira são ecológicos. Estar rodeado por tal estrutura não fará mal à saúde, pois a madeira é uma matéria-prima segura, que não contém compostos químicos perigosos.
- Os produtos de toras "respiram" e mantêm ventilação adequada, para que bactérias nocivas não cresçam em suas superfícies, levando à formação de fungos e mofo.
- Muitos consumidores observam que os gazebos de toras têm características de absorção de som.
- Não levará muito tempo livre para construir um gazebo. A construção em si não é muito complicada, portanto, um artesão doméstico pode facilmente manipulá-la.Não tenha medo de trabalhar com madeira - você pode manuseá-la facilmente.
- Quanto ao acabamento dos gazebos de toras, os custos para eles, neste caso, são mínimos. Você só precisa estocar esfregaços anti-sépticos e misturas naturais que protegerão a árvore de fatores externos adversos.
Existem muitas vantagens para mandris de madeira. É por isso que muitas vezes são escolhidos para o arranjo de terrenos. No entanto, essas estruturas também têm suas desvantagens.
- Foi mencionado acima que, para um gazebo de madeira, você precisa estocar anti-sépticos especiais e compostos de proteção. Muitas pessoas atribuem essa nuance às desvantagens das estruturas de toras, uma vez que precisam de cuidados regulares, que não podem ser negligenciados. Impregnações adicionais são necessárias para evitar que a madeira apodreça, rache e se torne um lar de parasitas.
- Mesmo com processamento de madeira de alta qualidade, ainda permanecerá um material perigoso para o fogo. Não é recomendável fazer fogueiras ou churrasqueiras perto do mirante de madeira, para não se colocar em perigo novamente.
- Madeira não é muito difícil de moer, mas cortá-la com um machado não é uma tarefa fácil. Este processo exige muito esforço.
Escolha de materiais
O gazebo pode ser feito de diferentes tipos de toras. Vamos analisá-los com mais detalhes e nos familiarizar com suas características.
De arredondado
Barras arredondadas são feitas em máquinas especiais para trabalhar madeira. No processo de cilindragem, os barris adquirem um diâmetro padrão. Graças a isso, os logs são iguais e não diferem entre si.
Os gazebos são freqüentemente construídos a partir de toras arredondadas. Isso se deve não apenas à aparência atraente dessas estruturas, mas também à sua durabilidade, maior troca de ar e baixa condutividade térmica.
Para a construção de tais estruturas, é necessário preparar com competência uma fundação confiável. Isso se deve ao fato de que grandes toras arredondadas são pesadas e requerem uma base adequada. O layout das próprias toras começa com a primeira coroa, após a qual você pode prosseguir diretamente para a instalação das paredes do mirante. Esses trabalhos são realizados de forma bastante simples e, para isso, você não precisa possuir habilidades de astúcia.
De calibrado
Troncos calibrados são freqüentemente usados para construir gazebos. Este material de construção tem seus prós e contras.
Para tais estruturas, toras arredondadas são processadas mecanicamente ao longo de todo o seu comprimento. Isso é necessário para obter um certo diâmetro das peças. É muito fácil trabalhar com esses elementos, pois eles têm as mesmas dimensões.
Para a preparação de madeira calibrada de alta qualidade, os seguintes são ideais:
- pinho macio;
- abeto denso;
- Carvalho;
- Linden;
- aspen.
A madeira calibrada tem uma superfície perfeitamente lisa e dimensões medidas com precisão. Graças a essas características, não apenas gazebos compactos, mas também casas particulares inteiras são facilmente construídas com esse material.
Uma barra calibrada tem muitas qualidades positivas.
- Como resultado de um processamento competente, obtém-se madeira calibrada de alta qualidade, que pode ser usada imediatamente para a construção de um gazebo. Primeiro, uma técnica especial corta o material e, em seguida, prepara as aberturas para as juntas e juntas, se necessário.
- As estruturas feitas de madeira calibrada parecem tão naturais e atraentes que na maioria das vezes não precisam de acabamento, seja por dentro ou por fora.
- A madeira calibrada é freqüentemente complementada por um perfil preparado, que protege o material natural da penetração de umidade. Assim, é fornecida uma boa proteção das toras contra o apodrecimento e posterior destruição.
- Esses materiais de construção são caracterizados pela baixa condutividade térmica. Em gazebos feitos de madeira calibrada, não será muito frio, mesmo no inverno.
- As estruturas feitas de tais toras são leves, o que as distingue das versões cilíndricas pesadas. Graças a este fato, os proprietários poderão economizar dinheiro lançando uma base sólida.
- Não levará muito tempo e esforço para construir um gazebo atraente com essas matérias-primas.
Picado
Troncos picados também são freqüentemente usados para a construção de gazebos. Esses designs também não requerem acabamento, pois parecem muito elegantes e naturais.
Devemos também destacar os materiais para corte manual. Segundo os especialistas, a melhor época para o corte é o inverno. É necessário escolher os troncos de árvore certos - eles devem ter aproximadamente o mesmo tamanho e comprimento. Imediatamente após o corte, a casca é retirada dos materiais e a fechadura é preparada manualmente, o que é necessário para uma montagem de alta qualidade da casa de toras.
Mandris cortados não têm apenas um, mas também dois andares. Essas estruturas parecem muito mais interessantes e também fornecem uma área útil suficiente. Muitos proprietários instalam uma rede confortável ou uma estrutura completa entre os racks do segundo andar. É especialmente agradável descansar nessas condições.
Obviamente, gazebos de pequeno porte muito atraentes também são obtidos de toras picadas. A principal coisa que distingue essas estruturas é a aparência mais natural que se encaixa perfeitamente em quase qualquer composição de paisagem.
Tipos de estruturas
Os gazebos podem ter formas variadas, pelo que será possível construir uma estrutura adequada para um local de qualquer área. Por exemplo, para um território compacto, uma pequena casa de madeira com bancos, de forma quadrada e com dimensões de 3x3 m, seria a solução ideal, que pode ser complementada com telhados de duas ou quatro pontas.
Alguns proprietários de pequenos lotes usam outra técnica interessante - eles arrumam o gazebo de forma que fique contíguo com as paredes da casa e o complementem com uma churrasqueira. Essas soluções não parecem menos atraentes.
As estruturas quadradas são frequentemente decoradas com vários elementos decorativos, por exemplo, treliças ou entalhes. Se você deseja que um edifício tão angular pareça mais expressivo, você pode usar uma combinação de toras claras e escuras durante a construção.
Belos gazebos retangulares são muito populares. As dimensões de tais estruturas são na maioria das vezes 3x6 m ou 3x4 m. Como você pode ver, as opções retangulares são maiores do que as quadradas, portanto, não são recomendadas para serem instaladas em condições de espaço muito limitado. Essas estruturas também são decoradas com vários elementos decorativos e referem-se a uma combinação de diferentes toras.
Além disso, nas parcelas, espetaculares mandris de madeira hexagonais e octogonais são freqüentemente encontrados. Via de regra, essas estruturas são bastante compactas devido à sua forma arquitetônica. Suas dimensões são ligeiramente menores do que as de produtos quadrados, de modo que essas estruturas podem ser localizadas com segurança mesmo em uma área pequena.
Apesar de seu pequeno tamanho, os gazebos com várias bordas permanecem espaçosos.
Hoje, os designs com formas bizarras estão em voga. Esses gazebos são mais frequentemente abordados por pessoas criativas que querem se desviar dos padrões usuais. Essas estruturas podem se assemelhar a uma grande carruagem, um cogumelo da floresta com um grande chapéu de telhado, um cone invertido ou um trapézio. Com a ajuda de tais gazebos, você pode refrescar o local e torná-lo mais original, mas sua construção não pode ser chamada de simples e rápida. Além disso, esses edifícios custam muito mais aos proprietários e exigem mais espaço livre.
Se o seu site for muito pequeno, não se preocupe. Você pode colocar um mini-gazebo nele, consistindo de um número mínimo de peças - um dossel e suportes. Nesse projeto, várias pessoas também podem caber confortavelmente.
Os gazebos de troncos podem ter não apenas formas diferentes, mas também designs diferentes.
- Abrir. Esses gazebos simples não têm janelas ou paredes. Eles contêm apenas cercas de diferentes alturas e graus de abertura. Essas estruturas são pavilhões de madeira de verão, complementados por toldos. A livre circulação de ar é característica de estruturas abertas.
- Fechado. Esses gazebos são uma casa em miniatura com paredes, janelas e portas completas. Você pode usar esse edifício como um banheiro externo para receber convidados. Alguns proprietários equipam esses espaços com uma confortável cozinha de verão.
- Semi-fechado. Essas estruturas consistem em algumas paredes e um dossel. Tais estruturas são exclusivamente sazonais, embora a chuva e o vento não as penetrem devido à sobreposição.
Como fazer isso sozinho?
É perfeitamente possível construir você mesmo um gazebo de toras.
Para realizar o trabalho de instalação, você precisará de:
- impermeabilização;
- misturador de concreto;
- serra, pregos, martelo, machado;
- malha de reforço;
- pá de baioneta;
- corda especial para marcação;
- nível de montagem;
- cimento;
- pedra britada;
- areia semeada;
- materiais para cofragem.
Se você tiver estocado todas as ferramentas e materiais necessários, pode prosseguir diretamente para a construção de um gazebo de toras.
Vamos considerar este processo passo a passo:
- Primeiro você precisa preparar um local para a instalação do gazebo. Para isso, é necessário limpar o local desejado e remover absolutamente todos os entulhos, além de ervas daninhas que podem atrapalhar o processo de construção.
- Depois disso, o local deve ser nivelado e marcações precisas feitas.
- Em seguida, você pode prosseguir para fazer a base. A escolha do design correto depende muito do peso do design futuro. Existem três tipos de fundações: fita, colunar, lado a lado.
- Para arranjar a fundação da faixa, é necessário cavar uma vala com base no perímetro demarcado. Via de regra, sua largura é de 25-30 cm, e a depressão depende da profundidade de congelamento do solo.
- Depois disso, a cofragem é colocada e uma almofada de pedra esmagada na areia é colocada na vala.
- Quando o aterro estiver bem compactado, pode-se proceder diretamente à concretagem e impermeabilização do assentamento.
- A fundação colunar é preparada rapidamente. Nos cantos da futura estrutura, você precisa cavar buracos e, em seguida, montar a cofragem.
- Em seguida, os poços precisam ser preenchidos com tijolos ou brita e, em seguida, o concreto é derramado. Quando esta estiver completamente seca, pode-se colocar material de cobertura para impermeabilização.
- É recomendável usar uma base de azulejos se você planeja colocar um gazebo aberto. Para prepará-lo, é necessário retirar a camada superior do solo até a profundidade de 4 m, em seguida despejar a pedra britada na cova resultante, colocar tela de reforço e tudo ser despejado com concreto.
- Depois de preparar a fundação, você pode prosseguir para a construção das paredes do mirante. Como regra, eles são montados de uma forma especial - "na pata". Com este método, o assentamento do piso requer um mínimo de tempo e esforço, mas para isso você precisa ter certas habilidades para que as toras fiquem planas e organizadas.
- Para a construção de paredes, é necessário marcar as toras nas extremidades.
- Também é necessário fazer o alinhavo correto da árvore, que tem o menor diâmetro da parte superior.
- Em seguida, você precisa fazer uma marcação competente na primeira tora colocada.
- As toras precisam ser processadas com quatro arestas. Um deles deve passar por toda a peça de trabalho e sair.
- Para cortar as ranhuras, você precisa fazer um recorte com uma divisão visual do quadrado em 8 elementos separados.
- Os logs devem ser empilhados exclusivamente horizontalmente. Verifique sempre o nivelamento das superfícies durante o trabalho. Para isso, você deve usar o nível do edifício.
- A ligação vertical dos elementos deve ser feita por meio de pinos.
- Um ano (aproximadamente) após a conclusão da construção das paredes, deve ocorrer o encolhimento completo de toda a estrutura e a calafetagem pode ser realizada.
- Depois disso, você deve proceder à instalação do telhado. Para fazer isso, você deve usar uma base de viga. As peças são conectadas entre si por meio de cavilhas especiais, que são pinos de madeira.
- Então, ao longo das vigas, você precisa fazer uma caixa e colocar o material de cobertura.
A etapa final na construção de um mirante de madeira é o seu acabamento e beneficiamento. Em primeiro lugar, deve-se prestar atenção às condições do piso da casa. Deve ser protegido da humidade e da humidade e, se for também de madeira, deve ser revestido com verniz ou tinta resistente ao desgaste (pode usar o frontal).
Exemplos de edifícios acabados
Um gazebo de toras é uma boa solução para organizar um local. Esses designs ficam ótimos em áreas pequenas e espaçosas.
O gazebo pode ter um design muito interessante e original. Por exemplo, nele você pode cortar janelas improvisadas de formas não padronizadas e deixá-las sem vidraças. Esses elementos podem atravessar e ocupar um pouco menos da metade da área do piso. Vistas especialmente atraentes se abrirão desses gazebos.
Os gazebos de madeira adquirem um aspecto mais completo e harmonioso ao serem complementados por detalhes populares como as treliças. Esses itens também podem ser feitos de madeira. Eles parecem particularmente atraentes quando combinados com um telhado de telhas.
Em um gazebo de luz semiaberto com um teto cônico cor de chocolate alto, você pode organizar uma cozinha compacta de verão com um grande forno de tijolos equipado com uma lareira. Em frente a tal unidade, você deve colocar uma pequena mesa redonda e algumas cadeiras. Essas estruturas parecem muito acolhedoras e caras, apesar da estrutura semiaberta.
Você pode assistir a uma aula magistral sobre como fazer um gazebo de jardim no próximo vídeo.
O comentário foi enviado com sucesso.