Como construir um gazebo simples para uma residência de verão com suas próprias mãos?
Um dos principais edifícios do país depois da casa e anexos é o mirante. Este é um local de descanso da agitação da cidade e comunicação com a natureza.
Características de um gazebo para uma residência de verão
Os gazebos para chalés de verão podem ser diferentes, dependendo das necessidades e capacidades. Se o mirante serve de decoração para o local, então ele é construído de forma cuidadosa e elegante, com um fogão russo ou finlandês, com lareira, churrasqueira ou churrasqueira. Mas na maioria dos casos, é necessário um gazebo barato, que você pode construir com suas próprias mãos. Como ficará e do que será feito depende do gosto e habilidade do proprietário, bem como da disponibilidade do material.
O design do gazebo consiste em quatro partes principais:
- piso;
- quadro;
- telhados;
- acabamento.
O gazebo pode ser feito:
- estacionário - concreto, tijolo, vigas de madeira, cantos de ferro e tubos, ardósia são usados para isso;
- portátil - tubos de PVC, estruturas de alumínio, policarbonato, lona podem servir como o material;
- dobrável - pode ser completamente desmontado ou apenas a estrutura pode ser deixada parada;
- crescido - para criá-lo, árvores são plantadas em vez de uma moldura e trepadeiras em vez de paredes e um telhado.
Tecnologia de construção
Para começar, eles escolhem um local onde colocarão o gazebo. Pode ser anexado a uma casa, celeiro ou cerca, estar localizado em um canto isolado do terreno, ser uma estrutura divisória entre o pátio e uma horta ou horta, estar localizado em frente às janelas da cozinha da casa ou próximo a a piscina.
Em seguida, descubra a composição do solo: chernozem, solos cinzentos, arenosos, turfosos, argilosos. Isso determinará que tipo de piso é necessário e se é necessário. Em seguida, o material a partir do qual a moldura será feita e o acabamento são selecionados. Fazem desenhos do piso, moldura e telhado, levando em consideração o tamanho do material adquirido, para que haja o mínimo de sobras.
É feito um orçamento e adquiridos acessórios: fixadores e ferramentas.
Pavimento Gazebo
O trabalho começa com a limpeza do local. Com o auxílio de uma fita métrica, as marcações são feitas de acordo com o plano. Para fazer isso, pinos são cravados no solo, onde um fio de náilon é puxado. A marcação é verificada com uma corda esticada diagonalmente - as duas diagonais devem ser iguais.
Se o solo for arenoso, você precisa remover a camada fértil superior da terra para lixar, e cubra o perímetro com a mesma areia. Em tal travesseiro, você pode simplesmente colocar tábuas impregnadas com compostos de proteção. A vida útil de tal piso é curta, mas pode ser facilmente substituída. Normalmente, uma placa bem encharcada e pintada de 1 polegada em uma almofada de areia vale pelo menos 5 anos.
O perímetro com o solo colhido pode ser coberto com cascalho fino ou a superfície plana pode ser espalhada com cânhamo de madeira bem embebido com 10-15 cm de espessura O cânhamo é borrifado com areia misturada com cascalho fino.
Se houver uma pedra natural na área, que tenha um lado plano, o piso pode ser colocado fora dela. Tijolos ou lajes de pavimentação também funcionam. Podem ser colocados sobre um moedor (argamassa de cimento seco), utilizando um martelo de borracha para o nivelamento.
Uma das formas de instalar o piso, se o mirante for estacionário, é preenchê-lo com concreto. Esta será uma das opções básicas. Esta abordagem torna possível usar o enchimento como piso de acabamento e como base grosseira sobre a qual são colocados ladrilhos ou toras para um piso de madeira. A espessura do preenchimento deve ser de pelo menos 8 cm.
Ao longo do perímetro, após a limpeza da camada superior da terra, é colocada uma fôrma de uma tábua não cortada. Ele é simplesmente inserido nas bordas e, após o endurecimento do concreto, é removido. Para durabilidade e resistência, uma almofada de cascalho ou areia é feita no perímetro preparado do gazebo e é bem compactada com água. Esse travesseiro funcionará como um dreno.
As estacas são cortadas do reforço de ferro com um diâmetro de 8-10 mm e cravadas no solo a cada 0,5-1 m para prender a cintagem do mesmo reforço. Os suportes são amarrados com arame queimado. Uma solução padrão de concreto é preparada: cimento, areia, brita na proporção de 1/3/6. O perímetro é derramado, compactado no processo de derramamento para evitar bolhas de ar. Se o gazebo estiver fechado para uso no frio, você pode fazer um piso de cimento quente. Para isso, ao misturar a solução, adiciona-se serragem de madeira em vez de brita.
Verter um piso é um processo bastante demorado e demorado. É muito mais fácil e rápido aplicar uma fundação colunar. Este é o tipo mais comum de instalação fixa. Sobre ela é colocado um piso de madeira, ou simplesmente serve para prender a moldura, e o piso pode ser qualquer coisa.
Uma variedade de matérias-primas são usadas para a fundação colunar.
- Cimento-amianto ou tubos de metal. Podem ser usados tubos de PVC de grande diâmetro. Com a ajuda de uma broca de construção, é feito um orifício no local dos pilares da estrutura e o tubo é fixado nele com ponteiras ou vazamento de concreto. A parte inferior do tubo é isolada com resina quente ou mástique de betume. Uma tora de madeira é cravada no centro do tubo, que será o local para a fixação de uma moldura horizontal ou vertical.
- Concreto. Para isso, é feito um buraco, ao redor do qual é construída uma fôrma. Para levantar solo, a profundidade da cova deve atingir o nível de congelamento do solo, caso contrário o mirante pode "andar". Uma moldura pré-montada com reforço de ferro é inserida em seu interior e vazada com concreto. Um pino roscado pode ser soldado à estrutura para proteger a estrutura externa.
- Tijolo. Nesse caso, o pino é inserido no orifício e fechado com tijolos.
- Materiais disponíveis. Por exemplo, pneus de carros usados podem ser usados. Eles são simplesmente colocados em um pedaço de terra horizontal limpo e coberto com areia. Nelas é montada uma moldura horizontal a partir de uma barra de madeira ao longo do perímetro do mirante, que serve de base para a instalação das demais partes do mirante.
A moldura do caramanchão do campo
Para quem sabe manusear uma máquina de solda, a maneira mais fácil é fazer um mandril de ferro. Para o trabalho, você precisará do próprio dispositivo, um nível, uma trituradora e uma chave de fenda. Essa estrutura vai caber em qualquer telhado. Tubos usados, cantos 30x30 ou 50x50 mm, tiras de metal podem servir como material. Pode ser decorada com vãos de ferro forjado. Policarbonato, folha perfilada, madeira, produtos de PVC são facilmente fixados a ele.
As cabanas de verão mais simples podem ser feitas de um material comum e acessível - a madeira. É fácil de processar e é lindo. Não requer habilidades especiais de construção, portanto, é adequado fazer um gazebo rapidamente com as próprias mãos. Para a construção da moldura, são utilizadas vigas retangulares, madeira redonda e fechos em forma de consolas, cantos metálicos, pregos e parafusos. Para um proprietário que sabe carpintar, tal edifício pode ser montado sem um único prego. É ainda mais fácil embainhar essa estrutura do que uma feita de metal. Ele irá suportar um telhado de qualquer material.
Nos apartamentos da cidade, muitas vezes são feitos reparos, nos quais as portas são substituídas. Portas velhas geralmente são levadas para latas de lixo como desnecessárias. Mas 8 portas de segunda mão já são materiais para a moldura do gazebo. Eles são colocados em um ângulo de 90 graus, com a extremidade de uma porta voltada para o plano da outra e puxados juntos com parafusos auto-roscantes. Isso cria quatro bases confiáveis para qualquer tipo de telhado.
Você pode montar a estrutura de qualquer material disponível, por exemplo, de produtos plásticos. Nas garrafas de plástico, o fundo é cortado e as colunas são recolhidas, colocando uma garrafa em cima da outra. Ao montar, você pode usar cola Moment.Se o telhado for de peso médio, os recipientes durante a instalação são enchidos em etapas com areia para aumentar a resistência. Esses pilares podem simplesmente ser cavados no solo. Existe a opção de colocar uma parede inteira desta forma, amarrando os postes com um fio de náilon.
Tubos de plástico também são fácil e rapidamente cavados no solo e preenchidos com areia. Para um telhado maciço, argamassa de cimento é despejada no tubo em vez de areia.
Caixas de plástico também são adequadas para o quadro. Eles são bem inseridos uns nos outros e presos juntos com um fio macio ou fio de náilon. Eles também podem ser usados para montar bancos e mesas.
As escadas também podem ser atribuídas aos materiais disponíveis. Se o gazebo for necessário apenas para o fim de semana, e o trabalho no local usando escadas não estiver planejado, elas podem ser usadas como suporte para um gazebo com teto claro. Para isso, basta uma árvore crescendo no local e duas escadas ou duas árvores crescendo lado a lado e uma escada. A escada é instalada usando suportes de corda com estacas, que são cravadas no solo em um encaixe de interferência de acordo com o princípio da montagem de uma barraca. A ponta da lona é amarrada à árvore e jogada por cima das escadas. Prenda a lona com uma corda. Este método é muito simples, a estrutura é rapidamente montada e desmontada.
Se você cortar várias árvores enquanto limpa uma área, elas não precisam ser jogadas fora ou queimadas imediatamente. Eles são usados para fazer charmosos suportes para o gazebo. Para fazer isso, a árvore é cortada o mais baixo possível perto do solo, pequenos galhos são retirados e uma coluna exclusiva é formada com os mais grossos. Você pode instalá-lo em qualquer piso, isolando o calcanhar da árvore com material de cobertura ou aroeira. Dependendo do estado da casca e do tipo de madeira, ela pode ser removida ou deixada e envernizada.
Claro, uma moldura de tijolo parece bonita e confiável. Se for escolhido um lugar na aldeia para uma casa de verão, muitas vezes é fornecida uma casa com um fogão antigo, que é desmontado por ser desnecessário. Não é necessário jogar fora o tijolo, porque dele sairá um bom mirante. É verdade que esta opção não é adequada para construções simples, mas a economia de custos e a boa qualidade são garantidas.
Telhado Gazebo
O topo do mirante é coberto para evitar chuva e luz do sol. O telhado é leve, médio e pesado. Para um telhado claro, painéis tecidos densos, toldos, polietileno são adequados. Não é necessário fazer uma moldura para eles. As vantagens de tais estruturas são a simplicidade e velocidade de instalação, mas o design e a funcionalidade deixam muito a desejar.
Para um telhado fixo leve, os materiais de origem natural são adequados. Pode ser coberto com juncos ou pequenos feixes de feno, entrelaçados com trepadeiras. Uma cobertura feita de trepadeiras vivas fornecerá excelente proteção contra a luz solar e o vento, mas não ajudará no abrigo da chuva.
Telhados médios incluem telhados fixosfeito com materiais leves, como material de cobertura, policarbonato, ardósia de plástico, telhas betuminosas. Na maioria das vezes, são telhados inclinados. Para material de telhado e telhas, é necessária uma estrutura de telhado completa, e para ardósia de plástico, apenas vigas de guia são necessárias. O policarbonato tem um tamanho de 2,1x6 m, basta fixá-lo nas bordas ou parcialmente. É bastante denso, mas dobra e corta facilmente. A única desvantagem desses telhados será o barulho das gotas de chuva.
Os telhados pesados são a opção clássica de cobertura. Eles não pertencem a opções simples, mas tal telhado permitirá que você use o gazebo durante todo o ano.
Acabamento
O mirante, cultivado com trepadeiras, necessita apenas do cuidado e da formação das plantas. Um gazebo simples pode não precisar de decoração adicional - quatro postes de dossel, um banco e uma mesa são suficientes.
O gazebo pode ser decorado com entalhes em partes de madeira ou padrões forjados em metal. Outra opção de decoração são as cores brilhantes e ensolaradas do gazebo.
Como construir um mirante com as próprias mãos, veja o vídeo abaixo.
Não é um artigo ruim.
O comentário foi enviado com sucesso.