Gazebos para chalés de verão: edifícios, estilo e design originais
O desenho do território dacha é uma tarefa muito importante, porque hoje é necessário não só criar conforto ou cultivar certas plantas, mas também atender aos elevados padrões estéticos do século XXI. Uma solução de design atraente em muitos casos é a construção de um mirante no país.
Mas você precisa abordá-lo com toda a precisão e de forma muito minuciosa, levando em consideração as sutilezas e nuances máximas.
Peculiaridades
Assim que começam os dias quentes de primavera e até o final do outono, muitas pessoas tentam se encontrar na natureza com mais frequência. E é aconselhável não ficar o tempo todo sentado na casa do jardim, mas sim estar ao ar livre. A casa de verão oferece essa oportunidade. Permite encontrar o melhor compromisso entre o conforto (risco mínimo de sobreaquecimento, molhar-se na chuva) e a sensação de estar perto da natureza.
Em comparação com varandas simples, gazebos para chalés de verão são ainda melhores por uma série de razões:
- uma combinação de funcionalidade e graça externa;
- a possibilidade de construir um edifício após a conclusão da construção da casa e sem qualquer incómodo para os residentes;
- a possibilidade de sentar-se no gazebo mesmo no escuro e, em geral, quando quiser, sem criar a menor dificuldade para outras pessoas;
- e também é uma chance de incorporar idéias arquitetônicas originais no menor tempo possível.
Tipos de estruturas
Os gazebos rurais são divididos em quatro tipos:
- abrir;
- fechado;
- "Vivo";
- para churrasco.
A grande maioria das estruturas hoje são do tipo aberto, o que implica o uso de bases colunares que sustentam a copa. Apesar da aparência aparentemente simples demais, quase ninguém pode contestar a beleza de tais soluções.
Para a decoração são obrigatoriamente utilizados elementos decorativos, as divisórias são sempre feitas entre os pilares.
Os gazebos abertos são os mais leves e podem ser criados com suas próprias mãos. Eles fornecem proteção bastante decente da chuva e do sol de verão. Deve-se notar que a alienação da natureza será mínima: os visitantes poderão desfrutar do ar, do canto dos pássaros, etc.
Junto com isso, um gazebo aberto não protege contra fortes rajadas de vento e não é adequado para a estação fria. Um grande problema para quase todas as pessoas será o alto risco de contato com os insetos: eles podem entrar sem obstáculos. Desejando evitar tais dificuldades, vale a pena escolher um mirante fechado, que é uma pequena casa ou pavilhão, coberto em todos os lados por fortes paredes. Mesmo nos dias mais frios de inverno, é muito fácil e agradável sentar-se em tal estrutura. Nem o vento, nem pequenos animais ou pássaros serão assustadores, mesmo em pequena extensão.
Os problemas com os gazebos do tipo fechado são óbvios - o espaço neles é limitado, fechado por todos os lados, é impossível sentir a sensação única de proximidade com a natureza. Além disso, você não poderá cozinhar churrasco ou kebabs sem instalar uma chaminé especial.
Uma sebe permite dispensar o uso de materiais de construção familiares ou reduzir seu consumo ao mínimo. Em vez desses materiais, são utilizadas plantas, o que melhora radicalmente as propriedades ambientais e torna o quintal e o jardim mais limpos. Leveza e graça, sofisticação externa e custo mínimo permitem que você prefira gazebos verdes a todas as outras opções.Esta solução permite-lhe desfrutar dos cheiros únicos das ervas e arbustos naturais.
Outro tipo é o gazebo para churrasco, ideal para grelhar pratos de carne. Um braseiro está sendo construído por dentro, na maioria dos casos essas estruturas são feitas de design aberto, e somente se houver uma boa chaminé, você pode criar um gazebo fechado.
Materiais (editar)
Na construção de gazebos, os seguintes materiais são usados com mais frequência:
- Em termos de propriedades ambientais, a madeira natural está em primeiro lugar. É especialmente bom usá-lo quando o mesmo material é usado para decorar todo o local como um todo. A madeira é uma solução universal, porque é fácil e simples de processar, pode assumir uma variedade de formas externas. Mas é muito importante saturar a árvore com misturas hidro-repelentes, só assim durará muito.
Como complemento da madeira, você pode usar telhados de policarbonato com segurança, o que aumenta a resistência geral da estrutura.
- Os gazebos de pedra e tijolo podem ser igualmente abertos e fechados. O primeiro tipo exige o preenchimento de divisórias insignificantes em altura, complementadas por pilares para toldos. Deixar ou não espaços livres é decisão dos próprios donos dos locais. Ao escolher uma opção fechada, é aconselhável construir muros de capitel, que podem até ser equipados com janelas. Pedra e tijolo são bons porque permitem equipar o gazebo com churrasqueira com suporte.
- Os gazebos de jardim também podem ser feitos de metal. São designs totalmente prontos para uso, às vezes com elementos de forjamento. Na maioria dos casos, eles tentam torná-los leves e dar uma forma intrincada para evitar os efeitos negativos do metal superaquecido.
- Muito difundidos são os produtos de tecido, principalmente feitos de lona. Este material não absorve água e escorre rapidamente do telhado. Além disso, são utilizadas redes mosquiteiras, que mantêm não só os insectos nocivos, mas também a poeira omnipresente.
Recomenda-se usar o banco de balanço nas imediações dos gazebos de tecido com um pequeno dossel ou simplesmente estofado com o mesmo tipo de tecido. Ambas as soluções de metal e têxteis são dobráveis na execução. O gazebo pré-fabricado é usado principalmente quando a própria dacha serve apenas na estação quente do ano. Para residência permanente fora da cidade, você precisa de um cômodo mais sólido, por exemplo, gazebos com moldura feitos de madeira natural.
Esses projetos podem ser feitos mesmo por não profissionais que não estão familiarizados com os cânones da arte da construção e um método especial de trabalho. Um gazebo feito de tábuas, troncos, vigas pode ser útil como uma cozinha de verão, como um espaço para acomodar convidados e para uma série de outras tarefas. Essa solução é econômica e bonita ao mesmo tempo. É irracional criar extensões de jardins em grande escala e formas arquitetônicas sofisticadas em um terreno típico de 6 acres. No entanto, é perfeitamente possível colocar um gazebo de madeira e, usando as características únicas do próprio material, criar uma atmosfera elegante e elegante.
E você pode colocar uma estrutura do tipo moldura aberta com um tamanho de 300x400 cm de uma barra, e a limitação de área é apenas nominal. Nela é perfeitamente possível organizar uma cozinha de verão, um recanto infantil vedado e até uma pequena zona de trabalho. É aconselhável equipar um mirante com moldura de cobertura para que a chuva e o vento causem menos transtornos aos moradores da dacha; também é recomendável criar terraços com grades.
- Edifícios externos feitos de plástico às vezes envolvem o uso de PVC. Este tipo de material sintético cria diferentes formas com bastante facilidade, podendo ser tingido na cor que você desejar. Mas você tem que aceitar o aparecimento de odores desagradáveis sob a influência da luz solar.O polipropileno é muito mais limpo em termos higiênicos, mas esse material é muito macio e só é adequado para elementos desmontados do gazebo.
Entre todos os plásticos, em primeiro lugar está o policarbonato, que além de apresentar excelentes características estruturais, tem um aspecto atraente. Deixar um piso de terra não é muito prático, seria mais correto cobri-lo com um calçadão.
Dicas úteis
- Independentemente da execução de um projeto orçamentário ou não, quando se trabalha na estrutura de um caramanchão de madeira, é utilizada uma viga de 10x10 cm, que é revestida com tábuas com seção de 2,5 cm. O material de cobertura é frequentemente utilizado como cobertura material e uma máquina-ferramenta residual ajuda a economizar em impregnações especiais para manteiga de madeira; seca mais rapidamente quando diluído em terebintina. Placas autoplainadas, mesmo levando em consideração o custo de aquisição de uma máquina para marcenaria, são totalmente compensadoras (em comparação com a escolha de produtos processados em uma fábrica). Você pode colocar as peças de trabalho em perfeitas condições em apenas um dia.
- Recomenda-se o uso de concreto arenoso como base de um gazebo com estrutura de madeira. Para cada bloco, seu próprio poço e uma almofada de areia são criados nele, já que não há sentido em formar uma camada subjacente contínua. A profundidade necessária para enterrar os blocos de fundação e levantá-los acima do solo é determinada com foco no nível do lençol freático. É melhor não prender uma moldura de madeira à base, porque isso tornará a estrutura mais forte e permitirá que você eleve os cantos de apoio.
- Uma vez que a estrutura é leve, não há necessidade de uma fundação de faixa. Se a casa de verão contiver lareiras de qualquer tipo, é melhor usar pedra e tijolo como material. A madeira deve ser revestida com placas de partículas aglomeradas com cimento.
Formulários
Recomenda-se que os gazebos retangulares sejam criados em uma área com geometria estritamente consistente. Esta configuração aumenta a eficiência de utilização do espaço e permite-lhe convidar muitos hóspedes, todos os quais sentirão um verdadeiro conforto. Os pavilhões redondos têm até um nome especial - mandris, eles diferem principalmente no seu tamanho pequeno.
Obviamente, para áreas pequenas, essa solução seria a escolha ideal.
Desenhos originais podem servir como uma boa alternativa para as duas formas mais comuns. Entre as opções de projeto atípicas, na maioria dos casos, opta-se por árvores octogonais. Independentemente da configuração específica, é recomendável fazer edifícios incomuns com suas próprias mãos. Com a ajuda de blocos totalmente prontos, você poderá executar seu plano da maneira mais precisa e profunda possível, além de evitar erros.
Projetos
O esboço de um gazebo começa com a escolha de um território para ele.
O edifício não precisa ser no jardim, mas em qualquer caso é necessário:
- coloque o mirante onde o barulho não cause transtorno;
- escolha um local onde o solo seja relativamente seco;
- certifique-se de que a aparência do edifício é agradável e elegante.
Em seguida, as dimensões da estrutura são selecionadas - comprimento, largura e altura. Dependendo das características do local e da forma geométrica, das condições climáticas e do futuro uso do mirante, é escolhido o material adequado para ele.
Ambos os gazebos pequenos e grandes devem ser projetados com um esboço obrigatório. A figura reflete a configuração da estrutura, a disposição das partes principais, o conceito de design e os elementos de decoração. De acordo com o esboço, é elaborado um desenho, que indica o tipo de fundação, o número de apoios e o tipo de parapeitos, o sistema de caibros.
Já nos desenhos preliminares, os valores devem ser definidos como definitivos, em escala real. A marcação no desenho de trabalho é feita da forma mais detalhada possível, é cuidadosamente monitorada para não se confundir posteriormente.Os diagramas dos detalhes mais complexos (pontos de fixação da perna da viga, a conexão entre o remate e os pilares de apoio, a intersecção do tubo e o plano do telhado) são executados adicionalmente.
Ao contrário da varanda, o mirante está sempre separado da parte principal da casa e não está indissoluvelmente ligado a ela. Toldos e amortecedores são elementos característicos de qualquer tipo de varanda.
Você pode mostrar suas preferências e gostos estilísticos usando uma série de técnicas:
- envidraçamento;
- conclusões;
- adicionar desenhos decorativos;
- revestimento com madeira ou painéis especiais;
- cobrindo as paredes com folhas de policarbonato.
Ao refazer um projeto acabado, é indesejável alterar a forma geométrica do mirante ou reduzir drasticamente (aumentar) o tamanho. Como mostra a prática, isso só leva ao aparecimento de problemas e dificuldades adicionais, que não podem ser previstos com antecedência. A conclusão é simples: antes de iniciar o projeto, você deve decidir imediatamente se o edifício será projetado para 6 ou 10 pessoas, esta é uma área e um projeto muito diferentes.
Mesmo o menor território disponível torna possível equipar o local em alto nível, combinando diferentes instalações. Uma das melhores combinações é um gazebo com um bloco de utilidades.
As vantagens desta etapa são as seguintes nuances:
- a possibilidade de arranjar um banheiro diretamente na zona econômica sem perder atrativos externos;
- a capacidade de fazer cabines de duche com design de verão;
- poupar dinheiro (mais dinheiro pode ser gasto na construção da casa principal);
- graças ao anexo, é possível abastecer o grelhador com combustível seco mesmo com tempo nublado.
As dependências costumam estar localizadas no lado norte, a fim de aumentar a proteção contra rajadas de vento e tornar a estadia no gazebo mais confortável e agradável em qualquer estação do ano. Para construir um gazebo com um bloco de utilidades com um tamanho total de 3x7 sq. m você vai precisar de 18 blocos de fundação e uma placa de piso de 3,8 cm de espessura (pinho). Para a moldura é retirada uma madeira com secção de 10x10 cm, o telhado é maioritariamente feito de ondulina (tipo empena), para embainhar a moldura recomenda-se a utilização de forro, a decoração adicional é mais frequentemente representada por uma caixa de madeira .
Os projetos de gazebos combinados, com toda a sua diversidade, pertencem apenas a um dos grupos: separado do edifício principal ou anexado a ele. É o segundo tipo considerado o mais difícil para designers e construtores, pois muitas sutilezas e nuances devem ser levadas em consideração. É muito importante levar em consideração o percentual de encolhimento, para evitar que o telhado da casa principal fique no mesmo nível do telhado das dependências (a inclinação desta deve ser de exatamente 30 graus). Para a formação da parte principal do gazebo e do bloco de utilidades, os mesmos materiais são sempre preferidos com ele, se suas propriedades forem diferentes, o risco de destruição é muito alto.
Design e estilo
Você pode escolher qualquer um dos seguintes estilos para criar um gazebo.
- Gazebos de verão estilo classico são quadrangulares e multifacetados, não há necessidade de decorá-los especialmente. Como resultado, essa solução também é econômica e fácil de implementar.
- Decoração oriental permite demonstrar motivos exóticos, na maioria das vezes eles são expressos na imitação de pagodes e telhados de várias camadas. Os materiais ideais para o estilo oriental são uma combinação de metal e madeira.
- Estilo floresta significa que os proprietários decidiram decorar o gazebo no espírito de um verdadeiro matagal da floresta, mergulhando sempre na vida selvagem. Não é necessário, no entanto, criar paredes vivas exatamente verdes: a madeira processada mais comum também permite que você personifique a ideia. Se ela fosse bem escolhida. É bom usar hera e outras plantas trepadeiras para decorar o edifício, árvores parcialmente serradas são usadas como pilares, dando uma graça especial e romance.
- Estilo rústico você pode usar uma variedade de idéias, mas em qualquer caso, o uso de madeira é obrigatório. Tendo abandonado o processamento das toras, dobrando-as como uma casinha de brinquedo, pode-se organizar a estrutura de acordo com o folclore e os motivos tradicionais. Se você usa um forno clássico, pode substituir o braseiro por ele. Um ponto importante: o processamento da tora é necessário para uma superfície perfeitamente plana e lisa.
Para tomar a decisão certa, é recomendável determinar imediatamente a finalidade de uso e a localização do gazebo. Se você tem que receber convidados com frequência, precisa colocar o prédio mais perto das paredes da casa, mas não perto dela. Isso permitirá que todos os que deixam uma empresa amigável descansem um pouco em silêncio.
- Estilos Simples - estes são, em primeiro lugar, motivos russos. As construções de toras reproduzem uma cabana rural dos velhos tempos, as estruturas esculpidas imitam o espírito da propriedade de um comerciante. O fio pode ser direto e superficial. É desejável decorar o interior com utensílios domésticos tradicionais. Escolhendo uma estrutura que imita uma casa de toras enfaticamente pesada, os desenvolvedores não se enganarão, esta é a opção mais clássica.
Mas não é necessário reproduzir a atmosfera como uma cabana de camponês ou o coro de um boyar: as casas leves entalhadas, remetendo o observador aos edifícios do século 18, também são parte integrante da tradição arquitetônica russa. A renda de madeira parece requintada, até luxuosa e, finalmente, completa a imagem dobrável. Você também pode usar um ou vários detalhes russos antigos, criando um gazebo eclético de maneira livre.
O formato rústico é bastante próximo ao russo, a diferença é que a madeira é processada deliberadamente “sem cuidado”. Em alguns casos, a superfície é escovada, é gofrada.
Soluções interessantes no estilo rústico são os móveis mais simples e o uso de linho grosso nos tecidos.
- Variedade finlandesa Os gazebos certamente têm três características:
- Tipo fechado.
- O uso de vidro.
- Isolamento completo.
Na maioria dos casos, é redondo, apenas ocasionalmente uma configuração quadrada e retangular é usada. O fogo arde principalmente no centro da sala; cores escuras no exterior e madeira natural no interior são utilizadas para decorar os gazebos. Os principais elementos decorativos são cortinas e almofadas em cores cativantes. Todos os gazebos escandinavos modernos têm a mesma aparência do estilo minimalista, ou seja, é muito simples, não se recomenda o uso de mais de três cores.
- Estilo provençal funciona melhor com o uso de tinta branca em todas as suas formas possíveis. É muito bom usar outras cores também, mas todas devem ser bem claras, como se tivessem um efeito empoeirado. A decoração têxtil deve ser feita exclusivamente com pequenos padrões, de preferência motivos florais.
Se a mobília for colocada no gazebo, então apenas aquela que parece leve e arejada.
- Gazebos japoneses pode ser encontrado a cada ano mais e mais; a aparência de um pagode budista em miniatura é do gosto de um grande número de pessoas. Isso é perfeitamente compreensível, porque a estrutura é relativamente simples, erguida sem assistência e requer apenas custos mínimos. Os principais materiais de construção na versão original são bambu, matéria-prima de junco e palha em combinação com papel de arroz impregnado de óleo. Mas nas condições do clima russo, tal solução acaba sendo muito impraticável, portanto, principalmente madeira e pedra são usadas.
Quaisquer inclusões de plásticos e outros materiais sintetizados são estritamente inaceitáveis. A versão japonesa do gazebo também implica uma orientação estrita para os pontos cardeais.As paredes vazias localizam-se a sul, a entrada está equipada tanto a poente como a nascente, de forma a refrescar a qualquer momento a estrutura e desfrutar do sol nascente e poente. Uma casa neste estilo é preferível para ser colocada em colinas, porque deve ser claramente visível de todos os lados do terreno.
Cercar o mirante com árvores frutíferas é uma boa ideia.
Um lago próximo permitirá que você relaxe, e para fazer a estrutura parecer leve, você deve colocá-la sobre pilhas. É categoricamente impossível recorrer a cores chamativas e elementos variados.
- Estilo chalé visivelmente diferente, é simplesmente impossível confundir duas abordagens que são tão diferentes em espírito. O telhado desses gazebos é sempre largo, a base é de pedra, muito forte. Mesmo onde nevascas e montes de neve são familiares, essa solução se manifesta do melhor lado. O telhado é coberto com metal ou materiais flexíveis. Vale a pena recorrer às telhas de barro natural apenas se a base for forte o suficiente, caso contrário a estrutura pode não ser capaz de suportar a carga resultante.
Belos exemplos
- Existem muitas opções de belos gazebos, mas entre os líderes, sem dúvida, existe uma combinação de um elegante telhado branco com uma base de tijolos. As paredes envidraçadas, através das quais o grupo de jantar é perfeitamente visível, só complementam a impressão. Assim como a calçada ao redor do prédio, fez alguns tons mais escuros que este e em cores bem elegantes.
- Um gazebo aberto com pilares geométricos elegantes e cantaria em uma das paredes acaba sendo uma solução bastante atraente. Usar uma lareira para decorar o ambiente só adiciona um toque romântico ao ambiente e ajuda a completar a formação de uma composição holística.
Como fazer um mirante com as próprias mãos, veja o vídeo abaixo.
O comentário foi enviado com sucesso.