Gazebos de madeira para chalés de verão: como organizar com as próprias mãos?

O verão é a melhor época para descansar e trabalhar no terreno. Entre ficar de pé sobre as camas ou à noite, depois do jantar, você não quer mais entrar em casa. A melhor maneira de passar o tempo confortavelmente ao ar livre é sentar-se em um gazebo. É fácil se esconder do sol aqui, é bom tomar um chá, sentar com um livro. É desejável que esta estrutura seja apenas de madeira - parecerá a mais orgânica do jardim.

Características e benefícios

Não é por acaso que os gazebos de madeira para chalés de verão são amplamente utilizados:

  • A árvore é fácil de manusear. A partir dele, você pode criar edifícios de uma grande variedade de formas com uma decoração ornamentada, o que é conseguido usando esculturas artísticas.
  • Essa estrutura se encaixa melhor com o projeto paisagístico. Por exemplo, o tijolo não pareceria tão apropriado em uma atmosfera natural.
  • A madeira é quente por natureza. Graças a isso, à noite será aconchegante no gazebo, mas será fresco em uma tarde abafada.
  • Durante a construção, uma fundação séria não é necessária, uma vez que um material bastante leve é ​​usado para a construção do gazebo. Os investimentos financeiros, neste caso, não se tornarão ruinosos.

Por design, as estruturas deste tipo podem ser muito diferentes:

  • Proteja-se do sol escaldante e da precipitação. Basicamente, um galpão de descanso simples.
  • Para reuniões e privacidade. Eles geralmente estão localizados em áreas aconchegantes e pouco visíveis do jardim.
  • Uma plataforma de onde você pode admirar a natureza. São os chamados mirantes (que se traduz do italiano como "bela vista"). Eles geralmente são construídos em colinas, onde há uma boa visão geral dos pontos turísticos - rios, florestas e outras coisas.
  • Um lugar para conviver com amigos e familiares. Deve haver espaço suficiente para a instalação de uma mesa e bancos.
  • Área de churrasco. Em tais locais, entre outras coisas, é providenciado um fogão ou churrasqueira.

Vários materiais podem ser usados ​​para a construção: forro e madeira perfilada, toras cortadas ou arredondadas. Estes materiais podem ser combinados de várias maneiras, utilizando também tipos modernos de policarbonato leve, com os quais é conveniente fazer, por exemplo, um telhado para um edifício de verão.

Sutilezas de trabalhar com o material

Para a construção de mandris, diferentes tipos de madeira são usados. Você pode usar lariço ou carvalho, embora esta não seja a melhor solução. Essas rochas em si não podem ser classificadas como baratas e há muitos problemas no processamento desse material. É melhor olhar para o pinheiro ao escolher uma raça. É fácil de trabalhar e bastante acessível para o preço.

Para a construção, deve-se usar madeira seca, protegida por meios especiais contra o apodrecimento e outras influências negativas. Os detalhes do mirante podem ser tratados com a mesma mancha, que o protegerá dos efeitos da água e do sol, fungos e várias pragas. Além disso, essa impregnação dá à madeira um belo tom natural.

Design real

Mesmo um design simples, sem folhos decorativos, com um telhado descomplicado feito de metal ou ardósia, pode parecer muito orgânico no local. Se as trepadeiras crescerem ao seu redor, essa será a própria decoração de que faltam os contornos primitivos.

Edifícios suburbanos octogonais tradicionais parecem bons. Eles incluem elementos esculpidos que tornam os edifícios únicos. Os telhados também podem ser complexos, com vários níveis.

Se tal "cômodo" for fechado por dentro com redes ou cortinas especiais, você pode evitar a entrada de insetos intrusivos, abrigar-se do calor e do vento frio, por exemplo, com mau tempo ou à noite.

Pavilhões de jardim octogonais pintados de branco parecem muito elegantes e nobres. Eles parecem especialmente vantajosos no contexto de um reservatório em uma pequena colina. É criada a sensação de que eles estão pairando acima do solo.

Você pode escolher uma opção de construção na qual apenas troncos de árvore ligeiramente processados ​​atuam como suportes. A construção é deliberadamente rude. Pode ter elementos de construção localizados simetricamente ou vice-versa. Para tal estrutura, em prol de um determinado estilo, você pode fazer um telhado de forma irregular ou enfatizar a "selvageria" da estrutura usando técnicas especiais de design.

Visitantes e vizinhos ficarão surpresos com a cabana de estilo havaiano com telhado de palha em forma de cone. Em seu núcleo, é improvável que isso se torne uma estrutura funcional, já que um telhado de palha não sobreviverá ao inverno russo com ventos, geadas e neve, mas pode ser muito útil como uma adição incomum ao jardim.

Master class faça você mesmo

Muitas pessoas acham mais fácil comprar um gazebo pré-fabricado, mas às vezes faz sentido fazer você mesmo. Para quem adora trabalhar madeira e sabe exactamente como manuseá-la, este será um excelente investimento de energia para concretizar as suas próprias ideias criativas.

Primeiro, decida sobre a localização da futura estrutura. A planície não é adequada para isso por razões óbvias - a árvore ali apodrecerá rapidamente e é simplesmente desagradável estar acima da poça, que se forma periodicamente sob o gazebo. Seria bom escolher um tal ponto de construção, de onde se visse um lugar pitoresco, e não uma cerca ou um celeiro.

O próximo é a preparação do desenho, no qual todas as dimensões são fixas - geral e todos os elementos da estrutura, desde a fundação até a cobertura. Você também deve levar em consideração os métodos de conexão das partes da estrutura e a quantidade de materiais que serão necessários para o caso. Um diagrama detalhado e um cálculo preliminar evitarão erros na construção e não gastarão dinheiro extra.

A forma mais comum de gazebo, que as pessoas comuns, e não os construtores profissionais, se comprometem a traduzir em realidade, é um quadrado ou retângulo.

Para criar tal estrutura, você precisará do seguinte:

  • concreto, que é necessário para a fundação ou fixação das cremalheiras;
  • uma barra medindo 15 por 15 centímetros para criar uma base e racks;
  • madeira de 10 por 10 centímetros para a formação dos elementos de ripas e telhado;
  • madeira para toras de 5 por 15 centímetros;
  • placa de piso;
  • tábua (contraplacado) para o telhado;
  • para o telhado - ardósia, telhas metálicas, papelão ondulado ou algum outro material para cobertura do telhado;
  • para criar grades - madeira ou tábuas;
  • para revestimento de parede - forro ou placas;
  • parafusos, parafusos, pregos, etc. para fixadores.

A ordem de trabalho

Antes de iniciar a construção, trate a árvore com agentes anti-sépticos e à prova de umidade.

Comece a trabalhar com a fundação ou suportes. Para fazer isso, use uma corda e pinos para marcar o perímetro da futura estrutura. Meça as diagonais da marca da corda. Eles devem ser iguais para que no futuro a estrutura tenha a forma correta.

A fundação pode ser vazada completamente ou somente as cremalheiras podem ser concretadas. A segunda maneira é mais fácil. Cave buracos com cerca de um metro de profundidade, despeje ali cascalho ou areia em uma camada de cerca de 5 cm, despeje cerca de dez centímetros de concreto e espere um pouco até que endureça. Até que a mistura esteja completamente congelada, baixe as âncoras sob os postes nas fossas. Cada poste é instalado estritamente verticalmente no orifício. Verifique a exatidão de sua posição por nível. Em seguida, despeje concreto no poço até o topo. Os postes fixos devem formar um quadrado ou retângulo.

A próxima etapa é criar o wireframe. O trabalho começa com a formação da cinta inferior. Lagami é um bar. É colocado a uma distância de meio metro - o que permitirá que a estrutura aguente o peso do pavimento. Em seguida, monte o restante dos postes, que darão suporte à guarnição superior e ao telhado. O número de racks é calculado em função da área do gazebo.

Quando a moldura estiver pronta, comece a fazer o chão. Prenda as placas na caixa com parafusos ou pregos.

Para fazer uma cobertura, faça a cintagem superior de uma barra, fixando-a nos suportes com pregos. Outras ações dependerão da forma do telhado. Na maioria das vezes é feito de frontão ou quadril. A segunda opção parece a mais interessante. No caso de cobertura de quatro águas, as vigas convergem para o centro da estrutura. As barras para eles precisam ser preparadas com antecedência; no processo, fixe-as aos pares, cravando os pregos em ângulo.

Para tornar o telhado confiável, instale vigas adicionais, fixando-as nas principais, bem como no arnês superior. Cubra o telhado com tábuas ou compensado e, por cima, coloque telhas, ardósia ou outro material de cobertura de sua escolha. É desejável que o telhado do gazebo seja decorado da mesma forma que o telhado da casa.

Por fim, decore as paredes e a grade do gazebo. Use madeira para criar as partes superior e inferior do corrimão. Embainhe as próprias grades com tábua ou tábua. Você pode usar a escultura em madeira na decoração.

Na última etapa, cubra o gazebo com tinta ou verniz.

Dicas e sugestões úteis

Ao pensar em criar um gazebo, você precisa ter em mente uma série de nuances:

  • Depois de transformar o edifício em realidade, este passará a ter um papel não só prático, mas também o elemento final no desenho da paisagem do território. Portanto, a aparência do gazebo é muito importante.
  • O tamanho do edifício depende da área do jardim - quanto menor, mais elegante e menor deve ser o gazebo.
  • Ao decorar um mirante, faz sentido plantar trepadeiras ao lado dele. Expandindo-se ao longo da treliça do gazebo, eles cercarão o espaço interno sob a cobertura do mundo externo, criando uma atmosfera de intimidade e conforto.
  • Se, em vez da trepadeira usual, você plantar morangos crespos perto do prédio, então será possível colher frutas no gazebo.
  • Cercado por flores, qualquer edifício leve pode parecer elegante. Pode-se plantar rosas ao lado ou alguma outra flor de jardim que dará nobreza e charme à estrutura.
  • Você deve pensar sobre as opções de escolha de móveis com antecedência. Para uma construção pequena, basta instalar bancadas ao longo do perímetro interno. Em um gazebo mais espaçoso, você pode instalar uma mesa oval (de preferência completa com bancos). É bom se for feito à mão. Cadeiras e poltronas de vime também podem ser usadas.
  • As dimensões dos móveis devem corresponder à área da sala.
  • É melhor cuidar da iluminação elétrica do mirante e sua proteção com mosquiteiro.

Lindas opções de inspiração

  • Se você gosta de design oriental, pode fazer um gazebo espaçoso em estilo chinês com contornos de telhado característicos. Se você colocar sofás e poltronas confortáveis ​​com travesseiros sob eles e colocar uma pequena mesa de centro no meio, você terá um ótimo lugar para relaxar.
  • Um grande gazebo com um intrincado telhado de dois níveis, localizado perto do reservatório, se tornará um ponto de encontro favorito. Cortinas e abajur instalados em uma pequena mesa criarão uma atmosfera única aqui, que pode encorajá-lo a ter conversas francas e sinceras.
  • Um gazebo espaçoso com telhado de quatro águas e paredes em forma de treliça decorativa será um lugar conveniente para reuniões noturnas com a família e amigos. Quando uma trepadeira cresce na treliça, ela se torna especialmente aconchegante aqui.
  • Com a ajuda de esculturas em madeira fina, tal estrutura pode ser transformada em uma verdadeira obra-prima que atrairá visitantes e vizinhos como um ímã.Móveis feitos com o mesmo padrão do prédio completam o visual.

Para obter informações sobre como fazer de forma independente um gazebo de madeira para uma residência de verão, veja abaixo.

sem comentários

O comentário foi enviado com sucesso.

Cozinha

Quarto

Mobiliário