Você consegue dormir com tampões de ouvido e por que existem restrições?

Contente
  1. Os benefícios e malefícios de dormir com tampões de ouvido
  2. Como escolher?
  3. Regras de cuidado

O ritmo da vida moderna obriga muitos a passarem muito tempo no trabalho, realizando várias tarefas ao mesmo tempo. Para enfrentar esse tipo de trabalho, o corpo precisa de um bom descanso à noite. Mas as condições de vida em prédios de apartamentos implicam na presença de sons estranhos dos vizinhos, o que torna difícil dormir, especialmente para pessoas que são sensíveis ao som.

Os tampões de ouvido irão ajudá-lo a dormir em completo silêncio. O uso desses dispositivos protegerá bem de sons estranhos e os materiais modernos dos quais os fones de ouvido são feitos não danificarão o canal auditivo.

No entanto, se você usar tampões de ouvido repetidamente por várias horas seguidas, muitas vezes surge a questão de saber se o uso prolongado é prejudicial aos órgãos auditivos e se eles causam dependência.

Os benefícios e malefícios de dormir com tampões de ouvido

Se você usar os protetores de ouvido corretamente, eles o ajudarão a adormecer, pois são capazes de bloquear a maioria dos ruídos e sons estranhos vindos de apartamentos vizinhos ou de uma estrada movimentada fora da janela. Contudo, tampões de ouvido de alta qualidade permitirão que você ouça o som de um despertador em funcionamento, uma chamada telefônica ou um alarme de máquina acionado.

Entre os médicos, não há uma resposta definitiva para a questão de saber se é possível dormir com protetores de ouvido a noite toda.

Diferentes especialistas têm opiniões diferentes sobre o quão útil ou prejudicial é o uso repetido de tais remédios. Entre as vantagens do uso de tampões de ouvido à noite estão:

  1. a capacidade de silenciar rapidamente e se livrar de sons irritantes;
  2. ajuda a reduzir o tempo gasto para adormecer;
  3. os materiais modernos com os quais os fones de ouvido são feitos exercem pressão mínima sobre a orelha, minimizando assim o desconforto nos ouvidos.

Apesar das vantagens do uso de protetores auriculares durante o sono, os otorrinolaringologistas não recomendam o uso diário, orientando-se pelo fato de que o uso repetido de protetores auriculares pode levar a consequências desagradáveis.

Entre as desvantagens de seu uso constante para dormir, vários fatores são distinguidos.

  1. O surgimento do vício. Alguns especialistas têm certeza de que, se você usar protetores de ouvido durante o sono por um longo período, o ouvido será capaz de se adaptar a tais condições e, com o tempo, sons estranhos serão ouvidos mesmo durante o uso dos protetores. Se uma pessoa não consegue dormir sozinha, então existe um distúrbio do sono que pode ser curado sem o uso de fones de ouvido.
  2. A presença de quaisquer doenças otorrinolaringológicas. Tais condições são uma contra-indicação para o uso de tampões de ouvido, pois um corpo estranho em uma orelha ferida aumenta o risco de desenvolvimento de bactérias patogênicas, que podem agravar a doença.
  3. Fornece uma barreira à cera e evita a sua eliminação natural. Portanto, limpe completamente o canal auditivo antes de usar os moldes.
  4. Aumenta o risco de doenças do ouvido... Isso se deve ao fato de que poeira, partículas ou pólen de plantas que entram no ouvido podem não apenas se acumular no canal auditivo, mas também se mover para dentro durante a inserção dos tampões. O acúmulo de tais contaminantes pode causar o crescimento de bactérias e causar problemas de ouvido.
  5. Sensações desagradáveis ​​ou dolorosas podem ocorrer durante o sonoassociada à pressão excessiva dos tampões de ouvido na orelha.Neste caso, é necessário escolher o tamanho certo e utilizar apenas aqueles dispositivos em cuja embalagem haja uma observação sobre a possibilidade de seu uso à noite.

Como escolher?

Você pode reduzir os possíveis riscos associados ao uso de tampões de ouvido à noite, bem como reduzir o desconforto durante o sono, se aprender a selecionar corretamente o tamanho e o material com os quais é feita a proteção contra ruídos estranhos. Ao escolher os protetores noturnos, você precisa ser guiado por várias regras.

  1. Tampões de ouvido de espuma ou cera funcionam melhor para dormir. Graças ao material macio, esses tampões não exercem forte pressão, podendo também mudar de formato, adaptando-se às características individuais do canal auditivo de uma pessoa em particular. Portanto, é possível se acostumar com esses tampões de ouvido muito mais rápido do que com espécimes mais rígidos feitos de silicone ou poliuretano.
  2. Antes de comprar, você deve fazer uma inspeção visual dos produtos. Eles devem estar livres de irregularidades, lascas, rachaduras ou arranhões. Se houver danos mínimos na superfície dos tampões de ouvido, é melhor recusar comprá-los, pois a pele da superfície interna do canal auditivo é muito fina e um produto de baixa qualidade pode danificá-la facilmente.
  3. Dê preferência a conjuntos compostos por vários pares. Como o material macio com o qual os protetores noturnos são feitos tem muitos poros, bactérias patogênicas podem se acumular neles. Esses dispositivos requerem substituições frequentes e as amostras feitas de cera são uma opção única. Portanto, será conveniente ter um par de reposição se você precisar substituí-los.

Regras de cuidado

Se os protetores auriculares de cera forem usados ​​durante o sono, eles precisam ser substituídos constantemente, pois se destinam a um único uso.

Se for dada preferência a produtos de espuma mais duráveis, eles requerem processamento diário após cada uso.

Após o uso, os protetores auriculares devem ser processados ​​em várias etapas.

  1. Limpe os tampões de ouvido da descarga. Para fazer isso, eles devem ser colocados em uma solução de sabão ou solução de peróxido de hidrogênio. E também para limpeza, você pode usar uma solução desinfetante especial vendida em farmácias.
  2. Enxágüe com água corrente.
  3. Seque com uma toalha macia ou algodão.
  4. Deixe em uma superfície limpa por 1-2 horas para secar completamente.
  5. Remova para armazenamento posterior em um recipiente hermético.

    Assim, tendo selecionado corretamente o material do qual os tampões de ouvido são feitos, você pode usar essas ferramentas para descansar e dormir totalmente, mesmo na presença de ruídos estranhos... E saber como limpar e armazenar adequadamente os protetores de ouvido pode ajudar a proteger seus ouvidos de possíveis doenças associadas ao crescimento de bactérias na superfície dos protetores de ouvido.

    Quando os tampões de ouvido não podem ser usados, veja abaixo.

    sem comentários

    O comentário foi enviado com sucesso.

    Cozinha

    Quarto

    Mobiliário