O que é suvel de bétula e como é colhido?
O suvel de bétula é uma formação natural incomum, popularmente chamada de osso de vidoeiro. Os artesãos especializados em marcenaria sabem o valor desse crescimento incomum. Trabalhando com suvel, você pode fazer belos produtos com características naturais agradáveis e de alta qualidade.
O que é isso?
Suvel é um recurso de crescimento para uma pessoa, mas para a bétula em si não significa nada de bom. Esse crescimento aparece devido a uma doença da árvore (em sentido figurado, devido ao câncer de bétula). Normalmente é um caroço, retorcido e tecido, sem uma forma geométrica nítida. Outro nome popular para o acúmulo é swil. E esse swile cresce 2, ou até 3 vezes mais rápido do que a própria árvore.
Na forma, ele se assemelha a uma gota, ou uma bola, ou algo medido. O crescimento está localizado em torno de um galho ou tronco. Na bétula, essas formações são freqüentemente encontradas, embora seja impossível dizer exatamente o que as causou e por que se desenvolvem. Acredita-se que o suvel apareça devido ao ataque do fungo à árvore. Mas o dano mecânico à bétula não pode ser descartado.
Mas essa conseqüência é chamada de osso de árvore porque o corte do suvel se assemelha a estrias de mármore, com uma seção transversal e raios característicos do material, e você pode até mesmo ver através das finas partículas do suvel. Alguma semelhança com a estrutura do tecido ósseo, de fato, é adivinhada. É verdade que a densidade do tecido do acúmulo é ainda menor - essa madeira não é tão forte como, por exemplo, o burl.
Acontece que o suvel cresce a um tamanho enorme. Se você vier ao Vaticano, poderá ver ali uma fonte batismal, que é feita de um único pedaço de suvel cortado de uma árvore. É verdade que o tamanho gigantesco não é igual à qualidade do material. Normalmente, quanto menor o osso de bétula, mais brilhante e rico é o padrão interno. Mas em qualquer caso, o padrão interno de crescimento é macio, sem pinças e agulhas.
Por dentro, o suvel lembra madrepérola - em um tom, é claro. Pode ser diferente, pode ser mais branco, mais escuro, mais rico ou mais desbotado. Às vezes o suvel é como o âmbar por dentro, é mais marrom, rosado ou até esverdeado. Qual será a sombra das entranhas da vegetação depende do local onde cresce a bétula, bem como da subsequente secagem desta parte da árvore.
Aliás, o suvel pode ser provocado. Algumas pessoas simplesmente prendem um tronco de bétula ou um galho específico de uma árvore. No local da constrição, forma-se um bojo, que é formado por anéis anuais. Mas se o respeito pela natureza é uma prioridade, você não deve fazer isso.
Suvel também é uma formação natural vantajosa porque se comporta bem durante o processamento. A estrutura se adapta bem ao esmerilhamento, perfeitamente polida. Finalmente, o principal valor da educação é o mesmo corte de madrepérola que lembra o mármore. Brinca com as manchas do sol, encanta com sua textura e até dá origem a algum tipo de luz interior. É impossível dizer com certeza, olhando para o crescimento de uma bétula, o que está dentro, mas certas previsões podem ser feitas.
Quanto mais desajeitado e tortuoso for o acúmulo, mais rico e interessante será seu padrão interno.
Como é diferente de um protetor bucal?
Em primeiro lugar, vale a pena dizer o que é um limite. Ele também tem um nome alternativo popular - "vassoura de bruxa". Esta formação, em contraste com o suvel, é de natureza benigna. Os nódulos crescem em um tronco ou galho de vidoeiro.Não se trata de um tipo de bola ou grande queda, mas de uma formação nodular, com muitas saliências que criam rins dormentes (ou adventícios). Essas formações se assemelham a espinhos ou tubérculos. Não é surpreendente se pequenos brotos e galhos crescerem no burl, direto de seu intestino. Com um redemoinho, isso está fora de questão.
As diferenças entre essas entidades são significativas.
Por exemplo, um burl é um achado raro e bem-sucedido. Acredita-se que possa ser encontrado em uma das 3-5 mil árvores. Suvel é mais fácil de encontrar. Em bétulas, as pessoas costumam encontrar um burl de raiz, que também pode ser de tamanho impressionante. Não é tão fácil processar um burl quanto um suvel, mas inchaços, inchaços e espinhos se fazem sentir. Mas não deve haver problemas com lixamento e polimento.
A madeira do suvel não é tão forte quanto a do burl. É pelo menos duas vezes mais forte do que a bétula em que cresceu o burl. As cigarreiras e caixas, brincos, pulseiras, grampos de cabelo e pequenas decorações são geralmente feitos de burl. Mas um padrão esculpido em uma tampa nunca é criado (bem, talvez apenas experimentadores desesperados), porque será supérfluo.
A textura e textura deste elemento de madeira rara não precisa de decoração excessiva.
Características da peça de trabalho
Você precisa procurar uma protuberância incomum, é claro, na floresta. A propósito, tanto o burl quanto o swil são frequentemente confundidos com cogumelos lenhosos. Seu nome é até difícil de lembrar - o Inonotus é chanfrado. Mas, para simplificar, isso é o que as pessoas chamam de chaga.
Esse cogumelo cresce em uma bétula e é possível encontrá-lo em uma árvore com mais frequência do que em um soalho, e ainda mais em um burl.
Aqui estão algumas dicas para encontrar e colher um redemoinho.
-
Cortar o swile é ideal no outono (assim como o burl, no entanto). Se já estiverem muito retorcidos, a colheita de outono é especialmente apropriada.
-
Cortar o acúmulo não é fácil - você pode ter que usar uma motosserra para isso. É verdade que também aqui pode surgir um problema - as correntes de serra tornam-se rapidamente opacas sob a influência de um acúmulo teimoso e muito durável.
-
Na ausência de uma motosserra, uma ferramenta manual também é adequada, mas apenas uma com dentes bem afiados. Se a serra estiver cega, será difícil para o mestre e para a árvore, que são perigosamente feridos por tais manipulações.
-
Para que uma cavidade desnecessária não se forme acidentalmente na árvore, os locais onde o suvel é cortado devem ser cobertos com verniz de jardim o mais rápido possível. Em vez de var, argila e massa com tinta a óleo servirão.
-
Se for encontrada uma ondulação de tamanhos enormes, vale a pena considerar seriamente se a formação deve ser reduzida. Se você remover tal crescimento de uma árvore, poderá infligir danos severos a ele: o ferimento será tão sério que a árvore corre o risco de morrer.
-
O processamento inicial é variável. Você pode deixar a madeira ao ar nas condições mais naturais, mas levará um ou até dois anos para secar naturalmente. Você pode agilizar o processo da seguinte forma: a casca é retirada da peça, embrulhada em jornal, colocada em um saco de polietileno preto. O papel evitará que o material aqueça rapidamente e a bolsa criará um efeito estufa. Se o suvel secar fora, o polietileno preto vai aquecer rapidamente com o sol, se em casa - com a bateria. O processo é uniforme, o que significa que você não precisa se preocupar em quebrar a árvore. A bolsa está amarrada, deixando uma pequena abertura. Tudo levará cerca de 25 dias.
Mas coletar, secar é apenas o começo do processo. Em seguida, a sopa deve ser cozida.
Segredos de processamento
O método de cozimento descrito abaixo é bastante popular. Além disso, é adequado tanto para dar à madeira a tonalidade desejada, como para forçar a secagem, e para tornar o padrão natural mais expressivo.
O suveli é cozinhado de acordo com um certo esquema.
-
Somente peças de trabalho limpas de casca são colocadas na panela. Eles são despejados com água para que o líquido cubra o material em 3 cm. Em seguida, adicione 2 colheres de sopa de sal a 1 litro de água, coloque o recipiente no fogo. A serragem é adicionada à solução: amieiro ou bétula são adequados, as agulhas também funcionam. Eles são necessários como corante natural.
-
Assim que a água ferver, o calor é reduzido e a fervura dura 4 horas. Se você tiver que processar uma peça muito grande - todas as 6 horas.Em seguida, a água é drenada, a madeira é deixada para secar. No segundo e terceiro dias, os processos se repetem. No total, o cozimento deve levar pelo menos 12 horas (até 18) por três dias consecutivos.
Por que é necessário cozinhar em solução salina - obras de física simples. Há seiva na árvore e sua densidade é menor do que a da solução salina. Durante o cozimento, a água entra no material e começa a desidratação. A seiva da árvore é deslocada e a solução salina é absorvida. É assim que ocorre a difusão elementar do líquido e o acúmulo é seco.
Após o cozimento, o material deve ser embrulhado em jornal e enviado em sacola. No dia seguinte, a lavoura ainda está úmida e pode secar sem medidas extras. Em casos extremos, pode-se secar o material por mais um dia no jornal.
O processamento da acumulação é grosseiro e final. No desbaste, um corte de serra é feito no material de forma que seja agradável ao formato futuro do produto. Se for, por exemplo, uma tigela, a parte interna é selecionada de cima para baixo. O excesso de madeira é removido movendo-se das paredes para o centro, observando um ângulo de 45 graus. Uma broca ou cinzel ajudará com isso. Especialmente não é necessário desbastar as paredes: quando secas, podem tornar-se muito frágeis, não estando excluídas até fissuras. Quando o produto está em sua forma original, ele é deixado ao ar livre por alguns dias, não sob a luz solar direta.
O acabamento é a retirada da angularidade das formas, o avanço máximo até o aspecto final do produto, a revelação da estrutura do osso de bétula.
Se no decorrer deste trabalho falhas no material, pequenas rachaduras forem reveladas, uma mistura de cola e serragem ajudará. Depois disso, você pode limpar a aspereza: com uma lima ou um raspador, a escova de aço também funciona. É necessário agir com freqüência e pequeno, com cuidado. Você pode moer o produto com uma broca, ou melhor, manualmente - com uma lixa.
Resta apenas limpar o produto acabado da poeira, protonar, se essa for a intenção. O crescimento da madeira às vezes é tratado com verniz, às vezes com cera, e óleo de secagem quente também é usado. E esse processo é longo, os custos trabalhistas são significativos. Mas, afinal, há muitos produtos feitos de suvel.
Aplicativo
Os artesanatos feitos de osso de bétula são variados - o que a imaginação do autor não criará. As joias são consideradas as mais populares: joias originais, que hoje, na era do estilo ecológico, as tendências de design boho são especialmente procuradas. Essas joias irão servir para aqueles que amam materiais naturais, cores naturais - bege, leitoso, verde, areia.
Eles fazem pratos lindos de osso de bétula. O nome mais popular hoje é provavelmente tábua de cortar. Mas os cabos das facas, é claro, competem com as tábuas - e isso já é uma tradição. O material é denso, fácil de processar, muito bonito, pois os cabos das facas certamente serão muito procurados. As facas servem por anos, até décadas. O conserto na cozinha pode mudar, grande parte da louça também, então as facas precisam de formas sólidas e bonitas, atemporais e mutáveis. E os cabos de osso de bétula se encaixam perfeitamente.
As figuras de pássaros e animais também permitem fazer um suvel, pois o padrão amadeirado repete visualmente a plumagem de pássaros, a pele de uma cobra ou o pelo de animais. As próprias curvas do material inspiram o autor, dizem ao mestre o que exatamente fazer. O desenho em madeira pode não ser um trabalho independente, mas parte da decoração de um quadro, painel ou outro objeto de arte.
Em um mundo, quem adora mexer em madeira, sabe o valor da decoração em madeira, vai ter 100 e 1 ideia de uma bétula chamada suvel. E você pode ter certeza de que o produto de osso de bétula servirá por muitos anos.
O comentário foi enviado com sucesso.