Bétula fofa: características e cultivo

Contente
  1. Descrição botânica
  2. Plantar e sair
  3. Reprodução
  4. Qual é a diferença entre bétula caída e verrucosa?

A bétula é uma das plantas mais queridas entre o povo, cantada por famosos artistas, compositores e poetas russos, uma espécie de símbolo da Rússia. Uma das variedades mais comuns dessa planta é a bétula felpuda, que cresce em toda a natureza e é encontrada em jardins. Vale ressaltar que antigamente era chamado de "branco", mas depois passaram a chamá-lo de bétula pendente - para evitar confusão, eles se afastaram desse nome.

Descrição botânica

A bétula fofa (Betula pubescens em latim) é uma árvore alta nativa da Europa. Sua característica distintiva é a casca lisa, rachaduras no tronco são encontradas apenas em árvores velhas, e mesmo assim mais perto das raízes. Essas áreas costumam ser acompanhadas de líber - fenômeno bem conhecido que se manifesta na estratificação da crosta em várias camadas finas. O tronco da bétula é ereto, liso, cresce até 15-20 m de altura e até 80 cm de diâmetro. Até aos 5 anos é castanha, depois o volume de betulina produzida aumenta gradativamente e aos 10 anos a planta adquire uma cor esbranquiçada uniforme. Os primeiros anos são densos, mas rebaixam os brotos ao solo.

A partir do segundo ano, os galhos começam a se esticar bem alto, nas árvores adultas a copa se espalha. As folhas da bétula jovem são ligeiramente pubescentes; nos adultos, o pêlo é preservado apenas nas placas foliares inferiores. O sistema radicular é poderoso, bem desenvolvido, mas fica localizado próximo à superfície, portanto, durante ventos fortes, essas árvores costumam cair. A floração da primavera ocorre em abril-maio. Os frutos são formados em amentilhos, cada semente possui um par de asas translúcidas, devido às quais são carregadas pelo vento a longas distâncias. Amadurecimento ocorre no final do verão - início do outono.

A frutificação não ocorre antes do 15º ano de vida da planta.

A bétula fofa pertence às variedades resistentes à geada. A vida média é de 120 anos, mas em condições climáticas favoráveis ​​pode ser ainda mais longa. A bétula penugenta é considerada uma planta medicinal. Tem uma série de propriedades curativas: seus rins contêm óleos curativos, infusões e decocções deles têm um efeito diurético e antimicrobiano pronunciado. A madeira dessa árvore é usada para preparar carvão ativado e a seiva de bétula contém muitas vitaminas e micronutrientes.

Este tipo de bétula encontrou aplicação na indústria. A madeira desta espécie é utilizada como matéria-prima para o contraplacado, bem como para a produção de esquis. Os galhos são recolhidos em vassouras para o banho. A árvore serve de base para a fabricação de alcatrão, terebintina, álcool metílico e ácido acético. A bétula fofa não é menos popular entre os paisagistas. É plantada tanto em plantações individuais como em grupos. Esta planta ornamental com um tronco branco como a neve e uma copa exuberante torna-se uma verdadeira decoração de qualquer terreno pessoal. A beleza desta planta primordialmente russa é única, então sempre haverá um lugar para ela em parques, praças e jardins.

Plantar e sair

A bétula fofa deve ser plantada no final de agosto - início de setembro, de preferência em uma estufa sem aquecimento. O plantio é realizado semeando-se as sementes em solo preparado e solto. As mudas cultivadas são colocadas em pequenos recipientes e deixadas na estufa por vários meses, e depois que a neve derrete, elas são transplantadas para um terreno aberto em um local permanente. Deve-se manter uma distância de pelo menos 4 m entre as mudas jovens.

Ao plantar, é importante garantir que o colo da raiz permaneça no solo. É aconselhável adicionar um fertilizante mineral e orgânico complexo à cova de plantio. Isso ajudará o sistema radicular a endurecer mais rapidamente e fornecerá à planta os nutrientes necessários para seu pleno crescimento e desenvolvimento. Uma bétula jovem precisa de cerca de um ano para que o broto crie raízes e crie raízes em seu lugar. Durante este período, cresce cerca de 1 m.

Seleção de assento

A bétula felpuda cresce melhor em climas temperados frios ou temperados. O habitat de crescimento são áreas pantanosas, lagos e corpos d'água, bem como áreas montanhosas. A cultura é despretensiosa para o solo - desenvolve-se igualmente bem em solo neutro, ácido, argiloso, argiloso e arenoso. A bétula penugenta adora umidade, seu habitat natural são bacias hidrográficas, pântanos baixos, bordas de florestas.

As florestas de bétulas persistentes se formam nas planícies e nas margens dos rios. Apesar de toda a sua despretensão, a bétula tem uma atitude exigente em relação à luz - prefere áreas ensolaradas e bem iluminadas.

Rega

A bétula jovem na primeira vez após o plantio requer rega intensiva e abundante. Quando uma árvore cresce, ela tem umidade suficiente obtida da neve, água derretida e chuva, não precisa de irrigação adicional. Na fase inicial, a bétula fofa também precisa de cobertura, soluções de ureia e verbasco são consideradas as mais eficazes. Uma planta adulta é fertilizada à vontade.

Formação de formulário

Como qualquer outra árvore, a bétula requer poda higiênica - a remoção de galhos quebrados, secos e doentes. Quando cultivadas em jardins e parques, a poda formativa é realizada para dar à planta uma aparência mais decorativa. Não é recomendável fazer a moldagem de bétula fofa na primavera. O fato é que antes mesmo de os botões aparecerem no tronco e nos galhos, começa o intenso fluxo de seiva e, se alguma parte da árvore for cortada nesse período, sempre há o risco de ficar sem suco e morrer. No verão, a copa é formada se outras árvores crescerem nas proximidades. Na falta de iluminação, os galhos começam a buscar o sol, ficam muito compridos e finos - com o tronco frágil, isso pode causar a quebra da planta. Nesse caso, a poda resolverá o problema da competição por luz e água. O corte da colheita executa várias tarefas ao mesmo tempo:

  • afina ramos esqueléticos, melhorando assim a iluminação do círculo do tronco;
  • estimula o crescimento de rebentos laterais jovens;
  • dá à planta uma aparência decorativa elegante.

A poda de topiária de bétulas tornou-se comum nos últimos anos. Permite formar uma coroa simétrica arredondada em um tronco desprovido de ramos. Porém, essa poda exige habilidade, pois qualquer erro na técnica pode levar à morte da muda. No período de outubro a abril, a bétula entra em estado de hibernação. Nesse momento, a circulação do suco cessa, para que você possa realizar facilmente um corte de cabelo rejuvenescedor. É aconselhável realizá-lo a cada dois anos.

Independentemente da estação, a bétula requer poda se a espessura do tronco não corresponder à altura da planta. Em tal situação, a bétula se desenvolve desproporcionalmente, e o risco de seu colapso durante um vento forte aumenta significativamente. Para evitar isso, a parte superior deve ser aparada. No caso de ser forçado a trabalhar na primavera, a seção de corte deve ser coberta com grama de jardim.

Como muitas outras plantas, a bétula fofa às vezes sofre de infecções fúngicas e pragas de insetos.Eles podem parasitar folhas, brotos e raízes.

As doenças mais comuns de bétula penugenta.

  • Vassoura de bruxa - uma infecção causada por um fungo marsupial. Ele penetra nas áreas danificadas do galho e ali se reproduz ativamente. Como resultado, novos brotos são formados feio. Tal doença não representa uma ameaça à vida da planta, mas suas características decorativas são significativamente reduzidas.
  • Hidropisia bacteriana - uma das doenças mais perigosas. Surgem inchaços na casca da bétula e um líquido com odor desagradável se acumula em seu interior. No local de seu aparecimento, a casca começa a morrer e, com uma infecção em grande escala, leva ao ressecamento da árvore. É muito difícil lutar contra essa doença, na maioria das vezes leva à morte rápida da bétula.
  • Oídio - a patologia mais comum entre bétulas. Manifesta-se no aparecimento de flor branca nas placas foliares e na suspensão do crescimento de novos rebentos. Não é perigoso para as plantas vizinhas. Para evitar o aparecimento de tal doença, é necessário borrifar a árvore com sulfato de cobre ou líquido bordalês na primavera.

Reprodução

A reprodução de uma planta é realizada por dois métodos principais: por sementes ou vegetativamente. No primeiro caso, as sementes podem cair no solo por semeadura própria ou ser plantadas propositalmente. A semeadura é realizada na queda diretamente no solo ou na estufa. O método vegetativo é geralmente usado para cortar uma árvore velha. Via de regra, vários brotos vivos permanecem no toco. Alguns deles morrem, enquanto outros formam ramos fortes e saudáveis ​​- eles podem ser usados ​​para plantio posterior.

As peças de trabalho devem ser colocadas em água, esperar até que criem raízes e, em seguida, enraíze-as em um substrato nutritivo. No entanto, mesmo com a melhor abordagem, a maioria das estacas não cria raízes. Como mostra a prática, não mais do que 10% das árvores plantadas dessa forma crescem.

Para rejuvenescer a planta e criar formas de choro, a bétula pode ser enxertada. É melhor fazer isso no final do verão, enxertando as estacas lignificadas da vegetação atual.

Qual é a diferença entre bétula caída e verrucosa?

A bétula fofa costuma ser confundida com a bétula caída. Na verdade, essas plantas têm muito em comum, mas também existem diferenças.

  • Na bétula fofa, a base das folhas é redonda, na bétula caída é em forma de cunha.
  • A casca de uma bétula fofa é branca ou cinza claro de cima para baixo. Nas caídas, apenas a parte superior é branca, a casca da base é escura, áspera e com muitas fissuras.
  • A bétula felpuda é mais adaptável a condições climáticas adversas. Ela cresce mesmo nas regiões do norte e em solos pantanosos. Mas o enforcamento é mais comum em solos secos.

A principal diferença entre bétula fofa e verrucosa é a aparência do tronco. Este último possui em sua superfície glândulas resinosas, semelhantes a verrugas, graças às quais adquiriu seu nome.

No próximo vídeo, você encontrará informações adicionais sobre a bétula fofa.

sem comentários

O comentário foi enviado com sucesso.

Cozinha

Quarto

Mobiliário