Artesanato de bétula

Artesanato de bétula
  1. Características da bétula
  2. O que pode ser feito da casca?
  3. Opções para artesanato de toras de bétula
  4. Usando galhos e folhas
  5. Ideias de produtos para o jardim e a casa de campo

Hoje, dachas e casas de campo lembram obras de arte em sua aparência. As pessoas, fugindo da agitação da cidade, procuram rodear-se de beleza, que se manifesta não só na arquitetura, mas também na decoração interior da casa, bem como no desenho do terreno pessoal. Há uma série de itens diferentes nas lojas para decorar seu jardim e sua casa. Mas tudo isso não é barato. Além disso, é difícil escolher entre produtos de fábrica o que lhe permitirá arranjar um jardim ou uma cabana de verão no mesmo estilo. Nesses casos, ajuda o artesanato feito à mão, que sempre parece original. Na maioria das vezes, a madeira de bétula é usada para esses fins. Como material adicional, vale a pena prestar atenção à forma original dos galhos e da folhagem das árvores.

Características da bétula

Na casa de verão, muitas vezes você pode encontrar produtos de madeira: carvalho, abetos, pinheiros e outras espécies. Mas a bétula, neste caso, tem uma série de vantagens:

  • é mais fácil realizar quaisquer manipulações com madeira de bétula, pois possui densidade e dureza médias;
  • tem uma textura fraca, a estrutura é homogênea;
  • esse material não é apenas fácil de pregar, ele se presta a uma colagem de alta qualidade em cola especial;
  • com a ajuda de tintas e vernizes especiais, uma figura feita dessa madeira pode obter uma aparência estética confiável que durará muito tempo.

Das desvantagens, os usuários deste material destacaram o seguinte:

  • ao secar excessivamente, a madeira de bétula tende a rachar;
  • considerado instável à decomposição;
  • tem uma alta probabilidade de buracos de minhoca.

As desvantagens mencionadas acima podem ser facilmente corrigidas com as soluções químicas disponíveis.

O que pode ser feito da casca?

A casca de bétula era muito utilizada no artesanato até mesmo entre nossos ancestrais, o que, se bem preparada, se deve à flexibilidade do material e à durabilidade da estrutura feita com ela.

Para as costureiras novatas, você precisa saber que a casca de bétula pode ser coletada em qualquer época do ano, embora seja sempre facilmente removida da árvore. Para isso, basta fazer um entalhe da largura desejada no tronco com uma faca afiada, após o que fazemos cortes em círculo em ambos os lados. Então vamos um pouco mais fundo com uma faca - e removemos a casca de bétula. A condição da árvore da qual o material é removido não importa. Pode ser vidoeiro jovem ou velho, saudável ou podre.

Além de sapatos bastões russos tradicionais, várias caixas, você pode fazer um monte de lembranças e elementos decorativos:

  • brownie, que pode estar em uma caixa ou sem ele;
  • várias bonecas;
  • flores;
  • pinturas e molduras.

Os ofícios são diferentes, mas têm um princípio de fabricação comum. O material resultante para flexibilidade é fervido por meia hora.

Se precisar de uma chapa fina, então colocamos o material sob a prensa.

Após o processamento preliminar com o auxílio de uma tesoura e uma faca afiada, fazemos os elementos necessários (folhas, cabeças de boneca, etc.). Para a colagem, usamos cola PVA comum.

Em seguida, o produto acabado, se necessário, é bem pintado e seco. Revestido com verniz para dar brilho e durabilidade.

Opções para artesanato de toras de bétula

A principal vantagem de trabalhar com toras de bétula como material improvisado é a facilidade de uso. Mesmo o mais inexperiente neste assunto, o mestre pode cortar uma tora da maneira necessária: longitudinalmente, transversalmente, em anéis, em semicírculo. E então, usando um martelo e pregos, exposições de jardim muito fofas podem ser dobradas a partir dos espaços em branco apresentados.

Burro ou pônei de madeira

Para a fabricação, você precisará de toras de comprimentos e diâmetros diferentes. Para as pernas, você precisa moderadamente fino, mas alto (4 peças), para o corpo - um tronco curto, mas largo o suficiente em diâmetro. Para a confecção do focinho, utiliza-se também uma tora curta (mais curta que o corpo), mas relativamente larga, que será conectada ao corpo por uma tora fina que desempenha o papel de um pescoço. As orelhas são feitas de quaisquer segmentos (de preferência ovais) e um nariz, que pode ser de uma pequena guarnição redonda. Os olhos e a boca são mais freqüentemente desenhados. As peças acima são unidas usando um martelo e pregos convencionais. Você também pode complementar a figura resultante com um cavaleiro de madeira (pode ser, por exemplo, uma lebre) ou uma carroça onde será colocado o canteiro de flores.

lebre

As instruções passo a passo para fazer uma lebre são quase as mesmas que para fazer um burro. A diferença está na forma das peças, seu tamanho e localização. É bastante difícil fazer uma lebre apoiada em 4 patas, e tal figura feita de toras provavelmente não parecerá muito atraente. A maneira mais fácil é imaginar um animal sentado nas patas traseiras.

Para isso, são obtidos toros curtos do mesmo tamanho. Se houver essa oportunidade, você pode fazer uma depressão no meio deles para plantar o corpo. O corpo é um tronco, que na posição vertical é preso aos troncos, que desempenham o papel de pernas. Se por algum motivo for difícil fazer um aprofundamento, então você pode passar sem ele. Só que em vez de uma boca desenhada, como no caso de um cavalo, seria melhor usar 3 pequenos círculos colocados lado a lado (2 na parte superior e 1 na parte inferior). Os superiores criam a aparência de um bigode e os inferiores - a boca. Logs que imitam patas são mais bem fixados nas laterais, você pode anexar a eles um manequim de cenoura feito por você mesmo ou de fábrica.

Urso

Um urso, como uma lebre, é feito sentado nas patas traseiras. Os tamanhos das toras, como nos casos anteriores, dependem da proporção da figura. A peculiaridade de se fazer um urso é que o focinho deve ser grande, de diâmetro ele corresponderá ao diâmetro do corpo. Os olhos e a boca podem ser feitos de velhas tampas de plástico ou uma pequena tampa de frasco é mais adequada para a boca. As partes mencionadas estão pregadas. Nesses casos, as características faciais do urso adquirem uma aparência engraçada e assustadora.

gato

Um gato, como um cavalo, pode ser feito de pé sobre 4 patas. Para consertar a cabeça, como no caso da lebre e do urso, o pescoço não é necessário. Para fazer isso, prenda um segmento redondo de uma espessura bastante pequena na borda do corpo. Os semicírculos são usados ​​como orelhas. Os olhos também podem ser feitos de tampas de garrafa de plástico. O nariz é muito pequeno e redondo. A boca é representada por duas cabines de toras redondas, que devem ser maiores que o nariz e localizadas abaixo dele. Destas peças redondas sobressai um pedaço de tecido vermelho em forma de língua, e ramos de videira ou vassoura são presos às próprias peças redondas, que funcionam como um bigode.

De outros

Diversos homenzinhos feitos de toras de diferentes comprimentos e larguras parecem incomuns em um terreno pessoal. Sua criação não é particularmente diferente da criação dos animais apresentados acima. Você precisa ser guiado principalmente pela sua imaginação.

Usando galhos e folhas

Galhos e folhas de árvores complementam bem não apenas o artesanato feito com toras de bétula, mas também são amplamente usados ​​para criar ikebanas decorativas por conta própria.

Usando-os como material adicional, você pode fazer, por exemplo, penas para pássaros, cabelos para Baba Yaga e qualquer outro personagem.

Canteiros de flores portáteis parecem originais em um terreno pessoal, cujos vasos são colados com galhos finos em um círculo, seu comprimento pode ser igual ou diferente. Como toque final, recomenda-se amarrar o vaso decorado com ramos com uma fita da cor das flores que nele crescem.

Se considerarmos os galhos e as folhas como um material independente para bordado, várias outras opções de artesanato podem ser feitas.

Painel, que é um quadrado (a forma pode ser qualquer) de ramos densamente localizados. Você pode decorar o produto com uma flor de casca de bétula ou um arranjo de flores de folhas secas revestidas com verniz. O bouquet é complementado por finos ramos de diferentes comprimentos.

De ramos mais grossos, pode-se fazer uma escada, que no inverno desce da varanda com uma figura do Papai Noel presa a ela. Para fazer essa composição, basta amarrar os galhos com uma corda dos dois lados. E se houver uma broca em casa, então para a durabilidade da estrutura, é melhor fazer um pequeno furo nas bordas dos galhos com uma broca fina por onde passa o cabo. Depois de puxar a corda, lembre-se de fazer nós na parte superior e inferior para que a barra de galhos seja fixada.

Para a decoração de exteriores, utiliza-se um porta-retratos antigo, cujo canto também é decorado com um buquê de ramos e folhas secas. Colocamos uma corda mais longa na moldura, decorando a árvore perto da varanda ou a própria varanda com ela.

Um vaso alto com o mesmo buquê alto de flores de folhas secas ficará inesquecível. As flores resultantes (a maneira mais fácil de fazer rosas) são colocadas em galhos altos. Para fazer flores, pegamos folhas secas de tamanhos grandes (de preferência folhas de bordo), dobramos ao meio e, colocando esses detalhes em cima umas das outras, formamos uma rosa, que é bem amarrada com uma corda na parte inferior para que a folhagem não se desintegra. Você precisa formar uma rosa em um galho, caso contrário, ela não será inserida posteriormente. Os buquês acabados podem ser envernizados para que não se desintegrem e brilhem. É melhor escolher ramos para um buquê de alturas diferentes, caso contrário, ficará sem folhas, uma vez que não terá folhas.

As composições onde há folhas secas são mais bem utilizadas como decoração em ambientes internos ou sob um dossel, uma vez que se tornarão rapidamente inutilizáveis ​​com a chuva.

Ideias de produtos para o jardim e a casa de campo

Pensando no desenho de um enredo pessoal, é aconselhável planejá-lo no mesmo estilo. Podem ser motivos de aldeia, um reino das fadas e assim por diante. Depois disso, decidimos quais decorações não devem ser concentradas em um só lugar. A localização deles deve ser abordada minuciosamente para que tudo pareça harmonioso.

Se você planeja usar um estilo rústico para a decoração, então bancos, mesas e cadeiras feitos de toras de bétula, dispostos em uma determinada sequência, ficarão com uma aparência original. Se houver um mirante no terreno pessoal, então no lado oposto, no gramado ou debaixo de uma árvore, instalamos uma mesa feita por nós e várias cadeiras para ela. Em grandes áreas, nesses casos, será necessário colocar, por exemplo, um banco de madeira não muito longe do mirante e da mesa. Nesse caso, todos os móveis devem ser processados ​​grosseiramente ou, em geral, sem processamento.

Uma velha armação de metal de uma chaise longue pode ser transformada em mobília original colando toras de bétula perto dela. Deve-se observar que o material precisará ser processado adequadamente: corte todos os nós e lixe bem.

Os produtos apresentados acima podem ser complementados com um canteiro de flores feito do tronco de uma árvore caída. Para isso, com um cinzel e um martelo, arrancamos a parte interna para obter uma depressão, que é preenchida com terra. Será mais fácil fazer uma goivagem se você fizer cortes ao redor do perímetro do furo pretendido com uma serra comum ou elétrica. A propósito, você pode ir mais fundo com uma serra elétrica.Para tornar o cocho resultante estável, você precisa prender as metades do tronco cortado ao longo das bordas.

A partir de cortes de bétulas, você pode fazer caminhos originais no jardim ou no jardim. Deve-se notar que os caminhos são enormes, então entre os canteiros de culturas ligeiramente crescentes (cenouras, beterrabas) eles não parecerão harmoniosos. É mais conveniente colocá-los entre arbustos de framboesa, por exemplo, já que o arbusto, crescendo rapidamente, apaga todos os caminhos previamente pavimentados. E se você formar um caminho adequadamente com cortes de serra na primavera, poderá caminhar com segurança entre os arbustos no verão.

Para fazer isso, em primeiro lugar, colocamos uma base arenosa mais alta, sobre a qual pedras de entulho são colocadas em uma camada solta. Tudo é necessário, pisoteando, tamp. Depois disso, colocamos os cortes o mais próximos possível um do outro. Como a árvore não é resistente ao aparecimento de vários insetos, é recomendável usar toras não afetadas para esse fim. Além disso, é aconselhável tratá-los com soluções que evitem o aparecimento de apodrecimento, já que com a abordagem correta, o caminho pode durar vários anos.

Além do artesanato apresentado acima, uma ponte decorativa de madeira, que pode ser colocada perto de arbustos exuberantes, terá uma boa aparência. Também são feitos pequenos manequins de poços nas áreas, aos quais pode ser fixada uma caixa com água para visibilidade. Também pode ser usado como canteiro de flores.

Outro produto interessante pode ser uma pequena ponte lançada sobre um riacho ou corpo de água seco. As pontes podem ser curvadas, o que não é fácil de fazer em casa, mas você também pode fazer uma ponte com uma ligeira curva. Isso é feito às custas da escada, uma reminiscência de degraus, que são posteriormente cobertos com troncos de bétula.

Nem todas as ideias interessantes foram encontradas no artigo, então sugerimos que você se familiarize com o artesanato original assistindo ao vídeo a seguir.

sem comentários

O comentário foi enviado com sucesso.

Cozinha

Quarto

Mobiliário