Bétula vermelha

Contente
  1. Descrição
  2. Onde ele cresce?
  3. Os motivos do desaparecimento

Um dos representantes específicos de uma espécie de árvore rara com a distribuição mais limitada é o vidoeiro vermelho. Devido ao corte descontrolado e à falta de medidas para preservar esta espécie valiosa, a planta está à beira da extinção, embora seja de benefício indiscutível para a natureza circundante e para o homem: a bétula evita o assoreamento e o alagamento de terras nas várzeas dos rios locais .

Descrição

O único Vidoeiro Vermelho, também chamado de vidoeiro de Yarmolenko, é uma árvore de tamanho médio que pode crescer de 2 a 5 m de altura.

Características interessantes da raça:

  • tronco coberto com casca amarelo-acinzentada;
  • brotos de cor marrom ou marrom com uma tonalidade vermelha, ramos jovens são púberes e cobertos com numerosas protuberâncias de resina;
  • as folhas da árvore são miniaturas, ovóides ou rômbicas, sua largura é de até 2 cm, e o comprimento não é superior a 2,5 cm, cerca de pecíolos curtos (aproximadamente 0,6 cm), as folhas são em forma de cunha, têm um ponta pontiaguda, não mais do que 5 veias, finamente serrilhada nas laterais;
  • as folhas adultas são distinguidas por uma parte inferior clara, parte superior verde brilhante e pubescente ao longo das nervuras;
  • durante a floração no final da primavera, a bétula é coberta com amentilhos ovais e oblongos de até 2 cm de comprimento, cada fruto tem 2 folhas e uma perna felpuda;
  • as escamas das frutas com um prato estreito no meio são nuas, e nas bordas há vilosidades; escamas nas laterais, mais curtas e voltadas para cima, diferem na forma de um ovo alongado;
  • as nozes com a parte superior fofa crescem para a frente (obovadas), as asas são uma vez e meia mais largas do que as sementes.

No sul também se pode encontrar uma árvore semelhante, esta é uma bétula com folhas vermelhas, mais precisamente borgonha-cobre, de até 10 metros de altura e um volume de copa de 3 m. É uma bétula pendente, sempre apreciada entre residentes de verão e proprietários de casas particulares.

Contudo, ambas as raças não são muito adequadas para a zona média com seus invernos frios. Os rebentos novos são frequentemente congelados no inverno, o que faz com que a planta não atinja a sua altura natural.

Onde ele cresce?

Bétula Yarmolenkovskaya (Betula jarmolenkoana Golosk) - endêmica, preferindo uma determinada área de crescimento, muito limitada em sua área. A árvore é comum nos Pamirs Orientais, no leste do Tien Shan. Sua pátria é a Ásia Central, em particular, a região de Almaty, no Cazaquistão.

Um pequeno número dessas árvores raras cresce nas regiões montanhosas da cordilheira Terskey-Alatau, no território da República do Cazaquistão. Perto dali fica a aldeia de Narynkol, que, de fato, está isolada da civilização, devido à sua localização a uma altitude de 2 mil metros acima do nível do mar. Assim, A extensão do Red Birch é limitada pelas terras de várzea de dois rios de montanha - Bayynkol e Tekes.

Em condições naturais de clima bastante frio, este representante da flora cresce praticamente sobre pedras. O solo para o vidoeiro vermelho é seixo - Trata-se de um solo constituído por grandes frações de seixos rolados, bem como areia, brita e cascalho, por vezes argila. Esse terreno se formou no decorrer do movimento dos rios de montanha, em sua parte litorânea.

Em parte, esta raça cresce na parte próxima ao canal dos vales dos rios, com baixo teor de nitrogênio e húmus. Em outras palavras, são terras inadequadas para a maioria das plantas. No entanto, mesmo nessas condições desfavoráveis, a bétula de Yarmolenko poderia continuar a sobreviver se as pessoas, incluindo os residentes locais, entendessem a importância de preservar esta espécie.

No momento, a árvore está incluída no Livro Vermelho, pois a planta, se não retomar a restauração de sua zona de crescimento natural, pode desaparecer para sempre da face de nosso planeta.

Os motivos do desaparecimento

O valor do Vidoeiro Vermelho é que a árvore é capaz de evitar o alagamento dos rios da montanha e o acúmulo de quaisquer sedimentos, arrastados e suspensos, neles. Isso já é importante porque os reservatórios são fontes de água potável. Além do mais, a árvore evita a destruição da parte costeira da costa devido a fortes inundações e inundações causadas por chuva ou neve derretida.

Além disso, a bétula de Yarmolenko tem uma aparência decorativa e pode muito bem ser usada para paisagismo de parques, praças e territórios privados. Mas o número dessas árvores está diminuindo drasticamente, e agora surgiu a questão de salvá-las, pelo menos para preservá-las para a posteridade.

Certos fatores levaram a essa situação.

  • Essas são causas principalmente naturais. - um clima severo causado por um longo período de frio e a localização remota do assentamento de Narynkol. Por causa disso, os residentes locais são forçados a estocar lenha por conta própria e, portanto, a árvore listada no Livro Vermelho continua sujeita a corte ilegal. A situação é agravada pelo fato de esta raça ser altamente inflamável.
  • O segundo fator não menos sério na morte de plantas - falta de áreas especialmente designadas para o pasto de animais domésticos. A população de árvores poderia se recuperar por conta própria se o gado não comesse periodicamente o crescimento jovem.
  • Mas o mais triste é a ignorância da população local. sobre o valor real da árvore rara que eles cortaram.

Agora, a silvicultura Bayynkol, criada em 2004, está lutando contra a atitude bárbara em relação à bétula única, mas multas e outras sanções não impedem as pessoas de destruir trechos inteiros dessa árvore. No momento, é virtualmente impossível encontrar uma bétula adulta saudável - você só pode ver tocos com brotos crescendo neles.

Resta apenas apelar a figuras públicas e estadistas para, em conjunto, salvarem o Vidoeiro Vermelho da destruição completa. Finalmente, foram feitas tentativas para criar viveiros para o cultivo da bétula Yarmolenkovskaya, houve projetos de aproveitamento da madeira para paisagismo de cidades e decoração de jardins botânicos da república. Mas até agora sabemos muito pouco sobre esta planta única e, nas condições atuais, seu cultivo não é economicamente lucrativo.

mas cientistas e entusiastas comuns não perdem a esperança de restaurar os locais onde essa árvore cresce. Esperemos que eles consigam romper a barreira do mal-entendido e, algum dia, ficaremos aliviados ao saber que o Vidoeiro Vermelho foi salvo.

sem comentários

O comentário foi enviado com sucesso.

Cozinha

Quarto

Mobiliário