Tudo sobre bétula anã

Contente
  1. Descrição
  2. Subespécies e variedades populares
  3. Características de pouso
  4. Regras de cuidado
  5. Reprodução
  6. Doenças e pragas
  7. Aplicação em paisagismo

Saber tudo sobre a bétula anã é necessário não apenas para o desenvolvimento geral, mas sua descrição é muito importante para os fãs de projetos paisagísticos extraordinários. Tudo é interessante: onde cresce a bétula anã, qual é a pequena bétula "nana" e outras subespécies. Você também deve prestar atenção ao tipo de matagal na tundra, no "Golden Treasure", "Golden Dream" e outras espécies.

Descrição

A bétula anã é um tipo de planta lenhosa que, de acordo com a atual classificação ambiental, é “menos preocupante”. Mas é improvável que tal característica geral satisfaça as pessoas interessadas. Outros nomes para esta espécie são anão e vidoeiro anão. Fora da literatura botânica (na vida cotidiana), eles falam sobre:

  • ardósia;
  • yernik;
  • ardósia de bétula;
  • Karl;
  • yernik;
  • vidoeiro anão vidoeiro;
  • Yernik-ardósia.

A bétula anã cresce em quase todo o território europeu e canadense. A exceção são as regiões mais meridionais da UE e do Canadá, respectivamente. Esta espécie também vive na zona natural da tundra. Sua presença é notada em:

  • regiões do noroeste da Rússia;
  • Localidades da Sibéria Ocidental e Yakut;
  • várias áreas das penínsulas de Chukotka e Kamchatka.

Fora das regiões do norte, a bétula anã pode ser encontrada nas montanhas da Eurásia a uma altitude de pelo menos 300 m. Um habitat adequado para ela é criado em altitudes de até 835 nas Terras Altas da Escócia. E nos Alpes, este arbusto baixo é encontrado até um nível de 2,2 km acima do nível do mar.

A bétula anã forma matagais muito densos nas regiões da tundra. Eles também são vistos no cinturão alpino e em pântanos de musgo.

A planta é classificada como um arbusto de folha caduca com ramificação intensiva. Sua altura geralmente varia de 0,2 a 0,7 m. Um recorde de crescimento de 1,2 m está oficialmente registrado. Os brotos são construídos em um padrão crescente ou espalhado. No início do desenvolvimento, eles são cobertos com veludo ou uma espessa camada de canhão. À medida que amadurecem, os rebentos vão desnudando, adquirindo uma coloração castanha escura ou avermelhada com castanho escuro; a isso eles devem sua casca. As folhas são dispostas em um tipo alternado e têm uma redondeza pronunciada. Em alguns casos, são encontradas folhas ovais arredondadas. Seu comprimento varia de 0,5 a 1,5 cm, e sua largura de 1 a 2 cm. Mais perto da base, é típica a forma redonda ou em cunha larga, o topo da folha é arredondado. Bordas serrilhadas estão presentes, mas bastante rombas.

A borda superior da folha é verde escura e tem um brilho brilhante. Na superfície inferior, uma cor verde clara com maciez difusa é mais típica. As flores de bétula anã unissexuais são pequenas e não muito atraentes. O comprimento das brácteas não ultrapassa 0,25 - 0,3 cm. O fruto pertence à categoria das nozes, o seu comprimento é de 0,2 cm e a sua largura é de 0,1 cm e, ao examinar de perto, encontram-se "asas" laterais. A bétula anã continua a florescer até que a folhagem se dissolva. A frutificação ocorre em abril, maio e junho. O sistema radicular é construído em um tipo fibroso, espalha-se mais em largura do que em profundidade. A planta certamente se adaptou à astúcia do clima do norte. Isso significa que pode ser cultivado com segurança em lugares mais ao sul - o principal é como escolher uma variedade.

Os troncos das bétulas em miniatura não são apenas baixos, mas também desviados para o lado. Existem muitos brotos e se ramificam bem.Crohn não tem uma configuração convexa característica, mas como se "se espalhasse". Essa estrutura representa adaptação ao frio extremo e reduz os riscos para o sistema radicular.

Importante: as variedades de plantas naturais, ao contrário das modificadas pelos criadores, são completamente incapazes de suportar o calor, mesmo por um período muito curto.

Subespécies e variedades populares

A pequena bétula "Golden Treasure" é muito popular. Como outras espécies do grupo Golden, é caracterizado por um crescimento extremamente lento. No final da primeira década de vida, a árvore atinge no máximo 0,3 m de altura. Sua largura não ultrapassa 0,7 m. As cópias mais altas do Tesouro Dourado podem crescer até 0,7 me atingir 1,5 m de circunferência.

Essa cultura parece o mais impressionante possível. Não é de admirar que muitas vezes seja interpretado como forma de tons brilhantes de paisagens. O arbusto se distingue por folhas amarelas que lembram rendas. É apreciado por seu maior efeito decorativo e brilho visual. A variedade é rara e altamente ramificada, com uma taxa de crescimento anual de até 0,1 m. A floração ocorre em maio e termina com a dissolução da folhagem.

É importante saber que Golden Treasure:

  • ótima para sol e sombra parcial;
  • não possui requisitos especiais para a qualidade do solo;
  • prospera em condições moderadamente úmidas.

Golden Dream é outro pequeno tipo decorativo de bétula subdimensionada. Foi estabelecido que a sua altura pode chegar a 1,2 m. A circunferência da árvore, tal como a da variedade anterior, pode atingir 1,5 m. A parte superior da folha é ligeiramente arredondada e a sua base assemelha-se a um largo cunha. No verão, a folhagem é verde, com uma borda preta característica no centro e uma extremidade amarela. O "sonho" floresce da mesma forma que o "tesouro" e pode ser propagado por sementes e estacas.

Além das variedades, é importante conhecer as subespécies. A bétula anã "nana" (nana) forma brotos caídos, mas não pegajosos. Suas folhas são relativamente longas, atingindo 25 mm, e aproximadamente da mesma largura. Você pode conhecer este tipo de bétula anã:

  • no nordeste da Ásia;
  • na parte de alta altitude das montanhas alpinas;
  • na ilha da Groenlândia;
  • na Terra Baffin canadense.

A viscosidade é típica dos brotos de bétula do subtipo exilis com fios simples. Em alguns casos, esses brotos são caracterizados por uma ausência completa de pubescência. As folhas não excedem 12 mm de comprimento, geralmente mais longas do que largas. A planta é encontrada no nordeste da Ásia e na América do Norte. A esmagadora maioria das bétulas anãs cultivadas em nosso país pertence à categoria exilis. Arbustos de baixo crescimento também incluem uma variedade atarracada. Importante: este tipo de planta está incluído nos livros vermelhos de várias regiões da Rússia. Portanto, não é recomendável obter suas mudas na natureza. A planta forma arbustos não superiores a 1,5 - 2 m. Uma casca cinza-esbranquiçada é formada na superfície do tronco. Os ramos são caracterizados por um tom castanho avermelhado.

As folhas de uma bétula anã atarracada são pequenas e mais parecidas com a forma oval do que em árvores adultas. Os botões dessa cultura têm efeito curativo. Os brincos são relativamente grossos e colocados em um plano vertical. A bétula atarracada é encontrada no centro e no leste da Europa, na Sibéria e na Mongólia, principalmente ao longo das margens dos rios. Acredita-se que tenha surgido durante a Idade do Gelo. Uma variedade de bétulas anãs, representada principalmente pela variedade Jung. A altura da planta não ultrapassa os 6 m. Ao contrário do que se esperava, o tamanho diminuto desta variedade não diminui os seus méritos estéticos. A colheita é ideal para pequenas áreas.

A variedade Jung combina-se perfeitamente com uma variedade de árvores coníferas e decíduas.

Características de pouso

Os requisitos climáticos mínimos não significam que você possa plantar uma bétula anã em qualquer lugar, a qualquer hora. Esta planta é muito suscetível à luz e às condições de crescimento. É impossível contar com seu desenvolvimento normal nas sombras. É desejável que haja sombra parcial ao redor, e ainda melhor - luz solar brilhante. Claro, você pode plantá-la à sombra, mas a bétula anã doerá constantemente e seu crescimento diminuirá.

Recomenda-se selecionar áreas onde a água do degelo está concentrada na primavera... Em um vale bem iluminado, onde não há oportunidade para plantar safras mais valiosas, uma bétula em miniatura é o lugar para estar. Este arbusto sobrevive a curtas secas sem nenhum risco. Mas apenas os curtos - a secura mais longa é totalmente contra-indicada para ele. Em locais baixos, é recomendável fornecer solo e drenagem de alta qualidade. Mas solo argiloso e outras substâncias que consomem umidade não podem ser usados. O fato é que a bétula anã se desenvolve mal nelas. Além disso, ela está propensa a apodrecer por causa do alagamento. O substrato para esta planta deve ter uma reação ácida ou ligeiramente ácida. O plantio é possível tanto vegetativamente quanto generativamente.

As sementes são utilizadas imediatamente após a colheita e nos meses de outono. O material de plantio é resistente ao frio e não requer isolamento reforçado do solo. Mas antes de semear, é necessário verificar cuidadosamente as sementes para eliminar os espécimes ruins, e também secar bem as amostras selecionadas. Escolhido cuidadosamente o local, são preparados vários sulcos, cuja profundidade atinge 0,05 e largura de 0,1 m. Os sulcos são separados por intervalos de pelo menos 0,3 m de largura.

Importante: quanto menos tempo se passar entre a coleta das sementes e a semeadura, mais germinará. Se for escolhido o plantio de mudas, a escolha certa é crítica. Amostras de contêineres funcionam melhor. Eles são protegidos de forma confiável contra danos mecânicos ou ressecamento do sistema radicular.

A ordem de chegada é a seguinte:

  • alguns dias antes do procedimento, um orifício é aberto com uma largura de 100 a 150 cm;
  • a camada inferior de solo é removida;
  • a parte superior da massa do solo é misturada com um substrato especial, que exclui o contato das raízes com húmus ou massa mineral.

O seguinte é usado como substrato:

  • turfa;
  • húmus;
  • terreno do jardim;
  • selecionados fertilizantes minerais corretamente;
  • areia de rio limpa e lavada.

Se possível, durante o processo de plantio, guarde a bola de raiz. Na ausência dele, as raízes são inicialmente embebidas em água por várias horas. A camada de drenagem é formada por:

  • destroços, Pedregulho;
  • argila expandida;
  • seixos de fração fina.

0,15 - 0,2 m é suficiente para as características de drenagem exigidas. Depois disso, um monte é despejado da mistura de solo, no meio do qual uma muda pode ser colocada. Observe com atenção para que ele não fique orientado para o lado. O resto da mistura de envasamento precisa ser um pouco compactado. O arbusto plantado é imediatamente regado e, em seguida, coberto com cobertura morta (opcional).

Regras de cuidado

Rega

A irrigação é uma condição muito importante, sem a qual é quase impossível cultivar uma bétula anã. É importante notar que a já mencionada tendência de uma planta apodrecer devido ao alagamento não significa que ela possa ser mantida seca. Além disso, mesmo uma ligeira secagem do solo é inaceitável. Isso não é fácil de conseguir - no entanto, uma bétula anã pode evaporar até 250 litros de água por temporada. Mas se a água já se acumula no lugar certo, a irrigação é feita apenas nos meses de verão.

Fertilizante

Com o início da estação de crescimento, os fertilizantes são colocados em uma base de nitrogênio ou uma composição complexa. Uma boa alternativa é usar composto ou húmus. Nos meses de outono, nitroammofoska ou seus análogos são adicionados ao solo. Nota: Independentemente do valor nutricional original, é necessária uma reposição anual.

Poda

O arbusto é capaz de formar matagais densos e densos. Você precisa apará-lo regularmente, e já a partir do segundo ano de desenvolvimento. Certifique-se de cortar:

  • doente;
  • brotos deformados e secos.

Os procedimentos são realizados antes do início da movimentação dos sucos, ou seja, o mais cedo possível na primavera. Ao mesmo tempo, eles geralmente estão envolvidos na formação da coroa. A poda para a forma desejada às vezes é realizada no último mês de verão.Em qualquer caso, a bétula anã tolera esse procedimento excepcionalmente bem. Para o trabalho, eles usam uma tesoura banal.

Reprodução

Como a bétula anã se desenvolve normalmente na tundra, na faixa do meio ela não terá problemas. A semeadura no outono deve ser feita após as primeiras geadas. É mais fácil, no entanto, propagar a cultura por um método vegetativo. Eles simplesmente tiram os galhos diretamente do arbusto. Eles são mantidos na água até que as raízes se formem, e imediatamente depois são transplantados para o solo livre.

Doenças e pragas

O tratamento com inseticidas ajuda a prevenir danos às plantações com antecedência. Se isso não foi feito a tempo, você deve ter cuidado com os ataques:

  • ourives;
  • pulgões;
  • mariposa do falcão da tília;
  • mariposa.

Aos primeiros sintomas de um ataque, drogas especiais também devem ser usadas. Disponível no arsenal de qualquer jardineiro responsável "Aktellik" e "Aktara" ajudam. Você também pode pegar os menos conhecidos "Confidor", "Envidor" e "Karate". Para sua informação: a praga mais agressiva é a colher, o besouro de maio é apenas ligeiramente inferior a ela. A aplicação de inseticidas é obrigatória assim que pelo menos um deles for notado.

A bétula anã freqüentemente sofre de fungos e outras infecções. Mas isso não é um problema para jardineiros experientes - qualquer fungicida universal ajuda. Idealmente, a profilaxia especial contra pragas e patologias deve ser realizada uma vez por mês. Geralmente, isso é suficiente para descartar quaisquer problemas. A planta é bastante resistente à notória "química" se você seguir as instruções.

Também vale a pena cuidar da proteção de:

  • tripes;
  • bichos-da-seda;
  • folha-serra;
  • infecção por oídio.

Aplicação em paisagismo

A bétula anã não é muito usada no jardim. A dificuldade é óbvia: os jardineiros sabem pouco como trabalhar com ele corretamente e com o que combinar. No entanto, os profissionais conhecem vários truques e, acima de tudo, que esta planta é extremamente flexível em combinação com a maioria das outras espécies. Yernik dá um excelente resultado em um slide alpino (rockery). O principal é que neste caso não só se recrie a paisagem, mas também se reproduza a vegetação natural.

A bétula anã torna-se um excelente centro semântico da composição. Suas folhas são um excelente cenário para outras culturas. Uma alternativa é um jardim japonês. Um arbusto em miniatura vai decorar a composição de seixos e paralelepípedos. É muito bom se for complementado com urze. Em alguns casos, o plantio é realizado perto de um reservatório, então uma bétula anã ajudará a imitar a origem natural de um riacho ou lagoa.

Além de plantar na margem do reservatório, é aconselhável utilizar:

  • Genciana;
  • badan;
  • saxifrage.

Uma excelente opção pode ser o "cantinho da tundra". É lógico equipá-lo onde um "pântano" se forma na primavera. É inútil plantar outras plantações de hortas e jardins neste lugar, mas uma bétula anã suportará um efeito semelhante. Você pode inserir como aditivos:

  • samambaias em miniatura;
  • cranberries;
  • musgo (em seu ambiente, o arbusto é percebido organicamente).

Arbustos pequenos também podem formar uma excelente sebe. Mas requer um corte de cabelo regular. Caso contrário, a ramificação é simplesmente impossível. A cerca da planta será muito densa, mas muito baixa.

É impossível contar com um efeito protetor confiável - mas as propriedades decorativas são muito altas.

No próximo vídeo, você encontrará uma breve visão geral da bétula anã Golden Treasure.

sem comentários

O comentário foi enviado com sucesso.

Cozinha

Quarto

Mobiliário