Como plantar e cultivar bétula?
Ter uma bétula em seu site é o sonho de muitos jardineiros. No entanto, para que esta árvore despretensiosa cresça e se desenvolva com sucesso, você precisará inicialmente plantá-la corretamente.
Como plantar?
O plantio de bétulas no local é realizado de três maneiras. A planta pode ser propagada com sementes ou estacas, e você também pode escolher uma muda na floresta e enraizá-la em seu próprio território.
Sementes
A propagação de sementes de bétula é considerada um método bastante trabalhoso e demorado. No entanto, alguns jardineiros aderem a ele. É comum colher sementes de bétula no outono. Para fazer isso, você precisa cortar um número suficiente de galhos com brincos, coletá-los em um buquê e pendurá-los em uma sala seca. As sementes geralmente amadurecem por cerca de uma semana, após o que podem ser retiradas de cada brinco e limpas de detritos.
É mais correto plantar sementes no mesmo ano em que foram colhidas. Além disso, antes do início do tempo frio - ou seja, no final do outono ou início do inverno - é importante explorá-los.
O solo na área onde as bétulas serão plantadas é pré-escavado com uma depressão que chega a 25-35 centímetros. E também o futuro canteiro é limpo de ervas daninhas e grandes raízes, tratadas com um agente que protege contra doenças fúngicas. Cerca de 10 dias antes da semeadura, o solo é nivelado e coberto com covas, a distância entre elas é de cerca de 25 cm, cada cova deve ter 5 cm de profundidade e atingir 20 cm de largura. O plantio é melhor feito à noite. Idealmente, este deve ser um dia sem vento ou precipitação. Primeiro, o fundo de cada buraco é coberto com uma camada de húmus, depois as sementes são colocadas e, por fim, tudo é coberto com terra fofa solta.
Quando os brotos aparecem na cama após o derretimento da neve, eles precisam ser regados em abundância, mas apenas usando o método de irrigação. Até o final do verão, as plantas devem receber uma quantidade suficiente de umidade - é até importante que a camada superficial do solo não seque. Se tudo for feito corretamente, então em setembro as bétulas já atingirão uma altura de 20-30 cm, podendo ser transplantadas para seu habitat permanente. Os rebentos fracos são plantados primeiro em estufa e, após 12 meses, quando atingem um metro de altura, já se deslocam para fora.
Ressalta-se que se as sementes forem plantadas na primavera, seu período de estratificação deve ser de cerca de 2 meses e ocorrer em temperaturas de 0 a +5 graus.
Estacas
Você também pode germinar uma bétula de um galho, mas esse método também é considerado extremamente difícil devido ao enraizamento deficiente da cultura. No entanto, 20% das tentativas ainda são bem-sucedidas. O processo começa com o fato de que um broto bem formado é selecionado em uma árvore jovem. Um pequeno galho não funcionará para isso - você precisa de um comprimento igual a 60-80 centímetros. O rebento cortado é colocado na água, na qual o Kornevin já foi diluído, e então o recipiente é colocado em um espaço bem iluminado, onde a temperatura é mantida em cerca de 25 graus Celsius.
Quando as raízes da bétula crescem, ela pode ser transplantada para um grande vaso de flores. Durante os próximos 10-20 dias, a planta deve ser regada abundantemente, na verdade, 2-3 vezes ao dia, e também uma vez alimentada com fertilizante universal. Durante esse tempo, o sistema radicular deve ficar mais forte e é hora de levar a muda para o ar fresco.
É importante remover a bétula do vaso junto com o solo em que ela cresce.
Mudas da floresta
A terceira possibilidade de aparecimento de bétula no jardim é simplesmente retirá-la da floresta. É melhor ir atrás dela em março, até que as folhas desabrochem. Um papel significativo é desempenhado pela aparência da árvore selecionada: deve ser saudável e jovem (idealmente com 3 anos), sem danos mecânicos, galhos retorcidos ou vestígios de atividade de insetos. A altura ideal é entre 80 e 100 cm. Regue a bétula antes de cavar.
A muda é cavada de todos os lados, depois é cuidadosamente desenraizada juntamente com um pedaço de terra e colocada em terreno plano. A maneira mais conveniente de fazer isso é com uma pá de baioneta. O solo deve ser cortado na profundidade da baioneta. Durante a extração, é importante monitorar a integridade das raízes. Durante o transporte, os brotos das raízes devem ser cobertos com terra e coberto - é mais conveniente colocar a muda em um balde ou saco e borrifar com terra.
Você também pode comprar uma muda jovem em uma loja especializada. Na hora de comprar, vale lembrar que quanto mais baixa a planta, melhor ela enraíza. O sistema radicular não deve ser danificado, embora a árvore ainda sobreviva à quebra de um pequeno processo. O viveiro também ajudará no caso em que uma planta grande nem mesmo seja considerada e uma variedade anã seja necessária. Apesar de a árvore não ser caprichosa, suas raízes não podem ficar muito tempo ao ar livre, por isso é necessário colher amostras apenas em recipientes.
Se a árvore de que você gosta foi desenterrada no inverno junto com um bloco de solo congelado, ela deve ser transplantada para um novo local imediatamente. Com o início da primavera, a própria bétula acorda e começa a criar raízes.
Recursos de transplante
Para que depois de comprar uma muda ou depois de escolher uma árvore na floresta ela continue se desenvolvendo qualitativamente, é importante transplantar a bétula para o lugar certo. Qualquer cultura cresce melhor em condições próximas ao natural, então a escolha deve ser feita em favor de áreas de floresta. A camada superior do solo deve permanecer sempre fria e bem umedecida, portanto, áreas abertas e ensolaradas para cultivo não são adequadas. Mas se você privar completamente a árvore dos raios do sol, sua folhagem ficará ruim, então você precisará encontrar um meio-termo.
Todos os anos, a bétula aumenta não só em altura, mas também em largura, pelo que a planta não pode ser plantada nem perto de vedações ou edifícios, nem entre si. Deve-se mencionar que uma bétula despretensiosa pode estender-se quase até 30 metros, e seu diâmetro pode facilmente atingir 50 cm. Devem permanecer cerca de 3 metros entre a árvore e a cerca e cerca de 5 m entre a árvore e os edifícios. se houver um sistema de abastecimento de água ou esgoto próximo, também é melhor manter uma lacuna de 3 metros. É comum recuar de outras árvores altas cerca de 3-5 m.
O vidoeiro não se dá bem com safras férteis, por isso a grama, por exemplo, o gramado, é considerado um vizinho ideal para ela.
É melhor plantar bétula em um local permanente em outubro ou março, enquanto a temperatura não exceda 10 graus. O solo deve estar cheio de nutrientes e bem solto. Áreas adequadas para solo ligeiramente ácido e acidez zero. O buraco é escavado em um diâmetro que excede o tamanho do sistema radicular junto com o torrão de terra. O fundo é preenchido com drenagem, após o que é borrifado com terra misturada em proporção igual com areia, turfa e húmus. Na mesma fase, é melhor aplicar fertilizantes complexos.
A bétula está localizada no orifício de forma que o colar da raiz fique um pouco abaixo do nível do solo. As raízes que preencheram o buraco estão cobertas de terra. A bétula terá imediatamente de ser regada em abundância, o que consumirá cerca de 20 litros de água.
O círculo próximo ao tronco é necessariamente coberto com cobertura morta, cujo papel pode ser desempenhado por turfa ou húmus.Após o plantio, bastará regar a árvore algumas vezes por mês.
Cuidado
Para cultivar uma bétula em uma horta, não basta se limitar ao plantio correto - você também terá que cuidar disso. O cultivo em casa baseia-se em três etapas principais: regar, alimentar e podar.
Rega
As mudas são irrigadas apenas pela primeira vez após o plantio, e então as raízes penetram tão profundamente no solo que não precisam mais de umidade adicional. Deve ser entendido que o sistema radicular da bétula é superficial, portanto, nenhuma planta ornamental pode crescer sob ele devido à falta de umidade.
Aliás, logo após o plantio, é melhor sombrear as árvores jovens por algum tempo do dia com a ajuda de qualquer material de cobertura ou galhos da planta.
Top curativo
Para o rápido crescimento de uma bétula jovem, vale a pena fertilizar no outono e na primavera, quando as folhas estão apenas começando a florescer. Uma mistura de 10 litros de água, 2 kg de esterco, 20 g de uréia e a mesma quantidade de nitrato de amônio é considerada ótima. Após misturar os ingredientes até que os componentes minerais se dissolvam, o solo ao redor da muda deve ser tratado com o líquido resultante.
É importante controlar para que o spray não caia nas folhas e no caule da planta.
Poda
Podar uma bétula não é a melhor ideia, para uma árvore é muito mais correto quando a formação da copa ocorre por si só. No entanto, a poda de galhos doentes, quebrados ou enrugados é obrigatória. Todo trabalho deste tipo é normalmente realizado no outono após a conclusão da movimentação dos sucos. As feridas apresentadas são tratadas com var. As árvores que não dão crescimento precisam ser rejuvenescidas com a remoção de galhos volumosos, geralmente os mais baixos. Este procedimento é permitido apenas no outono e inverno, quando a cultura está dormente.
No entanto, as variedades decorativas de bétulas requerem poda. É melhor decorar o tampo no verão, dia em que não chove. Mesmo que tenha sido decidido limitar a altura da árvore ou interromper sua expansão, deve-se lembrar que a bétula não tolera tal intervenção. Não é permitido remover mais do que um quarto dos brotos por temporada.
Para a formação da coroa lacrimejante da bétula comum "Junga" bastará desbastá-la ligeiramente.
Doenças e pragas
Os fungos Tinder costumam aparecer nas bétulas, por exemplo, chaga, que germinam profundamente e danificam a madeira. Eles devem ser removidos imediatamente, caso contrário, a casca não será mais restaurada. A superfície deve ser tratada com 0,4% de oxicloreto de cobre.
Às vezes, as raízes da árvore são comidas pelo besouro de maio com suas larvas, e os adultos danificam as folhas e os brotos, e as larvas danificam as raízes. Para eliminá-los, basta afrouxar regularmente o círculo do tronco e remover mecanicamente as pragas. As bétulas também adoecem com a influência dos besouros canos. Nesse caso, as folhas danificadas são coletadas e queimadas, e a copa é tratada com inseticidas.
Se as folhas são mordiscadas o suficiente para que restem apenas veias, o problema é com as lagartas do bicho-da-seda. Em seguida, os insetos devem ser imediatamente sacudidos da bétula e a própria árvore deve ser tratada com um inseticida. Quando uma flor vermelha semelhante à ferrugem aparece nas folhas, faz sentido borrifar com fungicidas. Aliás, é por isso que a árvore seca, e suas placas caem já em junho. Uma flor esbranquiçada semelhante a uma aranha localizada na parte inferior das placas das folhas indica uma doença com oídio. Grupos de pontos pretos também sugerem isso.
Se fragmentos de madeira ficam amarelos e são afetados por corpos frutíferos que lembram chapéus, estamos falando de podridão marrom-amarelada do tronco. Para tratar a bétula, você terá que separar o crescimento do cogumelo, e tratar as áreas afetadas com sulfato de cobre a 5% e cobrir com óleo de linhaça. Tubérculos marrons em fissuras transversais no tronco são um sintoma de citosporose.A árvore infectada é cuidadosamente tratada com líquido bordalês ou simplesmente destruída. Manchas úmidas no tronco são um sintoma de hidropisia bacteriana.
As folhas costumam ficar enroladas devido ao impacto dos besouros tubulares das valas. A remoção manual de insetos exigirá tratamentos com inseticidas. Os próprios pulgões não são perigosos para a bétula, mas suas secreções podem atrair formigas.
Deve-se acrescentar que o líquen em uma bétula muitas vezes se torna um refúgio para todos os tipos de pragas, por isso é melhor combatê-lo.
O que pode ser enxertado em uma árvore?
Alguns jardineiros ainda acalentam a esperança de plantar uma pereira ou macieira em uma bétula, mas, em geral, tal empreendimento não termina bem - em quase 80% dos casos, o porta-enxerto e o rebento são rejeitados. Mesmo que isso não tenha acontecido imediatamente, depois de algum tempo surge uma incompatibilidade fisiológica, expressa no aparecimento de crescimentos.
No entanto, você pode tentar plantar uma variedade de bétula em outra - por exemplo, bétula da Carélia em vidoeiro chorão. Será necessário inocular na incisão lateral apenas antes da abertura do botão, e brotamento - no verão.
Na maioria das vezes, mudas de bétula chorona ou de bétula de Jung são usadas para enxertia, e a bétula branca é usada como estoque.
Para obter informações sobre como plantar uma bétula, veja o próximo vídeo.
O comentário foi enviado com sucesso.