Árvore de fuso alado: descrição e variedades, plantio e cuidados
O euonymus alado é uma verdadeira decoração para jardins e parques domésticos, o seu aspecto decorativo pode fazer qualquer pessoa se apaixonar pelo outono. Ao mesmo tempo, como qualquer outra planta, parece o mais atraente possível apenas se for bem cuidada.
Peculiaridades
A descrição da planta, oficialmente chamada de Euonymus alatus, deve começar pelo fato de ser um arbusto ornamental de não mais que 1,8 metro de altura. Em termos de classificação de espécies, pertence ao gênero Euonymus da família Bereskletovye. As suas folhas estreitas e alongadas (até 7 cm de comprimento e não mais de 3 cm de largura) adquirem uma cor vermelha característica no outono, graças à qual se destacam favoravelmente contra o fundo do resto da vegetação do jardim. Ainda mais decorativos para a planta são dados por frutas em forma de caixas - também brilhantes e vermelhas, que se caracterizam por maior robustez no inverno.
A árvore de fuso alado na natureza é encontrada principalmente no Leste Asiático. - foi descrito pela primeira vez como uma planta nativa do Japão. Hoje, sua área de distribuição é muito mais ampla, na mesma Rússia está aclimatada no Extremo Oriente, e de forma cultural é encontrada em outras regiões. Habitat típico - em florestas de coníferas e caducas, matagais, prados e encostas rochosas. Via de regra, o euonymus alado se mantém relativamente próximo de corpos d'água, seja um rio fresco ou um mar salgado.
Esta espécie não cresce acima de mil metros acima do nível do mar, além disso, muitas vezes não sobe nem acima de 700 metros.
Variedades populares
Como a planta é cultivada intensivamente por humanos, não deve ser surpresa que os criadores tenham desenvolvido várias variedades dessa espécie. Vamos considerar os mais famosos.
- "Compactus" não é à toa que tem esse nome - é relativamente pequeno, tem até um metro e meio de altura e uma densa copa de dois metros. No outono, as folhas de "Compact" adquirem uma cor com um tom de roxo, e os frutos laranja-avermelhados da variedade Compactus parecem especialmente vantajosos contra esse fundo.
- Chicago Fire ligeiramente menos do que a variedade acima descrita - aqui o crescimento é de até 1,2 metros e a circunferência da coroa é de apenas 1,5 metros. O euonymus verde escuro desta variedade no verão torna-se carmesim no outono, as cápsulas contra este fundo diferem apenas ligeiramente no lado mais escuro.
Esta variedade não precisa de muito sol e não tem medo do frio.
- "Bola fogo" tem a forma arredondada correta, um metro e meio para a altura e largura. No outono, é especialmente bonito quando as cápsulas laranja-avermelhadas amadurecem contra o fundo das folhas lilases-roxas, que deram origem ao nome: Fire Ball é traduzido do inglês como "bola de fogo".
- Little Moses muito semelhante à anterior, mas com folhas ligeiramente alongadas e uma invulgar cor carmim. Essa árvore é plantada em um tronco para que os brotos cheguem ao sol, que é vital para o brilho das cores.
Como plantar?
O plantio correto é metade do sucesso no cultivo de euonymus alado, então vamos considerar como plantá-lo corretamente. O plantio em terreno aberto é realizado no início da primavera ou no final do outono, enquanto você precisa encontrar no jardim um local que não falte luz natural ou, em casos extremos, seja uma sombra parcial leve. O solo é adequado apenas para solo fértil e leve, solo ácido não funciona - primeiro terá de ser diluído com cal. Uma vez que o euonymus tende a crescer abundantemente, não é plantado a menos de 3 metros de outras plantas e edifícios.
O tamanho correto da fossa do euonymus é de 80 cm de diâmetro com uma profundidade de 60 cm. Em seu fundo, a drenagem de argila expandida ou tijolo quebrado é necessariamente disposta. Depois disso, a cova é completamente coberta com massa de composto-chernozem e deixada dessa forma por três semanas para que o solo diminua. Só então a muda é colocada no buraco de forma que o colo da raiz fique nivelado com a superfície do solo. Após o plantio, o solo no círculo próximo ao tronco é compactado e abundantemente derramado com água.
Como cuidar bem dele?
A planta precisa de cuidados principalmente no verão, e na natureza ela dispensa a participação humana. Mas se pretende obter o resultado mais atraente do ponto de vista estético, vale a pena organizar a agrotecnologia correta para o euonymus.
Rega
A rega oportuna é a base para cuidar dos euonymus alados. Esta espécie pertence ao número de plantas que igualmente não aceitam tanto o alagamento impróprio quanto a secagem do solo, de modo que o jardineiro terá que monitorar constantemente o grau de umidade no círculo do tronco. O euonymus não é regado com tanta frequência, mas sempre em abundância - a umidade em quantidade significativa deve atingir o sistema radicular, que está localizado a uma profundidade de meio metro.
Para reduzir a frequência de rega, jardineiros experientes recorrem à cobertura morta - uma camada de turfa ou húmus inibe a evaporação da umidade da superfície do solo. Eles também têm outro efeito benéfico, interferindo na germinação normal das ervas daninhas. O sistema radicular da árvore de fuso alado precisa não apenas de umidade, mas também de uma quantidade suficiente de ar, mas a rega abundante contribui grandemente para a subsidência e compactação do solo.
Para evitar isso, após regas ou chuvas fortes, é aconselhável afrouxar o solo, proporcionando fluxo de ar às raízes.
Top curativo
Para maior apelo estético, é necessário alimentar o arbusto euonymus alado durante toda a temporada. A estação oficial de alimentação começa no início da primavera, quando a matéria orgânica nitrogenada é introduzida no solo - na maioria das vezes, é um verbasco ou uma infusão de excrementos de pássaros. Graças a esta fertilização inicia-se o crescimento intensivo do arbusto e, de facto, as folhas, que ganham púrpura com o início do outono, dão a decoração do jardim.
No verão, é muito mais importante fornecer à planta uma gama completa de minerais - o euonymus precisa de nitrogênio, potássio e fósforo. Um complexo mineral com todos esses componentes pode ser adquirido na loja, eles são criados especificamente para arbustos ornamentais. No final do outono, 400 gramas de sulfato de potássio e 500 gramas de superfosfato devem ser adicionados a 1 metro quadrado de solo - eles são cavados no solo a uma profundidade de cerca de 10 cm. Cinzas de madeira e composto também podem ser usados neste estágio - agora eles estão substituindo os fertilizantes minerais.
Poda
Como o euonymus alado é uma cultura ornamental, muitos jardineiros tentam dar-lhe um formato bonito para que o arbusto não enfeite o jardim apenas com a cor das folhas e dos frutos. Ao escolher a forma futura da coroa, eles geralmente dão preferência a uma elipse ou um cone. A poda é realizada em março, quando ainda não começou o escoamento da seiva ativa no interior dos caules, ou já no outono, quando as folhas já caíram. - então é possível formar a copa de forma mais correta, levando-se em consideração que os frutos ainda estão pendurados nos galhos.
Além de modelar, jardineiros experientes também fazem podas higiênicas, o que tem um efeito positivo na aparência da planta. Galhos secos, quebrados e congelados devem ser removidos - mesmo que não pareçam mais vivos, o arbusto ainda gasta força e nutrientes com eles. O procedimento, geralmente realizado no início da primavera, reduz o desperdício desnecessário de substâncias valiosas, em vez de redirecioná-las para novos brotos.
O arbusto de corte oportuno distingue-se por um crescimento mais eficiente e maior efeito decorativo.
Preparando-se para o inverno
Na natureza, o euonymus vive bem longe no norte, portanto, em geral, é considerado uma cultura resistente ao inverno, mas isso não significa que seu plantio específico não deva ser protegido adicionalmente. A estabilidade depende das características de cada espécime específico e das condições em que ele cresce, e é improvável que você queira enfrentar o fato de que o arbusto ornamental está congelado por imprudência ou irresponsabilidade.
Uma medida de precaução para um arbusto adulto é relativamente simples, por isso deve ser feita. Antes do início do clima frio, o círculo próximo ao tronco é abundantemente derramado de água - o solo úmido congela significativamente por mais tempo e o gelo em seus poros não permite que o frio penetre nas profundezas. O círculo próximo ao tronco também deve ser coberto de forma confiável com turfa e húmus. Se todas essas medidas forem tomadas em tempo hábil, o seu euonymus pode ser considerado protegido de forma confiável.
No entanto, isso pode não ser suficiente para animais jovens, portanto, são necessárias medidas adicionais. Se você duvida da capacidade de um arbusto jovem de sobreviver ao inverno que se aproxima, construa uma pequena estrutura de engenharia em torno dele na forma de uma moldura feita de tiras ou hastes de metal, sobre a qual esticará o material de cobertura. A agrofibra e o spunbond assumem o papel deste último - obtém-se uma espécie de estufa que permite a passagem do ar, mas retém o calor. O desmantelamento da "estufa" é permitido depois de o ar ter aquecido um pouco e a neve começar a derreter.
Métodos de reprodução
O euonymus alado pode ser propagado de pelo menos quatro maneiras diferentes. Cada um deles, à sua maneira, merece uma consideração mais detalhada. Além disso, dois deles são extremamente simples. Portanto, se você deseja propagar um arbusto por camadas, escolha um broto saudável crescendo mais perto do solo no início da primavera. Só precisa ser dobrado até o solo para que a ponta livre do galho grude no solo, polvilhe este local com terra e fixe a estratificação para que não se quebre. Além disso, a estratificação é cuidada como se já fosse uma planta separada - regada, alimentada e assim por diante. Você terá que esperar uma temporada inteira, mas ao sair você terá um sistema radicular na extremidade oposta de um galho vivo. No outono, quando o movimento dos sucos diminui, o rebento enraizado pode ser separado do arbusto-mãe e plantado - agora é um espécime independente de euonymus.
Uma forma ainda mais fácil é dividir o arbusto, o que é especialmente apropriado.se você fosse transplantar euonymus de qualquer maneira. Após desenterrar a planta, limpe o sistema radicular da sujeira aderente e use uma pá para dividi-la em partes, de modo que cada parte tenha suas próprias partes subterrâneas e acima do solo. Queime as feridas com carvão e, em seguida, plante cada pedaço do arbusto-mãe como uma planta separada.
Outros dois métodos são tão comuns que requerem consideração separada.
Estacas
O corte de estacas saudáveis com 10–12 cm de comprimento é realizado no início da primavera, antes do início do movimento ativo dos sucos. A semente coletada é colocada em um copo d'água, onde estimulantes de formação de raízes são adicionados para acelerar o processo. Através das paredes transparentes do vaso, você pode observar o desenvolvimento gradual de seu próprio sistema radicular. Quando atingir o tamanho normal, você pode transplantar o corte para o solo, mas não abri-lo ainda.
Inicialmente, o jovem euonymus cresce dentro de casa em um vaso ou em uma estufa - nessas condições, ele deve passar pelo menos alguns meses para ganhar força. No outono, os jovens podem ser transplantados para campo aberto, tomando os cuidados que discutimos na seção sobre a preparação para o inverno.
Sementes
A propagação de sementes é considerada difícil e trabalhosa, na maioria dos casos é usada por criadores que estão tentando criar novas variedades de plantas. Mas As dificuldades também podem ser do interesse de jardineiros ávidos que já tiveram sucesso em tudo o mais. Inicialmente, as sementes coletadas devem ser submetidas a um procedimento de estratificação - para isso, as sementes são mantidas em baixas temperaturas durante todo o semestre frio, não ultrapassando +10 graus, e próximo à primavera são embebidas em permanganato de potássio.
Mesmo essas medidas não garantem que a semente vá brotar, mas deve-se tentar plantar o material em vasos, regando e cuidando das mudas. Os rebentos ficarão prontos para o plantio em campo aberto apenas no terceiro ano.
Doenças e pragas
Euonymus alado é interessante para várias pragas e doenças, portanto, um jardineiro responsável é simplesmente obrigado a tomar medidas para proteger sua ala verde da adversidade. Na maioria das vezes, o arbusto é exposto ao oídio - doença fúngica, facilmente identificável pelo florescimento característico das folhas, semelhante à farinha. O combate a esta doença consiste em borrifar, Bordeaux líquido ou oxicloreto de cobre atuam como medicamentos.
É necessário escolher o tempo certo para a pulverização - é desejável que o dia esteja nublado, mas seco. Após a pulverização, o jardineiro monitora os resultados, se o sucesso final não for alcançado em uma semana, o procedimento deverá ser repetido.
Entre os insetos, a árvore fusiforme tem muitos inimigos diferentes. - incluem lagartas, pulgões e ácaros. Todos esses convidados indesejados ou bebem o suco da planta, ou não desprezam a polpa de suas folhas, que atrapalha os processos de fotossíntese, a folhagem murcha ou seca e a planta morre. Apesar de estarmos falando de diferentes tipos de pragas, a medida de controle é sempre a mesma - é preciso pulverizar com inseticidas, como "Confidor" e "Fitoverm".
Dada a alta mobilidade dos insetos, você não deve contar com um único episódio de pulverização - inimigos individuais, muito provavelmente, conseguiram se esconder e aguentar, então o procedimento deve ser repetido em média a cada dez dias até que você esteja convencido da vitória final sobre o inimigo.
Observe que, em muitos casos, a prevenção é muito mais eficaz, confiável e mais fácil do que remediar. Para se proteger contra insetos e fungos, a planta pode ser pulverizada com inseticidas e fungicidas na primavera. Além disso, você não deve deixar as condições ideais para a reprodução e o inverno na forma de folhas caídas para as gerações futuras de pragas - elas devem ser removidas após a queda das folhas.
Cavar o solo no outono também será útil. - se houver ninhadas de insetos ou esporos de fungos na superfície, você os enterrará, não permitindo que se desenvolvam no próximo ano.
Uso em paisagismo
A aparência brilhante da árvore de fuso alado permite que ela seja efetivamente usada no projeto paisagístico de jardins e parques, e a localização exata depende apenas do gosto do jardineiro. Por exemplo, em regiões com invernos rigorosos, jardineiros ávidos que desejam cultivar um pequeno euonymus e não o preparar para o inverno, plantam em vasos e os colocam ao longo dos becos em vasos. Devido a isso, o arbusto brilhante sobreviverá definitivamente ao inverno mais rigoroso, sendo levado para dentro da casa, e a decoração em vasos do jardim criará uma atmosfera de elitismo especial.
Euonymus não solta frutos por muito tempo, e seus tons de vermelho vivo combinam perfeitamente com uma folhagem acentuada. No inverno, um arbusto plantado perto de um abeto ficará especialmente bonito - as plantas perenes e vermelhas irão contrastar perfeitamente com os tons vivos, fazendo você esquecer completamente que é inverno e geadas amargas lá fora.
Para mais informações sobre este euonymus, veja o próximo vídeo.
O comentário foi enviado com sucesso.