Euonymus interior: variedades, plantio e cuidados

Contente
  1. Peculiaridades
  2. Tipos e variedades
  3. Condições de cultivo
  4. Seleção de assento
  5. Temperatura e umidade
  6. O solo
  7. Regras de transplante
  8. Como cuidar?
  9. Métodos de reprodução
  10. Doenças e pragas

O gênero de euonymus inclui cerca de 200 variedades de arbustos e árvores baixas. China e Japão são considerados o berço desta planta. A árvore fusiforme de interior refere-se a representantes despretensiosos da flora, por isso é frequentemente utilizada por produtores de flores.

Peculiaridades

Em condições de apartamento, as plantações caseiras costumam ser cultivadas, que se parecem com pequenas árvores. Euonymus interno refere-se exatamente a isso. A descrição da planta indica que este representante da flora é um espécime perene semelhante a uma árvore. Em condições naturais, os arbustos podem crescer até 4 metros, e quando mantidos em uma sala, até 1,5 metros. A cultura tem uma haste tetraédrica nervurada. A copa é formada por densas folhas opostas e coriáceas com uma superfície envernizada brilhante.

A cor das folhas do euonymus pode ser do verde claro ao branco. Algumas variedades podem mudar a tonalidade da folhagem dependendo da estação. A fase de floração do arbusto ocorre no outono.

Flores indefinidas de euonymus não conferem qualidades decorativas. No final da fase de floração, aparecem caixas de sementes na cultura.

Tipos e variedades

Graças aos esforços dos criadores, um grande número de variedades e variedades de euonymus foram cultivadas. Esta cultura elegante é capaz de decorar qualquer ambiente com sua presença. Mas os floricultores não devem se esquecer da toxicidade desse tipo de planta. Em casa, você pode plantar uma mistura de variedades de euonymus ou escolher um de seus tipos.

  • Japonês ou variegado. A planta é um arbusto com intensa ramificação, sua altura não ultrapassa 70 centímetros. A cultura é densamente coberta por folhagem de forma lanceolada alongada. O prato é de cor verde profundo e geralmente tem uma borda clara. Pequenas flores de euonymus japonês não excedem 10 milímetros de diâmetro. Os frutos são apresentados em forma de caixa laranja clara.
  • Fortuna ou euonymus variegado de enraizamento. A planta se parece com um pequeno arbusto perene com rebentos rastejantes. Sua ramificação é fraca, o caule é densamente coberto por folhagem. As folhas pequenas têm cerca de 5 centímetros de comprimento e uma superfície lisa e brilhante. A placa é amarela, mas possui uma palete verde. A fortuna costuma ser cultivada em vasos suspensos. A variedade produz frutos rosa e ricas sementes de laranja.
  • Anão. A altura da cultura não ultrapassa 100 centímetros. Suas folhas são pequenas, atingindo 40 milímetros de comprimento. A folhagem é coriácea, com pontas pontiagudas, que se dobram para baixo. A cor das lâminas das folhas é verde claro com amarelecimento, enquanto o fundo é geralmente verde-oliva. O arbusto praticamente não tem tronco, os rebentos são bastante ralos. Este representante da flora, amante da sombra, é um participante frequente do bonsai.
  • Alado. Euonymus desta espécie pertence a plantas decíduas, cresce lentamente e não ultrapassa 200 centímetros de altura. Nos rebentos da cultura localizam-se costelas, que se assemelham a asas. A folhagem verde escura fica vermelha com o tempo. O fruto é de cor roxa. É um representante da flora, amante da luz, capaz de sobreviver à sombra, mas ao mesmo tempo perdendo o seu efeito decorativo.

Condições de cultivo

Para cultivar uma bela árvore euonymus em miniatura num apartamento ou perto de uma casa, vale a pena criar as condições ideais para a sua existência.

Seleção de assento

De acordo com os conselhos de floristas experientes, para o plantio de euonymus deve-se escolher uma área bem iluminada ou uma sala espaçosa e iluminada. Graças à forte luz do sol, as qualidades decorativas da colheita de folha caduca são preservadas. Em um apartamento, é melhor colocá-lo na janela sudeste ou sudoeste. A ventilação periódica da sala tem um efeito benéfico sobre o estado da cultura, no entanto, correntes de ar não devem ser permitidas.

Temperatura e umidade

Condições confortáveis ​​para euonymus interno são consideradas como a temperatura no verão não superior a 25 graus Celsius, e no inverno - não inferior a 10 graus Celsius. Se, no inverno, uma árvore em miniatura começa a perder folhas, isso deve criar um clima mais frio.

No verão, é melhor levar o recipiente com a planta ao ar livre e expor ao sol. Vale a pena retirar o representante decorativo da flora na sombra somente em climas quentes, caso contrário as folhas do arbusto podem secar. Além disso, os floricultores não devem esquecer que a cultura prefere um alto nível de umidade do ar.

O solo

O euonymus interno cresce mal em solos de turfa. A melhor opção de substrato para ele será aquele que é preparado independentemente dos seguintes componentes:

  • 1 pedaço de terra frondosa;
  • 2 partes de solo de relva;
  • 1 parte de areia.

A acidez do solo preparado deve estar em um pH neutro. Alternativamente, você pode tomar margas naturais, diluídas com areia.

Regras de transplante

Apesar do crescimento lento da árvore do fuso interno, ela ainda precisa de um transplante. Se o agricultor percebeu que as raízes da planta são visíveis pelo orifício de drenagem do vaso, isso significa que é hora de começar a transplantá-la para um novo local. Alternativamente, você pode usar um plantador de cerâmica ou plástico, no fundo do qual uma camada de drenagem deve ser colocada.

Não é recomendado plantar uma safra em miniatura em um recipiente grande. A melhor opção para o transplante é a transferência da árvore do fuso para um recipiente um pouco maior.

Durante o procedimento, vale a pena endireitar cuidadosamente o sistema radicular do arbusto, sem destruir o torrão de terra. O colo da raiz da muda não deve ser coberto com terra.

Como cuidar?

Cuidar de uma árvore em miniatura interna é um procedimento simples. Mesmo um florista inexperiente pode cultivar um arbusto de euonymus.

Rega

Esta flora requer irrigação moderada. Água muito abundante é destrutiva para ele. Em climas muito quentes, vale a pena irrigar a lavoura com mais freqüência do que em dias nublados. Não deixe o solo secar. Você pode verificar o teor de umidade do solo mergulhando um pedaço de madeira nele. Como regra, 1 irrigação a cada 3-4 dias é suficiente para uma árvore em miniatura.

Pulverizar plantas de interior tem um efeito benéfico no seu crescimento e desenvolvimento. Uma ducha semanal com água morna é especialmente benéfica para o morador do apartamento. Esse procedimento não só é capaz de remover a poeira da folhagem, mas também atua como um agente profilático contra muitos parasitas.

Euonymus interno deve ser pulverizado e regado apenas com água morna de dureza mínima. Caso contrário, manchas esbranquiçadas aparecerão em sua folhagem. A seca para este representante da flora não é tão terrível quanto o solo alagado.

Molhar a árvore regularmente e em abundância pode destruí-la.

Top curativo

A cultura não precisa de grande quantidade de fertilizante. Desde que o solo seja selecionado corretamente, a rega mensal do euonymus com a ajuda de um fertilizante complexo mineral dissolvido será suficiente. Essa alimentação é necessária para uma árvore em miniatura desde o início da primavera até meados do outono. A aplicação de fertilizantes orgânicos é considerada aceitável.Alternativamente, você pode usar verbasco fresco infundido, excrementos de pássaros, urtiga verde, folhagem de dente de leão.

Poda

Como o euonymus interno se parece com uma árvore ou arbusto em miniatura, ele precisa de uma poda sanitária regular. Todos os brotos fracos, secos e deformados devem ser cortados da planta. Este procedimento pode estimular a formação de brotos e ramos jovens. Para aumentar o esplendor e o arbusto, vale a pena beliscar cada rebento com 2-3 botões.

Além disso, os euonymus internos podem ser cortados decorativamente. Se desejar, a coroa pode ser feita em forma de bola, pirâmide e até mesmo um cone. Alguns produtores mostram imaginação e criam esculturas vivas incomuns a partir da planta. Como o euonymus tem suco venenoso, seus brotos devem ser cortados exclusivamente com luvas de borracha.

Para o procedimento, o instrumento deve estar afiado e desinfetado.

Wintering

De meados do outono até o último dia de inverno, esse representante do reino vegetal continua um período de dormência. Neste momento, a planta deve estar localizada em local fresco, caso contrário ficará sem folhas. Alternativamente, a flor pode ser exibida em uma loggia envidraçada.

Na fase dormente, regar a árvore é mais moderado, bastará 1 vez em 8 dias. Alimentar o arbusto por este período deve ser interrompido. A iluminação forte ainda é vital para esta espécie de flora, portanto, para o inverno, o vaso de flores deve ser reorganizado na janela sul.

Métodos de reprodução

Para propagar e enraizar euonymus interno em casa, você pode usar um dos seguintes métodos.

  • Sementes. Normalmente, a semente é removida com cápsulas mais perto do final do outono. Durante o amadurecimento, as cápsulas estouram e as sementes derramam-se delas. Além disso, o agricultor deve escolher o material de plantio da mais alta qualidade, já que apenas uma semente saudável dará uma planta bonita. As sementes devem ser secas e depois endurecidas na geladeira. Quando a casca se rompe nas sementes, elas são mantidas por 24 horas em uma solução fraca de manganês e semeadas em substrato preparado. Para preparar o solo por conta própria, você precisa misturar 2 partes de húmus, 1 parte de terreno gramado, 4 partes de solo frondoso, 1 parte de areia. As sementes são semeadas a uma profundidade de não mais de 20 milímetros e cobertas com um substrato preparado. O plantio deve ser umedecido com borrifador e coberto com polietileno.

Se as safras forem mantidas em temperaturas de 22 a 25 graus acima de zero, pode-se esperar que brotos apareçam depois de alguns meses. Depois de um mês ou um mês e meio, você pode começar a colher mudas e cultivá-las em recipientes individuais.

  • Estacas. Este método de reprodução contribui para maiores taxas de crescimento e desenvolvimento de uma cultura saudável. De agosto a setembro, você pode começar a cortar as partes superiores da planta e enraizá-las no substrato. A mistura do solo deve consistir em partes iguais de areia e turfa. A temperatura moderada ajuda a fortalecer as raízes das mudas jovens e o processo indolor de transplantá-las para um vaso individual.

Doenças e pragas

A árvore de fuso interior é considerada uma planta que apresenta boa resistência a muitas infecções de natureza viral, fúngica e bacteriana. A única exceção neste caso é a podridão. Freqüentemente, o arbusto é atacado por espécies de insetos sugadores, que são atraídos pela folhagem suculenta e brilhante da cultura. Para minimizar a infecção com várias doenças, as seguintes medidas devem ser tomadas:

  • enviar plantas compradas recentemente para quarentena por 10-12 dias;
  • evitar a superlotação da vegetação interna;
  • conduzir exames regulares desses representantes da flora para várias lesões e deformações;
  • isolar plantas infectadas;
  • minimizar a quantidade de danos à cultura durante a poda;
  • regue o arbusto a cada 7 dias;
  • use ferramentas e recipientes limpos para trabalhar com euonymus.

    O euonymus interior é um representante decorativo despretensioso da flora. Seu cultivo consiste na realização de cuidados elementares. Em campo aberto, uma árvore em miniatura parece bastante impressionante.

    Quando cultivada em vaso e mantida em apartamento, a planta perene faz as delícias do proprietário durante todo o ano.

    Veja abaixo as peculiaridades de cuidar de euonymus internos.

    sem comentários

    O comentário foi enviado com sucesso.

    Cozinha

    Quarto

    Mobiliário