Escolhendo um gerador a gasolina

Contente
  1. Características do dispositivo e princípio de operação
  2. Comparação com modelos elétricos
  3. Onde eles são usados?
  4. Classificação e principais características
  5. Fabricantes
  6. Como escolher?
  7. Como usar?

A escolha de um gerador a gasolina deve ser pensada e cuidadosa. Conselhos precisos sobre como escolher um gerador elétrico a gás eliminarão muitos erros. Existem produtos industriais e de outros tipos, de produção russa e estrangeira - e tudo isso deve ser cuidadosamente estudado.

Características do dispositivo e princípio de operação

O procedimento geral de operação de um gerador a gasolina é baseado no fenômeno da indução eletromagnética, há muito conhecido na tecnologia e mencionado em livros de física há muitas décadas. Quando um condutor passa pelo campo criado, um potencial elétrico aparece nele. O motor permite que as partes necessárias do gerador se movam, dentro das quais um combustível especialmente selecionado é queimado. Os produtos da combustão (gases aquecidos) se movem e seu fluxo começa a girar o virabrequim. Desse eixo, um impulso mecânico é enviado ao eixo acionado, no qual é montado um circuito gerador de eletricidade.

Claro, na realidade, todo esse esquema é muito mais complicado. Não é de admirar que apenas engenheiros treinados trabalhem nele, que dominam sua especialidade há vários anos. O menor erro nos cálculos ou na conexão das peças às vezes se transforma em uma total inoperabilidade do dispositivo. A potência da corrente gerada difere significativamente dependendo das características do modelo e do escopo de sua aplicação. Em qualquer caso, o próprio circuito gerador é tradicionalmente dividido em um rotor e um estator.

Para acender a gasolina (iniciar uma reação de combustão), as velas de ignição são usadas aproximadamente da mesma forma que no motor de um carro. Mas se o volume do som só é bem-vindo para um carro de corrida ou uma bicicleta esportiva, então um silenciador é necessariamente instalado no gerador de gás. Graças a ele, será mais confortável usar o aparelho, mesmo que seja instalado na própria casa ou próximo a locais de residência permanente de pessoas. Na instalação de um sistema gerador em ambiente fechado, mesmo que apenas em galpão, deve-se providenciar também uma tubulação, com a qual são retirados gases perigosos e simplesmente desagradáveis. O diâmetro do duto do ramal geralmente é selecionado com uma certa margem, para que mesmo o "bloqueio do vento" não cause transtorno.

Infelizmente, na maioria dos casos, os tubos devem ser feitos adicionalmente com as próprias mãos. Os produtos padrão não são fornecidos ou são completamente insatisfatórios em suas qualidades. O gerador de gás também deve ser complementado com uma bateria, pois nesta versão é muito mais fácil colocar o aparelho em funcionamento. Além das peças e componentes já mencionados, a produção do gerador também exigirá:

  • partida elétrica;
  • um certo número de fios;
  • fornecer estabilizadores de corrente;
  • tanques de gasolina;
  • máquinas de carregamento automático;
  • voltímetros;
  • fechaduras de ignição;
  • Filtros de ar;
  • torneiras de combustível;
  • amortecedores de ar.

Comparação com modelos elétricos

O gerador elétrico a gasolina é bom, mas suas capacidades podem ser vistas claramente apenas em comparação com os modelos de tecnologia "concorrentes". Um dispositivo movido a gasolina desenvolve um pouco menos energia do que uma unidade a diesel. Eles são usados ​​principalmente, respectivamente, em casas de veraneio raramente visitadas e em casas onde vivem permanentemente.O diesel também é aconselhado a escolher se as falhas de energia ocorrem com frequência e duram muito tempo. Por outro lado, o carburador é mais móvel e flexível e pode ser usado em uma variedade de condições.

É ideal para acampamentos e locais semelhantes.

O sistema movido a gasolina é colocado silenciosamente ao ar livre. Para isso (desde que sejam usados ​​gabinetes especiais de amortecimento de ruído), uma sala separada não é necessária. O aparelho a gasolina funciona de forma estável por 5 a 8 horas; depois disso, você ainda precisa fazer uma pausa. As unidades a diesel, apesar de suas capacidades estendidas, são muito desagradáveis ​​em termos de preço, mas podem trabalhar por muito tempo, quase continuamente. Além disso, um gerador de gás e uma amostra de gás devem ser comparados:

  • o gás é mais barato - a gasolina está mais facilmente disponível e mais fácil de armazenar;
  • os produtos da combustão da gasolina são mais tóxicos (incluindo mais monóxido de carbono) - mas o sistema de suprimento de gás é tecnicamente mais complicado e não implica em autorreparação;
  • a gasolina é inflamável - o gás é inflamável e explosivo ao mesmo tempo;
  • o gás é armazenado por mais tempo - mas a gasolina mantém suas qualidades em uma temperatura significativamente mais baixa.

Onde eles são usados?

As áreas de uso dos geradores de gás são praticamente ilimitadas. Modelos avançados de dispositivos podem ser usados ​​não apenas na esfera doméstica. São especialmente utilizados quando é necessária a realização de reparações, fornecendo corrente várias horas por dia. Como já mencionado, o equipamento a gasolina também é muito importante em emergências e em locais onde não é possível um fornecimento estável de energia. Dadas essas propriedades, unidades de gasolina devem ser usadas:

  • em caminhadas e acampamentos permanentes;
  • durante a pesca e a caça;
  • como um dispositivo de partida para um motor de carro;
  • para chalés de verão e suburbanos, casas de campo;
  • em mercados, garagens, porões;
  • em outros lugares onde uma fonte de alimentação instável pode ser perigosa ou causar sérios danos.

Classificação e principais características

Pelo poder

Modelos portáteis domésticos para uma residência de verão e uma casa de campo são geralmente projetados para 5-7 kW. Esses sistemas permitirão que você recarregue a bateria de um carro ou outro veículo. Eles também são usados ​​em pequenos cafés e chalés. As usinas de energia para assentamentos caseiros, fábricas e assim por diante podem ter uma capacidade de pelo menos 50 (ou melhor que 100) kW. É necessário distinguir claramente entre potência nominal e redundante (esta última se desenvolve apenas no limite das possibilidades).

Por tensão de saída

Para eletrodomésticos, é necessária uma corrente de 220 V. Para fins industriais, pelo menos 380 V (na maioria dos casos). Para poder carregar a bateria de um carro, você precisa de pelo menos uma saída de corrente opcional de 12 V. O método de regulação de tensão também importa:

  • comutação mecânica (a mais simples, mas fornecendo um erro de pelo menos 5%, e às vezes até 10%);
  • automação (também conhecido como AVR);
  • unidade inversora (com um desvio não superior a 2%).

Por nomeação

O papel mais importante aqui é desempenhado pelas classes industrial e doméstica. O segundo tipo é apresentado em uma variedade muito maior e é projetado para funcionar no máximo 3 horas consecutivas. Na grande maioria dos casos, os modelos domésticos são fabricados na China. Versões industriais:

  • muito mais poderoso;
  • pesar mais;
  • capaz de trabalhar até 8 horas seguidas sem interrupção;
  • são fornecidos por um número relativamente pequeno de empresas com todas as capacidades técnicas e infra-estrutura necessárias.

Por outros parâmetros

A movimentação do posto de gasolina pode ser feita de acordo com um esquema de dois ou quatro tempos. Sistemas com dois ciclos de clock são relativamente fáceis de iniciar e ocupam pouco espaço. Eles consomem pouco combustível e não requerem uma seleção particularmente complexa de condições de trabalho. Você pode usá-los com segurança, mesmo em temperaturas negativas.

No entanto, um dispositivo de dois tempos desenvolve baixa potência e não pode funcionar por muito tempo sem interrupção.

A tecnologia de quatro tempos é usada principalmente em geradores potentes. Esses motores podem funcionar por muito tempo e sem problemas significativos. Eles funcionam de forma estável no frio. Também é importante considerar de que material os blocos de cilindros são feitos. Se forem de alumínio, a estrutura é mais leve, tem tamanho compacto, mas não permite a geração de muita corrente.

O bloco de cilindros em ferro fundido é muito mais durável e confiável. Ele pode obter uma quantidade considerável de eletricidade no menor tempo possível. O combustível utilizado também deve ser levado em consideração. O problema não está apenas em marcas específicas de gasolina. Existem também versões híbridas de gás-gasolina que operam com sucesso a partir do gás principal.

O próximo parâmetro importante é a diferença entre geradores elétricos síncronos e assíncronos. A sincronização é atraente porque torna possível resistir com segurança a sobrecargas elétricas significativas que ocorrem na inicialização. Isso é muito importante para alimentar refrigeradores, fornos de microondas, máquinas de lavar, máquinas de solda e alguns outros dispositivos. Já o esquema assíncrono permite aumentar a resistência à umidade e ao entupimento, tornar o equipamento mais compacto e reduzir seu custo.

Esses dispositivos são eficazes se a corrente de partida for relativamente baixa.

Os geradores trifásicos a gasolina são ideais se pelo menos um dispositivo com três fases precisar de manutenção. Estas são principalmente bombas de alta potência e máquinas de soldagem. Um consumidor monofásico também pode ser conectado a um dos terminais de uma fonte de corrente trifásica. Geradores de energia monofásicos limpos são necessários quando é necessário fornecer corrente para as ferramentas e aparelhos elétricos apropriados.

Uma escolha mais precisa pode ser feita levando em consideração as recomendações dos profissionais.

Fabricantes

Se você não está limitado aos geradores elétricos mais baratos, deve prestar atenção a Marca japonesa Elemax, cujos produtos se distinguem por sua confiabilidade e estabilidade. Recentemente, a modernização da linha de produtos nos permite classificar os produtos Elemax na categoria premium. Para o conjunto completo, são utilizadas usinas Honda. Até certo ponto, essa marca pode ser atribuída a empresas com produção russa - no entanto, apenas no nível de montagem.

Para o consumidor, isso significa:

  • peças de qualidade decente;
  • poupança;
  • serviço de depuração e serviço de reparo;
  • uma ampla gama de modelos específicos.

Produtos puramente nacionais marca "Vepr" torna-se cada vez mais popular de ano para ano. Já existem todos os motivos para equipará-lo aos produtos das principais empresas estrangeiras. Além disso, apenas algumas empresas podem se orgulhar da mesma taxa de expansão da gama de produtos e qualidade idêntica. Versões com design aberto e com tampas protetoras, com opção de reabastecimento das máquinas de solda, são comercializadas com a marca Vepr. Também existem modelos com ATS.

Tradicionalmente tem uma reputação muito boa Dispositivos Gesan... O fabricante espanhol prefere usar motores Honda para completar seus produtos. Mas também há designs baseados em Briggs e Stratton. Esta empresa sempre fornece um sistema de desligamento automático; ajuda muito, por exemplo, quando a tensão na rede cai drasticamente.

Produtos sob pela marca Geko... Eles são muito caros - mas o preço é totalmente justificado. A empresa posiciona a maior parte de seus produtos como ofertas de alta qualidade para uso doméstico. Mas os geradores Geko separados também podem ser usados ​​para trabalhos sérios. Vale destacar também o uso ativo dos kits de motores Honda.

Feito na França geradores de gás SDMO estão em demanda em muitas partes do mundo. Esta marca conta com a disponibilidade de modelos de várias capacidades. Os motores Kohler são frequentemente usados ​​na fabricação de mercadorias. O custo desse equipamento não é alto, especialmente no contexto do Gesan, Geko listado acima.A relação custo / desempenho também é bastante decente.

Entre as marcas chinesas, a atenção é voltada para elas:

  • Ergomax;
  • Firman;
  • Kipor;
  • Skat;
  • Tsunami;
  • TCC;
  • Campeão;
  • Aurora.

Entre os fornecedores alemães, essas marcas avançadas e merecidas são significativas:

  • Fubag;
  • Huter (condicionalmente alemão, mas mais sobre isso depois);
  • LIVRAR;
  • Sturm;
  • Denzel;
  • Brima;
  • Endress.

Como escolher?

Claro, ao escolher um gerador a gás, é necessário estudar cuidadosamente as revisões de modelos específicos. Porém, este momento, e potência, e até mesmo cálculo para uso interno ou externo estão longe de tudo. É muito útil se a entrega incluir um sistema de exaustão. Assim, você não precisa mais mexer nisso, arriscando-se a cometer um erro irreparável.

É categoricamente impossível confiar automaticamente em qualquer recomendação dos consultores de loja - eles se esforçam antes de tudo para vender o produto acabado e, para isso, atenderão ao pedido do consumidor e nunca o contradirão. Se os vendedores disserem que “esta é uma empresa europeia, mas tudo é feito na China” ou “esta é a Ásia, mas feita de fábrica, de alta qualidade”, é necessário verificar se está presente nos catálogos de grandes redes varejistas estrangeiras . Muitas vezes, na UE e nos EUA, ninguém conhece essas empresas, elas também são desconhecidas no Japão - então a conclusão é bastante óbvia.

O próximo ponto importante é que às vezes é necessário ouvir as recomendações dos vendedores se eles argumentarem suas afirmações com fatos, referências a normas e informações geralmente conhecidas. Atenção: não se deve comprar geradores a gás em lojas "físicas", pois se trata de um produto tecnicamente complexo, e não de demanda massiva. Em qualquer caso, o serviço receberá cópias para conserto, ignorando a loja, e seus funcionários simplesmente não poderão saber qual é o percentual de reclamações de modelos individuais. Além disso, a escolha em qualquer diretório online é geralmente mais ampla. O sortimento é menor em sites associados a algum fabricante, mas a qualidade é superior.

Um erro muito comum é focar no país de produção. Digamos que se saiba com segurança que o gerador é feito na China, ou na Alemanha, ou na Rússia. Em qualquer caso, os componentes são normalmente fornecidos por pelo menos várias cidades do mesmo estado. E às vezes de vários países ao mesmo tempo.

O principal é focar na marca (dada a sua reputação).

Outro ponto importante é que a potência, o peso, etc., indicados pelos fabricantes, nem sempre estão corretos. Seria muito mais correto focar na adequação do preço. Ao determinar a potência necessária, você não deve seguir cegamente a recomendação comum - leve em consideração a potência total e os fatores de partida. A questão é a presença dos chamados consumidores de energia reativa, não será possível prever com precisão a potência total. Além disso, a carga também mudará de forma não linear! Vale a pena levar geradores inversores se você tiver uma ideia clara de por que eles são necessários e como serão usados. A forma de onda depende mais da qualidade geral e do preço do produto do que do inversor ou do design “simples”.

Como usar?

Qualquer manual de instruções afirma claramente que o nível de óleo e o aterramento devem ser verificados antes de iniciar. E é muito importante certificar-se de que o dispositivo está firme e estável em seu devido lugar. No momento da partida, é necessário verificar se não há cargas conectadas ao gerador. O consumidor experiente inicializará o dispositivo brevemente no início. Em seguida, ele silencia e, na próxima operação, o gerador funciona quando a carga é desconectada; ele só pode ser conectado depois de estar completamente aquecido.

Importante: é necessário não só aterrar o gerador de gás, mas também conectá-lo através da proteção (ATS), caso contrário não poderá ser garantida a devida segurança.

Além disso, você terá que instalar máquinas de saída, subdivididas em grupos para cada tipo de carga. O ajuste do carburador é realizado da seguinte forma:

  • desmonte o próprio dispositivo;
  • encontre um parafuso "quantitativo" especial;
  • ajustar a folga para que a menor abertura da válvula borboleta ocorra em 1,5 mm (é permitido um erro de 0,5 mm);
  • verifique se a tensão após o procedimento é mantida de forma estável em um nível de 210 a 235 V (ou em outra faixa, se indicado nas instruções).

Freqüentemente, há reclamações de que as revoluções no gerador de gás "flutuam". Isso geralmente está associado ao iniciar o instrumento sem carga. Basta dá-lo - e o problema quase sempre está resolvido. Caso contrário, você terá que ajustar a tiragem na área do regulador centrífugo ao amortecedor. O aparecimento de reação neste link ocorre regularmente, e isso não é motivo para pânico. Se o gerador não pegar velocidade, nem ligar, podemos assumir:

  • destruição ou deformação do cárter;
  • danos à biela;
  • problemas com a produção de uma faísca elétrica;
  • instabilidade do suprimento de combustível;
  • problemas com velas.

É imperativo operar o gerador a gasolina logo no início da operação. As primeiras 20 horas deste procedimento não devem ser acompanhadas por uma inicialização completa do dispositivo. A primeira execução nunca fica completamente ociosa (20 ou 30 minutos). Durante o processo de rodagem, o funcionamento contínuo do motor a qualquer momento não deve exceder 2 horas; trabalho imprevisível neste momento é uma variante da norma.

Para sua informação: ao contrário da crença popular, quase nunca é necessário um estabilizador para um gerador de gás.

Ao ligar a estação de energia portátil, verifique o nível de óleo todas as vezes. Ao substituí-lo, o filtro também deve ser substituído. Os filtros de ar são verificados a cada 30 horas. Um teste de vela de ignição do gerador deve ser realizado a cada 100 horas de operação. Após uma pausa de 90 dias ou mais na operação, o óleo deve ser trocado sem qualquer verificação - ele perderá definitivamente sua qualidade.

Mais algumas recomendações:

  • se possível, use o gerador somente em ar frio;
  • cuidar da ventilação da sala;
  • coloque o dispositivo longe de chamas, substâncias inflamáveis;
  • instale modelos pesados ​​em uma base forte (estrutura de aço);
  • use o gerador apenas para a tensão a que se destina e não tente alterá-lo;
  • conectar eletrônicos (computadores) e outros dispositivos sensíveis ao desaparecimento da tensão, às suas flutuações apenas através de um estabilizador;
  • pare a máquina depois de esgotar o enchimento de dois tanques;
  • exclui o reabastecimento de um posto de gasolina em operação ou que não teve tempo de esfriar.

Para informações sobre como escolher um gerador a gasolina para residências e chalés de verão, veja o próximo vídeo.

sem comentários

O comentário foi enviado com sucesso.

Cozinha

Quarto

Mobiliário