Como iniciar um gerador a gasolina?
Qualquer tecnologia moderna requer uma atitude especial e aderência às regras de operação. Se pelo menos um deles for violado, o dispositivo pode falhar em um futuro próximo. Mas uma coisa é quando se trata de uma cafeteira, que, em princípio, é fácil de levar ao mestre para consertar ou comprar uma nova, e outra coisa completamente diferente é um gerador a gasolina. Se você respeitar essa técnica, poderá evitar até mesmo o menor colapso.
Ao trabalhar com um gerador a gasolina, atenção especial deve ser dada ao iniciar o dispositivo. Claro, de acordo com as instruções, este processo não é particularmente difícil.
Porém, é necessário observar algumas nuances, graças às quais o gerador funcionará fielmente por mais de uma dezena de anos.
Preparação
Antes de ligar o gerador, você precisa começar a prepará-lo. Apenas o dispositivo adquirido precisa ser desempacotado. Remova todos os pacotes. Certifique-se de verificar a caixa quanto a danos mecânicos que o dispositivo pode receber durante o transporte. O transporte dos novos modelos de geradores a gasolina é realizado sem a presença de óleo no sistema. E antes de ligar a unidade, é necessário colocar a quantidade necessária de lubrificante no compartimento correspondente, caso contrário o motor não funcionará.
Antes de cada novo lançamento É imprescindível verificar o nível do óleo e reabastecer se necessário. Condições secas para o motor podem ser fatais. Se um cabo de extensão for usado para conectar um gerador a gasolina, ele deve ser completamente desenrolado e o valor da seção transversal da carga nominal deve ser especificado. De acordo com a norma, deve ser de três núcleos, com uma seção transversal de mais de 2,5 sq. milímetros.
A preparação de um gerador operado anteriormente é realizada de forma um pouco diferente. É necessário verificar se o gerador de gás está aterrado. Se o gerador foi interrompido por mais de um mês, o fluido combustível restante deve ser drenado do tanque. Se o dispositivo estiver em modo de prontidão constante, mas raramente funcionar, é necessário trocar o combustível regularmente. Mas isso não significa que o combustível não refinado deva ser substituído por um novo. Em caso de falta, basta reabastecer. É estritamente proibido adicionar fluido de combustível enquanto o motor estiver funcionando.
Atenção especial deve ser dada à verificação do óleo no sistema do gerador. Uma renovação completa do lubrificante deve ser realizada a cada 60-70 horas de operação. É importante lembrar que se foi utilizada uma composição de óleo de origem mineral, então é estritamente proibido diluí-lo com um sintético. A inconsistência na composição dos óleos pode levar à falha do motor. Antes de iniciar, também é necessário verificar se há conexão ao gerador de outros aparelhos elétricos.
Inicialmente, um teste de funcionamento é realizado com um starter. Em seguida, o motor é desligado e é feita uma reinicialização. Graças a esta abordagem para iniciar o dispositivo, o motor aquece gradualmente, respectivamente, você pode aumentar a carga do gerador. O principal é garantir que o consumo total de energia não seja superior à energia gerada pelo gerador a gás.
Em princípio, ligar um gerador a gasolina não é tão difícil, o principal é aderir às regras geralmente aceitas para operar este dispositivo.
Como fazer isso direito?
Não é segredo para ninguém que a partida dos geradores a gasolina deve ser feita de acordo com suas características de projeto. Até o momento, estão sendo consideradas 3 opções de partida do sistema gerador.
- Início manual.
- Partida elétrica.
- Início automático.
A maioria dos modelos de geradores a gasolina da série econômica tem potência operacional baixa ou média. A instalação de tais unidades é realizada manualmente de acordo com as instruções. Mas mesmo sem as recomendações do fabricante, não é difícil lançar tal sistema. Basta aplicar um pouco de esforço e puxar a pega do cabo. Mas vale lembrar que quanto maior a potência do aparelho, mais intensamente o cabo terá que ser puxado. Além disso, propõe-se familiarizar-se com as instruções passo a passo para o início manual.
- Verifique se o amortecedor de ar está fechado.
- Puxe o punho de partida levemente.
- Se sentir resistência, você deve aumentar a tensão aplicando um empurrão forte.
- É necessário soltar suavemente a alça, mas não a jogue.
- Se não foi possível iniciar o aparelho na primeira vez, deve-se repetir os passos apresentados.
- Se a partida ocorreu sem hesitação, é necessário dar ao motor ligado algum tempo para aquecer e abrir o afogador.
Um gerador elétrico é muito mais conveniente em termos de partida. Nenhum esforço extra é necessário para sua planta. Basta girar a chave ou pressionar o botão desejado. Em projetos mais caros, existe um painel de controle que permite ligar um gerador com uma partida elétrica a uma distância remota. A seguir, propõe-se considerar as instruções passo a passo para iniciar um gerador elétrico.
- Se o dispositivo contiver uma bateria recarregável, é necessário verificar sua presença e operabilidade. Se falhar, deve ser substituído.
- Certifique-se de que os terminais estão conectados à bateriaforam fixados firmemente na polaridade correta.
- Gire a chave ou pressione o botão. Se dentro de 5 segundos após a partida o motor não entrar em operação, você deve soltar o motor de partida e tentar reiniciá-lo. Depois de um longo tempo de inatividade, há uma grande probabilidade de que possam ocorrer muitas partidas repetidas. O principal é que cada processo não deve demorar mais de 5 segundos.
E, no entanto, os mais convenientes são os geradores com partida automática. Seu controle é realizado por meio de um controle remoto, que permite controlar o processo de funcionamento do dispositivo.
Como começar no inverno?
Certamente todos concordarão que é muito desagradável estar em uma casa onde não há eletricidade no inverno e no frio. E se você tiver um gerador a gasolina devidamente conectado, esses problemas não surgem. No entanto, os proprietários de tais dispositivos precisam se lembrar que existem várias maneiras de iniciar usinas de energia a gasolina no inverno.
- Com qualquer método de conexão do dispositivo, você deve cuidar dos injetores... Eles devem ser mantidos em um determinado ângulo para evitar que o fluido de combustível respingue nas velas de ignição.
- Você pode injetar um agente especial para iniciar rapidamente um gerador de gasolina no carburador... Você pode comprar esta substância em qualquer loja de eletrodomésticos.
- A maneira mais fácil de ligar um gerador a gasolina é levar o dispositivo para uma sala quente, aquecê-lo e colocá-lo de volta no lugar. Provavelmente, a unidade foi congelada e, como uma bateria de carro, requer aquecimento do eletrólito. Este método não pode ser chamado de rápido, mas é "milagroso".
Para salvar o sistema do gerador de vários danos durante a estação fria, o proprietário deve drenar o fluido combustível do tanque e lubrificar os componentes móveis do sistema, especialmente quando a próxima partida for feita após um longo tempo.Mas o mais importante é que um gerador que funcione mal deve ser mantido em salas onde a temperatura do ar não caia abaixo de 0 graus.
Possíveis problemas
Infelizmente, os geradores a gasolina podem falhar após longos períodos de inatividade. E nem todos os usuários entendem qual pode ser a causa de um mau funcionamento do sistema. Respectivamente, folhear o manual de instruções na tentativa de encontrar uma solução para o problema. Mas o projeto de um gerador a gasolina não é tão complicado e você pode encontrar um mau funcionamento sem conhecimento especial. Para começar, você deve considerar a seqüência de operação do sistema do gerador. O fluxo livre de combustível e a presença de uma faísca são necessários para ligar o motor.
Para verificar o fluxo de combustível no cilindro, é necessário desparafusar a vela e inspecionar seus eletrodos. Se estiverem secos, nenhum combustível é fornecido. Eletrodos úmidos indicam entrada de gasolina. Em alguns casos, acontece que as velas são inundadas com combustível quando o gerador é de fábrica. A faísca parece estar lá, mas não é possível dar partida no motor. Esta situação ocorre após uma longa estagnação do gerador. Para resolver o problema, é necessário limpar os eletrodos da vela de ignição e aparafusá-los novamente. Em seguida, você precisa verificar se há uma faísca. Para fazer isso, você precisa inseri-lo no bocal e conectar o eletrodo externo a qualquer elemento metálico do motor.
Só é necessário conectar a uma distância distante do ponto de aparafusamento. Caso contrário, a faísca que aparece pode inflamar-se com os gases de gasolina do cilindro. Depois que o eletrodo da vela de ignição for conectado, você precisa puxar o motor de partida. Se houver uma faísca, então tudo está em ordem. Se não aparecer faísca, você terá que buscar uma solução para o problema em uma escala mais global, pois a ausência de faísca indica velas desgastadas ou mau funcionamento do sistema elétrico do gerador. Além disso, propõe-se familiarizar-se com várias maneiras de solucionar problemas na ausência de uma planta geradora.
- Na presença de combustível entrando e uma faísca, é necessário limpar a vela de ignição e depois apertá-la. E comece novamente de acordo com as regras das instruções.
- Se a vela ficar seca depois de desenroscada, pode-se fazer uma injeção técnica... Isso exigirá uma seringa de 1 ou 2 cubos. A gasolina é bombeada para ele, que posteriormente é despejada no cilindro. Então a vela é rapidamente torcida, um bocal é colocado nela e uma planta é feita. Com esta abordagem, o motor dará partida na 1ª ou 2ª tentativa. Mas com mais trabalho, pode parar. Se, no entanto, o gerador parar, você terá que entrar em contato com o centro de serviço.
- Se de repente não houver faísca da vela e não for possível obtê-la substituindo o bocal, o sistema elétrico do gerador precisa ser consertado. E apenas um especialista pode reparar o dispositivo.
Freqüentemente, os usuários, diante de um sistema gerador que não funciona, começam a desmontá-lo e visualizar o estado interno. No entanto, os especialistas recomendam em primeiro lugar verificar o nível do óleo e a presença de combustível. Em alguns casos, o gerador para de funcionar quando o filtro de ar está entupido. Não é tão difícil limpá-lo com as próprias mãos e, para estabelecer a sua localização, basta consultar o manual de instruções.
Uma solução semelhante para o problema se o filtro de combustível ficar sujo. Ele também precisa ser limpo ou substituído. Se repentinamente o motor do gerador não der partida após as manipulações realizadas, o problema provavelmente é a contaminação do carburador.
Infelizmente, é impossível limpá-lo com as próprias mãos. É necessário entrar em contato com um especialista.
No próximo vídeo, você verá como iniciar corretamente um gerador a gasolina.
O comentário foi enviado com sucesso.