Como consertar um gerador a gasolina?
Hoje é difícil imaginar nossa vida sem eletricidade. É precisamente isso que é o "combustível" para a tecnologia e torna qualquer atividade humana mais simples e fácil. E muitas vezes em lugares onde não há eletricidade por algum motivo, entendemos como isso é importante.
Recentemente, um dispositivo como um gerador a gasolina foi usado para gerar eletricidade. Mas ele, como qualquer outra técnica, pode quebrar. Vamos tentar descobrir os problemas dos geradores a gasolina e como consertá-los com nossas próprias mãos.
Mau funcionamento comum
Se falarmos sobre os defeitos mais comuns de geradores elétricos de qualquer tipo, então os seguintes problemas podem ser nomeados:
- contaminação ou falha das velas de ignição, que se expressa no funcionamento instável do gerador, sua difícil partida;
- carburador entupido: consumo de combustível muito alto, instabilidade na presença de uma carga permanente, dificuldades para ligar o dispositivo;
- quebra na bobina de ignição: é impossível ligar o gerador a gasolina, não há faísca;
- problemas iniciais: morder e quebrar o cabo ou destruição do mecanismo de catraca;
- violação das folgas das válvulas - neste caso, há muito ruído durante a operação e dificuldade de partida do gerador de gás;
- desgaste de escovas em modelos síncronos, torna-se o motivo pelo qual o dispositivo não produz uma corrente do tipo de saída;
- regulador quebrado a velocidade passa a ser o motivo de sua natação e falhas no trabalho ao trocar a carga;
- desgaste do rotor do gerador e os rolamentos do virabrequim causam vazamento de óleo e aumento do ruído operacional;
- desgaste do cilindro e anéis de pistão torna-se a causa do consumo excessivo de óleo e difícil partida do motor se estiver frio.
Você também deve levar em consideração defeitos bastante comuns, cuja causa será uma violação das regras de uso do dispositivo. Esses incluem:
- queima dos enrolamentos do gerador ou transformador de tensão durante sobrecargas permanentes;
- travamento do virabrequim devido ao baixo nível de óleo.
O mau funcionamento do gerador de gás pode ser dividido em 3 categorias:
- mau funcionamento do mecanismo de ignição e combustível;
- mecânico;
- elétrico.
Maneiras de eliminar avarias
Agora vamos falar sobre como consertar o dispositivo em questão com suas próprias mãos quando os problemas mais comuns ocorrerem.
Aletas de resfriamento de ar sujo
Um dos problemas bastante comuns que podem aparecer ao trabalhar com um gerador a gasolina são as aletas de resfriamento de ar sujo. A razão para isso pode ser duas coisas. No primeiro caso, estamos falando do fato de o aparelho não ter sido usado por muito tempo, a poeira assentou sobre ele, que entrou. É natural que durante a operação ativa do dispositivo, o sistema irá superaquecer, o que mais cedo ou mais tarde irá simplesmente queimar.
A solução para este problema pode ser encontrada em qualquer manual de qualquer modelo de gerador a gasolina.
Também pode aparecer por outro motivo - o uso de combustível de baixa qualidade pode fazer com que depósitos de carbono apareçam em vários filtros e também no mecanismo de resfriamento do dispositivo.Pode ser eliminado de forma muito simples - as aletas de resfriamento de ar devem ser bem limpas com um pano de poeira e sujeira. Se desejar, pode fazer isso sem desmontar o aparelho, mas ainda assim será melhor desmontá-lo, é preciso retirar a peça e fazer sua limpeza de alta qualidade, para depois instalá-lo em seu lugar original.
Problemas no sistema de ignição
Se houver algum problema com o mecanismo de ignição, que se expressa no aumento do ruído do motor durante a operação ou na dificuldade de partida do gerador, esse problema deve ser procurado tanto no funcionamento do carburador quanto no mecanismo de ignição. Apesar da interconexão dos dois sistemas, a solução de problemas com eles deve ser considerada separadamente. Neste caso, primeiro você precisará desparafusar a vela de ignição e inspecionar seu estado.
Mais precisamente, você deve olhar para os depósitos de carbono que devem se formar em seus eletrodos.
- Se for extremamente denso e seco e de cor preta, isso indica que uma mistura rica está sendo usada. Isso significa que é um carburador ou um filtro de ar entupido.
- Se o depósito for preto, mas oleoso, então isso significa que os anéis de pistão estão muito gastos, e o óleo vai parar na câmara de combustão, onde não deveria estar.
- Se o carbono for branco, isso significa que a mistura é extremamente pobre e, provavelmente, o carburador está com defeito.
- Depósitos de carbono marrom com tonalidade de tijolo indica que está tudo em ordem com o motor e os depósitos de carbono, que são vermelhos ou verde-vermelhos, indicam o uso de combustível de baixa qualidade.
Em geral, a operacionalidade do mecanismo de ignição é fácil de verificar, pois sua estrutura é muito simples. Para fazer isso, você precisa ativar a ignição, colocar uma vela de trabalho na tampa correspondente, em seguida, colocando-o com uma saia na parte mais próxima do motor, feito de metal, dê uma manivela brusca do motor de arranque de recuo.
- Se não houver faísca, primeiro desconecte a trava da bobina de ignição e, em seguida, o sensor que mostra o nível de óleo.
- Se, após desligá-los, não aparecer faísca, a bobina deve ser substituída.
- Se houver uma faísca com força normal, depois de algumas tentativas de partida, remova a vela de ignição.
- Se estiver cheio de combustível, a mistura é muito rica.
- Se estiver seco, então está faltando.
Acontece também que, após um armazenamento de longo prazo, o carburador flutua e a agulha pica, por isso a gasolina não entra no sistema. Para corrigir isso, você não deve bater com muita força na tampa da câmara da bóia algumas vezes e iniciar novamente.
Sem voltagem
Observe que o mecanismo elétrico dos dispositivos considerados é considerado bastante confiável. Normalmente, pode haver apenas dois problemas com ele - ou não há carga da bateria em dispositivos onde há uma partida elétrica, ou não há tensão na saída do gerador.
- O primeiro mau funcionamento é o resultado de uma quebra do enrolamento ou retificador de baixa tensão. É muito fácil verificar você mesmo todo o mecanismo. Basta conectar uma lâmpada de 12 volts em paralelo com o enrolamento do gerador de baixa tensão e dar a partida. Se a luz estiver acesa, significa que o gerador está funcionando corretamente e o retificador precisa ser substituído.
- Se não houver tensão na saída do gerador, na maioria das vezes isso é resultado do desgaste das escovas. Eles devem ser retirados e verificados quanto ao desgaste. Se for grande, é melhor substituí-los. Se você tiver um gerador do tipo inversor, deve verificar se a tensão vai para a entrada do conversor conectando uma lâmpada de 220 V de baixa potência em paralelo.
Mau funcionamento do sistema de combustível
Os problemas no sistema de combustível geralmente podem ser causados por 2 motivos. O primeiro é o uso de combustível de baixa qualidade e o segundo é a entrada de água ou ar na linha de combustível, ou a criação de um bloqueio causado pelo uso de combustível de baixa qualidade. Além disso, pode haver problemas com o carburador.
Se a sujeira entrar nos jatos de combustível, a mistura de combustível ficará mais pobre e o combustível começará a vazar.
Para corrigir esse problema, você precisa descobrir como fazer a manutenção do carburador.
- Primeiro você precisa remover a tampa da câmera com o flutuador. Precisa ser lavado com gasolina ou com um limpador de carburador tipo aerossol especial. Isso é necessário para remover a sujeira e vários tipos de depósitos que muitas vezes se acumulam no fundo. O mesmo vale para o reservatório do guindaste a gás.
- Agora você deve verificar se a válvula é purgada quando está na posição "aberta".
- Agora você precisa puxar o eixo do flutuador, puxe-o completamente para fora junto com a agulha tipo trava. O ar deve ser soprado através do canal.
- Agora use ar comprimido ou um limpador em aerossol para soprar através do tubo de emulsão, jato de combustível, bem como todas as passagens do carburador. Desparafusamos o parafuso de ajuste e sopramos através de seu canal.
- Depois disso, enrolamos e afrouxamos, dependendo do tipo de filtro de ar, em 2 ou 2,5 voltas. Resta montar o carburador e verificar seu desempenho.
Problemas de lançamento
Se falamos sobre problemas de partida, geralmente são causados por uma falha do motor de partida. A solução mais simples seria consertar a partida manual do gerador de gás. Então o problema pode residir na fixação não muito boa da mola de retorno.
Mas na maioria dos casos, a partida precisa ser consertada devido ao uso indevido do dispositivo, quando o usuário faz muito esforço para dar a partida.
Se, após o exame do mecanismo, ficar claro que não é essa a causa do mau funcionamento, ele consistirá na quebra de um de seus elementos. Isso pode ser uma ruptura no cabo ou a recusa do starter em rebobiná-lo devido ao fato de que a mola de retorno está quebrada. Outra opção - a catraca não gira o virabrequim.
Remova o motor de arranque desaparafusando os parafusos em torno do perímetro da caixa. A catraca pode então ser removida. Nós verificamos suas molas de retorno e cames. Em seguida, puxe cuidadosamente a polia e a mola. Estamos substituindo um cabo que quebrou ou uma mola quebrada.
Ao remontar o starter, certifique-se de que a mola esteja engatada na cobertura e na polia durante a remontagem.
O cabo deve ser completamente enrolado na polia.
Medidas preventivas
Limpe o dispositivo de vez em quando. Estamos falando sobre a limpeza do tanque de abastecimento de combustível, bem como os elementos do sistema de resfriamento de depósitos de carbono e poeira. Isso manterá o dispositivo limpo e os bloqueios não causarão superaquecimento e subsequente falha.
Além disso, não será supérfluo desmontá-lo de vez em quando e verificar o desempenho de vários mecanismos.
Com especial cuidado, será necessário verificar o ATS e a operabilidade da unidade de controle. Se possível, não será supérfluo limpar também os elementos internos de sujeira e poeira. Dadas as características de design deste dispositivo, não existem medidas preventivas em grande escala para ele.
A isso você também pode adicionar o controle do nível de combustível e óleo, verificando a resistência de fixação de vários elementos com parafusos, bem como a limpeza periódica do filtro de ar de sujeira e poeira.
Recomendações
Os usuários que possuem o conhecimento teórico e prático necessário podem usar as instruções para consertar um gerador a gasolina. Normalmente, nesses materiais você pode encontrar informações sobre como corrigir os problemas mais comuns com determinados dispositivos. Ou seja, a própria pessoa poderá consertar um gerador a gasolina, o que lhe proporcionará economia.
E o principal conselho dos especialistas será, é claro, que quaisquer avarias devem ser evitadas.
Isso é possível se você fizer a manutenção desses equipamentos a tempo, verificando o nível de óleo e combustível nele, bem como verificando a resistência das conexões aparafusadas e limpando o filtro de ar de sujeira. Como resultado, os reparos podem não ser necessários durante o uso do gerador de gás.
Em geral, deve ser dito que consertar um gerador a gasolina com as próprias mãos requer certos conhecimentos, razão pela qual nem todos os usuários serão capazes de executá-lo... Nesse caso, é melhor consultar um especialista. Mas, se você tiver uma base teórica, poderá reparar os defeitos básicos de um gerador a gasolina sem muita dificuldade.
No próximo vídeo, você aprenderá o que, em primeiro lugar, deve ser feito se o gerador a gasolina não estiver funcionando.
O comentário foi enviado com sucesso.