Como as moscas brancas aparecem em uma estufa e como se livrar delas?
O cultivo de plantas é um processo meticuloso que requer muito esforço e tempo. O aparecimento de pragas pode arruinar horas, meses, anos de esforços do jardineiro.
Descrição da praga
A mosca-branca é uma praga muito comum em efeito de estufa. As condições de alta umidade, alta temperatura, que são mantidas em estufas, contribuem para a rápida reprodução do inseto. É por isso que o aparecimento da mosca branca é tão perigoso. Nenhuma planta pode ser afetada, mas uma estufa inteira.
O tamanho do inseto díptero não excede 2 mm. As asas são duplas brancas, o corpo é castanho-amarelado. Os insetos adultos têm antenas transparentes. O comprimento das lagartas da mosca branca é 0,5-0,8 mm. A forma esférica transparente é muito semelhante aos pulgões. As larvas se escondem sob as folhas em grupos de 8 a 15 indivíduos.
O ciclo de vida de um inseto alado consiste em três estágios. Demora nove dias para o ovo se desenvolver. Em seguida, surge uma larva, que passa por 6 estágios de maturação. As lagartas do 1º estágio são as mais vorazes, pois armazenam nutrientes para posterior transformação. Quando a larva atinge o 6º estágio, ela entra em fase de pupa, cobrindo-se com uma densa concha. Nesta fase, o inseto é denominado "ninfa".
Uma semana depois, um adulto eclode, ou seja, um adulto. Após 15-20 horas, os adultos estão prontos para o acasalamento. O ciclo começa novamente. Os ovos são mais difíceis de destruir, pois são protegidos por uma casca densa. A expectativa de vida dos adultos varia de 17 a 70 dias. Tudo depende das condições ambientais. Essas pragas sugam a seiva das plantas. Suas folhas escurecem e depois morrem. Resíduos de moscas-brancas provocam o aparecimento de doenças fúngicas.
É por isso que é importante detectar atempadamente o aparecimento de um inseto perigoso.
Visão geral da espécie
A mosca-branca difere em espécies dependendo da distribuição, bem como da cultura de jardim preferida. No total, existem 200 espécies de insetos, mas na maioria das vezes os jardineiros se deparam com quatro delas.
Tabaco ou algodão
Na aparência, não difere da estufa, no entanto, está incluído na lista de objetos em quarentena. Isso se deve ao fato de que esta espécie está disseminada em todo o mundo, excluindo as regiões do norte, onde a temperatura cai para -40 -60 C. Esta praga é transmissora de doenças infecciosas e virais. As plantas danificadas por este inseto morrem em 8 de cada 10 casos. Afinal, a mosca-branca do tabaco é resistente a muitos pesticidas. A prevenção e a alternância de diferentes inseticidas ajudarão a salvar as plantas.
Repolho ou celidônia
Ele se instala no repolho branco, bem como em muitas gramíneas e ervas daninhas. Difere da estufa para o inverno, no entanto, os ovos do inseto são resistentes à geada. Após a hibernação, as larvas eclodem e começam a destruir as plantas.
morango
Esta espécie infecta morangos sugando seus nutrientes. A aparência e o sabor dos frutos afetados pela praga deterioram-se drasticamente. O inseto morango é mais freqüentemente encontrado no território da Ucrânia e da Rússia.
Estufa ou estufa
Esta espécie não tolera o inverno, por isso o melhor ambiente para seu desenvolvimento são as estufas. Em uma sala fechada, a praga vive e se reproduz o ano todo. A temperatura ótima para o desenvolvimento é de +20 - + 25C. As colônias de insetos prosperam quando a umidade do ar é de 55-80%.
Razões para o aparecimento
O que resulta no aparecimento de uma mosca branca nem sempre é claro. No entanto, os principais motivos possíveis podem ser identificados.
- O habitat favorito desta praga é o subtropical. Nos canteiros e estufas criam-se condições de alta umidade e temperatura, por isso você pode notar que a mosca-branca começou a atacar as plantas.
- Solo retirado de uma floresta, horta ou jardim pode estar infectado com ovos de mosca branca.
- Uma planta comprada em uma loja também pode conter uma praga.
- A mosca branca pode se estabelecer em mudas e entrar na estufa com ela.
Na maioria das vezes, a praga da estufa se instala nos tomates, pepinos, pimentões, berinjelas e aipo. Portanto, é importante inspecionar essas plantas com muito cuidado.
Com o que você pode lutar?
O corpo do adulto é coberto por uma camada densa, o que torna a mosca-branca imune a muitos inseticidas. Ainda assim, existem maneiras de superar essa praga. Para destruir a mosca-branca, é melhor evitar que apareça tratando a estufa no início da primavera, antes de plantar as mudas. Se isso não for feito, será extremamente difícil remover o inseto no verão. Mas não se desespere. É possível derrotar uma praga perigosa mesmo em casos avançados. Tudo depende dos meios utilizados.
Uma maneira eficaz de se livrar das pragas é envenenar com venenos químicos. Claro, neste caso, as plantas também podem sofrer. No entanto, restaurar as plantações em estufas com cobertura é melhor do que perder a safra completamente. Lidar com uma mosca branca em uma estufa é muito mais difícil devido à temperatura constante e alta umidade lá. Além de tratar as plantas com diversos inseticidas, a desinfecção deve ser realizada em estufas de policarbonato. Isso consiste de:
- colheita de ervas daninhas;
- limpeza de ferramentas de jardim;
- substituição ou limpeza completa da cobertura morta;
- verificar o solo cavando;
- lavar a moldura e as paredes da estufa com desinfetantes;
- congelar a estufa se o processamento for realizado no outono;
- fumigação com bombas de fumaça.
Produtos químicos
Os inseticidas são os agentes mais eficazes contra vários insetos perigosos. Apesar disso, é recomendável usá-los apenas em caso de infecção em massa de plantas. Isso se deve à alta toxicidade das substâncias que compõem os inseticidas. O tratamento químico é realizado estritamente com roupas de proteção. O mecanismo de ação dessas substâncias é o mesmo: o veneno é absorvido pela raiz, entrando nas "veias" da planta. Assim, as pragas se alimentam do suco envenenado. Vale a pena alternar o veneno para evitar que os insetos se tornem viciantes.
- "Karbofos" 10-50% consiste em malatião, um poderoso inseticida usado para muitas culturas hortícolas e hortícolas. Apenas 10 ml da substância são suficientes para 10 litros de água. A argamassa será suficiente para 9-10 m2. Devido a sua alta toxidade, não é recomendável usar o produto mais do que duas vezes ao ano.
- "Actellik" - um produto complexo que mata as pragas instantaneamente. Em 1 litro de água, diluir 2 ml do medicamento, irrigar o solo e as plantas. Após três dias, as borboletas e larvas de mosca-branca morrem.
- "Aktara" reconhecido como o melhor remédio para o controle da mosca-branca. Produzido em saquetas de 4 G. Diluir 1,5 g por 3 litros de água. A solução é derramada sobre as plantas sob a raiz.
O "Aktara" não é tão tóxico para a planta como outras drogas, mas elimina perfeitamente as pragas.
Preparações biológicas
As plantas são atacadas por pragas durante todo o ano. O uso de inseticidas é proibido durante os períodos de floração e frutificação. Nesse caso, os produtos biológicos vêm em seu socorro. Sua vantagem é que podem ser usados em todas as fases do crescimento das plantas. Além disso, essas substâncias não prejudicam insetos, animais e humanos benéficos. As pragas não desenvolvem resistência a produtos biológicos. Portanto, não há necessidade de procurar vários análogos de um remédio eficaz.
- Fitoverm disponível em ampolas, líquidas e secas. Para diferentes grupos de plantas, eles são criados de maneiras diferentes. Dissolva 1 ml da substância em 1 litro de água e borrife as árvores do jardim e arbustos de bagas. As hortaliças também são irrigadas, mas utilizando 0,5 ml do produto por litro de água. O veneno não se acumula nas raízes e frutos das plantas, ao mesmo tempo que afeta o sistema intestinal das pragas.
- Fitosporin - um produto biológico de uma ampla gama de efeitos. É baseado em fungos benéficos que destroem doenças fúngicas prejudiciais. É usado ativamente tanto para estufas, pomares e hortas, quanto para plantas de interior. A ferramenta é usada para pulverizar e regar. O produto biológico pode ser processado em qualquer clima. Depois da chuva, é aconselhável repetir o tratamento, pois parte da preparação é lavada. As proporções de diluição estão indicadas nas instruções.
Remoção mecânica
O método mecânico de remoção é considerado o mais inofensivo. No entanto, não é tão eficaz se muitas plantas forem afetadas. Se a extensão da infecção não for tão grave, a remoção mecânica ajudará a livrar-se da mosca branca.
- A remoção manual é um processo meticuloso com várias etapas. Primeiro você precisa "banhar" as plantas sob o "chuveiro". Para fazer isso, use um bico de irrigação e regue abundantemente as plantas. Este procedimento irá derrubar algumas pragas. Em seguida, é preparada uma composição de sabão: o alcatrão e o sabão em pó são esfregados em proporções iguais, diluídos em água morna. Esta solução é usada para limpar as folhas das plantas. Este método permite que você se livre de larvas e ovos de mosca branca. A solução de sabão também remove a película mucosa das folhas, o que evita o aparecimento de doenças fúngicas.
- A vantagem da armadilha de cola é a ausência de toxicidade. Além disso, este método ajudará a identificar o número de moscas-brancas e determinar o método de controle apropriado. As armadilhas para cola prontas são feitas de papel à prova d'água e cola que não seca. Armadilhas especiais de jardim são vendidas contra moscas brancas. As moscas pegajosas também são eficazes.
Você pode fazer uma isca de cola sozinho.
A colofónia líquida é usada para a cola. Em seguida, vaselina, óleo de rícino e mel são adicionados em proporções iguais. A cola caseira é misturada e resfriada. Em seguida, é aplicado na base e colocado ao nível dos topos das plantas. Para aplicações reutilizáveis, você pode usar madeira compensada pintada com tinta amarela brilhante como base. Quando a armadilha está cheia de moscas-brancas, elas são lavadas com água e sabão.
Métodos populares de luta
Antes da invenção dos inseticidas e várias drogas, havia maneiras populares eficazes de se livrar das moscas-brancas. Eles ainda são relevantes hoje, pois são inofensivos para plantas, animais e humanos.
- A infusão de alho pode matar as pragas em um mês. Para prepará-lo, é preciso picar uma cabeça de alho, despejar um litro de água e colocá-lo à sombra por um dia. As plantas são pulverizadas com uma solução 3-4 vezes com um intervalo de uma semana.
- Se os primeiros sinais da presença de uma mosca-branca aparecerem na estufa, pode-se usar pó de tabaco. O inseto tem medo de odores fortes. Na forma seca, a poeira é simplesmente espalhada nas camas. Uma infusão de tabaco também é eficaz. A receita é simples: 500 g de pó são diluídos em 10 litros de água, insistidos por um dia. A seguir, a massa deve ser espremida e a infusão filtrada. Adicione água de acordo com a quantidade da solução resultante. O processamento é realizado até que a praga desapareça. Os intervalos entre os "procedimentos" são de 3 a 5 dias.
- A infusão de dente-de-leão é preparada a partir de arbustos recém-cortados, incluindo raízes. Um litro de água quente é despejado em 40 g de dente-de-leão finamente picado. Em seguida, cozinhe em fogo baixo por 10-15 minutos. O caldo resultante é removido em local escuro por 3-4 dias. A infusão é diluída com água na proporção de 1: 1.
- A cobertura morta do solo pode proteger as plantas de muitos problemas, incluindo moscas brancas. Você pode cobrir o solo ao redor das mudas com papel alumínio picado. Claro, este método não dá 100% de garantia, mas é inofensivo, o que também é importante na jardinagem.O método é mais adequado para arbustos pequenos e flores decorativas.
- Uma infusão de mil-folhas é eficaz contra a mosca-branca. Despeje as folhas frescas com um litro de água e deixe fermentar por 1-2 dias. O caldo é filtrado e as plantas são pulverizadas 2-3 vezes com um intervalo de uma semana.
- Quando muitas pragas aparecem na estufa, a fumigação com bombas de fumaça é um método excelente de lidar com elas. É melhor usar palitos de tabaco, pois os sulfúricos não trazem o resultado esperado. As damas são colocadas em torno do perímetro da estufa. O número de verificadores usados depende da área da estufa. Depois de atear fogo, a estufa é fechada por um dia.
- O sabão de alcatrão lava bem as larvas, ovos e muco pegajoso deixado pelas moscas brancas. Hortas, pomares e estufas são pulverizados com água com sabão. Ele também é usado para processar folhas. O sabão é esfregado em um ralador. Em seguida, é diluído com água na proporção de 1: 6. Você também pode adicionar sabão em pó. Isso aumentará o efeito antibacteriano. A solução pode ser usada para pulverização. A espuma é aplicada no verso da folha. Se um procedimento não ajudar, ele é repetido após 6 a 10 dias.
- Um método incomum é plantar as chamadas plantas de guarda. Normalmente, essas são plantas com um odor pungente que muitos insetos não gostam muito. Esses "defensores" incluem ageratum, calêndula, bem como ervas: manjericão, tomilho, absinto. Eles são plantados em torno do perímetro da estufa. Eles são capazes de espantar as pragas.
- Alguns jardineiros usam insetos para combater a mosca-branca. Esses são parasitas que não prejudicam as mudas e os humanos, mas são destrutivos para uma praga voadora.
Encarsia destrói as larvas pondo ovos nelas.
Um inseto adulto sai de uma mosca branca e morre. Ao usar a encarzia, é indesejável o uso de produtos químicos.
Bug predatório Microlofus Caliginosus. Este inseto tem um grande apetite. É capaz de limitar rapidamente a população de mosca-branca e prevenir seu posterior aparecimento. Em caso de infecção em massa da estufa, é necessário adicionar 5-7 indivíduos por 1 m2.
Tansy, malmequeres e margaridas ajudam a atrair joaninhas e crisálidas. Esses insetos comem rapidamente borboletas e larvas, reduzindo sua população.
Ácaros predadores do gênero Abliseius são muito eficazes contra pragas. Eles agem como encarsia. Os entomófagos podem ser comprados em lojas de jardinagem e encomendados online. São entregues em embalagens e tubos de diversos tamanhos.
Medidas de prevenção
A prevenção ajudará a prevenir o aparecimento da mosca-branca e a aliviar muitos dos problemas associados a esta praga. Em primeiro lugar, é importante manter a estufa limpa. É imperativo limpar o canteiro de ervas daninhas e remover os rebentos atrofiados danificados. É melhor descartar todos os brotos inadequados. É importante manter as ferramentas utilizadas limpas. É necessário tratá-los periodicamente com desinfetantes.
O solo pode ser um local aconchegante de inverno para os ovos da mosca-branca. Na primavera, as larvas eclodidas darão muito trabalho. Para evitar tal cenário, no final do outono, você precisa cavar o solo com uma pá de baioneta. No outono e no início da primavera, é aconselhável desinfetar completamente a estufa. Recomenda-se tratar todos os cantos com uma solução de cloro. No inverno, você pode ventilar a estufa ou remover completamente a estrutura para que o solo fique congelado.
Isso impedirá que as pragas hibernem.
Redes mosquiteiras nas aberturas de ventilação ajudarão a proteger a estufa de insetos. Um método preventivo eficaz é a desinfecção com alho. Para realizar esse processamento, um recipiente de plástico é enchido com alho picado em um alho. Os recipientes são colocados em torno do perímetro da estufa. Recipientes e plantas são cobertos com filme plástico por 7 dias. O filme deve ser dobrado uma vez a cada 1-2 horas.
A manutenção da estufa não é fácil. É importante monitorar o estado das plantas para poder prestar assistência em tempo hábil.Tendo encontrado os primeiros sinais do aparecimento de uma mosca-branca, é aconselhável aplicar um método mecânico de proteção. Se a situação piorou, vale a pena passar para as substâncias folclóricas e biológicas. Use inseticidas químicos apenas como último recurso. O principal esforço que vale a pena fazer são as medidas preventivas. Afinal, é mais fácil prevenir o surgimento de pragas do que lidar com suas numerosas colônias. O uso de um método de destruição não dará o resultado desejado. Na luta contra um inseto tão perigoso como a mosca branca, uma proteção abrangente é importante.
O comentário foi enviado com sucesso.