Qual é a aparência de uma mosca-branca no tomate e como lidar com isso?
A mosca-branca é uma praga que pode matar o tomate em um período de 10 a 54 dias. O conhecimento de suas características fisiológicas ajudará a proteger o plantio desse inseto pequeno, mas muito perigoso. Como se livrar das moscas em uma área aberta e em estufas, iremos informá-lo em nossa análise.
O que é isso?
A mosca-branca pertence à família dos insetos Homoptera. No total, existem cerca de mais de 1500 variedades na natureza, o maior perigo para os tomates é representado por estufas e indivíduos com efeito de estufa. O clima úmido e o calor são favoráveis ao crescimento e desenvolvimento das moscas-brancas, por isso elas aparecem com mais frequência em estufas. Em jardins de rua no centro da Rússia, o pico da atividade de pragas ocorre na segunda quinzena de junho. O inseto mantém a dinâmica constante exclusivamente nas latitudes meridionais.
A fertilidade da mosca depende diretamente dos parâmetros da cultura da forragem. Nos tomates, o tempo de postura é de 2-3 semanas. Durante este período, a fêmea pode colocar até 40-50 ovos. Em geral, para cada geração, a população total desta praga de jardim aumenta 10 vezes.
A fonte de vida da mosca-branca é o suco dos brotos e das folhas dos tomates, bem como de suas raízes. Ao entrar em contato com um inseto, as mudas rapidamente perdem sua vitalidade, param de crescer e se desenvolver, e a produção desaparece completamente.
Ao mesmo tempo, tanto os indivíduos sexualmente maduros quanto as larvas da mosca-branca causam danos aos tomates.
Alimentando-se dos sucos vitais da planta, a praga infecta seus tecidos verdes. Os produtos residuais desse inseto se sobrepõem aos estômatos das placas foliares. - isso leva à interrupção dos processos de respiração celular e fotossíntese. Nessas condições, o crescimento, o florescimento da cultura e a formação dos ovários param.
As secreções da mosca-branca criam um ambiente confortável para a reprodução do fungo fuliginoso - ele se faz sentir na forma de uma flor escura nas partes verdes dos tomates e seus frutos. Além disso, a mosca-branca torna-se portadora de doenças virais, o aparecimento de um inseto costuma ser acompanhado de mosaicos, clorose, icterícia e enrugamento. Essas doenças causam deformação do feto e não são passíveis de tratamento.
Assim, a invasão da mosca-branca pode levar à morte das mudas de tomate e de toda a cultura, por isso o combate às moscas deve ser iniciado o mais rápido possível.
Razões para o aparecimento
Na maioria das vezes, a infecção ocorre da terra trazida - solo do jardim ou mudas compradas com um torrão de terra. Com menos frequência, voos independentes de um inseto tornam-se a causa. As altas temperaturas do ar e o bom conteúdo de umidade tornam-se o habitat ideal para a praga. - em temperaturas abaixo de +10 graus, a atividade vital do inseto é suspensa e suas larvas param de crescer.
Tudo isso cria um habitat ideal para as pragas em estufas, onde são mais comuns. Em áreas abertas, a mosca-branca geralmente aparece em verões quentes, mas chuvosos.
Sinais de presença
Se mosquitos atacaram os tomates, não será difícil detectá-los. Normalmente, os donos do jardim percebem borboletas leves de pequeno tamanho circulando acima das plantas. Se você tocar em tal arbusto, no mesmo segundo um bando de insetos voará em direções diferentes. Alguns outros sinais indicam a invasão da mosca branca:
-
na parte de trás das placas das folhas, pequenas escamas translúcidas são visíveis - são larvas de insetos;
-
marcas esbranquiçadas pegajosas ao toque são perceptíveis na parte superior - são secreções açucaradas de mosquitos;
-
as folhas ficam amarelas, ondulam e começam a cair, o amadurecimento dos frutos cessa;
-
os tomates amadurecem desigualmente e, por dentro, costumam ser brancos.
Se o aparecimento da mosca-branca for acompanhado por um fungo fuliginoso, então manchas marrom-acastanhadas nos frutos e fragmentos verdes da planta o indicarão. Ao mesmo tempo, as folhas parecem retorcidas e secas, uma flor branca aparece nelas, que depois de um tempo escurece.
Métodos de controle
Se aparecerem mosquitos no jardim, a luta contra eles deve ser iniciada o mais rápido possível. Os métodos de destruição da mosca-branca em tomates em campo aberto e em estufas são idênticos, mas em estufas é mais fácil ajustar os parâmetros do microclima - ventile, reduza o nível de umidade e otimize a temperatura. Não é possível fazer isso em uma área aberta. Nessas condições, os métodos biológicos de combate à mosca têm um bom efeito. Eles sugerem o assentamento da zona de plantio de tomate por inimigos naturais desse inseto - os mais famosos deles são a encarsia e o macrolophus.
A vantagem indiscutível das armas biológicas é que elas não causam o menor dano às pessoas, plantas e polinizadores benéficos.
Encarsia é uma das espécies de vespas, cujo espécime maduro usa larvas de mosca-branca para botar ovos. As vespas microscópicas nascidas começam a se alimentar dos tecidos do corpo de seu hospedeiro e a se transformar em pupa. Como resultado, as larvas da mosca-branca são mumificadas. Uma encarsia adulta também se alimenta de larvas de mosca-branca, durante sua vida (20-30 dias) um indivíduo é capaz de destruir até 15 pragas. Para manter a população de mosca-branca sob controle, um 1 sq. m serão suficientes 5 vespas.
Macrolophus é um predador que usa ovos e larvas de insetos de moscas brancas para se alimentar. Sua vida útil é de cerca de um mês, durante este período é capaz de comer 3.000 ovos e 2.000 larvas de mosca.
Para conter o crescimento do número de insetos-praga, 5 a 7 indivíduos são suficientes para uma parcela de 1 metro quadrado.
Importante: os entomófagos devem ser liberados apenas em climas calmos, de preferência ao entardecer. Os organismos vivos devem ser povoados na estufa o mais tardar 15-20 horas após a sua compra.
Em uma área aberta, use outras técnicas de controle de mosca. Com um pequeno número de pragas, os métodos físicos são eficazes - a praga do tomate pode ser eliminada com um jato forte de água com sabão. Esse método dá um resultado com uso sistemático, ou seja, o tratamento deve ser repetido ao longo do mês a cada 3-4 dias. Com grandes volumes de danos, é melhor fazer uma escolha em favor de outros meios.
Produtos químicos
Os pesticidas são altamente eficazes no combate à mosca-branca. No entanto, o veneno só funciona se as regras básicas forem seguidas.
Com um tratamento único das plantas afetadas, apenas as larvas morrem. Ao mesmo tempo, os ovos da mosca-branca permanecem viáveis, portanto, após 1-2 semanas, o jardim deve ser pulverizado novamente.
A mosca-branca tem a capacidade de se adaptar a pesticidas e formar resistência a eles. Para tornar o tratamento produtivo, é necessário combinar o uso de diversos produtos químicos ao longo da temporada.
Dos mais eficazes, vários medicamentos são distinguidos.
Fitoverm - solução aquosa de aversectina a 5%. Tem um poderoso efeito nos nervos, a mosca branca morre alguns dias após o tratamento. A pulverização deve ser realizada 2-3 vezes em intervalos de 15-20 dias. Não forma resistência. Não tóxico para humanos e animais de estimação. Os tomates podem ser colhidos 3-4 dias após a pulverização.
"Actélico" é uma composição à base de pirimifos-metilo. Causa paralisia da mosca e sua morte instantânea. A droga é perigosa para a polinização de abelhas e pessoas, seu uso é permitido no máximo 2 vezes por temporada. O tempo de espera para coleta é de 25-30 dias após o processamento.
"Aktara" é um remédio com tiametoxame. Quinze minutos após a pulverização, o inseto para de se alimentar e, depois de outro dia, morre. Vendido na forma de suspensões concentradas ou grânulos. Não é perigoso para as pessoas, mas pode levar à morte de abelhas. É usado para pulverizar mudas de tomate e irrigação na raiz. A colheita não pode ser consumida antes de 3-5 dias após o uso da droga. É aplicado uma vez por temporada.
Na utilização de qualquer agrotóxico, é muito importante respeitar rigorosamente a dosagem indicada pelo fabricante. Para evitar envenenamento por tóxico durante o processamento, use equipamentos de proteção individual (luvas, sapatos de proteção, respirador e óculos de proteção).
Importante: o uso de qualquer inseticida é aconselhável apenas em casos avançados, quando há alto risco de transferência da mosca-branca para outras plantas.
O uso de produtos químicos durante a floração e a frutificação não é permitido, razão pela qual um número cada vez maior de jardineiros prefere os remédios populares.
Remédios populares
Para remover a mosca-branca, você pode usar soluções preparadas você mesmo.
-
De alho: 20 g de dentes de alho amassados são despejados em 1 litro de água e mantidos por uma semana. Antes de borrifar a planta, o concentrado acabado é diluído em um balde de água.
-
De Yarrow: 250 g de ervas são despejados em 3 litros de água fervente e mantidos por 24 horas. Depois disso, filtre, despeje em um borrifador e borrife os arbustos de tomate.
-
Do tabaco: 150 g de makhorka e tabaco são despejados em 1 litro de água, mantidos por 2-3 dias e as plantações são processadas.
-
De refrigerante e iodo: 30 g de carbonato de sódio são agitados em 3 litros de água aquecida e 15 gotas de iodo são adicionadas. As áreas danificadas da planta são limpas ou borrifadas uma vez por semana durante um mês.
-
De amônia: 2 colheres de sopa de amônia são diluídas em um balde de água. O processamento é realizado antes da floração, bem como imediatamente após a floração.
-
Do vinagre: para isso, eles levam 2 colheres de sopa. eu. vinagre em um balde de água. Você pode usar vinagre de maçã, nesse caso, você precisa tomar 5 colheres de sopa. eu.
-
Dente-de-leão: 200-300 g de raízes de dente de leão ou 400 g de suas folhas são esmagados e mantidos por várias horas em um balde de água morna. Para maior eficiência, você pode adicionar um punhado de cebolas picadas à infusão.
Para garantir a máxima aderência da solução às partes verdes das plantas e para evitar que seja lavada durante a chuva, pode adicionar 15-20 g de qualquer detergente ao concentrado resultante. Para fazer isso, você pode levar preparações verdes, ralado doméstico ou sabonete líquido comum.
Importante: os remédios populares são eficazes com uso frequente, por isso o tratamento deve ser feito a cada década.
Agentes hormonais
Para remover ovos e larvas, use produtos biológicos hormonais de pragas - "Admiral", "Match". No entanto, eles são eficazes exclusivamente contra larvas e ovos, eles não funcionam em insetos adultos mosca-branca. Portanto, sua ação deve ser combinada com o uso de outros métodos.
Medidas de prevenção
É mais fácil prevenir qualquer problema do que lidar com ele mais tarde. É por isso que os jardineiros recorrem a medidas preventivas para evitar o aparecimento de uma mosca-branca no jardim de tomates. Na maioria das vezes, o inseto entra no local junto com o solo, portanto, para evitar a infecção do local com larvas, o solo e as mudas devem ser adquiridos apenas de vendedores confiáveis.
Os mosquitos são um grande perigo para as mudas de tomate. As plantas frágeis morrem rapidamente, mesmo devido a um pequeno número de pragas. Para protegê-los da mosca-branca, você pode realizar um tratamento único nos arbustos.
Um bom efeito é obtido pelo tratamento com infusão de cebola.Para a sua preparação, as cebolas são picadas e diluídas em água à razão de 10 g de mingau de cebola por 1 litro de água, insistidas durante 5-10 horas, filtradas e irrigadas.
Pulverizar uma infusão de alho, laranja, limão e outras ervas com plantas de odor forte pode assustar o inseto.
Ao cultivar tomates em estufas, eles geralmente recorrem à desinfecção:
-
para desinfetar a estufa, no início da primavera e no final do outono, é necessário processar todo o material de jardinagem com cal;
-
no inverno, em baixas temperaturas, o congelamento dá um bom efeito - para isso, você deve abrir as janelas e portas da estufa e deixar por 2-3 dias.
Em áreas abertas, a preparação de outono do local desempenha um papel igualmente importante: a desinfecção deve ser concluída antes das primeiras geadas estáveis. Inclui uma série de medidas.
-
Perfuração profunda do solo com adição de cinza de madeira.
-
Recolha e queima de todos os resíduos vegetais: folhagem, ervas daninhas e copas.
-
Substituição ou escavação da camada superior do solo até uma espessura de 10-15 cm Tratamento da terra com quaisquer preparações inseticidas.
-
Tratamento de todas as superfícies de madeira com cal apagada na proporção de 500 g por balde de água ou mancha.
-
Limpeza de todos os postes de metal e suportes de mofo e musgo com querosene.
-
Processamento de dispositivos auxiliares (cordas e hastes) com solução concentrada de permanganato de potássio.
-
Limpeza de vidros, armações e painéis plásticos com uma escova e uma solução de sabão em pó. Se surgirem sinais de infecções fúngicas, o uso de alvejante é permitido.
Obviamente, a limpeza e a ordem devem ser criadas no jardim ou na estufa. É importante monitorar o estado das mudas jovens e realizar todo o trabalho preventivo em tempo hábil. Nesse caso, nem uma única praga será terrível para o tomate, especialmente a mosca-branca. Essas dicas simples irão ajudá-lo a salvar suas plantas e obter colheitas ricas.
O comentário foi enviado com sucesso.