Qual é a aparência de uma mosca-branca e como se livrar dela?

Contente
  1. descrição geral
  2. Razões para o aparecimento
  3. Sinais de ocorrência
  4. Quais plantas são afetadas?
  5. Usando armadilhas e fumigadores
  6. Preparativos para a luta
  7. Visão geral dos remédios populares
  8. Outras soluções
  9. Medidas de prevenção

Dentre todas as pragas de jardim, as borboletas são sempre as mais perigosas, pois esses insetos são estáveis ​​e fazem embreagens várias vezes por temporada, o que significa que as plantas são constantemente prejudicadas. A borboleta mais comum em estufas e ao ar livre é a mosca branca. Todos os que trabalham com jardinagem devem conhecer as características do parasita.

descrição geral

A mosca branca parece um pequeno mosquito. A cor de seu corpo é verde claro, mas suas asas são brancas, daí o nome da praga. A mosca branca é muito pequena, mas você ainda pode vê-la a olho nu. O tamanho médio da fêmea é de 1-2 mm, o do macho é de até 3 mm. A mosca-branca se alimenta da seiva das folhas e caules. Mas é perigoso não só por causa disso. Os insetos carregam vírus, bactérias e fungos em si mesmos, infectando plantas saudáveis.

O processo de reprodução dessas pragas é muito ativo. Os insetos colocam garras na parte inferior das placas das folhas, fixando os ovos com segurança. Em apenas alguns dias, os filhotes eclodem. As larvas da mosca-branca são de cor cinza. Eles imediatamente começam a procurar comida. Depois de encontrá-la, a larva se fixa na folha e a come gradualmente. Após 2-3 semanas, a larva se transforma em um imago. Uma borboleta adulta imediatamente faz uma embreagem.

O inseto também é prejudicial, pois põe ovos em intervalos de alguns dias. Apenas uma borboleta pode botar cerca de trezentos ovos.

Razões para o aparecimento

Inicialmente, é bastante difícil determinar de onde veio a mosca branca. Existem várias razões para o seu aparecimento. Por exemplo, uma borboleta pode parasitar em uma horta vizinha. De lá, as pragas chegarão facilmente ao seu local, pois a borboleta se move rapidamente... Se ela gostar das condições, o parasita iniciará imediatamente o processo de reprodução. As borboletas adoram lugares onde é quente e úmido, e é por isso que são encontradas com tanta frequência em estufas. Existem pragas ao ar livre, mas são muito menos numerosas.

As moscas brancas voam até dentro das casas. Se não houver telas nas janelas, a borboleta penetrará facilmente em um apartamento ou casa vindo da rua. Depois de encontrar as plantas, ela se agarrará a elas. Além disso, as larvas dos insetos são frequentemente trazidas pelos próprios jardineiros, que compram brotos em lojas não verificadas.

Outra maneira pela qual uma mosca-branca pode entrar em uma área é através do solo contaminado. Ovos de pragas são excelentes para resistir ao frio, então podem muito bem passar o inverno no solo. É por isso que qualquer terreno comprado deve ser desinfetado.

Sinais de ocorrência

Não será difícil para um jardineiro atencioso encontrar uma mosca-branca. Aqui estão alguns sinais pelos quais você pode identificar facilmente convidados indesejados:

  • se você tocar na planta afetada, nuvens de pequenos mosquitos voarão instantaneamente para o ar;
  • as partes superiores das placas das folhas são abundantemente cobertas por uma flor pegajosa;
  • virando a folha, você encontra ninhadas, larvas, insetos adultos e tudo isso em grande quantidade;
  • um fungo fuliginoso começará a se desenvolver na folhagem, o que é caracterizado pelo aparecimento de áreas claras e, em seguida, escuras na placa.

Se você não agir, a planta ficará muito enfraquecida. Pode haver amarelecimento e ondulação da folhagem, sua queda prematura. A cultura não será capaz de lidar com a praga por conta própria, ela desacelerará seu crescimento e acabará morrendo.

Quais plantas são afetadas?

Whitefly é muito exigente com comida. Portanto, pode surpreender uma variedade de culturas.

  • Legumes. Borboletas-praga costumam parasitar vegetais em estufas. Eles são onipresentes em pepinos, tomates e pimentões. Em campo aberto, o inseto come cenoura, abobrinha, berinjela. O parasita também não despreza mudas jovens recém-plantadas no solo.
  • Arbustos. Grandes aglomerados de moscas brancas podem ser encontrados nas folhas de framboesas, groselhas pretas, vermelhas e brancas, groselhas e outros arbustos de bagas.
  • Árvores frutiferas. A borboleta também vive da colheita de frutas. Por exemplo, ela gosta muito de maçã, pêra, cereja e cereja doce. O parasita voa para ameixas, damascos e pêssegos. Além das árvores frutíferas, as borboletas também podem escolher uvas.
  • Flores no jardim. As moscas brancas também podem pragas nas plantas de jardim. Eles fazem embreagens em rosas, peônias, íris, camomila de jardim.
  • Plantas de casa. Uma vez em casa, as borboletas prejudicam até mesmo as plantações internas. Eles se instalam em todos os tipos de flores de interior. Eles gostam especialmente de petúnia, begônia, fúcsia.

Usando armadilhas e fumigadores

É necessário começar a combater a mosca-branca rapidamente, pois a praga consegue se multiplicar no menor tempo possível. A primeira opção pode ser uma variedade de armadilhas, que você pode comprar na loja e fazer você mesmo em casa. Vejamos algumas maneiras interessantes.

  • Armadilhas. As armadilhas de cola mais simples são fáceis de fazer você mesmo. É necessário pegar um papelão, sempre de cor viva, e cortá-lo em várias tiras iguais. As amostras resultantes são untadas com cola que não seca (entomológica). As listras são penduradas em locais onde as moscas brancas se acumulam e, para potencializar o efeito, podem ser destacadas com algo. Em breve, as borboletas adultas começarão a migrar para a armadilha improvisada. Além de fazer armadilhas caseiras, você também pode comprar fitas adesivas usadas para pegar moscas.
  • Fumigadores. Esses fundos são adequados apenas para locais fechados, ao ar livre são inúteis, pois têm um raio de ação limitado. Fumigadores são dispositivos que podem operar com baterias ou com corrente. Uma placa especial ou líquido com um inseticida está escondido dentro da estrutura. O cheiro é mortal para mosquitos, moscas e todos os tipos de mosquitos. Mas ele é perfeitamente capaz de espantar a mosca branca, expulsando-a da sala. Ao usar um fumigador, as precauções de segurança devem ser seguidas. As tomadas devem estar em bom estado de funcionamento e o próprio dispositivo não deve tocar nas cortinas ou outros tecidos. É melhor sair da sala durante a exposição, pois às vezes o cheiro pode causar dores de cabeça, especialmente se as janelas da casa estiverem fechadas.

Preparativos para a luta

Produtos químicos eficazes o ajudarão a se livrar das moscas brancas do jardim e da estufa para sempre. Oferecemos uma visão geral dos melhores meios de controle de pragas.

  • Biotlin. É um dos melhores inseticidas para ajudar no combate a pequenas pragas. A composição leva à morte não apenas de insetos adultos, mas também de suas larvas. Se árvores e arbustos forem tratados, então 3 ml do produto são dissolvidos em um balde de água. Para processar vegetais, é necessário aumentar a dose para 5 ml.
  • Fitoverm. Um bom produto biológico que afeta o intestino de um inseto. Qualquer planta pode ser processada com ele. Assim, para culturas em ambiente fechado, 2 ml da droga são dissolvidos em 0,5 l de água. Umedeça um pano na composição acabada e limpe as placas de folhas das plantas, bem como seu caule, com ele. Para a irrigação de hortaliças, bastam 0,5 ml do produto dissolvido em um litro de água. As árvores são pulverizadas com um borrifador e 1 ml de veneno é tomado por litro de líquido.
  • Apploud. Esse inseticida permitirá que você remova as moscas-brancas da estufa, bem como os insetos que se reproduzem nas árvores frutíferas. Você precisará de 10 gramas da composição por balde. Ao manusear, use respirador, luvas e óculos de proteção.
  • "Alatar". Permite destruir não apenas a mosca branca, mas também outras pragas, se houver.Você precisa diluir o produto em 4 litros de água, enquanto toma 5 mg. Se as árvores forem tratadas, a mesma quantidade do medicamento já é diluída em 10 litros. A solução Alatara não deve ser usada em tempo chuvoso ou ventoso.
  • "Fufanon". Outra droga eficaz contra borboletas, a forma de liberação são as ampolas. Para borrifar vegetais em 5 litros, basta diluir 5 mililitros do produto e, se forem processadas flores, dissolve-se 1 ml em um litro de água. A irrigação é realizada a partir de um pulverizador.
  • Aktara. Um excelente inseticida que pode proteger as plantas por muito tempo. Você precisa tomar três litros de água e diluir 1,4 gramas do produto neles. Os tratamentos são realizados regando a planta.
  • Tepeki. Este produto foi especialmente formulado para combater moscas brancas e pulgões. Para 6 litros de líquido, apenas um grama do medicamento é ingerido. E um litro é suficiente para 10 metros quadrados de canteiros. Nesse caso, o inseticida começa a agir meia hora após o tratamento.

Além disso, você pode comprar os seguintes meios igualmente eficazes:

  • "Karbofos";
  • "Fagulha";
  • Actellik;
  • "Confidor";
  • Inta-Vir;
  • "Almirante".

Vale lembrar que a maioria dos produtos químicos é prejudicial à saúde. Portanto, o processamento deve ser realizado apenas com roupas de proteção. Em um apartamento, é melhor não usar produtos químicos ou escolher os compostos menos tóxicos.

A pulverização não deve ser realizada em condições de vento. Caso contrário, a droga chegará a outras safras, e elas podem ser gravemente afetadas por isso. Também não faz sentido processar na chuva, uma vez que a droga será rapidamente lavada com água.

Visão geral dos remédios populares

Ao longo dos anos de luta contra a mosca branca, os jardineiros desenvolveram muitas maneiras eficazes de derrotá-la em estufas e ao ar livre. Os remédios populares podem ser usados ​​tanto no inverno quanto no verão, mas o resultado só pode ser obtido se os insetos ainda não se multiplicarem muito.

  • Tabaco. Esse remédio popular afeta apenas as borboletas adultas, é impotente contra as larvas. Portanto, é usado exclusivamente no início do verão dos parasitas. Você pode usar folhas secas de tabaco, mas é ainda melhor usar o tabaco dos cigarros mais fortes que puder encontrar. Um pacote de água será consumido por litro de água. O tabaco é despejado com um líquido aquecido, a cerca de 60-70 graus, coberto com uma tampa e colocado em um local escuro por uma semana. Em seguida, a composição é filtrada. É necessário combater a mosca branca por meio de fumigação.
  • Cinza. As borboletas têm medo de cinzas, e as cinzas da madeira são um bom fertilizante. Você precisa pegar um balde de 10 litros de água, adicionar dois copos cheios do produto ali, misturar bem. Em seguida, o recipiente é coberto e deixado por 4 horas. Em seguida, a composição é filtrada e usada para irrigação das plantações. E também a cinza seca é espalhada diretamente no solo. Dessa forma, também é possível se livrar das larvas da praga.
  • Sabão. Você também pode envenenar a mosca-branca com sabão. A opção mais correta é tar. Um pedaço de sabão é amassado em um ralador e, em seguida, complementado com 6 litros de água ligeiramente aquecida. Espere até que o produto esteja completamente dissolvido e use. Para fazer isso, você pode tomar um spray. E também com um produto de sabão, você pode simplesmente limpar as folhas das plantas. Um remédio bastante interessante para a destruição da mosca branca é o "Sabonete Verde". É uma formulação líquida com um aroma leve de xampu ou sabonete. O líquido é absolutamente inofensivo para humanos e animais. Você pode aplicar o produto verde nas folhas e caules das colheitas, isso ajudará a proteger as plantas das borboletas. Freqüentemente, "Sabonete Verde" é adicionado a misturas de fungicidas. Graças a isso, a eficiência deste último é grandemente aumentada.
  • Alho. Esta cultura tem um aroma muito forte e pronunciado. Não só as moscas brancas têm medo dele, mas também muitos outros tipos de pragas. É necessário pegar várias fatias (3-4 grandes) e pique-as finamente. Em seguida, despeje 1000 ml de água morna. A composição deve ser insistida por 24 horas. Em seguida, é filtrado e usado no tratamento de plantas.
  • Infusões de ervas. Certas ervas também podem ser de grande ajuda no combate às pragas. A mosca branca é mais gravemente afetada por dentes-de-leão. Você precisa tirar 100 g de grama, corte, despeje em um litro de água. Em seguida, cubra com uma tampa e retire por três dias em local fresco e escuro. Depois de decorrido o tempo previsto para a infusão, a composição é filtrada. A infusão resultante deve ser pulverizada sobre as plantas. Além do dente-de-leão, você também pode usar mil-folhas. Prepare a infusão da mesma forma.
  • Amônia. A amônia é usada apenas em áreas abertas. Para 9 litros de água, você precisa de uma colher de sopa do produto. É necessário pulverizar imediatamente após o preparo, pois os vapores de amônia desaparecem rapidamente. Diluir o mesmo álcool é necessário em um respirador.
  • Terebintina. Esse produto tem um aroma pronunciado e, portanto, vai assustar rapidamente a mosca-branca. A dose do medicamento depende da situação. Então, se tem muitos insetos e as folhas da cultura são fortes, eles pegam um litro e meio do produto. Para plantas de folhas finas, um litro é suficiente, e para medidas preventivas - a metade. Em seguida, a substância é diluída em um balde de água e, em seguida, complementada com uma solução de amônia a 25% (uma colher e meia de sopa).

O tratamento é realizado por pulverização ou derramamento de solo.

Outras soluções

Existem vários outros métodos que podem ser usados ​​para matar as moscas brancas.

  • Landing ageratum. Ageratum é uma planta bonita, mas tóxica para os insetos. Borboletas voam para lá, colocam ovos nas folhas. No entanto, as substâncias nos tecidos da flor tornam os insetos estéreis.
  • Pupas de encarsia. Esses insetos são fatais para as moscas brancas. Eles criam garras diretamente nas larvas da praga, e elas, é claro, morrem por causa disso. Mas vale a pena colocar as pupas 14 dias antes do início da semeadura.
  • Fumigação. Este método é usado apenas para estufas e antes mesmo do plantio. Uma bomba de fumaça é colocada na sala e, em seguida, as portas e aberturas são bem fechadas. Em algumas horas, todas as coisas vivas nesta estufa morrerão.
  • Frio. Se a mosca branca parasitar no apartamento no inverno, ela pode ser destruída pelo frio. Para fazer isso, você precisa diminuir a temperatura ambiente para 12 graus ou menos. As borboletas adultas morrem no frio.

Medidas de prevenção

O aparecimento de moscas brancas no jardim e na estufa não deve ser permitido. As seguintes medidas preventivas ajudarão a prevenir a destruição de borboletas.

  • Plante suas plantas de modo que haja espaço suficiente para todas elas. Se as plantações estiverem densamente localizadas, elas começam a sofrer com umidade excessiva e entupimento. E é isso que a mosca branca adora.
  • Cuide bem de suas plantas. Regue-os corretamente, alimente-os para aumentar a imunidade. É imperativo eliminar as ervas daninhas que crescem perto das plantas cultivadas.
  • Após a colheita, não tenha preguiça de desenterrar o local... Isso ajudará a matar as larvas que se preparam para o inverno. A limpeza dos resíduos vegetais é outra etapa necessária.
  • Se houver uma pilha de composto na área, ela não deve ser colocada perto das plantas. Na verdade, as pragas gostam muito de se estabelecer em restos apodrecidos.
  • Verifique cada muda que você compra. O mesmo se aplica a buquês de flores, doados ou comprados. Eles também podem conter pragas.
  • O solo que é retirado do local para as mudas deve ser sempre desinfetado. Isso pode ser feito por congelamento, calcinação ou derramamento de uma solução de manganês.
  • Quando se trata de flores de interior, então, na sala onde crescem, devem ser instaladas redes mosquiteiras. Além disso, essa sala deve ser ventilada com freqüência.

Outro ponto é a inadmissibilidade do excesso de umidade. Regue as plantas para que a água não permaneça dias no fundo da panela.

sem comentários

O comentário foi enviado com sucesso.

Cozinha

Quarto

Mobiliário