Como a mosca branca prejudica os pepinos e como se livrar dela?
A mosca branca é um pequeno inseto nocivo que muitas vezes pode ser encontrado em plantações cultivadas em casa de vegetação e em campo aberto. Se você não lutar contra isso, a planta pode morrer rapidamente. Para não perder a safra, é preciso conhecer os métodos de controle que ajudarão a eliminar a mosca-branca durante toda a temporada.
Descrição da praga
A mosca branca é uma pequena borboleta frequentemente encontrada no jardim, principalmente nos pepinos. Este inseto se parece com um pequeno mosquito branco. Apesar de seu pequeno tamanho, esse mosquito é capaz de causar danos tremendos às plantas cultivadas, alimentando-se de seus sucos.
Esta borboleta tem duas asas leves e seu tamanho atinge cerca de 2 milímetros. Os adultos e os indivíduos maduros desta praga, denominada "imago", não vivem muito, cerca de 3 semanas, mas em tão pouco tempo conseguem pôr muitos ovos, dos quais surgem larvas não menos perigosas. A fêmea sozinha é capaz de colocar cerca de 100 ovos em toda a sua vida! Nesse caso, a postura dos ovos é realizada principalmente na parte inferior da folhagem, onde também vivem insetos adultos.
Uma pequena praga que ainda não passou por 3 fases de desenvolvimento no futuro é chamada de ninfa. É difícil retirá-los da estufa, pois são altamente resistentes a produtos químicos e podem causar danos tremendos às plantas. Tendo passado para a 4ª fase, o inseto ganha a capacidade de se mover livremente e com o tempo se forma completamente, ganhando imediatamente a capacidade de se reproduzir ativamente. No total, as fêmeas de um inseto nocivo produzem cerca de 12 gerações em uma única estação!
A razão para o aparecimento de parasitas é, na maioria das vezes, as condições confortáveis para eles, que são na maioria das vezes características de estufas. Condições confortáveis significam a temperatura das massas de ar, que está em torno de 22 graus, e alta umidade, a partir de 65%.
Que mal isso faz?
Uma perniciosa mariposa vive das folhas do pepino e se alimenta ativamente dos sucos das plantas, o que inibe o desenvolvimento e o crescimento do plantio, priva-a da força e dos recursos que normalmente são gastos na manutenção da massa verde e na formação dos frutos. A folhagem da planta posteriormente começa a amarelar e enrolar, e em seus frutos, devido ao líquido especial que o inseto emite, podem-se encontrar manchas escuras de fuligem. Como resultado, o pouso morre. Além disso, a praga também é portadora de várias infecções, o que também tem um efeito prejudicial sobre o estado da planta.
Sinais de aparência
Pode ser difícil descobrir que parasitas apareceram na sua planta nos estágios iniciais devido ao pequeno tamanho da mosca-branca e ao fato de ela gostar de se esconder sob as folhas. Para detectar um inseto, você precisa perturbar a folha. No caso de ataques de insetos, você verá todo um enxame de pequenas moscas voando ao redor do pepino. No futuro, com a atividade ativa do inseto, é possível observar que nas folhas da planta aparecem um líquido pegajoso e pontos brancos e, posteriormente, pontos pretos. As próprias folhas são deformadas, ficam desbotadas e murcham ativamente, após o que caem. Em seu lado interno, será possível encontrar larvas que ainda não são capazes de voar, mas sugam ativamente os sucos da planta.
Métodos mecânicos e parasitários de luta
Esse método de luta pode ser considerado o mais inofensivo. Trata-se de coletar borboletas maliciosas com suas próprias mãos. Além do mais, você pode usar uma mangueira, derrubando os insetos com um jato de água e limpando o caule e a folhagem do pepino com uma solução de sabão. Isso não quer dizer que esse método de luta ajudará a derrotar a mosca-branca, especialmente se ela conseguiu se reproduzir. No entanto, isso ajudará a atrasá-la por um tempo.
Além do mais, existe outra maneira que permite remover um inseto nocivo - é o uso de armadilhas pegajosas de cores brilhantes. Na maioria das vezes, eles usam azul ou amarelo, uma vez que são essas cores que os parasitas migram.
Para maior eficiência, a estufa também pode ser equipada com uma fita comum para matar moscas.
Como processar?
Produtos químicos
Os residentes de verão recorrem a métodos radicais de luta, nomeadamente a agentes químicos, apenas nesses casos, se simplesmente não funcionar de outra forma para se livrar das borboletas nocivas. Essas drogas se distinguem por sua alta eficiência e velocidade. Eles são capazes de remover parasitas literalmente desde o primeiro tratamento, no entanto, existem muitas desvantagens significativas. Portanto, os produtos químicos são muito tóxicos. Eles prejudicam não apenas os parasitas, mas também os insetos benéficos. Além disso, se usados de forma inadequada, também podem prejudicar a planta, assim como o homem. Além disso, os produtos químicos tendem a se acumular na folhagem e nos frutos da planta, o que também não é bom para comer. Então, se, no entanto, decidir envenenar borboletas nocivas com produtos químicos, recomendamos que preste atenção a medicamentos como Fitoverm, Aktara, Fufanon, Aktellik e Verticilina.
O tratamento com tais meios será eficaz, porém, para obter resultados realmente elevados, é necessário levar em consideração o fato de que as larvas são mais resistentes aos produtos químicos, portanto não adianta borrifar uma vez e esquecer a borboleta para toda a temporada. Para salvar a planta e destruir o parasita, o arbusto terá de ser pulverizado várias vezes. Ao mesmo tempo, recomenda-se a troca periódica dos medicamentos, uma vez que a praga se adapta rapidamente aos venenos, por isso eles deixam de atuar sobre ele. E para que os produtos químicos permaneçam na planta por mais tempo, é recomendável adicionar um pouco de sabonete líquido.
Ao usar produtos químicos, recomendamos fortemente que você siga todas as normas de segurança, use os produtos estritamente de acordo com as instruções, sem descuidar das dosagens, e use equipamentos de proteção individual, incluindo máscara, luvas, respirador e óculos de proteção.
Método biológico
O método biológico de controle envolve o uso de inimigos naturais da praga. No nosso caso esse inseto é a encarsia, que parasita os ovos de uma borboleta nociva. Porém, notamos que no combate à mosca-branca do pepino, o uso desse inseto ajudante pode ser ineficaz, uma vez que as vilosidades da folhagem do pepino impedem que a encarsia entre em contato com os ovos do parasita.
Remédios populares
Os remédios populares se distinguem pela simplicidade em termos de preparo, inocuidade para os humanos e insetos benéficos, além da economia. Você pode fazer uma solução de acordo com uma receita popular com suas próprias mãos. No entanto, observamos que esses fundos são ineficazes em casos avançados e claramente não podem ser comparados com produtos químicos. No entanto, você pode usá-los. Eles serão eficazes na prevenção e controle de um pequeno número de parasitas.
Então, você pode preparar uma solução à base de tabaco. Você precisará de um pequeno punhado desse ingrediente. Você pode obtê-lo em qualquer tipo de cigarro e precisará de um maço inteiro. O tabaco deve ser despejado com um litro de água quente, após o que é infundido em local escuro por cerca de 5 dias. Depois disso, o remédio é curado e as plantas são borrifadas com ele em intervalos de 3 dias, somando-se ao extermínio completo do parasita.Você também pode usar bicarbonato de sódio comum para a solução. Você só precisa de 2 colheres de sopa deste componente, que deve ser dissolvido em 4 litros de água. A mistura é bem mexida e agitada, para depois ser usada nas plantações.
Você também pode usar dente de leão para preparar a infusão. Você vai precisar de 40 gramas de folhas esmagadas desta planta e 20 gramas de suas raízes. Tudo isso é despejado em um litro de água fria e deixado para uma tintura de três horas. Em seguida, imediatamente após o término do tempo, é realizada a pulverização das plantas precipitadas. Isso deve ser feito 4 vezes por mês. O alho é igualmente eficaz contra insetos nocivos. Para a solução, você precisa de 100 gramas de alho picado e 0,5 litro de água gelada. A mistura deve ser infundida por 5 dias, após o qual a mistura concentrada resultante deve ser diluída com água e usada para borrifar pés de pepino.
Vale a pena prestar atenção na solução do milefólio. Você precisará de 90 gramas de folhas dessa planta e um litro de água. A mistura deve ser infundida por cerca de 2 dias, após o qual deve ser filtrada e pulverizada com a solução vegetal resultante em intervalos de 7 dias. Você também pode usar limão para preparar a solução. Você só precisa de 0,15 kg de sua crosta e 2 litros de água. Tudo isso deve ser misturado, coberto com uma tampa e dado 2 dias para tintura. Em seguida, coar a solução e adicionar 40 gramas de sabão, o que ajudará a mistura a se firmar na folhagem. Com esta solução, é necessário limpar a folhagem do pepino de ambos os lados.
Medidas de prevenção
O combate à mosca-branca é difícil, por isso recomenda-se seguir medidas preventivas que vão ajudar a evitar o aparecimento do parasita ou eliminá-lo nos primeiros estágios, evitando que se reproduza.
- O primeiro passo é ventilar regularmente a estufa. Para os mesmos fins, você pode instalar dispositivos de ventilação especiais lá.
- Também é recomendável inspecionar regularmente o plantio para a presença de parasitas. Isso permitirá que você se livre deles nos estágios iniciais, sem recorrer ao uso de meios radicais.
- Após a colheita no outono, os resíduos de plantas velhas devem ser removidos, pois as larvas podem permanecer neles, que se tornarão ativas na próxima estação. Ao mesmo tempo, é recomendável desinfetar a estufa com sulfato de cobre ou permanganato de potássio.
- As mudas devem ser inspecionadas cuidadosamente antes do plantio em local permanente, pois podem estar infestadas de larvas.
Para prevenção, recomenda-se borrifar periodicamente as plantas com soluções populares para prevenir o aparecimento da mosca-branca.
O comentário foi enviado com sucesso.