Begônia real

Contente
  1. Descrição
  2. Variedades
  3. Cuidado
  4. Transferir
  5. Reprodução
  6. Pragas e doenças

A begônia real é uma das flores mais belas e originais do mundo. Também é freqüentemente chamada de begônia "Rex". Possui folhas largas e de cor luxuosa, às quais é simplesmente impossível não prestar atenção, além disso, esta planta purifica perfeitamente o ar devido às suas propriedades especiais. Neste artigo, examinaremos mais de perto a descrição dessa planta, com as variedades populares de begônia real e seus cuidados. Também veremos mais de perto a reprodução dessa flor em casa.

Descrição

Begônia real pertence à família das begônias. Quase todas as suas variedades apresentam folhas assimétricas muito originais e com uma cor invulgar. Na natureza, as begônias são encontradas com mais frequência em florestas tropicais e nas montanhas. No entanto, eles sobrevivem bem em casa. A begônia real interna tem um sistema radicular bastante grande, que geralmente se eleva acima do solo. As folhas desta planta são largas, têm uma base em forma de coração e pontas pontiagudas. Dependendo da variedade, a begônia real tem uma cor diferente de folhas - do cinza cobre ao marrom cereja com um brilho especial.

A floração da begônia real é bastante modesta e até escassa em comparação com as folhas. São as folhas a principal vantagem da begônia.

Variedades

Hoje existem diversas variedades e tipos de begônias Rex. Quase todos podem ser adquiridos em lojas especializadas. Mas, primeiro, vamos considerar os tipos mais populares que são procurados entre os jardineiros domésticos.

Begônia de folhas vermelhas de Fista

A variedade é uma das begônias mais facilmente disponíveis. Suas características distintivas são as folhas grandes e arredondadas de tonalidade verde-avermelhada. Via de regra, essa espécie cresce em um arbusto pequeno, limpo e compacto, despretensioso de cuidar.

Manguito

Uma das subespécies mais exigentes é a begônia Cuffed. Esta planta tem um caule rasteiro e folhas pontiagudas verdes claras com veias avermelhadas no dorso.

Hogweed

Esse tipo de begônia tem um caule muito original, de cor rosa pálido com bordas claras, bem como folhas grandes que lembram as folhas da porca, que cresce principalmente no Brasil.

Graças aos muitos anos e ao trabalho frutífero dos criadores, várias variedades luxuosas de begônias reais foram criadas hoje.

Mini feliz natal

Esta begônia híbrida preta e bordô realmente parece um Natal aconchegante com suas folhas. Ela pertence ao variegado. Suas folhas são aveludadas, com nervuras bastante grandes, nas bordas, a cor do rico bordô com bolinhas brancas vai para o preto.

Escargot

A begônia de Escargot também é considerada não menos única. Graças a esta planta, trópicos reais podem ser organizados na estufa de sua casa. A cor das folhas dessa begônia é verde prateado e o padrão delas lembra uma espiral ou um cacho. Ao contrário da variedade anterior, esta begônia não tem folhas aveludadas, mas mate cobertas por vilosidades em miniatura. O tamanho médio das begônias varietais de folhas grandes, via de regra, não é superior a 30 centímetros, o que é muito conveniente para o cultivo interno.

Dólar baixo

Também recomendamos prestar atenção à luxuosa begônia real com folhas de Dollar Down pontiagudas vermelho-cereja. O rebordo das folhas desta variedade é escuro, o que cria um efeito muito original ao passar de uma tonalidade para a outra.

Griffon

A begônia real Griffon pode agradar com grandes folhas verdes e brancas saturadas. É esta variedade híbrida que mais cresce, dentro de 40 cm. Apesar de se tratar de uma espécie seletiva, é extremamente fácil cuidar dela em casa.

Mambo escuro

Begônia com o nome original Dark Mambo tem uma cor escura profunda. Recebeu esse nome por sua aparência luxuosa e sofisticada, que imediatamente atrai atenção especial.

verão indiano

Grandes folhas rosa-pretas podem ser encontradas nas begônias do Indian Summer. Esta flor realmente se parece com um rei.

Helen Lewis

Begonia Helen Lewis tem folhas preto-ameixa aveludadas intercaladas com prata. Todos os amantes exóticos vão gostar.

Fogos de artifício

Fireworks é uma das begônias decorativas mais bonitas e fáceis de cuidar. Suas folhas roxo-esverdeadas com bordas ornamentadas acenam para serem tocadas.

Beleaf Inca Flame

Esta variedade de begônia Beleaf Inca Flame tem folhas ricas e vermelhas brilhantes.

Também recomendamos prestar atenção às variedades Beleaf Inca Night, Morning Dew e Yukon Frost.

Cuidado

Cuidar da begônia real em casa não é tão difícil. O principal é conhecer algumas nuances da rega e da alimentação, bem como a seleção de um local adequado para colocar a planta. Begônias são plantas bastante amantes da luz, e é por isso que elas têm uma cor de folhas tão suculenta e brilhante. Portanto, não é recomendado colocá-los em áreas muito escuras da residência. Com a falta de luz em qualquer época do ano, as folhas da planta podem ficar pálidas e até começar a secar. Neste caso, é recomendável evitar a luz solar direta. As folhas de begônia são bastante delicadas, com exposição direta aos raios ultravioleta, podem permanecer queimaduras. Em geral, o local ideal para colocar uma planta de casa é sombra parcial com luz incidente suficiente.

A begônia real é tropical e, portanto, muito termofílica. O regime de temperatura ideal para seu crescimento confortável varia de +15 a +25 graus. Temperaturas acima de 30 graus e correntes de ar constantes são indesejáveis ​​para ela. No verão, os vasos com begônias podem ser levados para o ar fresco, mas não ao sol escaldante. No inverno, a begônia pode se sentir bem em galerias fechadas, onde a temperatura oscila em torno de + 16-17 graus.

É muito importante regar bem a planta e em nenhum caso transbordá-la ou inundá-la, caso contrário o excesso de umidade pode levar a doenças graves e corrimento foliar. No verão, a rega deve ser abundante, o solo não deve secar. Normalmente, nos meses mais quentes, pode variar de 2 a 4 vezes por semana, dependendo da idade da planta e da capacidade em que ela cresce. A rega deve ser feita com água à temperatura ambiente, de preferência separada. Umedecimento excessivo de begônias com um borrifador não é recomendado. Este procedimento pode ser realizado, mas não com muita frequência.

As folhas de veludo da begônia real muitas vezes acumulam poeira do ar, limpando o ambiente., portanto, é recomendável limpá-los com uma esponja úmida ou não com um pano duro uma vez a cada 2-3 semanas, conforme ficam sujos. Ao realizar qualquer ação com uma planta, incluindo regar e limpar, é muito importante lembrar que ela é muito frágil, portanto, qualquer manipulação deve ser feita com o máximo cuidado e cuidado possível.

Para melhorar a qualidade de vida da planta, recomenda-se alimentá-la. Você pode fazer isso uma vez por mês ou com menos frequência, mas não com mais frequência. O melhor é comprar curativos prontos em lojas especializadas. Como medidas preventivas contra doenças e pragas, pode-se usar infusões de ervas, que não só não prejudicam a vida da planta, mas também servem como uma espécie de alimentação natural.

Transferir

Os especialistas recomendam o replantio da begônia uma vez por ano.O rejuvenescimento pode ser feito a cada 3 anos. Envolve o plantio de mudas novas e frescas, que crescerão e substituirão a planta antiga no futuro. Ao transplantar uma planta pela primeira vez, pode-se usar um recipiente um pouco maior que o anterior, para que a planta se sinta mais confortável, já que tem um sistema radicular bastante desenvolvido. É melhor transplantar a planta em um solo pronto com um substrato já selecionado. Ao prepará-lo, você deve usar terra com folhas e grama, bem como turfa e areia. O húmus pode ser adicionado ao substrato, o que permite que o solo "respire" melhor. E para que a água da panela não fique estagnada, vale a pena cuidar da drenagem, que cabe bem no fundo do recipiente.

A begônia é melhor transplantada não tanto para um recipiente profundo, mas para um largo. Isso ajudará as raízes a crescerem melhor e a própria planta terá uma aparência fresca e saudável. Várias begônias varietais também podem ser plantadas em um grande recipiente. O resultado pode ser um arranjo floral muito incomum.

Reprodução

Existem várias maneiras de propagar a begônia real. Vamos considerar cada um deles com mais detalhes.

  • Com a ajuda de sementes. Este método não é o mais popular, pois é bastante problemático e não há tantas plantas brotando das sementes como gostaríamos. No entanto, esse método tem um preço inferior a muitos outros, porque as sementes são as mais baratas de se comprar. As sementes de begônia são muito pequenas, muito parecidas com poeira. Além disso, sua germinação é tão baixa que apenas criadores e jardineiros profissionais estão envolvidos na reprodução de sementes, os quais não hesitam em gastar muito tempo neste processo.
  • Reprodução com rizomas e tubérculos. Como regra, as variedades reprodutoras de begônias reais raramente são propagadas dessa maneira, embora ainda seja usado em alguns casos. É muito difícil lidar com a divisão do sistema radicular, pois para uma melhor germinação da futura flor é muito importante usar aquela parte da raiz em que há um botão de crescimento, e não há tantos. Para enraizar futuras begônias, é recomendado o uso de estimulantes de crescimento especiais para este tipo de plantas de interior.
  • O método mais fácil e comum de propagação é com uma folha ou estacas. Normalmente a estaca é deixada em solução de uma solução especial para enraizamento ou simplesmente em água durante vários dias até ao aparecimento das primeiras raízes, após o que é plantada numa mistura de turfa e solo e, em seguida, coberta com vidro ou película. Todos os dias, o substrato com as mudas deve ser umedecido, após o que o broto cultivado já pode ser plantado em solo separado. Isso deve ser feito quando as primeiras folhas pequenas aparecem nas mudas jovens.

Pragas e doenças

A begônia, como qualquer outra flor, pode ser atacada por várias pragas e insetos, além de adoecer. As seguintes pragas são consideradas perigosas para esta planta:

  • ácaro-aranha;
  • escudo;
  • tripes;
  • mosca branca.

Freqüentemente, os insetos mudam para begônia de plantas vizinhas e muitas vezes isso se deve ao fato de que ela já está enfraquecida. Para combater os insetos, você pode usar não apenas inseticidas especializados, mas também remédios populares - por exemplo, uma solução de sabão em pó ou uma decocção de camomila e cinza de madeira.

Claro, um bom inseticida pode ser usado para uma destruição única de insetos, mas você também não deve se deixar levar por esse método de "isca". Nesse caso, não é só a planta que sofre, mas também quem borrifa o veneno. Ao usar qualquer inseticida, é muito importante não se esquecer das precauções de segurança pessoal. Todas as manipulações devem ser feitas com máscara de proteção e luvas. Como medida preventiva contra doenças e ataques de insetos, é muito importante cuidar bem da planta, não alagá-la ou colocá-la ao sol, recomenda-se também ventilar regularmente o ambiente com flores.

Quanto às doenças, a begônia é mais frequentemente suscetível à infecção:

  • mofo cinza e bacteriano;
  • oídio.

Como regra, uma planta adoece com falta de vitaminas, minerais e oligoelementos, que são responsáveis ​​pelo crescimento de alta qualidade da planta. O problema muitas vezes pode ser resolvido com cobertura. Mas, se estamos falando de bactérias e fungos, muitas vezes a planta deve ser completamente tratada com meios especiais e, às vezes, até mesmo parte do rizoma em decomposição deve ser removido. Em geral, a maioria das doenças da begônia é muito mais fácil de prevenir do que tratar uma planta doente no futuro.

Veja abaixo para mais detalhes.

sem comentários

O comentário foi enviado com sucesso.

Cozinha

Quarto

Mobiliário