Tudo sobre basalto
O basalto é uma pedra natural, um análogo efusivo do gabro. Com o material deste artigo, você aprenderá o que é, o que acontece, quais são sua origem e propriedades. Além disso, iremos informá-lo sobre suas áreas de aplicação.
O que é isso?
O basalto é uma rocha ígnea efusiva que pertence à composição principal da série de alcalinidade normal do grupo do basalto. Traduzido da língua etíope, "basalto" significa "pedra fervente" ("contendo ferro"). O basalto possui uma estrutura complexa do ponto de vista químico e mineralógico. Formações cristalinas e suspensões de granulação fina de magnetita, silicatos e óxidos de metal estão entrelaçados nele.
A estrutura mineral consiste em vidro vulcânico amorfo, cristais de feldspato, minérios de sulfeto, carbonatos, quartzo. Agvita e feldspato formam a base do mineral.
A rocha vulcânica se parece com um corpo interstratal, é encontrada como um fluxo de lava que ocorre após uma erupção vulcânica. Esta pedra é preta, esfumaçada, cinza escura, verde e preta. Dependendo da variedade, a estrutura pode ser diferente (pode ser afírica, pórfiro, lã de vidro, criptocristalina). O mineral tem uma superfície áspera e bordas irregulares.
A estrutura borbulhante do material é explicada pela liberação de vapores e gases durante o resfriamento da lava. As cavidades na massa ejetada não têm tempo para se apertar antes de cristalizar. Vários minerais (cálcio, cobre, prenita, zeólita) são depositados nesses orifícios. O basalto é facilmente distinguível de outras rochas. É extraído pelo método aberto - moendo blocos de pedreiras.
Origem e depósitos
A maioria dos basaltos se forma nas dorsais meso-oceânicas, formando rochas oceânicas. É produzido acima dos pontos quentes do oceano. Quando um vulcão entra em erupção, um grande volume de lava flui através da crosta continental para atingir o solo. É formado quando a lava se solidifica com fluxos de lava sub-aérea e cinzas.
A raça é caracterizada por sua fina homogeneidade de constituição. As condições para a solidificação do magma são diferentes. As características da pedra dependem das condições físico-químicas do derretimento (pressão, taxa de resfriamento do fluxo de lava), bem como da forma como o derretimento sai. A visão mais recente é que o basalto é encontrado em todos os lugares. De acordo com sua origem geodinâmica, os minerais são meso-oceânicos, margens continentais ativas e intraplaca (continental e oceânica).
O basalto é comum não apenas na Terra, mas também em outros planetas (por exemplo, Lua, Marte, Vênus). A pedra forma uma dura casca da Terra: sob os oceanos - na faixa de 6.000 me mais, sob os continentes, a espessura das camadas chega a 31.000 m. Os afloramentos rochosos na superfície da Terra são numerosos:
- seus depósitos são encontrados no norte, oeste, sudeste da Mongólia;
- é comum no Cáucaso, na Transcaucásia, na parte norte da Sibéria;
- a pedra natural é extraída nas proximidades dos vulcões de Kamchatka e das Kuriles;
- suas saídas para a superfície da Terra são em Auvergne, Bohemia, Escócia, Irlanda, Transbaikalia, Etiópia, Ucrânia, Território Khabarovsk;
- é encontrado nas ilhas de Santa Helena, Antilhas, Islândia, Andes, Índia, Uzbequistão, Brasil, Altai, Geórgia, Armênia, Volyn, Mariupol, distritos de Poltava do SSR ucraniano.
A composição do basalto pode variar de processos hidrotérmicos. Além disso, os basaltos, que são despejados no fundo do mar, mudam de forma mais intensa.
Propriedades básicas
A rocha ígnea extrusiva é caracterizada por uma estrutura densa e de granulação fina. O basalto é semelhante em suas características ao granito e ao mármore. É resistente a ácidos e álcalis, mas pode ter uma radiação de fundo aumentada. É inerte às flutuações de temperatura, tem propriedades de economia de calor e à prova de fogo. A rocha se distingue por seu alto peso (mais pesado que o granito), plasticidade e flexibilidade, tem boa redução de ruído, um alto nível de permeabilidade ao vapor, resistência e dureza. A densidade não é constante, pois depende da textura. Pode variar entre 2520-2970 kg por m3.
O coeficiente de porosidade pode variar de 0,6-19%. A absorção de água varia de 0,15 a 10,2%. O basalto é durável, não é eletrificado e, devido à sua dureza, é resistente à abrasão. Derrete a uma temperatura de 1100-1200 graus Celsius. A dureza na escala de Mohs varia de 5 a 7. As propriedades da pedra natural a tornam adequada para uso em construção. Pode ser triturado e fundido novamente, fundido, tratado termicamente.
O basalto reciclado tem as propriedades de uma pedra aprimorada. É difícil de quebrar, na forma não recozida parece vidro (tem uma fratura brilhante, uma tonalidade preto acastanhada e é frágil). Após o recozimento, adquire uma bela cor escura, fratura fosca e a viscosidade de um mineral natural.
Descrição das espécies
A classificação do basalto depende de diferentes atributos (por exemplo, cor, textura, densidade, composição química, localização de mineração). A cor da pedra é geralmente escura, a luz na natureza é rara. Em termos de composição mineral, a rocha é ferrosa, ferrobasal, calcária e alcalino-calcária. De acordo com a composição química do minério, ele é dividido em 3 tipos: quartzo-normativo, nefelina-normativo, hiperstênio-normativo. As variedades do primeiro tipo distinguem-se pela predominância de sílica. Seu conteúdo nos minerais do segundo grupo é baixo. Outros ainda se distinguem por um baixo teor de quartzo ou nefelina.
De acordo com as peculiaridades da composição mineral, é apatita, grafita, dialágica, magnetita. De acordo com a composição dos próprios minerais, pode ser anortita, labrárico. Com base no conteúdo das suspensões minerais cimentadas pela base, os basaltos são plagioclásio, leucita, nefelina, melilita.
De acordo com o grau de decoratividade, o basalto é dividido em vários grupos. Destes, 4 tipos de pedra são os mais populares.
- O mineral asiático é caracterizado por uma tonalidade cinza escuro (asfalto). É usado como uma decoração econômica interna e externa.
- Mourisco é altamente decorativo, distingue-se por uma agradável cor verde escuro com intercalações de diferentes tons localizadas aleatoriamente. Devido à sua menor dureza e resistência ao gelo, é utilizado apenas para decoração de interiores.
- A aparência crepuscular do basalto é cinza ou preto. Pertence às caras variedades de pedra universal, fornecidas pela China. Possui maior resistência às oscilações de temperatura e umidade.
- O basalto é um mineral resistente a impactos e durável para decoração de interiores e exteriores. É caro, é fornecido à Rússia pela Itália. É considerada a pedra natural mais cara.
Dolerite
Dolerite é uma pedra cristalina com tamanho de grão médio. Estas são rochas pretas densas originando-se do magma basáltico, que se solidifica em uma profundidade rasa (não mais do que 1 km). Eles se distinguem por sua maciez e ausência de poros. Esses são estratos grossos com dezenas a centenas de metros de espessura.
Os doleritos cobrem vastas áreas, podendo situar-se horizontal ou obliquamente, localizados entre camadas de arenito e outras rochas sedimentares. Com o tempo, eles se desintegram em grandes blocos retangulares, formando degraus gigantes.
Armadilha
Este tipo nada mais é do que basalto com separação de costura, composição uniforme e estrutura em escada. Sua formação é um processo geológico de grande escala. Os corpos das armadilhas são diferenciados por seu poder e comprimento. Magmatismo de armadilha é caracterizado por um grande volume de derramamento de basalto em um tempo geologicamente curto sobre vastos territórios.
Os fluxos de lava fluem para a superfície da Terra, preenchendo depressões e vales de rios. Em seguida, o basalto se derrama sobre a planície. Devido à baixa viscosidade do fundido, o magma se espalha por dezenas de quilômetros. Com essas erupções, não há um centro permanente e uma cratera pronunciada. A lava flui de rachaduras no solo.
Aplicativo
O basalto tem uma ampla gama de usos.
- O material reciclado é utilizado em redes de alta e baixa tensão. O isolamento linear é feito a partir dele ao ar livre (saída, suporte, isoladores do 3º ônibus da ferrovia, metrô).
Além disso, é usado em telégrafos, telefones, isoladores de tiragem, suportes para baterias, banheiras e pratos.
- As matérias-primas para brita, fibra de basalto e materiais de construção com isolamento térmico são feitas a partir dele: tapetes, tecido, feltro, lã mineral, reforço de basalto composto. As esteiras de isolamento de basalto de baixa espessura podem suportar o aquecimento direto de um queimador de gás. O feltro de basalto é utilizado como proteção e isolamento térmico para insertos de chaminés, lareiras e recuperadores de calor. Eles isolam não apenas as paredes, mas também o telhado.
Minvata está em alta demanda do consumidor. O material coletado em esteiras ou cilindros de lã mineral não é apenas confiável, mas também durável, resistente a fatores externos. É usado para fazer pós resistentes a ácidos, aterramento para conversores de alta tensão. Os isoladores de basalto têm características dielétricas mais altas em comparação com os análogos feitos de cerâmica ou vidro.
- O miolo de basalto é um enchimento para concreto e um tipo de revestimento anticorrosivo. O homem moderno também usa o mineral para a confecção de esculturas, cercas de fios tecidos, painéis sanduíche, sistemas de proteção contra incêndio, filtros. Pilares de basalto são usados na construção de estruturas de capital.
- O basalto é um excelente material de revestimento. É usado para fazer ladrilhos decorativos com um padrão natural único e textura característica. Eles decoram fontes, escadas, monumentos. Variedades orçamentárias de pedra são usadas na construção de colunas, cercas decorativas. Deparam-se com varandas, bem como grupos de entrada, acabando não só com as paredes, mas também com as bases dos pavimentos. É usado onde os vapores ácidos são possíveis. No entanto, a pedra tem tendência para polir; durante a operação, os revestimentos tornam-se lisos.
- O basalto pode se tornar a base para escadas, arcos e outros produtos reforçados. Isso torna as estruturas fortes e confiáveis. Eles são colocados com paredes de quartos úmidos (por exemplo, banhos), drena perfeitamente a condensação. É usado para lançar as bases de edifícios, construir piscinas e outros objetos resistentes à água e terremotos.
- O basalto é usado na produção de lápides, criptas e instalações acústicas. É um excelente material para a confecção de pedras de pavimentação. Com a sua ajuda, é realizada a pavimentação de zonas pedonais e até vias de circulação, caminhos-de-ferro.
As lajes de faceamento são feitas de basalto, substituindo o acabamento superficial por materiais caros (por exemplo, porcelanato, granito).
- O basalto também é usado na produção de joias femininas e masculinas. Na maioria das vezes, são pulseiras, pingentes e contas. Brincos com ela raramente são feitos devido ao seu peso significativo. Além disso, o basalto é usado para decoração de interiores.
O comentário foi enviado com sucesso.