Tudo que você precisa saber sobre lajes de basalto

Contente
  1. O que é isso?
  2. Como são feitas as lajes?
  3. Propriedades básicas
  4. Visão geral da espécie
  5. Dimensões (editar)
  6. Fabricantes populares
  7. Áreas de uso

Mais do que uma concorrência acirrada se desenvolveu no mercado moderno de materiais de construção e acabamento. E isso também é verdade para o segmento de polímeros de folha espumados. Dado o fato de que as lajes de basalto têm todas as chances de serem líderes em sua classe, muitos agora estão interessados ​​em tudo o que há para saber sobre as propriedades, desempenho e escopo dos painéis. Deve-se observar que essa popularidade se deve principalmente às características únicas do isolamento de fibra mineral.

O que é isso?

Inicialmente, deve-se notar que o tipo de isolamento considerado é o mais próximo possível da lã mineral em suas propriedades. Isso determina em grande parte sua prevalência na Rússia. Para entender o que exatamente são lajes de basalto, vale a pena prestar atenção às suas principais vantagens e desvantagens. A lista de vantagens claras e mais significativas inclui várias características.

  • Coeficiente de condutividade térmica reduzido devido à estrutura fibrosa. Assim, uma laje de 10 cm no contexto de eficiência térmica é comparável a isoladores de calor, cuja espessura é de até 30 cm.
  • Elevada absorção de ruído, o que, juntamente com a propriedade anterior, contribui para a criação do microclima mais confortável no interior da divisão, cujas paredes e demais elementos estruturais são recortados com o isolamento considerado.
  • Maior resistência a ambientes químicos agressivos. Estamos a falar, em particular, de ácidos, álcalis e óleos técnicos. Devido a essa característica, as placas são amplamente utilizadas no isolamento de altos-fornos, diversos tipos de equipamentos tecnológicos e dutos.
  • Refratariedade, permitindo que o material seja usado em quase todas as condições de operação.
  • Resistência e longa vida útil, que determinam a capacidade do isolamento em manter sua forma pelo maior período de tempo possível.
  • Altas taxas em termos de permeabilidade ao vapor, que dependem diretamente da observância da tecnologia de instalação do isolador térmico de chapa. Com a instalação adequada, o excesso de umidade é transportado para fora das instalações com a máxima eficiência.
  • Resistência aos efeitos de um ambiente biologicamente ativo. Por exemplo, podemos falar sobre causar danos por insetos e / ou roedores.
  • O processo mais simplificado de placas de montagem. Todo o tipo de trabalho pode ser executado quase sozinho, o que por si só reduz significativamente os custos financeiros.

Naturalmente, também existem algumas desvantagens. Em primeiro lugar, estamos falando sobre a necessidade de estrito cumprimento das regras fornecidas pela tecnologia. A durabilidade do isolamento e seu desempenho dependem diretamente disso.

Freqüentemente, com o tempo, lacunas podem se formar entre os painéis individuais de isolamento. Como resultado, o som e, mais importante, o isolamento térmico da sala deterioram-se significativamente.

Como são feitas as lajes?

A variedade descrita é constituída por diversas rochas. A lista de matérias-primas inclui basalto, diabásio, dolomita e calcário. Eles são processados ​​em alta pressão usando equipamentos especiais. O resultado dos processos correspondentes é fino, mas ao mesmo tempo as fibras mais duráveis ​​que formam a base das futuras placas de isolamento. O processo tecnológico, neste caso, é o seguinte:

  • as matérias-primas obtidas nas rochas vulcânicas são trituradas em trituradoras e aquecidas a 1,5 mil graus;
  • é obtido um "fundido", consistindo de fibras com um diâmetro de até 88 mícrons e um comprimento de 1 cm;
  • é introduzido um componente inorgânico, que proporciona uma forte ligação entre as fibras e o próprio isolamento;
  • produzir prensagem a vácuo de alta temperatura de placas com uma certa densidade;
  • o material resultante é seco em fornos especiais a temperaturas elevadas.

Hoje, as empresas especializadas na produção de placas de basalto oferecem 4 tipos de produtos no mercado. Tendo em consideração as condições de funcionamento, bem como as características de peso, podem ser distinguidas as seguintes categorias de painéis:

  • a densidade da luz é de 15 a 20 kg / m3;
  • médio - de 35 a 40 kg / m3;
  • lajes com densidade variando de 50 a 70 kg / m3;
  • pesado - de 150 a 170 kg / m3

É importante levar em consideração que, independentemente dos parâmetros fornecidos, as propriedades principais da fibra permanecem inalteradas. Em outras palavras, apenas a densidade de empacotamento da matriz é variada durante a produção das placas.

Propriedades básicas

Hoje, devido ao peso mínimo e resistência máxima, as lajes de basalto ocupam merecidamente um lugar especial em sua classe. Em termos de uma série de características, eles não têm concorrentes entre os modernos isoladores de calor e som. De acordo com as estatísticas atuais, eles respondem por cerca de 70% do mercado. Por isso, vale a pena prestar atenção aos principais parâmetros desse isolamento, que tem ampla aplicação na construção civil e em outras áreas.

Isolamento térmico e isolamento acústico

Como já foi observado, a estrutura do material em consideração é formada pelas fibras mais finas, que são entrelaçadas aleatoriamente. Como resultado, células muito pequenas são formadas. É importante levar em consideração que eles contêm ar, devido ao qual propriedades de isolamento térmico únicas são fornecidas. Ao mesmo tempo, o material tem uma condutividade térmica mínima, que oscila na faixa de 0,032-0,048 W / mK. Ou seja, uma laje de basalto com espessura não superior a 100 mm é capaz de proporcionar isolamento térmico, em parâmetros comparáveis ​​a uma parede de tijolo de silicato com 140 cm de espessura.

Juntamente com a característica acima mencionada, as características estruturais descritas também determinam o componente de isolamento acústico da laje de lã mineral. Assim, um isolamento com espessura de 30 a 50 mm é capaz de absorver até 500 Hz e até mais. Para 125 e 250 Hz, o coeficiente de absorção é 0,2 e 0,65, respectivamente. O mesmo indicador, com aumento da espessura das lajes até 10 cm, sobe para as marcas de 0,45 e 0,9.

Permeabilidade ao vapor de água, propriedades hidrofóbicas

As fibras das placas de isolamento de basalto são repelentes à água. Devido à presença de vários aditivos, os fabricantes são capazes de melhorar significativamente essas características hidrofóbicas. O ponto é que o material não retém vapor e umidade, ou seja, as principais características neste caso são a absorção mínima de água (em torno de 1,5%) e o aumento da permeabilidade ao vapor.

Como resultado, podemos falar sobre a remoção quase instantânea de todo o excesso de umidade na atmosfera. Isso evita o risco de condensação, fungos, mofo e podridão. Na prática, o material permanece o mais seco possível, mesmo em condições de alta umidade fora do ambiente.

Estas propriedades permitem uma utilização eficaz do fogão na decoração de saunas e banhos.

Não inflamabilidade, segurança contra incêndio

Se a laje de basalto atende totalmente aos padrões da GOST, ela é caracterizada por:

  • aumento da resistência a altas temperaturas;
  • taxa mínima de produção de fumaça;
  • falta de toxicidade dos produtos de combustão;
  • incombustibilidade (é à prova de fogo) e segurança contra incêndio.

Aliás, a uma temperatura de 1 mil graus, o derretimento do material só começa depois de 2 horas.Vale a pena considerar que podem estar à venda amostras de isolamento que não atendam aos padrões atuais.

De outros

Além de tudo isso, é necessário prestar atenção a toda uma lista de características importantes do isolador térmico descrito. E, neste caso, estamos a falar das seguintes vantagens competitivas que lhe conferem a liderança no segmento relevante:

  • limpeza ecológica e segurança;
  • aumento da resistência (as placas não se deformam sob a influência de vários fatores e mantêm sua forma durante toda a vida útil);
  • resistência aos efeitos negativos de vibração e deformação;
  • facilidade de instalação.

Deve-se atentar para o fato de que as placas de basalto não contêm substâncias que possam causar danos ao meio ambiente e à saúde humana.

Visão geral da espécie

Tendo em consideração a finalidade e as características de desempenho, podem ser distinguidas várias categorias do material de isolamento térmico considerado.

  • Placas macias projetadas para cargas mínimas e com uma estrutura porosa, o que as torna o isolante térmico mais eficaz.
  • Folhas de média resistência, mais frequentemente utilizadas para arranjar fachadas ventiladas, acabamento de dutos de ar com proteção contra a penetração de uma chama aberta no incêndio, bem como para criar isolamento acústico.
  • Lajes rígidas que são capazes de suportar cargas significativas sem qualquer dano ao desempenho do isolamento térmico. Esta variedade é amplamente utilizada em trabalhos ao ar livre, bem como para isolamento de pisos e divisórias de caixilhos.
  • Isolamento de basalto em folha. Nesse caso, a principal característica é a capacidade de refletir parcialmente o calor. Deve-se notar que a folha pode estar presente em um ou ambos os lados.

Dimensões (editar)

Hoje, os parâmetros mais comuns das placas de isolamento descritas são 1200x600 mm. À venda agora você pode encontrar painéis, cuja espessura varia na faixa de 20-120 mm (1200x600x20, 1200x600x50 mm e assim por diante). Além das dimensões da laje, também deve ser levado em consideração seu peso, ou seja, existem dois fatores-chave que afetam a facilidade de instalação. Com um peso de vários quilos, pode ser colocado mesmo nos locais mais inacessíveis sem ajuda e esforço excessivo.

Fabricantes populares

Dada a popularidade recorde do isolador em questão e os excelentes indicadores de desempenho, muitas empresas conhecidas estão engajadas em sua produção hoje. Diversas marcas ocupam posições de liderança nas classificações atuais.

  • Knauf - uma empresa alemã, considerada com razão uma das líderes mundiais, inclusive na produção de placas de basalto. Iniciou sua história em 1932, ou seja, em breve completará 100 anos.
  • lã de rocha - um fabricante de isoladores térmicos modernos baseados em basalto e lã de rocha. Uma das claras vantagens competitivas da empresa é uma ampla gama de produtos e tamanhos padrão. Seus parâmetros distintivos também são força e densidade.
  • Izovol - uma marca nacional líder no desenvolvimento e produção de painéis de isolamento térmico, incluindo placas de basalto. Devido à grande variedade de produtos apresentados no mercado russo, um potencial consumidor tem a oportunidade de escolher o material mais adequado para cada caso específico. E também a lista de vantagens competitivas inclui um custo acessível com uma ótima relação preço e qualidade dos produtos.
  • Isoroc - uma grande empresa especializada na fabricação de uma ampla gama de materiais de isolamento térmico que atendem aos padrões atuais. No segmento de painéis de basalto, oferece aos compradores uma seleção bastante ampla.
  • Technonikol - um fabricante dos materiais descritos, que são merecidamente populares na Rússia e em outros mercados.Os produtos são caracterizados por alta qualidade, durabilidade e maior resistência.

Ao escolher uma determinada marca de isolamento à base de basalto, é altamente recomendável prestar atenção especial à qualidade do material. É dele que dependem diretamente indicadores operacionais como a durabilidade e o nível de isolamento térmico e acústico.

Áreas de uso

Por ser um material ecologicamente correto, o papelão de lã mineral é atualmente amplamente utilizado na construção moderna de vários andares e casas de campo. É importante notar que os painéis são igualmente eficazes no acabamento de edifícios e estruturas erguidas e já acabadas como parte de sua renovação. Tendo em conta a sua refratariedade, o material é utilizado com sucesso no isolamento das zonas em redor do fogão em banhos. Na prática, as lajes de basalto são mais frequentemente utilizadas para o acabamento de vários objetos e elementos estruturais. Vamos listar os principais.

  • Estruturas envolventes de qualquer configuração.
  • Cavidades médias em paredes multicamadas (tijolo, gás e concreto de argila expandida), bem como em painéis sanduíche.
  • Fachadas onde o material é aplicado com cola, seguido de reboco ou aplicação de qualquer outra camada protetora. Entre outras coisas, as placas são usadas quando são necessárias para isolar uma casa de toras.
  • Fachadas úmidas e ventiladas.
  • As camadas inferior e superior em telhados planos e multicamadas, respectivamente.
  • Cascos, divisórias e montagens de máquinas na construção naval.
  • Chaminés, caldeiras de aquecimento e outros equipamentos de caldeiras.

Pode-se concluir que, com o auxílio de lajes de basalto, praticamente todos os elementos estruturais das estruturas são isolados com sucesso - desde as fundações até a cobertura. E também esses painéis encontraram aplicação em diversas áreas da produção industrial e energética.

Não se esqueça de qualidades como a incombustibilidade, que amplia o escopo de uso das placas.

sem comentários

O comentário foi enviado com sucesso.

Cozinha

Quarto

Mobiliário