A água da piscina fica verde: maneiras de limpar e prevenir o problema
Os proprietários de piscinas ao ar livre muitas vezes se deparam com o fato de que o líquido usado no tanque começa a ficar verde. Apesar da aparente magnitude do problema, lidar com ele é bastante simples.
A causa do problema
Se a água floresceu na piscina da dacha, então, de fato, pode haver várias razões para isso. Usualmente, o principal motivo do aparecimento da placa é a reprodução excessiva de algas marrons e verdes, além de vários microorganismos. A água não tratada adequadamente é uma excelente "base" para o desenvolvimento de fungos e bactérias, que é bastante acelerado pelo fornecimento constante de luz solar. Como resultado, uma piscina que não está equipada com filtros fica verde rapidamente.
Devo dizer que este processo é especialmente ativo na estação quente, portanto, antes de sair para o inverno no tanque, é imperativo remover... Em geral, a reprodução de microrganismos ocorre ativamente quando vários fatores são combinados. Estamos falando de uma exposição constante não só à luz solar, mas também à umidade e ao calor, além da presença de resíduos orgânicos remanescentes na água.
A água também pode ficar verde devido a um equilíbrio desequilibrado de pH. Se este indicador ficar muito baixo, ocorre a destruição das partes da piscina, que são feitas de plástico ou metal. Como resultado, a água pura fica cheia de impurezas, o que com o tempo leva a uma mudança de tonalidade. Quando o nível de pH fica muito alto, algas e microorganismos na água se dão bem, liberando um agente descolorante na água.
Muitas vezes, a tonalidade da água no tanque muda simplesmente devido a um filtro sujo. Bloqueios no dispositivo levam ao acúmulo de sujeira e algas, que, por sua vez, se torna um criadouro ideal para fungos, mofo e microorganismos. O mesmo pode ser dito para um sistema de filtragem barato e de baixa qualidade.
Períodos prolongados de calor também estimulam o florescimento de água. A água esquenta tanto que não consegue resfriar nem à noite, o que provoca a formação do efeito estufa. Condições favoráveis levam à reprodução ativa de microrganismos, que nem mesmo o cloro consegue enfrentar.
Outra razão para a mudança de cor é a concentração incorreta de produtos químicos. Por exemplo, até a ausência de cloro cria um problema, pois é essa substância que inibe a reprodução dos microrganismos. Um excesso do mesmo cloro, entretanto, também leva a um desequilíbrio de ácido e álcali, como resultado do qual a água floresce. O ácido cianúrico é geralmente adicionado a misturas de cloro, cujo excesso leva ao esverdeamento químico. Nesse caso, não será possível purificar a água, e ela deverá ser totalmente substituída.
Outra substância, cujo excesso leva a consequências desagradáveis, é o ferro. Este elemento, ao contrário das algas, não tem cheiro e, portanto, você pode determinar a causa simplesmente cheirando a água verde. Muitas pessoas se perguntam se nadar em uma piscina verde é um perigo para a saúde.
Via de regra, consequências graves não devem ser esperadas, mas a irritação da pele é bem possível. Além disso, ser exposto a vírus e bactérias mais uma vez ainda não é uma decisão inteligente.
Verificando a qualidade da água
Para testar a qualidade da água em casa, você precisará de kits de teste especiais. É necessário principalmente estimar a quantidade de cloro na água. - indicadores mínimos levam à reprodução ativa de algas. Além disso, um dispositivo para determinar o nível de pH de um líquido é útil. Idealmente, esse número não vai além de 7,2-7,6. Caso o nível ultrapasse ou caia abaixo dessa faixa, é necessário fazer um ajuste.
Como e com que limpar a piscina?
Para tornar a piscina verde do país novamente limpa, você precisará executar etapas simples.
Limpando o filtro
Na maioria dos casos, para que a água fique límpida, basta limpar o filtro. Se o sistema de limpeza estiver entupido com detritos, pequenos galhos, folhas, então, naturalmente, não vai dar conta do trabalho. Portanto, a primeira coisa a fazer é verificar o funcionamento dos filtros e limpá-los mecanicamente. Ressalta-se, ainda, que em um filtro mal lavado, ficam retidas as cianobactérias, que se multiplicam no interior do aparelho.
No caso de um filtro de cartucho ser instalado na piscina, ele deve ser limpo quase todos os dias. O filtro de areia pode ser limpo com menos frequência, mas também funcionará muito mais devagar.
Remoção de placa da parte inferior e das paredes
Para remover a placa bacteriana das superfícies da piscina, a maneira mais fácil é usar um aspirador de pó especial projetado especificamente para esse fim. De antemão, é melhor usar um floculante para ajudar na coleta de algas mortas. Esta ação é realizada depois que a bomba é desligada e os objetos biológicos afundam. O aspirador de água também remove os depósitos esbranquiçados deixados após a limpeza da piscina. É importante acrescentar que a limpeza mecânica do tanque deve ser realizada regularmente, pelo menos uma vez por semana. Na ausência de um dispositivo especial, uma rede de aterrissagem comum, uma escova e até mesmo as mãos ajudarão.
Se a placa aparecer nas paredes, a água está ligeiramente turva, mas a floração ainda não começou, você pode simplesmente adicionar algicida à água. Em princípio, o uso desta substância é adequado e simples como medida preventiva.
O uso de produtos químicos para florescer
Chocante é considerada a maneira mais eficaz de se livrar da vegetação na piscina - adicionando uma grande quantidade de componentes contendo cloro ao líquido. Pode-se comprar a mistura pronta em loja especializada, depois do que resta apenas adicioná-la à piscina de acordo com as instruções. A melhor preparação é aquela que contém cerca de 70% das substâncias ativas. Se, após a primeira aplicação, o resultado desejado não for alcançado, um choque secundário pode ser realizado. Os esporos de plantas destruídos afundam, após o que um filtro de alta qualidade os remove.
É importante controlar o choque - quando o nível de cloro cair para 5 unidades, adicione algicida à água. Além disso, é provável que o cartucho do filtro precise ser limpo várias vezes. Para a limpeza da piscina, o peróxido de hidrogênio comum também pode ajudar, só tomado em grandes quantidades e com concentração igual a 37%. As proporções necessárias parecem 1000-1400 mililitros de peridrol por metro cúbico de água. Em alguns casos, 600 mililitros do produto serão suficientes. O sedimento formado durante o procedimento é removido pelo filtro.
Por fim, o algicida também pode ajudar, cujas variedades são até vendidas na forma de comprimidos. O Bayrol Aquabrome é bastante utilizado, o que se distingue pelo seu custo elevado, mas também pelo desempenho impressionante. A preparação contém bromo, que rapidamente lida com esporos de algas, mas é consumido de forma pouco econômica. 10 metros cúbicos exigirão cerca de 3,5 litros de algicida. O medicamento é vendido em embalagens de 3 litros ou na forma de comprimidos.
Outro medicamento de qualidade é o Zodiac Anti Algcontendo em sua composição cobre, alumínio e cloro. Para uma piscina com volume de 20 metros cúbicos, será necessário o uso de 250 mililitros do medicamento, sendo aplicado semanalmente. Você pode comprar comprimidos ou latas de 5 litros. Claro, AstralPool, que contém amônio e cloreto, vale a pena mencionar. Para 100 metros cúbicos de água, é necessário um litro inteiro da droga, aplicado de cada vez. Como medida preventiva, devem ser introduzidos 0,25 litros para os mesmos 100 metros cúbicos.
Maneiras populares
A principal forma popular de limpar a piscina é a drenagem usual da água suja, depois limpando as superfícies e despejando novas. Contudo, esta opção é inadequada para os residentes de verão que simplesmente não têm onde drenar um volume tão grande de líquido. Outro método é o uso de comprimidos de hidroperita contendo peróxido concentrado. Via de regra, existem cerca de 500 gramas da droga por metro cúbico. O sulfato de cobre, que muitas vezes é complementado com sal, também se mostra bem.
Nesse caso, um metro cúbico da piscina é responsável por apenas 0,9 gramas da substância venenosa, à qual são adicionados cerca de 2,7 gramas de sal de cozinha. Ambos os componentes são primeiro diluídos em uma pequena quantidade de água e, em seguida, despejados na piscina. Outros métodos populares incluem o uso de antibióticos, verde brilhante e prata. No entanto, a eficácia de tais métodos não foi comprovada.
Profilaxia
Para não combater o verde da piscina, é melhor tomar medidas preventivas em tempo hábil. É melhor verificar o sistema de filtragem existente e as bombas instaladas regularmente. É importante que todos os dispositivos estejam "em serviço" e não obstruídos com detritos. Durante os períodos quentes de verão, você pode até usar o filtro o tempo todo. É igualmente importante monitorar o nível de pH e é melhor verificá-lo 2 a 3 vezes por semana. A propósito, a cobertura da piscina não é tão eficaz contra o desabrochar como pode parecer. Claro, isso protegerá o tanque da entrada de grandes detritos, mas não impedirá os esporos de algas.
Mas aqui a aplicação regular de uma combinação de cloro e algicida ajudará a prevenir o surgimento da piscina... É necessário usar apenas alguns componentes, pois o algicida destrói a casca das algas e o cloro já as destrói. Outro conselho de especialistas é a alternância de cloro estabilizado e não estabilizado. Na ausência do efeito desejado com a introdução do algicida, é imprescindível verificar o prazo de validade do produto, e também saber se as instruções estão sendo seguidas.
A introdução de medicamentos deve obrigatoriamente ser feita de acordo com uma dosagem clara.
Veja abaixo como lidar com a água verde da piscina usando peridrol.
O comentário foi enviado com sucesso.