Argamassa de piscina: tipos, fabricantes, regras de seleção

Contente
  1. Descrição
  2. Visualizações
  3. Fabricantes
  4. Regras de seleção
  5. Recursos do aplicativo

Piscinas em uma casa particular ou em um terreno particular não são mais uma raridade. No entanto, sua organização é um processo tecnicamente difícil, no qual você precisa levar em consideração uma série de nuances, incluindo a escolha correta da argamassa.

Descrição

O rejuntamento é o processo de enchimento da junta do ladrilho da piscina com um composto especial. Este último também é chamado de rejuntamento. É um erro pensar que esse processo serve apenas a propósitos estéticos. Na verdade, a argamassa garante a higroscopicidade e a solidez da tigela da piscina. Não basta que a composição diga “à prova d'água”, é importante que a argamassa seja projetada especificamente para o revestimento da piscina.

As condições operacionais do composto de argamassa são extremas - alta umidade, exposição a cloro e compostos semelhantes, pressão constante e ao drenar a tigela - influências ambientais adversas. Portanto, requisitos especiais são impostos às propriedades desta composição.

Em primeiro lugar, é de alta aderência para aderência à superfície, bem como resistência (dureza), caso contrário a argamassa não aguentará a pressão. A elasticidade da composição é determinada por sua capacidade de não rachar após o endurecimento. É lógico que a argamassa seja resistente à umidade e ao gelo, além de resistir à exposição a produtos químicos.

A compatibilidade ambiental do produto determina seu funcionamento seguro, e as propriedades antifúngicas garantirão que não se forme mofo na superfície das costuras. Finalmente, as qualidades estéticas da argamassa irão garantir a atratividade da tigela.

Visualizações

Dependendo da base da composição, os seguintes tipos de misturas de argamassa são diferenciados.

Cimento

Os rejuntes de cimento a preços acessíveis não devem conter areia. Indicado para pequenas piscinas, bem como para o dimensionamento de áreas que não tenham contato constante com a água (laterais, por exemplo). Eles requerem mistura com soluções especiais de látex. Isso torna a argamassa resistente a produtos químicos na água da piscina.

Epóxi

Esta argamassa é baseada em resinas epóxi reativas. Em termos de suas propriedades (além da inflamabilidade, mas isso é irrelevante na piscina), tais composições são significativamente superiores às de cimento e, portanto, seu preço é 2-3 vezes superior. Além disso, trabalhar com argamassa epóxi requer certas habilidades e habilidades.

A argamassa de epóxi resistente à umidade é caracterizada por alta adesãono entanto, em alguns casos, isso pode ser uma desvantagem (por exemplo, se for necessário desmontar ladrilhos defeituosos).

É a alta adesão que é responsável pelo rápido endurecimento da argamassa diluída ao ar livre.

Fabricantes

Entre os fabricantes que conquistaram a confiança de especialistas e usuários comuns, vale destacar várias marcas (e suas rejuntes para piscinas).

  • Ceresit CE 40 Aquastatic. Rejuntes elásticos, hidrorrepelentes e à base de cimento. Indicado para o enchimento de juntas até 10 cm de largura Disponível em 32 tonalidades, podendo a composição ser adequada a qualquer cor de cerâmica. O fabricante utiliza tecnologias inovadoras exclusivas para a fabricação da mistura, o que lhe confere características adesivas, hidrofóbicas e antifúngicas aumentadas, além da capacidade de operar em temperaturas de -50 ... +70 graus.
  • A marca Mapei e seu rejunte Keracolor FF. Também é à base de cimento, mas com adição de pequena quantidade de resinas epóxi e aditivos modificadores.O produto tem maior resistência à compressão e flexão, bem como maior resistência ao gelo (que é garantida pela baixa absorção de umidade). Para a mistura, é utilizada uma solução aquosa de um aditivo polimérico do mesmo fabricante, o que aumenta a resistência e a confiabilidade da argamassa.
  • A Litokol produz o adesivo para espátula Starlike C. 250 Sabbia. Um composto epóxi que garante total resistência à umidade das costuras. Adequado para preencher juntas entre ladrilhos e mosaicos. Uma característica da composição é sua inércia a álcalis e ácidos, propriedades antibacterianas aprimoradas e resistência aos raios ultravioleta. Composição ecológica, fácil de aplicar e usar.

Regras de seleção

Ao escolher uma argamassa, certifique-se de que ela é projetada para argamassa de piscina e adequada para uso ao ar livre. Só neste caso a composição corresponderá às características previamente indicadas.

Para o lixamento de costuras internas, ou seja, em contato com água, deve-se dar preferência a composições à base de resinas epóxi. Eles demonstram a melhor adesão e força, e também são resistentes ao cloro, sal marinho e outros componentes agressivos adicionados à água.

Caso seja necessário rejuntar as costuras nas zonas laterais, pode-se também utilizar argamassa de cimento à volta da piscina. É mais barato e, por não entrar em contato constante com a massa de água, será caracterizado por propriedades de alto desempenho.

Em termos de qualidades estéticas, os mosaicos de epóxi costumam ter mais tonalidades (alguns fabricantes têm até 400) do que os de cimento. Ao assentar a tigela com mosaicos, recomenda-se a escolha de compostos epoxídicos, uma vez que numa superfície em mosaico o resultado depende muito da tonalidade do rejunte.

É importante compreender que o consumo de rejunte quando utilizado em uma superfície de mosaico supera significativamente o consumo necessário para o dimensionamento das juntas entre os ladrilhos.

Ao usar ladrilhos transparentes, uma argamassa geralmente branca é escolhida. Se for adquirido um produto colorido, deve-se entender que um produto transparente absorve a cor do rejunte, por isso não terá mais aparência transparente.

Recursos do aplicativo

O rejuntamento das juntas entre os ladrilhos é a última etapa da construção da piscina, seguindo o forro da tigela e demais áreas ao seu redor (laterais, área de lazer) com ladrilhos ou mosaicos.

Em primeiro lugar, você precisa espanar a superfície entre as costuras e, em seguida, limpe-a com um pano macio. As costuras devem estar totalmente secas (pode verificar isso aguardando exactamente o tempo indicado nas instruções da cola para azulejos). Para aplicar a argamassa, você precisará de uma espátula de borracha triangular ou retangular.

O rejunte é diluído de acordo com as instruções. É melhor fazer isso em pequenas porções para evitar presa rápida do material antes da aplicação.

Para diluir a composição, deve-se utilizar um misturador de construção, com o qual será possível obter uma mistura homogênea. É importante seguir as proporções especificadas pelo fabricante de pó de espátula seca para líquido.

Uma pequena quantidade de rejunte é espalhada sobre a superfície da espátula, após o que é pressionada com pressão ao longo da costura.

É importante que a argamassa preencha uniformemente as juntas, caso contrário, permanecerão áreas não tratadas. O excesso de composição dos ladrilhos deve ser removido imediatamente.

O uso de uma ou outra cola para as costuras determina o tempo após o qual você pode encher a tigela com água. Se uma massa de cimento de dois componentes foi usada, a piscina pode ser preenchida com água em um dia. Se epóxi - após 6 dias. Antes de encher a tigela com água, você deve estudar as instruções e certificar-se de que o tempo decorrido é suficiente para que as costuras endureçam completamente.

Para mais informações sobre argamassa de piscina, veja o vídeo abaixo.

sem comentários

O comentário foi enviado com sucesso.

Cozinha

Quarto

Mobiliário