Trampolins para piscinas: por que são necessários, como instalar e usar?
No tempo quente, a piscina da casa de campo irá ajudá-lo a refrescar-se e a revigorar-se. Muitos proprietários de reservatórios domésticos também os equipam com trampolins para mergulhar na água. Este aparelho ajuda a diversificar o descanso e a manter a boa forma física do agregado familiar. Basta descansar em um reservatório artificial e nadar se torna enfadonho com o tempo, e a presença de um trampolim proporcionará uma experiência inesquecível e acrescentará variedade ao relaxamento.
O que é um trampolim e para que serve?
Trata-se de uma estrutura cujo principal objetivo é proporcionar o salto para a superfície da água. É instalado na lateral do tanque a uma altura de 1 a 3 metros.
A presença de um trampolim permite ampliar significativamente a funcionalidade da piscina, pois agora, além da natação, também é possível realizar saltos acrobáticos.
O trampolim em si parece uma prancha elástica fixada acima da superfície da água. Para a segurança de quem pula dela, sua parte principal deve estar localizada acima da superfície da água.
Variedades
Os trampolins são divididos em 2 categorias: esportivas e recreativas. Os primeiros são instalados em grandes piscinas fixas e são usados para treinamento e competição. A segunda categoria é usada para recreação e entretenimento em casa.
O salto de salto consiste em vários componentes.
- Placa elástica... Pode ser curva ou reta, em alguns modelos o comprimento da prancha pode variar.
- Base... Esta parte está sujeita a cargas significativas durante o salto. Portanto, ele deve ser preso com muita segurança. Pode ser uma estrutura independente feita especialmente para esse propósito ou uma base de concreto na borda do tanque.
- Guarda-corpos - um elemento de proteção projetado para a conveniência dos nadadores ao escalar o trampolim.
- Mecanismo de deslizamento. Seu objetivo é ajustar o comprimento da própria prancha. Estão principalmente equipados com os dispositivos para saltar para a água, onde são praticados desportos, o que em casa é uma raridade.
Materiais (editar)
Hoje em dia, os materiais mais comuns com os quais os trampolins são feitos são - aço, poliéster e fibra de vidro.
- O aço é usado quando a alta confiabilidade do produto e uma longa vida útil garantida são exigidas do trampolim.
- A principal propriedade do poliéster é a flexibilidade. Isso ajuda o nadador a fazer o salto o mais alto possível.
- A fibra de vidro incorpora as melhores propriedades do aço e poliéster, mas é menos comum.
A parte superior da placa de salto de qualquer material deve ser revestida com um revestimento antiderrapante. Vai melhorar a segurança durante o uso.
Regras de instalação e operação
Para a operação do trampolim ser segura, é importante selecionar e instalar a estrutura corretamente. Ao escolher um trampolim, você deve prestar atenção a vários pontos importantes.
- Altura do dispositivo acima do nível da água. Este parâmetro depende diretamente da segunda profundidade. Quanto mais alto o dispositivo, mais profunda deve ser a piscina no trampolim, no local onde você irá mergulhar. Por exemplo, se a sua tira de salto estiver a meio metro de altura, a distância da superfície da água ao fundo deve ser de pelo menos 2,2 metros. Há uma tabela especial que indica a relação entre altura e profundidade.
- Escolha do fabricante. Depois de especificar os parâmetros, é necessário decidir sobre o material e a aparência do trampolim. Com base nisso, você pode escolher em qual marca permanecer.
- Finança... Um papel importante é desempenhado pelo custo do trampolim. Existem várias opções a serem consideradas. Vale a pena fazer uma lista de requisitos para o trampolim, e com base nisso, já filtrar as variedades de modelos. Naturalmente, marcas bem estabelecidas custarão mais. E também na hora de comprar, você pode pedir conselhos aos consultores.
- Para que o trampolim funcione o máximo possível, não se esqueça de um parâmetro como capacidade de carga. É preciso comprar com “margem”. O fator mais importante é o material do qual o dispositivo é feito e a presença de um revestimento antiderrapante de alta qualidade.
Após a compra, vem a próxima etapa - a instalação. Ao instalar um trampolim à beira da piscina, a segurança é o fator principal. Existem certas regras para isso. Se instalado incorretamente, há risco de ferimentos.
Os trampolins próximos a reservatórios em casas de campo devem ser posicionados de forma que o sol não ofusque os nadadores. A luz artificial deve estar presente à noite.
Os jump boards podem ser instalados em diferentes locais da piscina, portanto, tudo deve ser inspecionado e medido antes da instalação. É necessário manter a distância da parede lateral do tanque de 5m, e de 1,25m - entre a lateral do reservatório e o local do salto. Não se esqueça do mínimo exigido de 10 m, necessário entre a extremidade da placa e a parede oposta.
Em nenhum caso devemos esquecer: o trampolim só pode ser montado nos corpos d'água onde a profundidade adequada está presente. Se todas as regras forem seguidas e o trampolim for instalado corretamente, ele vai durar cerca de 10 anos, mas mesmo assim deve ser constantemente monitorado e mantido em boas condições.
Durante a operação, você precisa prestar atenção aos sons estranhos que o trampolim faz. Isso pode indicar falha de peças individuais do dispositivo ou atrito da placa contra a lateral. Neste caso, as peças defeituosas devem ser substituídas ou lubrificadas com óleo especial, desde que estejam em bom estado.
E também é preciso monitorar a própria placa, lavá-la regularmente e limpá-la uma vez por mês com detergentes. Inspecione o dispositivo para ver se há mofo e podridão. Sempre mantenha um kit sobressalente em estoque para substituir um componente desgastado, se necessário.
Como dar saltos para a piscina, veja abaixo.
O comentário foi enviado com sucesso.