Recursos e tecnologia para construção de piscinas

Contente
  1. Planejamento
  2. Localização
  3. Materiais e equipamentos
  4. Como construir uma piscina de concreto?
  5. Tigela montada na superfície
  6. Outras opções de construção
  7. Nuances da construção interna

Muitos, ao comprar uma casa particular fora da cidade, se esforçam não apenas para melhorar o território a seu próprio critério, mas também para construir pelo menos uma pequena piscina. Para fazer isso, vale a pena considerar com mais detalhes os recursos e a tecnologia de construção de piscinas.

Planejamento

Ao projetar uma casa, é melhor levar imediatamente em consideração a presença de uma piscina no local. O dispositivo de toda a área local depende disso. Afinal, você precisará calcular quanto espaço ocupará o tanque de banho, a área de lazer, o plantio.

Para ter tudo em conta, convém traçar um diagrama onde se indique o que e onde se localizará.

Para calcular o volume da piscina, você precisa levar em consideração o número de pessoas que moram na casa e também decidir para que finalidade a piscina é necessária. Uma coisa é quando você só precisa se refrescar no calor, e outra é se você tem o objetivo de nadar totalmente.

Normalmente, as normas de profundidade para o tanque no local são 1,5-1,8 m. A largura e o comprimento podem ser entre 3 e 5 metros. Mas esses números são condicionais, uma vez que, ao desenvolver um projeto, você terá que aproveitar a área disponível e a necessidade de outros componentes de melhoria da área local. Alguns precisam apenas de uma piscina, aliás, de uma forma requintada, enquanto outros, para além de um tanque, precisam de um jardim com árvores de fruto, canteiros de flores e relvado para nadar. Vale a pena determinar as preferências de todos os membros da família.

Muitas vezes acontece que a construção da piscina tem que ser implantada quando já existe uma casa e outras edificações. Nesse caso, você precisa procurar um local adequado, limpá-lo e, possivelmente, mover alguns objetos para outro local.

Se for decidido instalar a piscina em casa, é aconselhável fazê-lo no rés-do-chão. E neste caso, você deve definitivamente pensar sobre a sua disposição, mesmo na fase de instalação da fundação do edifício.

Se houver uma ideia de fazer uma piscina em outros andares, você precisará da ajuda de especialistas que calcularão com precisão se o edifício é capaz de suportar tal carga.

Localização

Se a piscina não for instalada para um verão, mas estiver sendo construída cuidadosamente, a localização deve ser pensada com muito cuidado. E aqui você precisa levar em consideração várias nuances importantes.

  • A cisterna deve corresponder ao desenho geral de todos os edifícios e em nenhum caso violar a harmonia do local. Portanto, todos os detalhes devem ser pensados ​​com antecedência.

  • O local deve ser nivelado, sem desníveis e declives. Caso contrário, terá que ser nivelado, e isso é um custo adicional.

  • É preciso levar em consideração com antecedência como os sistemas de abastecimento de água e esgotamento sanitário serão interligados à estrutura. Não vale a pena instalar uma piscina muito perto da casa. O excesso de umidade na fundação da casa é definitivamente inútil.

  • É melhor instalar a piscina em uma área aberta para que fique ao sol. Isso permitirá que a água aqueça até a temperatura desejada. Você pode fornecer um toldo que será removido ou instalado dependendo da situação.

  • Colocar a piscina sob as árvores é definitivamente uma má ideia, pois folhagens, insetos e outros detritos na piscina serão desnecessários. Isso aumentará o número de limpezas.

Materiais e equipamentos

A piscina pode ser construída com uma variedade de materiais e tecnologias. Portanto, os materiais com o equipamento podem ser diferentes.

Os materiais para estocar incluem:

  • cascalho, pedra triturada ou seixos;

  • areia de construção;

  • argamassa de cimento;

  • acessórios;

  • concreto;

  • tábuas e barras;

  • gesso;

  • azulejo de cerâmica;

  • materiais impermeabilizantes.

É imprescindível a instalação da piscina, terá de adquirir todo o equipamento necessário, sem os quais o pleno funcionamento da piscina é impossível. Estes são sistemas para:

  • manter uma temperatura confortável da água;

  • derramar e drenar;

  • desinfecção;

  • filtragem.

Para garantir a pureza da água, diferentes sistemas são usados ​​- skimmer ou overflow.

No primeiro caso, os skimmers são colocados na piscina, retirando a camada superior de água. Ao mesmo tempo, a água limpa flui por orifícios especiais ao longo de todo o perímetro do recipiente.

No segundo caso, a água é despejada pelas laterais em calhas especiais, enquanto a água limpa flui pelos orifícios localizados no fundo do tanque.

Além do mais, a piscina deve ser dotada de escadas seguras com corrimãos confortáveis. Os elementos decorativos e outros complementos em forma de cascatas, fontes e sistemas de massagem são instalados à vontade e com base nos custos previstos para a construção da piscina.

Como construir uma piscina de concreto?

Na hora de construir uma piscina com as próprias mãos no terreno em frente a uma casa de campo, no campo, no jardim, o principal é planejar bem todo o trabalho e acompanhar a tecnologia. Só neste caso, uma piscina caseira, sobretudo se for estacionária e em betão e de grande dimensão, irá deliciar os seus proprietários e cumprir plenamente as suas funções. Vamos considerar passo a passo o que precisa ser feito para fazer a piscina.

Poço

Vale a pena resolver imediatamente o problema do fosso. Será um poço de fundação sólida e a piscina ficará completamente submersa no solo, ou será uma tigela à superfície, para a qual é necessário apenas um ligeiro aprofundamento.

No primeiro caso, você não pode prescindir de um equipamento especial; no segundo, você mesmo pode cavar um buraco usando pás e picaretas comuns.

Com uma fossa completa, ele se rompe 20 cm a mais do que a altura planejada do próprio contêiner. Após a escavação da fossa, as paredes são niveladas para trabalhos posteriores.

Impermeabilização externa

O próximo trabalho após a preparação da fossa será em equipamentos de impermeabilização externa.

Para a sua execução, é feita uma almofada de areia no fundo da fossa com uma camada de cerca de 30 cm, a areia é cuidadosamente calcada, após o que é colocado material de cobertura no fundo. Todos esses materiais evitarão a erosão da base da piscina pelas águas subterrâneas.

Concretagem de fundo

A próxima etapa será a concretagem do fundo. Mas, primeiro, hastes de metal devem ser instaladas em todo o perímetro, o que será útil para a construção de cofragem de parede. Sua altura deve corresponder à altura da futura piscina. A distância entre eles é de 30 cm, após isso, as hastes são amarradas com arame. O reforço é colocado no fundo do poço.

Usando um misturador de concreto, cimento, areia e cascalho fino são misturados na proporção de 1: 3: 4. Depois de adicionar água, tudo isso é bem misturado com uma betoneira. Em seguida, o fundo é derramado com uma solução e deixado para secar por um dia.

Cofragem e enchimento de paredes

Em seguida, com o auxílio de tábuas em todo o perímetro, são instaladas as fôrmas para as paredes, não esquecendo que esta será a altura da futura piscina. Em seguida, a base preparada é derramada com a mesma solução de concreto. Em seguida, você precisa dar uma semana para que a estrutura seque completamente.

Depois que o concreto estiver completamente seco, a fôrma pode ser removida.

Impermeabilização interna

A próxima etapa inclui a aplicação de uma mistura autonivelante no piso e gesso nas paredes. Após a secagem, todo o excesso de detritos é retirado da piscina, todas as superfícies são tratadas com primer. Em seguida, toda a superfície é coberta com isolamento de revestimento. Isso protegerá todos os materiais da umidade, e o método é o mais simples e também o mais acessível.

Também vale a pena prestar atenção a todas as juntas, para isso, a borracha hidrofílica é fixada nelas com o auxílio de um selante, isso ajudará a evitar vazamentos.

Revestimento e decoração

O interior da piscina é acabado com ladrilhos de cerâmica, mosaicos ou grés porcelânico. Os lados são acabados da mesma maneira. Além do mais, vale a pena cuidar do desenho da área próxima à piscina ao ar livre. E aqui, os ladrilhos também são usados ​​com mais frequência. Pode ser um piso feito de tábuas, mas ao mesmo tempo devem ser bem tratadas com agentes protetores contra umidade, mofo e bolor.

Em seguida, é necessário complementar a estrutura com uma escada, equipar o território adjacente. Arrume um espaço para espreguiçadeiras, instale um dossel, quebre canteiros de flores, arrume caminhos. Tudo isso a critério dos proprietários, com foco no estilo geral.

Tigela montada na superfície

A piscina da casa de campo de verão pode ser construída com uma tigela feita de policarbonato, fibra de vidro e outros materiais. Além do mais, você também pode comprar uma estrutura pronta, cuja instalação não requer tanto esforço quanto na construção de uma piscina de concreto.

Para a tigela em si, você pode construir um pódio de tábuas ou concreto.

Considere os estágios de construção.

  1. Quando a tigela pronta já estiver disponível, você precisa marcar o local, focando no seu tamanho. Isso é feito com estacas e corda.

  2. Então você tem que fazer um poço de fundação para aprofundar a própria tigela. Pode ser enterrado ao meio ou um terço.

  3. A areia é despejada no fundo do poço, compactada, uma camada de 30 centímetros é o suficiente. Uma grade é colocada no topo. Depois disso, a solução de concreto preparada é despejada no fundo.

  4. Em seguida, o fundo é isolado com geotêxteis e placas de espuma de poliestireno. Um filme de polietileno forte é colocado no topo.

  5. A tigela também é isolada da mesma maneira - com poliestireno expandido e folha.

  6. Depois disso, a tigela é imersa no fundo do poço.

  7. Em seguida, você precisa despejar concreto nos espaços entre a tigela e as paredes da fundação.

  8. Após a secagem, deve-se finalizar a tigela com o material selecionado em toda a superfície.

  9. Depois poderá realizar outros trabalhos de instalação de equipamentos adicionais, escadas, decoração do espaço envolvente e paisagismo.

Outras opções de construção

Os artesãos que decidem equipar uma piscina em uma casa de campo ou em um terreno de forma barata e rápida utilizam uma variedade de opções. Eles fazem um contêiner com qualquer meio improvisado que conseguiram, ou acabaram no local: de blocos de espuma, tijolo, madeira, aço galvanizado, aço inoxidável.

Não importa exatamente do que o recipiente é feito - blocos de concreto ou metal, de placas ou de um recipiente de cubo. Em todos os casos, um determinado algoritmo de ações será seguido, como na instalação de uma piscina sólida. Primeiro você precisa de um local - plano, preparado e limpo. E então um pequeno aprofundamento e fundação já são necessários.

Piscina de ferro ou de madeira - deve estar bem fixada à superfície e não representar perigo para os banhistas.

E ele também exige impermeabilização e design da estrutura para torná-la atraente. A forma da piscina dependerá do material escolhido. É melhor construir uma versão quadrada ou retangular de tijolos e blocos de concreto. Folhas de metal podem ser usadas para formas mais arredondadas. As estruturas de madeira podem ser redondas e quadradas, sendo a última muito mais fácil de construir.

Vale a pena considerar vários exemplos prontos para entender que uma variedade de materiais são usados ​​para a construção da piscina na dacha.

  • Tudo o que você precisa fazer é cobrir o interior de um velho recipiente de ferro com telhas, prender uma escada e a mini-piscina está pronta.

  • Esse recipiente em dias quentes também pode substituir a piscina.
  • Uma tigela forrada com pedras com argamassa de cimento também pode ser considerada uma opção.
  • O contêiner, com acabamento em madeira, se encaixa bem na paisagem geral.

Nuances da construção interna

Quanto à construção de uma piscina em uma casa particular, mesmo uma piscina doméstica muito pequena deve ser planejada com antecedência se for localizada, por exemplo, no primeiro andar de um edifício residencial. Além de todos os equipamentos necessários para manter a piscina em ordem (drenagem de água, filtração, aquecimento, etc.), é necessário fornecer e exaustor para evitar mofo e umidade no ambiente. Às vezes, as unidades de tratamento de ar são substituídas por desumidificadores.

Esta opção pode ser útil se a piscina for pequena e localizada em uma sala com grandes janelas que podem ser constantemente abertas e bem ventiladas.

Muitas pessoas estão considerando uma opção mais conveniente e aceitável quando a piscina está localizada em uma sala separada sob o telhado. Pode ser anexado à casa. Assim, é possível economizar espaço na casa, e uma piscina coberta assim é mais fácil de manter, e fica linda se você cuidar do seu design.

Para obter mais informações sobre os recursos e tecnologia de construção de piscinas, veja o vídeo abaixo.

sem comentários

O comentário foi enviado com sucesso.

Cozinha

Quarto

Mobiliário