Como fazer uma piscina de concreto com as próprias mãos?
Em nosso país, ter sua própria piscina ainda é considerado um sinal de luxo, e não está muito claro o porquê - se uma pessoa pode pagar um terreno pessoal e construir uma casa nele com todas as comodidades, então adicionar outro objeto não é assim difícil. Claro que os serviços dos trabalhadores contratados vão custar muito caro, mas para uma pessoa acostumada a trabalhar com as próprias mãos, a tarefa será viável mesmo que não haja tanto dinheiro para a construção.
Características do dispositivo de uma piscina de concreto
Independentemente da localização da sua piscina - na rua, no balneário ou na casa, é necessário começar a construí-la com um projeto adequado. O desenho deve conter uma referência a todos os detalhes planejados, inclusive com a indicação das dimensões exatas. Só depois de verificar várias vezes e certificar-se de que o desenho não contém erros, você pode começar a construir.
Uma piscina de concreto no país não difere de edifícios feitos de outros materiais em nada, exceto, de fato, no fato de ser feita de concreto. O principal é uma tigela que não permite que a água entre no solo sem permissão. Detalhe obrigatório da piscina deve haver comunicações projetadas para bombear água para o recipiente e retirá-la de lá após o uso.
Se você não quiser problemas com o abastecimento de água, é necessário instalar também bombas (para uma alta pressão estável), filtros (para limpeza de impurezas indesejadas), dispositivos termostáticos (em regra, estamos falando de uma caldeira para aquecimento temperatura confortável).
Este é o conjunto mínimo de detalhes obrigatórios, sem os quais o pool não funcionará. Mas ninguém incomoda o dono do território para expandir o projeto, adicionando amenidades adicionais na forma de iluminação subaquática ou de superfície, dispensadores de espuma, slides de entretenimento, saltos e cachoeiras. Observe que todas essas peças são instaladas por último em uma piscina já em operação, mas sua instalação deve ser indicada no desenho, caso contrário você corre o risco de não se encaixar nas dimensões.
Vantagens e desvantagens
O concreto não é o único material para fazer uma tigela de piscina, portanto, todas as principais vantagens e desvantagens deste material devem ser consideradas para atingir o objetivo declarado.
Vamos começar com o bom:
- tigela de concreto fundido é diferente durabilidade excepcional, pode suportar cargas significativas, o que significa que tem uma vida útil significativa sem substituição ou reparo;
- concreto pode ser usado dentro e fora de casa - é um material muito resistente e versátil;
- já que inicialmente a mistura de concreto é derramada na forma líquida, você pode experimente livremente com o tamanho e a forma da tigela - a sua piscina pode facilmente tornar-se absolutamente única;
- pode ser instalado em cima de concreto acabamento estético de quase qualquer tipo.
Com todas as vantagens, as piscinas de concreto não são desprovidas de desvantagens óbvias. Primeiro, esteja preparado para o fato de que o custo dessa construção será significativo - o material é muito pesado e requer equipamento de construção ou muito trabalho manual laborioso. É necessário trabalhar com ele com cuidado e estritamente de acordo com a tecnologia, caso contrário, a notória resistência e durabilidade podem acabar sendo ficção.Para piscina de concreto impermeabilização reforçada necessária, mas mesmo isso não economiza 100% do fato de o fungo se espalhar bem na superfície do concreto - o que significa que o recipiente deverá ser limpo e desinfetado regularmente.
Se a estrutura está sendo erguida ao ar livre, para beleza e maior segurança, muitas vezes ela é recortada com mosaicos ou ladrilhos, mas neste caso você definitivamente não deve economizar em cola de alta qualidade, caso contrário, você rapidamente enfrentará o fato de que o revestimento cai e a tigela não parece mais esteticamente agradável.
Visualizações
Embora o próprio conceito de piscina de concreto pareça ser bastante amplo e descrever a estrutura em detalhes, na verdade, essas estruturas de encanamento são classificadas de acordo com outros critérios. Ao menos taças de concreto podem variar em tamanho e forma, design, local de instalação - para cada um desses critérios, você pode propor várias opções. Muitas vezes são divididos em públicos, o que dificilmente é relevante no país, e domésticos.
Existem também piscinas (a distância exacta do percurso é importante, é característica uma profundidade significativa), adolescentes e infantis (têm tamanho e profundidade reduzidos), bem como as piscinas que não se destinam a uma categoria de idade - o fundo pode até mesmo ser multinível.
O principal critério de classificação é frequentemente chamado maneira de drenar o excesso de água. O chamado sistema de skimmer assume que pelo menos uma das paredes tem um orifício que pode ser comparado a um transbordamento de banheira. Este tipo de orifício está localizado na parte superior da tigela e torna simplesmente impossível encher a piscina com água acima deste nível. Do skimmer (este é o nome correto para tal transbordamento) a umidade quase imediatamente chega à limpeza.
Piscinas com sistema de estouro arranjado um pouco mais complicado, e é muito raro ver uma estrutura de concreto deste tipo. Essas fontes são enchidas com água até a borda, mas ao longo dela, nas imediações da borda da piscina, existem bandejas de drenagem fechadas por grades - de acordo com o princípio de um sistema de ruas para escoamento de água da chuva.
Uma vez que o transbordamento pode ocorrer de diferentes lados da piscina ao mesmo tempo, tal dispositivo de proteção contra transbordamento torna-se mais complexo e a água em seu caminho para a estação de tratamento supera um caminho mais difícil.
Seleção de material
Piscinas de concreto são frequentemente descritas como o mais confiável e durável, afinal, tal projeto é capaz de servir cem anos, enquanto um de polipropileno mais barato e mais simples - no máximo trinta. No entanto, só será possível alcançar indicadores tão impressionantes se você não economizar no concreto e escolher a composição certa.
Em primeiro lugar, é necessária a maior densidade de concreto - a marca deve ser no mínimo M350, e melhor ainda será guiada pelo cimento Portland M400. A resistência à água deste último material deve ser de pelo menos W6, certifique-se também de que o material tenha bons indicadores de resistência à geada - não inferior a F100. Se a estrutura for erguida dentro de uma sala aquecida, a última exigência pode ser ligeiramente reduzida, mas ainda não vale a pena se deixar levar pela economia.
Mesmo o concreto bom e pesado não será prejudicado por aditivos adicionais - plastificantes e hidrofóbicos.
As proporções podem oscilar um pouco dependendo das condições em que a fonte será usada, quais dimensões ela terá, mas os especialistas aconselham gastar os seguintes ingredientes como uma boa "receita" para um cubo de concreto:
- Cimento Portland - 6 centners;
- areia de grão médio - 16 centners;
- fibra de vidro - 8 centners;
- microssílica - 60 kg;
- plastificantes - 1 kg.
Se você decidir encher uma piscina de concreto, não experimente o uso de quaisquer outros materiais usados na construção - por exemplo, com concreto aerado, composto, argila expandida e outros blocos, bem como anéis. Apesar de seu valor indiscutível no processo de construção de edifícios, ainda não estão adaptados para a construção de reservatórios artificiais, pois podem absorver e passar umidade.
O máximo permitido para a sua utilização é como fôrma permanente, que se encontra oculta no interior da estrutura, mas mesmo neste caso, você deve escolher a versão mais densa e durável do produto. Diante da necessidade de gastar muito em tal cofragem, você provavelmente irá simplesmente desistir de tal empreendimento.
Tecnologia de construção
Para obter o resultado mais positivo, você deve seguir algumas regras simples, negligenciar as quais certamente resultará em problemas subsequentes durante a operação. Em primeiro lugar, como já foi referido, é necessário elaborar um desenho competente e detalhado com as dimensões. É necessário fazer todos os cálculos e verificá-los novamente no diagrama, e não após a conclusão do trabalho. Deve-se levar em conta absolutamente tudo, inclusive a espessura das paredes embutidas e do fundo, e escolher um local de forma que, levando em conta a margem de espessura, fique bem longe de grandes árvores - suas raízes podem piorar muito a situação de longevidade.
Não importa o quão alta qualidade a solução de concreto possa parecer para você, ao construir uma piscina na rua você deve usar aditivos... Com a ajuda deles, você conseguirá a porosidade mínima e aumentará a plasticidade da massa.
O concreto se tornará mais confiável para aderir à gaiola de reforço e adquirir propriedades hidrofóbicas, bem como aprender a resistir às mudanças de temperatura.
Uma piscina de concreto é considerada monolítica, mas na verdade há uma costura - entre o fundo e as paredes. Deve ser cuidadosamente selada - para isso, a junta é tratada com substâncias que aumentam a adesão e, a seguir, preenchida com um cordão especial que tem a capacidade de se expandir em alta umidade. Uma camada suficiente de selante à prova d'água deve ser aplicada sobre o cabo.
Enfrentando a tigela sozinho, você deve usar apenas adesivos duráveis e à prova d'água. Apesar de toda a resistência da tigela de concreto, é o forro de azulejos que desempenha a principal função de proteção contra a destruição da água, portanto, não só a cola, mas todos esses rejuntes e gessos também devem ser estritamente impermeáveis.
Instruções de fabricação passo a passo
A construção da piscina começa com o design - se a fonte está localizada na casa, é melhor construí-la ao mesmo tempo que o edifício. Com esses planos napoleônicos, é melhor confiar o projeto a especialistas, mas o projeto de uma piscina ao ar livre pode ser feito por você. Pense se as laterais devem ficar acima do nível do solo ou ao nível dele, calcule a área do espelho, levando em consideração o padrão de 5 por 2 metros para cada pessoa. Em uma piscina sem trampolim, a profundidade geralmente não ultrapassa um metro e meio, se houver trampolim são necessários pelo menos 2,5 metros, enquanto no ponto de descarga a profundidade pode ser cerca de 20% maior. A espessura das paredes e do fundo depende do solo - se for pesado, deve ser engrossado. Decida como entrar na piscina - escadas ou degraus. Os parâmetros padrão são a espessura da parede de 20 cm e a parte inferior de 25 cm.
Cave uma fossa com uma margem decente - a impermeabilização também deve caber ali, na superfície o diâmetro deve ser muito mais largo para que o solo não caia das paredes. Nivele o fundo e tampe, em seguida, preencha um travesseiro com uma camada de 35 cm de cascalho ou brita e cubra com folhas de filme ou material de cobertura com uma sobreposição de até 20 cm e uma dobra vertical nas bordas, você pode colar geotêxteis .
Então execute reforço da tigela com uma malha de metal durável com células de 20 x 20 ou 25 cm. A armadura precisa ser nervurada, com diâmetro de no mínimo 12 mm, ela deverá ser cortada, pois é vendida em bobinas.É correto iniciar a armadura pelo fundo, colocando a grade sobre os tijolos colocados, após o término, o fundo deve ser imediatamente concretado e nivelado. Enquanto o fundo seca, prossiga para a montagem do reforço da parede.
As paredes não podem ser derramadas até que o fundo esteja completamente seco. - pode demorar um mês inteiro, e mesmo aditivos especiais não resolverão o problema em menos de uma ou duas semanas. No topo do reforço de placas, compensados e outros materiais semelhantes, a fôrma é montada de acordo com a forma futura das paredes, reforçando-a a cada 50 cm com reforços. O vazamento é realizado em um dia, o concreto é furado com um bastão para melhor compactação e coberto com papel alumínio. Às vezes, você pode molhar o concreto para torná-lo mais forte. A cofragem é removida após uma semana ou uma e meia, mas as paredes devem demorar mais para secar. Os degraus, se houver, são despejados somente depois de toda a tigela estar seca, eles são feitos de acordo com o mesmo esquema: moldura - cofragem - derramamento, é necessário concreto da mesma marca.
No exterior, a taça é impermeabilizada com cimento com polímeros e malha de reforço. Borracha líquida também é adequada, que não racha mesmo quando a tigela encolhe. Por dentro, você pode cobrir a tigela com impermeabilizante de rolo de filme, mas será necessário um acabamento diferente na parte superior - você terá que pintar ou engessar a tigela dentro. Deixe todas as formulações secarem e, em seguida, verifique a tigela despejando água nela.
Somente se nenhum vazamento for encontrado, a água é drenada e segue para as próximas etapas. Isso inclui isolamento contra perda de calor, vapor e vazamento. Depois disso, a piscina é concluída e todos os acessórios adicionais instalados.
Arranjo de drenagem
No processo de design, é mais razoável pensar imediatamente 2 maneiras de drenar a água - se uma quebrar, a segunda irá protegê-la. A opção mais simples de drenagem é instalar uma conexão de fundo com o esgoto, então a água pode sair mesmo sob sua própria pressão, especialmente se o fundo cair de todos os lados para a área com dreno. O cano de esgoto deve descer em ângulo, caso contrário você não drenará a água sem instalar as bombas. Para piscinas de tamanho pequeno, pode ser apropriado drenar para uma fossa ou fossa séptica.
Observe que usar a água da piscina para irrigar os canteiros do jardim ou drená-la para corpos d'água naturais não são boas idéias - há muita química desinfetante. A instalação de equipamentos de filtragem e a criação de um reservatório podem resolver parcialmente o problema.
Dicas operacionais
Para um uso confortável da piscina, a tigela deve ser mantida limpa. Os detritos grandes podem ser apanhados com uma rede, as paredes podem ser limpas com um raspador especial, o fundo é limpo com um aspirador de pó especial. Os filtros precisam ser enxaguados regularmente, caso contrário, eles irão entupir e parar de funcionar. Não se esqueça de verificar a composição da água com tiras indicadoras especiais, em caso de detecção de impurezas, desinfete o líquido com água oxigenada ou cloro.
Para fechar a rachadura, se ela aparecer, você precisa imediatamente - a solução de resina é introduzida lá. Se o tamanho do dano for pequeno, é melhor bater imediatamente no entorno para esmagar o concreto rachado, limpar 30 cm em cada direção, revestir com epóxi três vezes. O revestimento, se houver, deve ser colado de volta da mesma maneira que foi colado originalmente - certamente em uma tigela completamente seca. Se você ver que a piscina está vazando drene a água e examine cuidadosamente as paredes quanto a rachaduras; após a detecção, proceda conforme descrito acima.
Se a piscina foi projetada sem levar em conta o banho de crianças pequenas, agora você precisa criar condições seguras para bebês, reduzir a profundidade de forma mais razoável com a ajuda de um fundo pré-fabricado especial. Este projeto é muito semelhante ao de paletes de armazenamento e é feito de materiais diferentes.A sua vantagem é que o fundo falso pode ser retirado rapidamente a qualquer momento e montado novamente, montado a partir de peças que permitem uma adaptação grosseira do novo fundo à forma de um reservatório artificial. Se necessário Você pode entrar em contato com o fabricante para solicitar um fundo falso, ideal para o tamanho e as dimensões de sua piscina.
Como fazer uma piscina de concreto no país, veja abaixo.
O comentário foi enviado com sucesso.