Peróxido de hidrogênio para piscina: dosagem e instruções de uso
O peróxido de hidrogênio foi recentemente usado para limpar piscinas. É barato e eficaz. Alguns chamam essa droga de bomba-relógio, outros chamam de invenção universal, mas de qualquer forma, é importante conhecer as regras para se trabalhar com essa droga.
Vantagens e desvantagens
O peróxido de hidrogênio de piscinas é usado principalmente para desinfetar a água. Possui propriedades redutoras e oxidantes. Na maioria das vezes, esse método de limpeza é escolhido para pequenos reservatórios artificiais no país.
Se você fizer tudo certo, o peridrol não será prejudicial aos seres humanos. Vale lembrar que ao interagir com outros reagentes, o peróxido se decompõe. Se for armazenado fechado em uma sala fria, não perde suas propriedades por muito tempo.
É impossível falar com total confiança sobre a inocuidade do produto. Como qualquer outra química, o peróxido tem vantagens e desvantagens.
Vantagens:
- não há cheiro pungente;
- fácil de usar;
- algas verdes descolorem ao interagir com o produto;
- não agride o meio ambiente;
- quando usado, o pH da água não muda;
- baixo custo;
- alta eficiência.
Desvantagens:
- a eficácia do agente utilizado depende da temperatura da água da piscina;
- não pode ser usado junto com cloro e cal;
- desintegra-se após pelo menos 12 horas, mais frequentemente apenas após 72 horas.
O que é concentração?
Para a limpeza da piscina, o peróxido de hidrogênio é fornecido em grandes recipientes. Seu volume pode ser de 10 a 30 litros.
Há peróxido de hidrogênio técnico e médico (37%). Medical é produzido de acordo com GOST 177-88, técnico - de acordo com ele, mas é marcado A.
O alto interesse vem da Finlândia. Sua embalagem diz 60%. Há também peróxido de 40% à venda.
Acredita-se que o dispositivo médico seja mais limpo, mas se o considerarmos no âmbito da limpeza da piscina, então este fato não tem um papel significativo.
É preciso dizer que há 90% de peróxido nas prateleiras das lojas. Ele contém pirofosfato de sódio. Sem ele, a substância é instável.
Este peróxido é vendido exclusivamente em frascos de alumínio.
Medidas de precaução
A solução ideal para limpar um reservatório artificial é considerada peridrol de alta concentração. Se esse produto entrar em contato com a pele ou as membranas mucosas, poderá causar queimaduras imediatamente. É por isso que é tão importante tomar precauções.
Desaparafuse a tampa lentamente. Antes disso vale a pena prestar atenção se o recipiente está inchado e se as paredes estão quentes.
Trabalhe com água oxigenada com óculos e luvas. Vale lembrar que seu peso específico é maior, portanto não se mistura bem com a água, é necessário misturá-lo bem. É preferível efetuar a limpeza com um filtro funcional.
É estritamente proibido permitir que crianças se aproximem do produto e o provem.
Já na forma concentrada (60%), o peróxido é classificado como uma substância explosiva. Se for contaminado, então, em um recipiente fechado, começa a decomposição em elementos constituintes, como água e oxigênio. Pode ocorrer combustão espontânea.
Nesse estado, a temperatura do peridrol aumenta para 1000 graus. A água liberada instantaneamente assume a forma de vapor, e tem um volume de 7 mil vezes o líquido.
Por isso é seguro trabalhar apenas com um produto de menor concentração.
Como usar?
Antes de usar o peridrol, é importante estudar detalhadamente as instruções de uso. Você pode trabalhar com o produto somente se a tigela da piscina não tiver mais de 85 metros cúbicos de volume. m.
O processamento será seguro apenas se o peróxido for usado corretamente, mantendo a concentração. Para diferentes volumes, a taxa de fluxo será diferente.
Certifique-se de embalar o produto com uma etiqueta indicando:
- concentração;
- data de validade;
- números de lote;
- GOST.
Pagamento
Dependendo do grau de poluição da piscina, a dosagem por cubo de água deve ser calculada corretamente. A concentração de peridrol, a temperatura da água e outros fatores desempenham um papel mais importante.
Se você souber com antecedência o volume de líquido colocado em um reservatório artificial e o grau de poluição, poderá calcular de forma independente e fácil a quantidade de peróxido de hidrogênio necessária para a limpeza.
A fórmula para limpar a piscina parece muito simples: é necessário multiplicar a taxa de consumo pelo volume disponível.
Como procriar?
Com tal produto, é muito importante manter as proporções corretas para que o peróxido seja seguro e cumpra sua tarefa.
Poluição fraca
Com poluição luminosa por 1 cu. m, uma dose de 500-700 g de peróxido de hidrogênio é suficiente. Deve-se entender que o remédio deve ser de 38%.
Se você usar uma solução a 60%, a quantidade derramada no mesmo volume será reduzida. Nesse caso, a dose é de 400-500 g.
Será possível nadar na água em 24 horas.
É tempo suficiente para o peróxido se desintegrar.
A média
Quando a piscina pode ser avaliada como moderadamente suja, a dose de peridrol para o mesmo volume de água deve ser aumentada para 800-1100 g a uma concentração de 38%.
Uma solução mais forte de 60% é suficiente e 600 g.
O período de desintegração completa é de pelo menos 48 horas.
Forte
Em caso de contaminação grave do recipiente, o consumo aumenta para 1200-1400 g, se for uma solução a 38%, e até 800 g, se for utilizado peridrol 60%.
Só será possível nadar no reservatório após 72 horas.
É sempre melhor mantê-lo por mais tempo do que o especificado para evitar queimaduras na pele. Você precisará adicionar o produto por meio de um filtro ou derramar sobre a superfície para que se dissolva melhor.
Preparação da piscina
Antes de iniciar a limpeza, certifique-se de remover todos os detritos da água. Você pode usar uma rede de aterrissagem para isso. Quando não houver folhas e galhos na água, você precisa pegar um raspador e remover a placa das paredes da piscina.
Limpeza
Você pode limpar rapidamente um reservatório artificial com essa ferramenta, sem gastar muito esforço. A solução preparada é simplesmente vertida usando uma bomba de circulação que opera no modo de filtração.
Antes disso o tubo de entrada de água deve ser baixado para um recipiente onde o peróxido é derramado... Se não houver bomba, o produto preparado é dividido em duas porções e vertido na água em locais diferentes ao longo do volume usando um regador simples.
Erros comuns
Aqueles que ainda não usaram peróxido frequentemente cometem erros clássicos que poderiam ter sido evitados se você lesse as instruções:
- Após o tratamento, a piscina não pode ser coberta com toldo, pois o oxigênio é liberado durante a decomposição do peróxido;
- trabalhar com o produto exclusivamente com luvas e com outras proteções da mucosa e da pele;
- só pode nadar na água depois de o peridrol estar completamente decomposto, nomeadamente após 72 horas, caso contrário, essa água é perigosa para a saúde.
Armazenar
A vida útil do peróxido de hidrogênio é prescrita no GOST e depende da concentração do agente.
Se essa concentração for de 3 e 5%, a partir do momento em que a embalagem é aberta, o peridrol pode ser usado em 36 meses. Neste caso, o recipiente deve estar bem fechado. Se a integridade da embalagem for violada, o prazo de validade é reduzido para um mês. Se uma solução com peróxido de hidrogênio for usada, seu prazo de validade é de apenas 24 horas.
As concentrações industriais são perigosas e altamente oxidativas. Se armazenado incorretamente, esse produto pode se tornar explosivo. Após a abertura do recipiente, é permitido o uso de peróxido por seis meses. Com a solução, como no caso anterior, o prazo de validade é de apenas um dia.
Existem alguns recursos que afetam a vida útil.
- O recipiente é importante, portanto, na maioria das vezes o produto é vendido em frascos com vidro escuro ou em recipientes de plástico opaco.
- A temperatura do ar para o peróxido de baixa concentração não deve ser superior a 23 graus. É melhor usar uma geladeira para isso.
- É proibido abaixar objetos dentro do recipiente geral e, em seguida, fechá-lo, pois qualquer sujeira leva à ativação do processo de decomposição, e então a substância torna-se explosiva.
Visão geral da revisão
Embora o peróxido de hidrogênio seja usado há relativamente pouco tempo para limpar reservatórios artificiais, muitos residentes de verão já perceberam suas vantagens invariáveis.
O mais importante é usar o peridrol com cautela e usar equipamento de proteção individual. É estritamente proibido trabalhar com peróxido com as mãos; em alta concentração, você pode obter queimaduras graves.
A segunda regra importante é não usar o reservatório até que o estágio de decomposição completa tenha passado. Portanto, é importante alertar as crianças sobre isso e evitar que elas venham à piscina.
De acordo com as resenhas, peridrol é ideal para purificação de água de vários graus de contaminação, mas se você não levar em consideração as peculiaridades de armazenamento (inclusive no inverno) e o uso do produto, poderá ter problemas.
Você pode descobrir como usar corretamente o peróxido de hidrogênio em sua piscina abaixo.
O comentário foi enviado com sucesso.