Características dos fogões a lenha para piscina
Nos territórios de chalés de verão e áreas suburbanas, costuma-se instalar piscinas de armação. Em termos de comodidade e praticidade, muitas vezes são superiores aos insufláveis e, ao mesmo tempo, são muito mais baratos do que os modelos de concreto ou tijolo.
A demanda cada vez maior por tais projetos levou à necessidade de encontrar maneiras de aquecer a água. A tecnologia mais eficiente e ao mesmo tempo econômica é o uso de fogões a lenha.
descrição geral
Um dispositivo para aquecimento de uma piscina exterior a lenha pode ser adquirido gratuitamente em qualquer loja: offline e através da Internet. Além disso, o princípio de operação de tais aquecedores é muito simples e direto. A caldeira a lenha é uma construção primitiva, seus principais blocos funcionais são a fornalha e a bobina.
- A fornalha é o invólucro externo do dispositivo. É feito de liga de aço temperado de alta qualidade, que não perde sua resistência e não deforma sob a influência de altas temperaturas. Dependendo do modelo, as caldeiras podem ser de diferentes tamanhos e configurações.
- A bobina é um tubo de aço com paredes grossas. Ele está localizado dentro da estrutura do forno e é fornecido para a bomba.
A água da piscina é aquecida de acordo com o seguinte esquema.
- Para começar, o aquecedor a lenha está conectado à bomba de circulação. Em seguida, a bomba é ativada e a água começa gradualmente a fluir para a bobina.
- A seguir, é lançada a lenha na caldeira, que deve ser pequena e estar sempre seca. O combustível é inflamado, pois queima sob a influência da chama, a água na bobina aquece rapidamente.
- Outra bomba envia o líquido aquecido de volta para a tigela da piscina. Nesse caso, a circulação da água é feita com rapidez suficiente: tanto que a água esquenta bem, mas não dá tempo de entrar na ebulição.
Existem muitos tipos de caldeiras a lenha para piscinas ao ar livre à venda atualmente. Eles são grandes e muito compactos. Os maiores têm cerca de 1 m de altura e a bobina embutida neles pode pesar até 100 kg. A potência de tais instalações geralmente chega a 35 kW. Dependendo da modificação, o número de voltas na bobina também pode variar: de 4 a 20-25.
Os fogões a lenha têm suas próprias vantagens significativas.
- Seu funcionamento é despretensioso: seu desenho técnico permite o processamento de grandes volumes de água e não requer manutenção especializada. Na maioria das vezes, os proprietários nem mesmo precisam fazer reparos. Essas unidades servem fielmente por várias décadas e falham nos casos mais raros.
- O uso de caldeiras a lenha permite manter por muito tempo a temperatura desejada na piscina e, se necessário, ajustar os parâmetros de aquecimento.
- A caldeira a lenha funciona de forma autónoma, não necessita de ligação à rede de abastecimento de água e à rede eléctrica. Se desejar, você pode movê-lo para qualquer lugar conveniente.
- Outra vantagem importante deste tipo de aquecimento é a possibilidade de produção própria numa oficina doméstica.
Dica: em vez de lenha, pode levar carvão. Nesse caso, eles vão queimar ainda mais.
No entanto, também existem desvantagens.
- Os proprietários das piscinas precisam ter um suprimento adequado de lenha, com prioridade para o material seco.Ao usar madeira úmida, forma-se condensação na chaminé, o que causa ferrugem nos elementos metálicos.
- De vez em quando, você terá que remover subprodutos formados após a combustão: fuligem, cinzas.
- O processo de combustão deve ser mantido sob controle vigilante. É importante manter a chama acesa e não deixá-la se apagar.
- O processo de abastecimento de combustível à caldeira não é automatizado, deve ser feito manualmente.
Modelos populares
Hoje em dia, as lojas oferecem uma grande variedade de modelos diferentes de fogões a lenha para o aquecimento de água em uma piscina ao ar livre. Eles são produzidos por muitas empresas que produzem diretamente piscinas. Os mais difundidos são os produtos da Buderus: esta marca da Alemanha produz aquecedores há muitos anos.
Quanto aos fornos para aquecimento de água em reservatórios artificiais, os modelos S111-32D, S111-45D, bem como S171-22W e S17-50W são os de maior demanda. Também são solicitadas as fornalhas Nexus e Pelletron com circuito de água.
Dicas de Seleção
Ao escolher uma caldeira a lenha para água em um lago ao ar livre, você precisa levar em consideração muitos fatores. Não só a eficiência do aquecimento depende muito deles, mas também a segurança dos usuários que estão próximos. Portanto, é muito importante considerar:
- dimensões e volume do equipamento;
- o metal com o qual a estrutura é feita;
- a potência da bomba conectada ao forno;
- a quantidade de água que o aparelho terá para aquecer.
Claro, o fabricante e o preço dos produtos oferecidos desempenham um papel importante. Especialistas experientes recomendam dar preferência a fogões a combustível sólido de marcas conhecidas que proporcionam alta qualidade, longa vida útil, confiabilidade e segurança de seus fogões.
Se estamos falando sobre o aquecimento de piscinas para todas as estações com uma grande capacidade, então fornos de tijolos espaçosos com um trocador de calor embutido irão lidar melhor com a manutenção da temperatura necessária neles. É ideal que sejam equipadas com caldeiras de longa duração ou caldeiras de pirólise com design tipo poço. A vantagem desses gatos é a capacidade de manter o mesmo nível de aquecimento por muito tempo.
Essas caldeiras têm um longo período de operação independente sem a necessidade de carregamento adicional de combustível. Além disso, permitem o aquecimento por meio de aquecimento indireto.
As desvantagens de tal sistema são:
- preço bastante alto;
- tubulação técnica laboriosa e complexa;
- pesadelo, o que implica a necessidade de alocar uma grande área para a fornalha no local.
Para manter a temperatura correta em piscinas internas sazonais, o principal requisito é o aumento da capacidade. O indicador ótimo é calculado levando em consideração os dados sobre o volume da piscina, a diferença de aquecimento do líquido, bem como as perdas de calor. Vamos explicar com um exemplo: para aumentar a temperatura de 1 litro de água em 1 grau em 1 hora, é necessário 0,001 kW de energia.
Assim, é possível aquecer 1 mil litros durante o mesmo tempo utilizando 1 kW de potência. Levando em consideração as perdas de calor, este indicador deve ser multiplicado corrigindo por 1,2-1,3. Assim, uma caldeira de 25 kW em um quarto de hora aquecerá um metro cúbico de água em 1 grau. Com base nisso, você precisa escolher o equipamento ideal.
Se pretende utilizar uma piscina compacta ao ar livre com baixas temperaturas, também deve prestar atenção às características de potência do recuperador e à sua mobilidade. A unidade compacta e leve será um ótimo complemento para o alto desempenho.
Como construir você mesmo?
A principal vantagem das caldeiras a lenha compradas em lojas é que elas têm uma aparência elegante, o que significa que se encaixam harmoniosamente na paisagem.Se este critério não for de fundamental importância, pode sempre tentar fazer com as próprias mãos uma caldeira a lenha para aquecer piscinas com moldura.
Detenhamo-nos em mais detalhes sobre o método de fazer uma fornalha a partir de uma caldeira de aquecimento de água desnecessária. Como regra, esses recipientes têm paredes bastante grossas, de modo que podem ser usados para construir fogões confiáveis que não queimam por muito tempo.
Ferramentas e materiais
Diagramas e desenhos não são necessários ao usar este método de fabricação de um forno. E você não precisa de muitos materiais para trabalhar. Você precisará de uma chaminé, bem como de sucata para fazer pernas, alças e outras peças.
Então, para o trabalho, você precisa se preparar:
- um aquecedor de água com defeito, um a gás servirá;
- fragmento de tubo de aço para fabricação de chaminé;
- qualquer placa de ferro: você fará uma válvula com ela;
- um pequeno pedaço de chapa de aço ou um cartucho de gás desnecessário para a porta;
- rotações;
- pequenos parafusos com porcas e arruelas;
- fibra de vidro ou outro tecido com propriedades semelhantes para o desenho da junta;
- lata.
Tecnologia de manufatura
Vamos ver como fazer corretamente um fogão de aquecimento caseiro.
Preparação da caldeira
Para fazer uma caldeira caseira, qualquer caldeira velha servirá, mesmo uma com furos servirá. O principal é que as paredes permanecem relativamente grossas e não se queimam sob a influência de altas temperaturas. Quanto às dimensões, aqui a escolha é individual, fica ao critério do proprietário da piscina. Como mostra a prática, é mais conveniente trabalhar com uma capacidade de 150-200 litros. Normalmente, as caldeiras de água quente são bem isoladas para maximizar a retenção de calor.
Esta camada de isolamento deve ser limpa: para isso pode-se levar um amolador, uma faca ou qualquer outra ferramenta disponível. Além disso, é provável que a parte metálica seja pintada ou coberta com cola em alguns locais: esses resíduos também devem ser totalmente removidos. Pegue um moedor e limpe a futura fornalha para um brilho uniforme.
Conselho: se a pintura estiver mal descascada, pode primeiro queimá-la bem com um ferro de soldar ou no fogo. Na mesma fase, deve ser desparafusado tudo o que pode ser desparafusado da caldeira de água: tubos, conexões, bem como torneiras e outros elementos. Se eles não girarem, corte-os com um moedor.
Decoração de porta
Escolha um lugar sob a porta através do qual você carregará lenha. Calcule as dimensões necessárias e desenhe um contorno na parede da caldeira com um marcador. Depois disso, você pode cortar o buraco da porta. É melhor levar um moedor para isso.
Lembre-se de que o corte deve ser feito de forma que a roda abrasiva se mova na direção oposta à do corte. Com essa abordagem, os discos de corte da ferramenta durarão muito mais.
Fazendo um buraco para uma chaminé
Deve ser feito um furo na caldeira, tendo em conta a secção da chaminé que dispõe. Como soldar o tubo depende de você. O mais importante é que a junção seja o mais estanque possível, caso contrário, o fumo passará pela divisão. Você pode fazer um orifício um pouco mais largo do que o tamanho do tubo e, em seguida, inserir uma peça de trabalho nele. Ou, ao contrário, você pode torná-lo um pouco mais estreito e depois soldar o tubo de aço ponta a ponta. Idealmente, você deve ter uma costura forte e justa.
Dica: você pode fazer um furo no formato desejado com uma serra alternativa. Para fazer isso, primeiro, uma pequena perfuração é feita sob a faca, após a qual todo o orifício é cortado.
Preparando um orifício de soprador
O soprador é um elemento estrutural indispensável em qualquer forno. Graças a ele, o ar é fornecido e, assim, a combustão uniforme do combustível é garantida. Normalmente, o soprador se parece com um tubo alongado com furos e corre por todo o fogão.
É feito um furo para a mesma de acordo com o mesmo esquema com que foi preparada a perfuração para a chaminé. Primeiro é feito um pequeno furo e depois o principal é preparado com uma serra alternada.
Fabricação de tubos
A próxima etapa envolve fazer um tubo para o soprador. Isso permitirá que a madeira seja queimada de forma a maximizar a liberação de energia térmica. Para fazer isso, pegue um tubo cujo tamanho corresponda ao comprimento da caldeira ou um pouco menor que ele e faça os furos nele. A sua localização não é de fundamental importância, mas para garantir uma distribuição uniforme do ar é melhor colocá-los a uma distância igual uns dos outros. No início, forme uma fenda para um parafuso e uma porca: haverá um amortecedor com o qual você controlará o fluxo de ar e monitorará a taxa de combustão do combustível. Para a fabricação da porta, você pode pegar a peça que você recortou nas primeiras etapas. Mas se você colocá-lo assim, ficará um pouco pequeno e a fumaça da fornalha começará a sair.
Para tornar a superfície mais larga, você precisa pegar um cilindro de hélio, cortar um quadrado dele, cuja área exceda o tamanho da abertura da porta. Não se esqueça de retirar a pintura, caso contrário, ao ser aquecida, começará a queimar intensamente e a exalar um odor químico pungente. Construa as grelhas mais simples para a sua fornalha, elas podem ser soldadas a partir de acessórios finos. Depois disso, solde o tubo, bem como o tubo do soprador, no lugar. O recuperador está pronto, basta instalá-lo sobre uma plataforma à prova de fogo ou soldar as pernas, pois o metal está muito quente. Agora você pode usar com segurança seu novo equipamento. Abra a porta com cuidado, acrescente a madeira e a tampa. Pegue um fósforo ou isqueiro e acenda o combustível pelo orifício localizado na caldeira abaixo. Quando a lenha está bem aquecida, este buraco deve ser tapado. Para isso, basta uma lata, um parafuso ou até mesmo um prego.
Dicas operacionais
Para aquecer a água da piscina no país e ao mesmo tempo não prejudicar a propriedade e a vida dos usuários, você deve seguir as normas de segurança.
- Lembre-se de que todos os aquecedores devem ser usados apenas em conjunto com uma bomba em funcionamento. Se o mecanismo de bombeamento desligar, despeje água corrente no fogo em pequenas porções até que se apague completamente. Isso evitará consequências indesejáveis.
- Se a chama não se extinguir a tempo, a água remanescente na espiral continuará a aquecer e a ferver, após o que começará a jogar porções de água fervente no recipiente. Isso geralmente leva à deterioração do material do qual é feito e também pode causar queimaduras para as pessoas que tomam banho na água.
- A caldeira deve ser instalada a pelo menos 5 m de qualquer estrutura, principalmente de madeira.
- É importante certificar-se de que não existem itens ou líquidos inflamáveis a menos de 1,5 m do aquecedor.
- A área ao redor da fornalha dentro de um raio de cerca de 10 m deve ser limpa de qualquer grama e resíduos de plantas.
- A caldeira não deve ser instalada sob os galhos das árvores.
- O aquecedor da piscina não deve ser deixado sem vigilância, especialmente durante a fase de combustão ativa.
Caso seja necessário sair, procure a ajuda de um adulto que poderá cuidar do equipamento até o seu retorno.
O comentário foi enviado com sucesso.