Iluminação da piscina: características e seleção de acessórios

Contente
  1. Requisitos primários
  2. Visão geral dos tipos de luminárias
  3. Critérios de escolha
  4. Belos exemplos

Apesar da pouca compatibilidade de água e energia elétrica, você não deve recusar a iluminação da piscina. A iluminação bem organizada não é apenas prática, mas também decorativa no design de um corpo d'água.

Requisitos primários

Para que a piscina ao ar livre se torne uma parte hipnotizante da trama pessoal, você precisará de uma iluminação bem organizada da tigela e do espaço ao redor. Deste modo à tarde e à noite, as pessoas poderão se mover com segurança perto de um reservatório artificial.

A iluminação da piscina deve levar em conta o estilo do local, que vai se encaixar harmoniosamente na paisagem.

De acordo com o SNiP, a iluminação dentro e ao redor da água deve ser organizada de acordo com as seguintes regras.

  1. A alimentação da rede deve ser feita em rede de 12 V. Nesta situação não é permitido o uso de rede de 220 V.
  2. O fundo e as paredes da piscina devem ser cuidadosamente selados. É necessária atenção especial aos pontos por onde entra a fiação e onde as lâmpadas e lanternas são conectadas.
  3. O brilho de lâmpadas e lanternas não deve se formar na superfície da água.
  4. A classe de isolamento do dispositivo de iluminação deve ser pelo menos IP68.
  5. Como resultado da instalação da iluminação, a luz deve preencher completamente não só a parte inferior do reservatório artificial, mas também suas paredes.

As normas para iluminação de piscinas que operam no modo natural são as seguintes:

  • o tamanho da claraboia deve ser determinado como uma porcentagem da área da piscina;
  • as aberturas de luz que estão no teto e nas paredes devem criar uma iluminação contínua e uniforme usando dispositivos de fita;
  • perto de janelas e vitrais deve haver acesso para posteriormente instalar uma escada ou outro dispositivo que permita chegar ao nível do fluxo de luz;
  • a direção em que a luz do sol incide não deve deslumbrar as pessoas que usam a piscina.

Visão geral dos tipos de luminárias

Atualmente, os proprietários de reservatórios artificiais podem escolher a opção de iluminação de piscina mais ideal entre as muitas oferecidas no mercado. Vários tipos de iluminação podem ser combinados em um objeto. Você pode implementar a iluminação da piscina das seguintes maneiras.

  • Principal. Este tipo de iluminação é utilizado para uma sala fechada onde se encontra um reservatório artificial. Aqui a iluminação é apresentada na forma de lâmpadas de teto que não têm medo do vapor de água. A melhor opção neste caso são considerados lustres com características à prova d'água, LED, lâmpadas halógenas. Um holofote ou lâmpada de parede podem ser usados ​​para iluminar a piscina ao ar livre.
  • Iluminação da tigela de piscina... Acima da superfície da água, ao longo do perímetro, podem ser montadas patas de halogênio. O uso de vários desses dispositivos permitirá iluminar todo o território de um reservatório artificial. As piscinas domésticas são frequentemente equipadas com lâmpadas LED de baixo consumo de energia.
  • Luzes subaquáticas. A iluminação subaquática é capaz de enfatizar a forma de qualquer piscina. Pelo fato de a luz passar pela coluna d'água, há uma sensação de mistério. Os materiais para a fabricação de lâmpadas subaquáticas são plástico à prova de choque, aço inoxidável ou vidro temperado. Além do fato de que tais produtos não enferrujam, eles podem suportar facilmente a pressão do líquido.Holofotes embutidos no fundo da tigela são freqüentemente usados ​​como luzes subaquáticas.
  • Luzes flutuantes É um tipo de iluminação moderno que se utiliza na piscina juntamente com luminárias fixas, mas é problemático. Esta opção de iluminação se parece com uma bola luminosa à prova d'água que flutua na superfície da água de um reservatório artificial.

Esses dispositivos podem ser alimentados por bateria ou recarregáveis. No primeiro caso, a lâmpada acumula luz ao longo do dia. A bola tem a capacidade de permanecer na superfície devido à presença de um flutuador.

  • Sistemas de fibra óptica. A base desses dispositivos de iluminação é um cabo de fibra ótica, bem como um emissor de luz. Esse material é capaz de conduzir a luz em toda a sua extensão até o final das veias. Usando este método de iluminação na piscina, você não pode ter medo de choques elétricos.

Coloque os radiadores longe da água para que não sejam danificados pela umidade.

  • Contorno... Graças à iluminação de contorno, você pode nadar à noite. Essas luminárias são usadas para marcar etapas e limites de água. Essas luzes são especialmente relevantes para formas curvas não padronizadas.
  • Local. Essa iluminação é usada para decorar estruturas adicionais de um reservatório artificial, por exemplo, fontes ou cachoeiras.

Ao escolher a iluminação para um reservatório artificial, vale a pena decidir o que será - sem fio ou com fio, suspenso, montado na parede ou embutido.

Halogênio

As lâmpadas de halogênio são consideradas uma parte importante de um sistema completo de controle de piscina. Graças a este equipamento, é possível projetar um reservatório artificial de forma original, ao mesmo tempo em que realiza uma solução de design arrojado de acordo com seu gosto. A presença de focos garante um banho confortável às pessoas durante toda a noite. Se você realizar um layout competente, bem como realizar uma instalação de alta qualidade de dispositivos de iluminação halógena, poderá obter uma distribuição uniforme da luz, bem como uma operação segura.

CONDUZIU

As luminárias LED são capazes de criar uma bela iluminação em piscinas internas e externas. Os tipos de iluminação com eficiência energética podem ser focos e costumam ser usados ​​para iluminação subaquática. Os equipamentos LED são vendidos nas formas, tamanhos e cores mais interessantes.

Critérios de escolha

Como mostra a experiência do usuário, as fontes de luz tradicionais não são totalmente práticas para a iluminação de piscinas. Nesse caso, vale a pena usar dispositivos especialmente desenvolvidos para isso.

Os principais critérios para escolher a iluminação da piscina incluem o seguinte:

  • tipo de fonte de luz;
  • fonte de alimentação - neste caso, será correto dar preferência a um dispositivo de baixa tensão com indicadores de 5 a 12 V;
  • fabricante e custo;
  • controle de luz.

Área e profundidade da tigela

Para bacias de piscina de qualquer profundidade e formato, que ficam cobertas, você pode usar iluminação superior na forma de lustres à prova d'água. Além disso, como opção, você pode montar lanternas ou holofotes na parede. Reservatórios artificiais de formato incomum podem ser decorados com lâmpadas halógenas, localizadas ao longo do perímetro. Isso iluminará uma piscina grande e profunda.

Ao comprar lâmpadas que são montadas no fundo da piscina, vale a pena considerar a profundidade admissível de sua instalação. Taças curvas e não padronizadas são frequentemente iluminadas com lâmpadas de contorno, que são apresentadas na forma de faixas de LED ou lâmpadas halógenas de piso.

Compromisso

Por design, os tipos de iluminação da piscina também podem ser diferentes. Os locais são muito populares, usados, se necessário, para enfatizar algum objeto específico de um reservatório artificial.Neste caso, vale a pena prestar atenção aos sistemas de fibra ótica, que são fixos de forma bastante simples devido à sua flexibilidade.

Se for difícil colocar iluminação do tipo fixo na piscina, então aqui você pode usar lâmpadas flutuantes. Seu objetivo é ler a iluminação de piscinas infláveis, lagoas. Para fins de iluminação subaquática, os usuários de lagos artificiais preferem faixas de LED RGB, que são lindamente fixadas ao fundo da piscina e controladas por um controle remoto.

Efeitos desejados

      Para criar um efeito especial de reservatório artificial, você deve prestar atenção ao equipamento LED. As retroiluminações LED são capazes de mudar de tonalidade, criando assim uma atmosfera de relaxamento ou, pelo contrário, férias. As lâmpadas subaquáticas são ideais para uma noite romântica.

      Belos exemplos

      A iluminação decorativa da piscina é um ponto importante que contribui para a estética de um reservatório artificial, bem como da zona envolvente. Você pode decorar a piscina com iluminação das seguintes maneiras.

      1. Clássico. As lâmpadas caracterizam-se por uma iluminação normal, criando assim um ambiente acolhedor ideal para férias em família e relaxamento.
      2. Original, designer. As lâmpadas possuem uma variedade de cores, podendo ser decoradas com um reservatório artificial em um estilo especial. Jogando com lindas tonalidades de cores, esses dispositivos de iluminação contribuem para festas barulhentas. Esse tipo de iluminação será ideal para pessoas que gostam de se destacar e não toleram o tempo chato.

      Ao instalar a iluminação ao longo do perímetro da piscina, além de decorar suas partes individuais (por exemplo, uma ponte ou uma cachoeira) com elementos de LED, você consegue não só a praticidade do uso da piscina, mas também a beleza de todo território à noite.

      Os dispositivos de iluminação flutuante têm uma aparência muito bonita e romântica; seus recursos incluem a criação do efeito de névoa sobre a superfície da água.

      A iluminação da piscina não deve ser apenas bonita, mas também prática e segura, por isso é necessário escolhê-la com cuidado. Qualquer que seja a opção escolhida para a iluminação de um reservatório artificial, uma coisa pode ser dita - à noite é muito mais agradável nadar em uma piscina iluminada.

      Veja abaixo uma visão geral da luz LED para piscina.

      sem comentários

      O comentário foi enviado com sucesso.

      Cozinha

      Quarto

      Mobiliário