Bombas de piscina: tipos, regras de seleção e dicas de reparo

Contente
  1. Compromisso
  2. Visualizações
  3. Revisão dos melhores modelos
  4. O que considerar ao escolher?
  5. Manutenção e reparo

A bomba da piscina é um elemento integrante do sistema de "suporte de vida", um meio de manter a ordem. Não é de surpreender que muitos proprietários de mini-banheiras novatos se preocupem com onde ela está, com que frequência ela quebra e com que frequência ocorre atendido. Na verdade, esse tipo de equipamento é muito mais diversificado do que comumente se acredita. A Kripsol e outras marcas lançam regularmente novos modelos de equipamentos necessários para manter um ambiente saudável.

Vale a pena falar mais detalhadamente sobre como escolher as bombas de calor e drenagem de água, sobre a sua reparação e instalação.

Compromisso

Uma bomba de piscina é um tipo de equipamento que bombeia líquido por meio de uma tubulação. Pode desempenhar uma função de circulação, movimentando o meio em um circuito fechado, servir para drenar ou filtrar a água.

O número de bombas, onde estão, como são, depende da complexidade do sistema hidráulico e do volume de líquido bombeado. Também é importante que a piscina tenha funções adicionais - hidromassagem, contrafluxo, atrativos, aos quais é fornecido equipamento adicional.

Visualizações

O moderno mercado de equipamentos de bombeamento está repleto de uma variedade de opções de produtos que se posicionam como componentes necessários para o funcionamento da piscina. Quão justificadas são essas declarações, das quais você definitivamente não pode prescindir ao operar um banheiro doméstico - vale a pena entender com mais detalhes.

Auto-escorvamento

O principal tipo de bombas utilizadas em piscinas. Ela representa uma unidade instalada fora da piscina e mantendo a altura da coluna d'água até 3 m. Este equipamento é utilizado para filtrar a água, a bomba normalmente está incluída no conjunto de entrega junto com a própria banheira de hidromassagem ou elementos estruturais para sua montagem.

No entanto, desdeO sistema de purificação de água nem sempre é usado... Acende-se apenas nos modelos com pré-filtro (às vezes se usa erroneamente a opção "com piezofiltro"), nos quais existe um cesto para limpeza grosseira do fluxo. Se estiver ausente, é necessário conectar uma bomba de filtração adicional ao sistema.

Auto-escorvamento inclui e bombas de drenagem. Eles usam em seu trabalho o princípio de bombear água com pequenos volumes de entupimento. Pode ser um tipo de equipamento de fundo que é baixado para o ambiente aquático e não requer o fornecimento de mangueiras adicionais. A bomba elétrica de superfície fica do lado de fora, de onde uma mangueira de sucção é puxada para dentro do recipiente. Os aspiradores de pó de fundo também podem ser usados ​​como equipamento de drenagem.

Circulante

Para bombas de circulação, a principal missão não é purificar a água. Eles garantem a movimentação do meio, evitando sua estagnação, misturam camadas de água fria e quente entre si, proporcionam um direcionamento constante do líquido aos filtros para melhorar sua pureza e transparência.

Muitas vezes são usados ​​como sobressalentes ou auxiliares, a capacidade é determinada pelo volume e intensidade da circulação. Em geral, é esse equipamento que ajuda a ter menos problemas com o "bloom" de água no tanque de banho ao ar livre.

Uma bomba centrífuga que cria um contrafluxo na piscina também pertence à categoria de bombas de circulação, equipadas com tubulações de sucção e descarga. Em home pools, a versão com dobradiças é usada com mais frequência, o que exige menos instalação.Em estacionários, você pode usar este elemento como uma peça embutida e colocar a própria estação em uma sala separada. Você também pode variar o número de bicos: 1 cria um fluxo estreito, 2 permite que você torne a trilha mais larga, um botão piezo ou um botão pneumático é usado para ativar um modo de água especial.

Filtrando

As bombas deste tipo são normalmente utilizadas em piscinas com armação ou insufláveis. São os mais compactos, fáceis de usar, ajudam a combater eficazmente os microorganismos patogênicos e outras fontes de problemas no ambiente aquático. Ao ser aspirado para o interior do dispositivo, o líquido passa por uma limpeza mecânica e química, após a qual é novamente descarregado na piscina.

Existem 3 tipos mais populares de tais equipamentos.

  • Sandy... O mais simples em design, barato. Ele usa areia grossa de quartzo como substância de filtração. O grau de purificação da água será suficiente para uma piscina inflável com frequentes trocas de fluidos.

A manutenção dessa bomba é realizada semanalmente, com retrolavagem da camada assoreada.

  • Diatomácea... Um tipo inovador de bomba com um sistema de filtragem do tipo cartucho. Dentro dele estão pequenas partículas de plâncton fóssil, reduzidas a um estado pulverulento.

Esse sistema lida com uma limpeza mais profunda, mas o enchimento deve ser substituído periodicamente por um novo.

  • Cartucho. A opção de bomba mais durável com unidades de filtro substituíveis. A filtração mecânica é realizada através de uma barreira de polipropileno ou poliéster. A limpeza é efectuada com jacto regular de água.

Térmico

As bombas de calor são essenciais para manter a temperatura ideal da água em piscinas internas e externas. Eles se parecem quase com um bloco externo de sistemas de ar condicionado e em seu trabalho usam princípios semelhantes, movendo não um ambiente frio, mas um ambiente quente e gerando a energia necessária para o aquecimento.

Piscinas caseiras simples são equipadas com bombas de calor de ar. Eles usam o princípio da troca de ar em seu trabalho, bombeando-o intensamente com a ajuda de ventiladores.

As bombas elétricas inversoras de piscina podem bombear e drenar água, fornecendo aquecimento e circulação sem esforço adicional. Instalações de ar deste tipo têm diferentes capacidades, são equipadas com trocadores de calor confiáveis ​​que fornecem rápido aquecimento da água a uma temperatura pré-determinada. Para piscinas com sal marinho, não titânio, mas versões de cobre dos aquecedores, resistentes à corrosão.

Revisão dos melhores modelos

Entre os modelos populares de bombas para piscina, poderá selecionar os produtos dos fabricantes mais famosos e conceituados. Esses modelos podem definitivamente ser incluídos no número de líderes de vendas.

  • Bestway 58389... Modelo cheio de areia para piscinas ao ar livre. Solução econômica e durável para casas, chalés de verão. O cartucho integrado facilita a limpeza e a manutenção do filtro.
  • Intex 28646... Bomba de filtro de areia econômica para piscina inflável. Pertence à categoria de universal, lida com bacias de limpeza com deslocamento de até 35.000 litros. Há uma função embutida de circulação de água, drenagem, retrolavagem do sistema.

Esta é a solução ideal para uso em uma área suburbana.

  • Kripsol Ninfa NK 25. A marca espanhola produz bombas com capacidade de até 6 m3 / h. Eles são confiáveis, funcionais e não requerem uma instalação complexa e demorada.
  • Emaux SS033. Um fabricante chinês produz bombas com capacidade de 6 m3 / h, equipadas com pré-filtro. O modelo é de fácil manutenção e uso, tem excelente desempenho, alta confiabilidade e é vendido na categoria de preço médio.
  • Behncke DAB Euroswim 300 M. Um modelo popular de bomba de circulação centrífuga de um conhecido fabricante alemão. O conjunto completo já possui um pré-filtro, um supressor de ruído, que reduz o nível de desconforto durante o funcionamento do equipamento.

Esta é a solução ideal para uso em piscinas residenciais de diferentes deslocamentos.

A bomba vale mais do que suas contrapartes, ela se distingue por seu alto desempenho e qualidade de desempenho.

As melhores bombas de calor para piscina são dos principais fabricantes europeus. Os líderes de mercado reconhecidos incluem o fabricante tcheco Mountfield com seu modelo BP 30WS.

Ele é projetado para funcionar com água doce, equipado com compressor rotativo, trocador de calor de titânio e funciona com rede elétrica doméstica.

Zodiak Z200 M2 de um fabricante da França também é digno de nota. Este monobloco com compressor rotativo e trocador de calor de titânio tem potência de 6,1 kW, capacidade de até 3 m3 / h, adequado para piscinas de até 15 m3.

Essa versão do aparelho tem um custo maior, mas é considerada confiável.

As bombas de contrafluxo mais impressionantes são fabricadas em A empresa sueca Pahlen e a alemã Speck. Entre eles estão modelos embutidos e modelos universais montados. O líder de vendas reconhecido é considerado Speck Badu Jet Swing 21-80 / 32. Não menos popular Pahlen Jet Swim 2000 4 kW.

O que considerar ao escolher?

Para escolher a bomba certa para a piscina, é importante prestar atenção não só se se está bombeando um grande ou pequeno volume de água. Muitos outros fatores também são importantes, incluindo a capacidade de limpar filtros manualmente e outros elementos de bloqueios.

Antes de comprar, certifique-se de descobrir esses pontos.

  1. Compromisso. O equipamento de bombeamento para piscinas ao ar livre é muito diferente das instalações usadas durante todo o ano. Se a água não foi planejada para ser aquecida em frio extremo, você pode passar sem uma unidade de aquecimento potente. É fácil evitar muito desperdício se planejar adequadamente a manutenção da piscina.
  2. Nível de ruído. Para um banho em casa, é desejável que seja moderado. A bomba é colocada perto da piscina, a unidade muito barulhenta estragará o resto e interferirá na comunicação.
  3. Nível de segurança do sistema. É bom que o equipamento tenha um motor embutido bloqueando quando estiver operando sem água, um controlador de tensão de rede. A confiabilidade do isolamento da fiação elétrica também é importante - para as ruas é melhor optar pela proteção máxima.
  4. Filtro grosso integrado... Ele estende significativamente a vida útil do equipamento, evitando que ele fique entupido com detritos relativamente grandes.
  5. Indicadores de desempenho. É bastante simples calculá-lo para bombas auto-ferrantes: a bomba deve bombear completamente o volume do meio aquoso na piscina por até 6 horas. Isso é exigido pelos padrões sanitários. Consequentemente, a fórmula parecerá dividir o deslocamento do banho por 6. Por exemplo, para um banho de 45 m3, é necessário equipamento projetado para uma carga de pelo menos 7,5 m3 / h, é melhor levar com uma margem de 2-3 unidades.

Manutenção e reparo

Na maioria dos casos, instalar bombas de piscina com suas próprias mãos não causa muitos problemas. Para conectar equipamentos de bombeamento de líquidos, basta seguir as instruções em anexo, seguir uma série de regras simples.

  • Para modelos de pressão e filtração, deve ser preparada uma base impermeabilizante. Ao operar em ambientes fechados, é importante manter a temperatura em pelo menos +5 graus; quando colocado ao ar livre para o inverno, o equipamento é desmontado.
  • Para que a bomba funcione de forma eficiente, a diferença de altura entre a base da bomba e o nível da água na piscina deve ser entre 0,5 e 3 m.
  • Reduzir ruído e vibração durante a operação do equipamento ajudará tapetes de borracha.
  • A linha de sucção de água deve ser a mais curta possível. Uma forte inclinação da linha deve ser evitada; não é recomendável mudar sua direção.
  • Quando conectado a uma rede, é recomendado equipar o dispositivo com um corte automático, capaz de proteger o dispositivo de falhas em caso de surtos de tensão ou curto-circuitos.
  • As bombas de calor estão localizadas fora da piscina, em uma base sólida e nivelada. O comprimento máximo do duto é de até 10 m.

Todas essas dicas ajudam a fazer a conexão da bomba funcionar de forma mais rápida e correta. Claro, cada tipo de equipamento tem suas próprias sutilezas que devem ser levadas em consideração, mas as recomendações gerais ajudam você a encontrar rapidamente a solução certa. Ao operar sistemas de bombeamento, certas recomendações também devem ser seguidas.

Por exemplo, é imperativo levar em consideração o tempo de operação contínua recomendado - geralmente é limitado a 4 horas com o número total de ciclos para partidas durante o dia em 16 horas.

É imperativo monitorar a presença de um volume suficiente de líquido - quaisquer bloqueios, estagnação do sistema são muito perigosos, podem levar à falha do equipamento de bombeamento.

    Durante a operação de uma bomba para uma piscina, seu proprietário pode se deparar não apenas com a necessidade de um tratamento completo da água, mas também com o conserto de equipamentos fora de serviço.

    Entre os problemas comuns estão os seguintes.

    • Bloqueando o fluxo de água com ar... Ocorre ao trocar de equipamento e se estiver localizado acima do nível da água. Neste caso, se for utilizada bomba de circulação com pré-filtro, é necessário ligar o equipamento e aguardar até que o enchimento ocorra naturalmente (observando as restrições quanto à duração do funcionamento a seco). Ou despeje o líquido e, em seguida, faça pequenos arranques por 5-10 segundos. Na ausência de um sistema de filtragem embutido para os mesmos fins, pode-se usar o orifício de enchimento, as ações continuam até que apareça água, o som do equipamento muda.
    • Problemas com o botão pneumático na unidade de controle... Por controlar diretamente o acionamento de vários tipos de equipamentos de bombeamento, atrações de água na piscina, a parte avariada terá que ser substituída. Com o botão piezo, tais problemas não surgem mais, a instalação é semelhante, enquanto o alcance de sua colocação pode ser aumentado.
    • A água não circula devido a um bloqueio no sistema. Para limpar e desbloquear a mangueira, ela deverá ser desconectada do sistema e "perfurada" mecanicamente com um dispositivo especial para trabalhos de encanamento ou meios improvisados. É importante manusear o revestimento flexível com cuidado, caso contrário, podem aparecer rasgos e rachaduras nele.
    • O filtro está sujo, a água não circula... Para limpá-lo, você terá que desmontar a bomba do elemento de limpeza do cartucho. Para isso, desligue a bomba, gire a válvula responsável pela liberação de pressão no sentido anti-horário. Em seguida, você pode abrir o filtro e retirar seu conteúdo, submetendo-o a uma limpeza completa. Após a montagem, o sistema pode ser reiniciado.
    • Vazamento de água. Se o sistema de abastecimento de água da piscina for mal monitorado, pode eventualmente haver vazamento nas conexões. Na maioria das vezes, a água vaza perto da entrada e da saída e onde o filtro está conectado. Você pode resolver o problema substituindo as juntas, apertando as conexões. Se apenas a mangueira de entrada estiver vazando, o primeiro passo é limpar o filtro.

    Seguindo essas recomendações, você pode facilmente lidar com as tarefas de manutenção e reparo de bombas para piscinas e colocá-las novamente em serviço após uma avaria.

    No vídeo a seguir, você encontrará dicas para operar a bomba da piscina.

    sem comentários

    O comentário foi enviado com sucesso.

    Cozinha

    Quarto

    Mobiliário