Piscina no local: tipos, construção e disposição

Contente
  1. Variedades
  2. Dimensões (editar)
  3. Onde localizar?
  4. Como construir com as próprias mãos?
  5. Dicas de arranjo
  6. Belos exemplos

A piscina no terreno pessoal é uma solução racional para organizar recreação para adultos e crianças e serve como uma excelente decoração para o terreno. Vamos considerar mais detalhadamente os tipos, construção e disposição da piscina no local.

Variedades

A classificação das piscinas exteriores é feita de acordo com características como o tipo de construção, o material de fabrico e o método de captação de água para filtração. De acordo com o primeiro critério, os pools são divididos em várias opções.

Wireframe

Tais reservatórios são organizados de forma bastante simples e consistem em uma estrutura de metal ou metal-plástico e material de revestimento - filme plástico ou outro material impermeável. Em condições de orçamento modesto, o esqueleto do tanque pode ser construído com materiais de sucata - tábuas ou barras que podem ser encontradas em qualquer casa.

Dificuldades na construção de quadros, via de regra, não surgem. Uma condição indispensável é apenas uma superfície plana sobre a qual o tanque será instalado, bem como o cumprimento das regras de montagem. As vantagens das estruturas de quadro incluem facilidade de instalação e desmontagem, alta estanqueidade, resistência à água e facilidade de manutenção.

Modelos de Wireframe fáceis de limpar, se necessário, podem ser drenados e transportados para um novo local, não são muito caros e aquecem rapidamente. As desvantagens incluem a necessidade de desmontagem da estrutura para o período de inverno, que se deve ao risco de fissuras do revestimento, além do aspecto pouco estético.

Além disso, tanques feitos de filme de polietileno requerem atualização regular: o material rapidamente se torna turvo, perde sua atratividade e fica vulnerável a danos acidentais.

Inflável

Desfrute de piscinas infláveis alta demanda entre os residentes de verão, enquanto os proprietários de chalés e casas particulares preferem mais estruturas de capital. Esses modelos inflam e esvaziam rapidamente, têm cores bonitas, são apresentados em uma ampla variedade e são relativamente baratos.

Os tanques infláveis ​​são de dois tipos: alguns têm laterais totalmente infláveis ​​e, às vezes, a parte inferior, enquanto outros têm apenas um anel pop-up localizado na parte superior das laterais ao longo do perímetro. As desvantagens dos modelos infláveis ​​incluem alto risco de perfuração, necessidade de preparação cuidadosa do local de instalação, disposição obrigatória do substrato sob o fundo, pequenas dimensões e pouca profundidade.

Piscinas infláveis ​​são mais adequadas para crianças e adolescentes, enquanto os adultos exigem tanques mais graves.

Estacionário

Essas bacias são frequentemente chamadas de poços de fundação, devido ao seu soterramento no solo e à necessidade de terraplenagem. Os tanques estacionários são as estruturas mais confiáveis ​​e duráveis, eles são capazes de servir por décadas. Pelo grau de aprofundamento, as bacias das estruturas estacionárias são subdivididas em espécimes totalmente enterrados, semi-enterrados e rasos. Estes últimos não requerem cavar uma fossa profunda e estão localizados no solo.

Vários materiais são usados ​​para a construção de piscinas fixas.

Plástico as tigelas são vendidas prontas e precisam ser enterradas e equipadas. Para sua fabricação, são utilizados os seguintes materiais:

  • taças de compósito ou fibra de vidroimpregnados com resina poliéster, possuem baixa condutividade térmica e são resistentes a temperaturas extremas; são leves, ecológicos e muito duráveis; recipientes compostos são escavados no solo e cobertos com cascalho;
  • taças de polipropileno são resistentes ao gelo, fáceis de limpar e podem durar até 30 anos; eles também têm baixa condutividade térmica, razão pela qual a água neles não esfria por muito tempo;
  • recipientes de policarbonato são ecologicamente corretos, toleram bem as mudanças de temperatura e têm baixo custo.

Preço tigelas de polímero varia de 40 a 270 mil rublos e depende do tamanho e da profundidade do produto. A instalação de tais tanques geralmente não é difícil, mas deve-se ressaltar que tanques com altura superior a 1,3 m, quando enterrados no solo, necessitam de concretagem. Uma condição indispensável para o funcionamento a longo prazo de piscinas de plástico é um clima ameno. De acordo com as observações de seus proprietários que moram em regiões frias, devido às mudanças bruscas de temperatura, as paredes do tanque ficam cobertas por uma rede de microfissuras com o tempo e precisam de reparos. Mas em áreas quentes, um tanque de polímero será a opção mais adequada e exigirá muito menos investimento e trabalho do que uma estrutura de concreto.

Piscinas de concreto requerem preparação de poço e são construídas com base no princípio de uma base sólida... Esses tanques são muito fortes e duráveis, mas são caros. Mosaico, ladrilhos de cerâmica ou filme de PVC são usados ​​para o revestimento de placas de concreto. Estruturas de concreto são ótimas para climas frios, toleram facilmente temperaturas extremas, vento e precipitação. Além disso, a tigela de concreto pode ter qualquer formato e dar vida aos desenvolvimentos de design mais ousados. Essas piscinas devem ser equipadas com um sistema de filtragem que permita manter o tanque limpo. De acordo com o método de captação de água para limpeza, os modelos fixos são divididos em dois tipos.

  • Na piscina de transbordamento fora da tigela existem ralos especiais que coletam a água salpicada e a drenam para um tanque especial. A partir daí, graças ao funcionamento das bombas, o líquido entra na unidade de filtração. O nível de água em tais piscinas é nivelado com a borda e, como uma proporção significativa da poluição está na camada superior da água, o líquido mais poluído vai para os ralos. Como resultado, quanto mais pessoas estiverem na piscina ao mesmo tempo, quanto mais intensamente a água poluída for derramada no ralo, mais eficientemente ela será purificada. Esse sistema de drenagem de líquidos sujos é adequado exclusivamente para piscinas fixas e não é usado em modelos de quadro e infláveis.
  • Na piscina do skimmer orifícios de sucção de água suja do tipo estacionário estão localizados no meio dos lados. Esta é a principal desvantagem deste método, pois a sujeira e a espuma que flutuam na superfície não são absorvidas pelos skimmers e permanecem na piscina.

A piscina embutida feita de blocos de poliestireno expandido é uma excelente alternativa para estruturas de concreto... Muitos fabricantes estabeleceram a produção de blocos de espuma com orifícios de passagem, o que simplifica muito a instalação de acessórios verticais e reduz significativamente o tempo de construção do tanque. O poliestireno expandido não tem medo de água, tem alta densidade, mantém bem a pressão da água e tem bom isolamento térmico e hídrico.

De cima, os blocos de espuma são recortados com qualquer material à prova de umidade, não esquecendo de selar as costuras.

Dimensões (editar)

As dimensões e volume do tanque dependem de sua forma, material de execução e finalidade, a saber:

  • modelos infláveis ​​leves para crianças têm parede de altura não superior a 17 cm e diâmetro de 100 cm, enquanto a altura dos espécimes adultos é de 107–120 cm e o diâmetro chega a 3 m;
  • relativo estruturas de fábrica, então o seu diâmetro varia de 2,5 a 6,5 ​​metros ou mais, com uma altura lateral média de 1,2 m;
  • outra coisa - piscinas estacionárias importantes, afinal, o tamanho deles é escolhido em função do número de membros da família, do tamanho do terreno e da disponibilidade de recursos. Pode variar de 3 a 10 metros ou mais de comprimento com uma profundidade de 1,2–1,8 m.

Onde localizar?

A localização da piscina no campo ou em uma casa de campo depende de muitos fatores. Você pode colocar o tanque no quintal de um terreno particular, em uma horta, horta ou no pátio de uma casa particular. Um pré-requisito é a presença de luz solar e a ausência de sombra em árvores altas e edifícios. E também é preciso assistir de modo que não há plantas coníferas e caducas nas proximidades, bem como canteiros de flores com flores ricas em pólen. Caso contrário, folhas, agulhas, casca de árvore e pólen poluirão a água da piscina.

Você também deve prestar atenção ao tipo de solo: uma opção ideal seria um local com solos argilosos, que futuramente atuará como impermeabilizante adicional durante a construção de uma piscina estacionária.

Além disso, o local deve estar localizado próximo ao sistema de abastecimento de água e esgoto, as águas subterrâneas não devem ficar muito próximas e o terreno deve ser plano, sem buracos e declives. É aconselhável localizar a piscina longe de cercas, cercados de animais e linhas de energia.

Como construir com as próprias mãos?

A construção de piscinas é um processo bastante complicado e muito responsável. É importante não só elaborar um projeto corretamente e fazer cálculos competentes, mas também melhorar a própria piscina e o território adjacente. Abaixo está um algoritmo passo a passo para a construção de um tanque do tipo poço com uma base de concreto e materiais decorativos.

  • No local selecionado são feitas marcações e cavada uma fossa, fazendo uma “folga” de 20 cm de cada lado em relação às dimensões indicadas no projeto. A profundidade é escolhida individualmente: se você planeja pular na água pela lateral, então deve ser 2,5 m, mas se os banhistas descerem as escadas para a tigela, então 1,5–2 m.

O fundo do poço deve ter uma inclinação de 4 cm por 1 m em direção ao dreno.

  • Uma camada de areia é derramada e compactada no fundo do poço, em seguida, uma camada de cascalho é derramada sobre a qual 2 camadas de material de cobertura são colocadas. O material em folha é colocado com uma sobreposição de 3-4 cm, e as juntas são tratadas com um selante ou mastique.
  • Em seguida, a cofragem é instalada, repetindo exatamente a forma do futuro tanque. Neste caso, são utilizadas placas de madeira, painéis de plástico ou blindagens especiais.
  • Em seguida, eles pegam cimento das marcas M350 ou M400 com um índice de resistência à água W6 ou outro concreto pesado, que contêm plastificantes ou aditivos hidrofóbicos, e concretam as paredes e o fundo.

Ao despejar concreto dentro da fôrma, certifique-se de deixar buracos para canos de água e drenagem.

  • No final da concretagem aguardando o endurecimento completo do cimento, após o qual começam os trabalhos de acabamentousando ladrilhos de cerâmica, polipropileno ou materiais compostos para isso.

Dicas de arranjo

Depois que a piscina estiver pronta, ela deve ser adequadamente projetada. O paisagismo é um processo muito emocionante. Com uma abordagem criativa, permite criar uma atmosfera mágica de aconchego e conforto. Vale a pena prestar atenção às seguintes recomendações:

  • parece muito impressionante iluminação do fundo e paredes do tanque, bem como a instalação de lâmpadas e lanternas; além de uma poderosa função decorativa, a iluminação permite que você nade mesmo depois de escurecer;
  • muita atenção deve ser dada a e design de área de recreação - território adjacente diretamente à piscina; pode ser revestido com mármore ou pedra artificial, acrescente canteiros de belas plantas e instale espreguiçadeiras;
  • Parece muito bom pequenas formas arquitetônicascomo gêiseres, cachoeiras em cascata e esculturas;
  • em um clima não muito quente, pode-se pensar sobre vidros de piscina; Além de sua função prática, a cúpula transparente é altamente decorativa e pode fazer da piscina um elemento central do paisagismo.

Belos exemplos

Se desejar e com uma abordagem profissional, uma piscina ao ar livre pode ser transformada no local de descanso preferido das famílias, além de criar um ambiente de calor e conforto indescritível ao seu redor. Para isso, basta escolher os elementos de decoração certos e encaixá-los harmoniosamente na paisagem circundante.

  • A superfície lisa e azul da água em combinação com uma vegetação luxuriante parece muito impressionante.
  • A decoração do espaço adjacente com ladrilhos de pedra e lindas flores confere ao reservatório um aspecto elegante e está em perfeita harmonia com os edifícios.
  • A utilização de mato “selvagem”, cascatas e iluminação transformam a piscina num recanto fabuloso.
  • O pool da forma original não deixará ninguém indiferente.
  • A piscina de armação da casa de campo de verão é elegante e funcional.

Como fazer uma piscina com as próprias mãos no site, veja abaixo.

sem comentários

O comentário foi enviado com sucesso.

Cozinha

Quarto

Mobiliário