Vistas da piscina na cobertura e dicas para configuração
As férias mais populares são consideradas perto de corpos d'água, porque lá você não só pode desfrutar do frescor nos dias quentes de verão, mas também nadar em águas límpidas. Para fazer isso, muitos proprietários de casas particulares reservam um lugar em seu terreno pessoal para organizar uma pequena piscina. Se os metros quadrados da casa de veraneio não permitirem, uma solução alternativa seria construir uma piscina no telhado da casa.
Vantagens e desvantagens
A piscina na cobertura de uma casa privada é considerada uma interessante ideia de design que permite dar à estrutura arquitetônica um aspecto moderno e obter uma área de relaxamento adicional. As principais vantagens de tais pools incluem:
- economia de área de terreno, o que é especialmente importante para proprietários de pequenas casas de veraneio;
- redução do custo do uso da energia elétrica (no verão, a água do telhado esquenta rapidamente com o sol);
- uma oportunidade única de fazer regularmente procedimentos aquáticos, enquanto relaxa no campo, sem parar para passeios na piscina da cidade ou na praia;
- descanso original não só para todos os membros da família, mas também para convidados e amigos;
- a oportunidade de aumentar o valor dos imóveis no momento da venda.
Quanto às deficiências, elas também existem. O projecto de uma piscina na cobertura de uma moradia privada requer um estudo cuidadoso, uma vez que é importante ter em consideração todas as normas técnicas e sanitárias. Além disso, é necessário calcular corretamente a carga sobre a estrutura de suporte do edifício, bem como pensar na instalação de um sistema de abastecimento de água, sua filtração e desinfecção.
Como eles estão organizados?
Os projetos com piscinas nos telhados das casas têm sido muito populares recentemente, pois abrem grandes oportunidades para desfrutar de férias na praia sem sair de casa. A única coisa é que antes de incluir a piscina no projeto de construção, é necessário fazer todos os cálculos com cuidado, levando em consideração as peculiaridades de sua estrutura. Apesar do fato de que as formas e tamanhos de tais piscinas podem ser diferentes, todos funcionam de acordo com o mesmo princípio, que é utilizar um sistema de abastecimento de água e filtração.
Normalmente, os projetos padrão consistem nos seguintes componentes:
- reservatório (tigela) para encher com água;
- trocador de calor;
- bombas (filtração e abastecimento de água);
- filtros de água;
- encanamento.
A principal tarefa desse sistema é a circulação constante da água, que do reservatório vai para filtros especiais, depois é aquecida, purificada e devolvida. Muitas piscinas no terraço não têm função de aquecimento, pois no verão a água é instantaneamente aquecida pelo sol.
Variedades
Para construir uma piscina na cobertura de uma casa de campo, você pode escolher qualquer tipo de construção, é importante apenas levar em consideração o fator de carga na base do edifício e todo o sistema de suporte. Piscinas sazonais ao ar livre, que podem ser usadas exclusivamente durante a estação quente, se espalharam. Se você planeja passar algum tempo na piscina durante todo o ano, então é melhor escolher estruturas fechadas equipadas com um telhado de vidro. Além disso, os projetos podem diferir no tipo de instalação.
Inflável
Esse tipo de piscina é ótima para crianças, pois é feita de polietileno flexível, é durável e possui paredes macias. Já os adultos devem escolher piscinas infláveis com tigela de mais de 3 m de diâmetro e profundidade de 50 a 120 cm. A principal vantagem dessas estruturas é que elas são facilmente colocadas no telhado e rapidamente removidas. A desvantagem é que durante a inflação, tais piscinas podem esticar, deformar e sofrer perfurações (cortes), a tigela é enchida manualmente com uma mangueira. Além do mais, as estruturas infláveis devem ser instaladas em uma superfície plana e macia.
Wireframe
Este tipo de piscina é composto por uma cuba elástica (reservatório), uma estrutura robusta e vários elementos auxiliares (escadas, acessórios). Tais estruturas são caracterizadas pela alta praticidade, não requerem reparos frequentes. Pools de quadros Plus - facilidade de instalação (eles montam e desmontam rapidamente), versatilidade (pode ser colocado no telhado e no terreno pessoal), durabilidade (a vida útil geralmente é de até 10 anos), lucratividade (não requer custos adicionais para o arranjo). Não há desvantagens.
Estacionário
Este tipo de piscina raramente é escolhido para instalação em telhado. Estruturas estacionárias são superficiais e embutidas. O primeiro tipo é colocado no telhado, após elevar a estrutura a uma determinada altura. O segundo difere na profundidade da tigela, portanto, as piscinas embutidas requerem muito espaço livre para instalação. São construídos com tijolos, blocos de espuma ou concreto monolítico, com isolamento de alta qualidade e material impermeabilizante especial.
As estruturas estacionárias são caracterizadas pela durabilidade (são construídas apenas uma vez), confiabilidade na operação, praticidade (pouco exigentes na manutenção). Desvantagem - antes de instalar piscinas estacionárias (tipo fechado), é necessário considerar cuidadosamente o sistema de ventilação. Além disso, a construção dessas estruturas é cara.
Arranjo
Uma piscina no último piso requer um determinado arranjo, que começa com a instalação de canalizações de abastecimento e descarga de água. Grande atenção deve ser dada à qualidade da vedação de todas as juntas, isso ajudará a evitar problemas com inundações no futuro. Para piscinas de um tipo estacionário, é recomendado prepare um poço de drenagem separado e um sistema de abastecimento de água com antecedência. Se uma piscina com uma tigela grande for instalada, então a construção de uma escada deve ser fornecida... Isso facilitará o processo de lançamento e saída da água.
O acabamento da estrutura deve ser feito com um material prático, optando-se na maioria das vezes por porcelanato, mosaico ou cerâmica. Esses materiais são resistentes à umidade e duráveis. O acabamento deve ser feito após a instalação do isolamento térmico, utilizando filme especial e telhas de chapa. Para a canalização, recomenda-se a aquisição de tubos plásticos com diâmetro de 8 a 10 cm (para ralos) e 5 a 6 cm (para abastecimento).
Belos exemplos
Hoje existem muitos projetos de casas com piscina na cobertura, cada uma com um design e preço diferentes. A ideia de instalar uma piscina com cobertura transparente se difundiu, já que uma estrutura coberta é mais prática. Pode ser usado durante todo o ano e a água é protegida de precipitações climáticas e detritos. O vidro corrugado reforçado em tons delicados é adequado para o acabamento de telhados. O projeto será complementado por belos móveis de jardim decorados com almofadas de tecido e uma sebe feita de plantas de interior.
Ficará bem no telhado e em uma piscina aberta sob um pequeno dossel. A única coisa é que na hora de instalá-lo é importante projetar corretamente a localização dos tubos e realizar o seu isolamento e vedação. Se você conectar um sistema de aquecimento, poderá nadar nessa piscina o ano todo. Neste caso, será necessário dispor adicionalmente de telas deslizantes em todo o perímetro de toda a estrutura, e no interior da área de lazer resultante para acabamento em painéis de pinho e pedra natural.O toque final no projeto será uma cadeira giratória, que deve ser colocada em primeiro plano ao lado de arbustos ornamentais.
Para obter informações sobre como instalar uma piscina de armação no telhado de uma casa, veja o próximo vídeo.
O comentário foi enviado com sucesso.