Uma plataforma para um pool de frames: recursos, tipos, criação do tipo faça você mesmo
No local, no verão, muitas vezes não há reservatório próprio suficiente, onde se pode refrescar num dia quente ou mergulhar depois de um banho. As crianças vão apreciar a presença de uma piscina de armação no pátio e passar os meses mais quentes não no computador, mas ao ar livre, nadando. Porém, para que tal estrutura sirva mais de um verão, não se rasgue ou se quebre, ela precisa de uma boa plataforma. Sobre quais são as bases de um pool de quadros, seus recursos e tipos serão considerados neste artigo.
Peculiaridades
Piscinas de armação precisam de um bom local devido à grande massa de água. Quanto maior o peso de toda a estrutura, mais densa deve ser a base. As estruturas da armação têm batentes autoportantes, mas essa condição só funciona quando a água está uniformemente distribuída na área da bacia da piscina. Para isso, a base deve ser o mais plana possível e ter uma diferença de altura não superior a 5 mm por 1 metro.
Caso contrário, existe uma grande probabilidade de distorção da estrutura de suporte e deformação das paredes da piscina, podendo no futuro levar à destruição de todo o produto como um todo.
A base deve ser forte o suficiente para suportar o peso da piscina. A espessura e o material para encher a base são selecionados com base nas dimensões da futura tigela. Primeiro você precisa escolher um local para a futura piscina. O local para o pool de quadros não deve ser apenas conveniente em termos de localização no local, mas também atender a vários requisitos técnicos.
Esses requisitos são poucos, mas devem ser levados em consideração na escolha de um local.
- É aconselhável que o local selecionado seja o mais plano possível na horizontal. Quanto mais uniforme o local, menos custoso financeiramente e fisicamente será preparar o local.
- A piscina deve ser alimentada com eletricidade, que será necessária durante toda a temporada de natação, e água para encher, reabastecer se necessário.
- A área selecionada deve estar livre de raízes velhas e detritos de árvores e, se houver, devem ser completamente removidos.
- A piscina não deve ficar perto de edifícios e cercas. Caso contrário, essas estruturas ficarão constantemente molhadas, o que pode levar à formação de mofo e bolor nelas.
Visualizações
Quando um local é encontrado, é necessário decidir sobre o tipo de fundação. Com base no tamanho e peso da piscina, você precisa escolher o travesseiro ideal para a tigela e a área fornecidas:
- aterro de areia;
- Areia e cascalho;
- base de concreto;
- pódio de madeira;
- base de laje de pavimentação.
Vamos dar uma olhada mais de perto em cada base.
Aterro de areia
Este é o tipo de base mais simples e barato para um pool de quadros. É realizada por amostragem de grama e solo preto na área selecionada, então é aconselhável colocar geotêxteis no solo - isso evitará a mistura de solo. Avançar uma camada de areia de pelo menos 10 cm é derramada sobre o geotêxtil colocado com compactação camada por camada do material.
O nivelamento final pode ser feito com perfil de alumínio ou qualquer placa de nível.
Antes de instalar a piscina, é aconselhável colocar geotêxteis ou qualquer material de reforço na areia. É permitido o uso de filme plástico ou linóleo velho.
Areia e cascalho
Este tipo de fundação é necessária para grandes piscinas - a partir de 30 toneladas. Para a instalação desta almofada, é necessário preparar o local escolhendo terra preta e grama da mesma. Em seguida, você precisa colocar uma camada de geotêxtil e despejar uma camada de cascalho de pelo menos 10 cm com compactação camada por camada. A próxima camada será de areia, a espessura da sua camada não deve ser inferior a 10 cm. Após socar e nivelar a camada superior, é necessário colocar uma camada de material de reforço. Tal como acontece com a almofada de areia, os mesmos materiais são aceitáveis.
Base de concreto
A base mais durável escolhida para piscinas grandes e altas. Essa fundação evitará muitos dos problemas associados ao solo solto. Por exemplo, devido à vibração e outros fatores, a estrutura de energia pode começar a afundar um pouco na areia, e se uma escada de mão for usada na piscina de estrutura, suas pernas podem cair no chão, danificando assim o fundo da piscina . No caso de uma almofada de concreto, isso não será um problema. As ervas daninhas não crescem no concreto, é fácil varrê-lo para longe dos detritos.
Pódio de madeira
Esta base é um análogo barato de uma laje de concreto, mas tem muitos inconvenientes e características de construção, cuja não observância levará à rápida destruição da árvore. Antes de iniciar a construção dessa estrutura, você precisa saber que terá que mexer em uma estrutura de madeira não só durante a obra em si, mas também durante as atividades de manutenção.
Para que o pódio aguente o peso da piscina, é necessário escolher a secção correta da barra.
Em seguida, é necessário fazer pilares de sustentação, cujo número dependerá do tamanho do pódio. Um pré-requisito para a construção de uma estrutura de madeira é uma boa ventilação de sua parte inferior. Após a montagem final, a parte frontal da placa do piso deve ser lixada para evitar irregularidades e lascas. Às vezes, os paletes são usados como um pódio de "pressa". Esta opção também ocorre, mas apenas se a piscina for pequena e os paletes forem novos e toda a estrutura tiver uma única superfície plana horizontal.
Base de laje de pavimentação
Essa base é mais forte do que o solo solto, mas mais fraca do que uma laje de concreto monolítica. Sua vantagem indiscutível sobre outros tipos de bases é sua aparência estética. A base descrita não suporta o peso de piscinas de grande porte, pois a alta pressão do motor sobre a telha pode quebrá-la, o que acarretará a deformação de toda a estrutura.
Como fazer isso sozinho?
Fazer um travesseiro para uma piscina de armação não é tão difícil, você mesmo pode fazer.
Como exemplo, será utilizada uma almofada de laje de pavimentação. Primeiro você precisa preparar o esboço da futura fundação.
É necessário que a base seja 30-40 cm mais larga que a própria piscina. Além disso, é necessário:
- remova o solo ao longo de todo o perímetro da base junto com a grama e outras culturas desnecessárias;
- é necessário cavar o solo a uma profundidade de pelo menos 10 cm para a posterior confecção de uma almofada;
- para evitar a germinação de raízes mais profundas do que o nível de amostragem do solo, é necessário tratar o solo com compostos especiais ou colocar geotêxteis;
- nivelamos a primeira camada de brita com uma espessura de 5 a 10 cm, calcando ao longo de todo o perímetro e controlando o nível da base;
- a seguir é necessário colocar uma camada de areia de 5 a 10 cm de espessura, nivelar, tampar, controlando o nível e, se necessário, retirar o excesso;
- lajes de pavimentação são colocadas em superfície nivelada;
- antes de instalar a piscina, é necessário preparar a base lavando todos os seixos pequenos, o excesso de areia e outros resíduos de construção do local resultante;
- sobre os ladrilhos assentados, é espalhado o filme de fundo da piscina, que o acompanha, e inicia-se a montagem da piscina.
Em qualquer base sob o fundo da piscina, você pode colocar uma camada de espuma de poliestireno. Este material não permitirá que a água resfrie ao entrar em contato com o solo, pois manterá a água da piscina aquecida por muito mais tempo.
Exemplos de
Uma piscina de armação em uma base de lajes coloridas de pavimentação contra um gramado verde parece muito esteticamente agradável.Esta almofada tem uma cota de cerca de 5 cm acima do solo e está equipada com um rebordo para manter a sua forma, bem como a ausência da possibilidade de germinação do relvado na areia da base.
Além disso, o meio-fio adiciona conveniência ao processo de corte da grama.
Um tanque com moldura de cor escura, localizado sobre uma almofada de areia decorada com pedras decorativas claras, se destaca contra seu fundo, e as decorações de plantas fazem toda a composição não apenas uma piscina, mas uma parte cuidadosa do projeto paisagístico.
Uma base de madeira para uma piscina de armação pode ser suportada por pilares de metal enterrados no solo. Os cantos da madeira devem necessariamente estar no meio desses pilares. A seção transversal da madeira e a espessura das placas são selecionadas com base no tamanho da piscina. Quanto maior for, mais grossas serão as placas necessárias.
Como fazer piso de madeira para uma piscina com armação, veja abaixo.
O comentário foi enviado com sucesso.