Como armazenar uma piscina de armação no inverno?
Muitos proprietários que organizaram uma piscina pela primeira vez no seu quintal querem saber como armazenar adequadamente uma piscina de armação no inverno. Em primeiro lugar, na preparação para o período de inverno, é preciso lavá-lo, escorrer a água. Seguindo as instruções detalhadas, você poderá descobrir outras sutilezas, entender se pode ser deixado na rua, prepará-lo adequadamente para armazenamento ao ar livre.
Por que desmontar?
Piscinas de armação são designs especiais que combinam o conforto das soluções fixas e a conveniência das infláveis. Alguns dos modelos à venda podem ser deixados do lado de fora no inverno após a limpeza. Mas também existem opções sazonais adequadas exclusivamente para uso no verão.
São contra-indicados não só para o inverno com água no campo, mas também para ficar ao ar livre com a chegada do frio.
Para determinar se o pool de quadros precisará ser desmontado, será útil estudar as informações especificadas na documentação técnica. Mas os próprios fabricantes ainda recomendam não arriscar. Se for possível retirar o balneário instalado no pátio, vale a pena fazer.
Existem muitas razões para tomar precauções.
- Geadas extremas. Eles não acontecem com muita frequência, mas se o inverno for especialmente frio, mesmo os elementos estruturais mais fortes podem não suportar tais cargas.
- Precipitação atmosférica abundante. Eles não são menos perigosos. A carga excessiva de neve quebra facilmente até mesmo materiais duráveis.
- Fortes rajadas de vento. Se furacões e tornados ocorrerem na região, eles podem demolir a estrutura da piscina junto com a moldura.
- Animais selvagens. Em chalés suburbanos e de verão, javalis, alces e outros animais de grande porte podem ser hóspedes frequentes.
- Vandalismo de pessoas. Um pool de frame deixado sem atenção pode atrair ladrões ou apenas hooligans que querem estragar a propriedade de outras pessoas.
- Formação de gelo. A água descongelada que entrou na tigela durante o degelo, com posterior congelamento, pode levar ao rompimento de materiais, desestruturar sua estrutura.
- Dano químico. Junto com os sedimentos, a estrutura do reservatório pode ser danificada por partículas estranhas depositadas na base do polímero. O que é seguro para concreto e cerâmica pode danificar o plástico em apenas algumas estações.
No pátio de um edifício residencial, onde os proprietários estão constantemente presentes, muitos desses problemas podem ser evitados. Nesse caso, será suficiente simplesmente preservar o pool de quadros. A estrutura é enviada para armazenamento de inverno com antecedência, antes do início do frio. A preservação consiste em várias etapas, incluindo drenar a água, secar a tigela e outras ações necessárias.
Como se preparar adequadamente?
A preservação do tipo "faça você mesmo" de uma piscina com armação é a mesma ao limpar a tigela para armazenamento e quando ela é deixada na área sob o toldo. A preparação preliminar leva pelo menos 2 dias. Pode ser realizada nos finais de semana, mas sempre com tempo seco e claro, com valor positivo das temperaturas atmosféricas, antes do início das geadas.
Uma piscina redonda, quadrada ou retangular é preparada da mesma forma de acordo com as seguintes instruções.
-
Desmontagem de elementos articulados. A piscina está livre de escadas, filtros, bombas. Todos esses elementos são retirados com cuidado, havendo aparelhos elétricos previamente desenergizados.
- Lavando. Antes de drenar a água, é necessário processar bem o interior da tigela, removendo a placa bacteriana e outras impurezas. A limpeza da piscina será muito mais fácil se você usar produtos químicos especiais que podem desinfetar e limpar as superfícies. A preparação deve ser segura para o material do toldo e a estrutura da tigela. Você pode trabalhar com uma escova dura com cerdas naturais ou sintéticas, sem partes metálicas.
- Remoção de depósitos de calcário. Eles são mais difíceis de remover do que oozy. Você pode combinar a eliminação de tais depósitos com a drenagem gradual da água da tigela. Limescale requer limpeza mecânica ou tratamento químico.
- Drenando toda a água da tigela. É realizado através de orifícios especiais aos quais são conectadas as mangueiras. Com uma localização elevada de tais elementos, será necessário o uso de uma bomba de drenagem ou de uma bomba manual. A drenagem da água é realizada em valas especiais ou rede de esgoto no local.
Enxágue bem a tigela limpa com água limpa e, em seguida, esvazie-a manualmente ou remova-a com uma mangueira, esponja ou outro material absorvente.
- Secagem. Para ela, a piscina limpa e drenada fica algum tempo para ventilar ao ar livre. Modelos de pequeno porte permitem desmontar a estrutura e, em seguida, pendurar seus elementos flexíveis em cordas ou suportes. Após algum tempo, as partes da piscina são desmontadas, locais de difícil acesso são limpos de umidade com um pano macio ou outro tecido. Se este tratamento for negligenciado, pode formar-se bolor nas dobras.
Depois que a tigela estiver totalmente preparada para desmontagem, você pode começar a trabalhar. Alguns elementos estruturais já foram removidos por esta altura. Isso evitará possíveis danos às paredes e facilitará o processo de desmontagem no futuro.
O pool de quadros é preparado para armazenamento com base nas características individuais de seu design.
- Retangular. Sua tigela é dobrada por analogia com um lençol. É importante alisar cuidadosamente a tela, retirando-a da moldura, dobrando-a, endireitando possíveis vincos.
- Volta. Em tais modelos, as paredes são colocadas dentro. Depois disso, a tigela é dobrada duas vezes, ao meio, para formar um triângulo. As etapas são repetidas até que as dimensões da peça sejam suficientes para o empacotamento. Depois disso, a tigela é embrulhada hermeticamente em papel alumínio.
- Inflável. É importante sangrar o ar das paredes o máximo possível antes de dobrar. Se isso não for feito, o risco de ruptura de paredes e costuras aumentará.
- Com um cabo. Para esses modelos, o elemento de suporte passa por terminais especiais. É imperativo remover o cabo antes de dobrar a própria tigela.
As características de design do pool de quadros devem ser levadas em consideração. Se você evitar isso, você pode danificar a tigela. Em seguida, a estrutura é desmontada - com alguns modelos você pode passar sem ela.
É importante desmontar as peças em segmentos, embalá-los com cuidado para armazenamento. No final do processo, as mangueiras e a bomba de circulação são lavadas.
Conservação
Se for decidido fazer naftalina a piscina, você terá que decidir: a tigela permanecerá no lugar no todo ou em parte. Alguns modelos não precisam ser desmontados. Eles são simplesmente cobertos com uma cobertura para protegê-los da chuva. Outros geralmente são parcialmente desmontados. Neste caso, o modelo para todas as estações pode ser dobrado, montado e embalado - a estrutura pode ser enrolada rapidamente e depois deixada no local de instalação.
Piscinas com estrutura resistente ao gelo podem ser deixadas ao ar livre, mas apenas com uma preparação preliminar cuidadosa. No inverno, você terá que verificar periodicamente a segurança da tigela. O processo de conservação é mais complicado do que a montagem e desmontagem. Requer a escolha correta das condições meteorológicas - é importante preparar a piscina de armação com antecedência, antes do período de geada.
A principal regra de conservação eficaz é o equilíbrio correto do líquido na tigela. Deixá-lo vazio é estritamente proibido. Antes do procedimento, a piscina é bem lavada, limpa da placa. Primeiramente é iniciada a limpeza do autoclorinador e o enxágue do sistema, depois você terá que se munir de escovas e panos para o trabalho manual.
É importante o uso de equipamentos de proteção no processo: botas e luvas de borracha, respiradores, caso sejam utilizados reagentes com maior volatilidade.
Na hora de preservar, é importante cuidar da preservação da tigela, assim como dos demais elementos estruturais. Para isso, o procedimento inclui várias etapas.
-
Complete com água nova até o nível padrão. Deve estar limpo.
- Desmontagem de elementos de iluminação. Eles são removidos e armazenados até a primavera.
- Preservação do sistema de filtração. Ele deve primeiro ser ligado para retrolavagem e, em seguida, alternado para o modo de compactação. Depois disso, você pode ativar a filtragem. Nesse estágio, um algicida é despejado na água para combater as algas. O filtro permanece funcionando por 3 horas consecutivas.
- Drenando o excesso de líquido. É necessário baixar o nível da água da piscina até uma marca que fique 100 mm abaixo dos bicos laterais. Se sobrar pouca água, o fundo da tigela pode subir devido ao vento.
Na primavera terá que ser endireitado, o substrato também pode deformar.
- Carregando itens que compensam a expansão volumétrica. Eles ajudarão a piscina de armação a manter a forma das paredes. Quase tudo que encolhe sob a influência de baixas temperaturas serve, de isopor a pneus de carro. A carga decorrente da expansão do gelo de dentro para fora e do solo circundante de fora será levada por eles, e não pelas paredes da piscina.
- Desmontagem do sistema hidráulico. Todos os elementos são removidos. Aqueles que não podem ser desmontados são equipados com plugues. O filtro também é desligado, retirado da água e enviado para armazenamento.
- Instalação do toldo. Um elemento regular, usado no verão para proteger a água da poluição e do florescimento, é o suficiente. No inverno, um toldo também salvará a tigela de chuva ou outros detritos. É melhor escolher ou costurar uma peça de tela que não seja tão vulnerável a fatores externos. Essa base pode facilmente suportar até mesmo cargas pesadas de neve.
Para que as juntas de dilatação não sejam espremidas para fora da tigela sob a influência do gelo, elas são presas aos pesos. Sacos de pano cheios de areia de rio servem.
Condições de local e armazenamento
Não é possível armazenar um pool de armação corretamente no inverno em todas as condições. Após a desmontagem, os elementos de sua estrutura devem ser transferidos e colocados em uma sala onde um regime de temperatura constante seja mantido na faixa de 0 a +40 graus Celsius. Será mais fácil escolher o melhor local se a casa já tiver garagem, sótão, arrecadação ou oficina. Um celeiro independente também funcionará.
Os pools de quadros compactos também são armazenados em temperaturas acima de zero grau. Eles podem ser colocados em uma varanda envidraçada aquecida ou no depósito de um apartamento na cidade. Ao mesmo tempo, será necessário resolver os problemas de transporte.
Dicas úteis
Há uma série de diretrizes simples que vale a pena explorar para proprietários de pool de quadros. Eles ajudarão você a entender melhor a preparação do balneário para o período de inverno, facilitando seu retorno ao funcionamento na primavera.
-
Ao escolher um toldo, é importante dar preferência a materiais resistentes ao gelo. Madeira, placas de contraplacado ou paletes não funcionam como cobertura. Eles fornecerão uma carga muito alta, quebrando facilmente paredes frágeis.
- O gelo congelado na piscina não deve ser quebrado na primavera. É necessário esperar até que se transforme em água naturalmente. Se você começar a triturar o gelo, isso pode danificar a estrutura da tigela.
-
Ao armazenar ao ar livre, uma tigela não completamente desmontada deve ser preenchida com recipientes leves cheios de ar. Garrafas de plástico para bebidas e recipientes para água potável são adequados.
- Os pools de estrutura dobrada podem ser armazenados diretamente no local. Após a desmontagem, os detalhes da estrutura são colocados sobre uma espessa película de polietileno, coberta com ela. Você pode fixar o material de cobertura com tijolos ou outra carga. Mas esse método é considerado bastante arriscado, uma vez que não oferece proteção total contra umidade, fungos e mofo.
- O uso de produtos químicos desinfetantes exige o descarte adequado de resíduos. Se tais substâncias forem adicionadas à água da piscina durante o funcionamento, é impossível descartar o líquido em valas comuns. Teremos que procurar uma oportunidade de bombeá-lo para recipientes especiais.
-
Para evitar que grudem nas laterais da tigela após dobrá-la, use talco médico comum. É usado como absorvente. As superfícies são tratadas com pó de talco para evitar que os elementos de PVC grudem uns nos outros se a umidade não for bem removida.
- Você pode facilitar a remoção da água da tigela criando um vórtice. A mesma técnica permitirá que você colete toda a poluição.
- No inverno, é melhor fixar adicionalmente o toldo na superfície da piscina com armação. É fixado com estrias ou com elásticos. Esta abordagem irá garantir que a lona é impedida de deslizar para fora da superfície da estrutura.
- O trabalho não deve ser feito sozinho. Mãos de trabalho adicionais serão úteis ao dobrar a tigela e ao executar outras etapas do trabalho.
- Após o derretimento da neve e do gelo, o nível da água na piscina pode ficar muito mais alto do que antes, cerca de 50 cm. Você precisa prestar atenção ao fato de que na primavera você terá que primeiro remover grandes detritos e, em seguida, continuar a drenar o líquido.
Uma piscina de armação devidamente preparada para o armazenamento de inverno suportará com calma a estação fria. Será bastante fácil colocá-lo de volta em serviço na primavera.
O comentário foi enviado com sucesso.