O que são skimmers e como usá-los?

Contente
  1. O que é isso?
  2. Visualizações
  3. Materiais e dimensões do dispositivo
  4. Peças sobressalentes e componentes
  5. Principais fabricantes
  6. Dicas de Seleção
  7. Como fazer isso sozinho?
  8. Como usar corretamente?

Para manter a água das piscinas limpa, vários equipamentos modernos são agora utilizados. E a lista dos dispositivos mais eficazes inclui skimmers. Neste caso, estamos a falar de uma solução racional, prática e, o mais importante, a mais acessível que permite eliminar rapidamente o lixo de diferentes tamanhos.

Em geral, esse dispositivo é uma espécie de tandem de filtros grossos e finos. Mas não será supérfluo descobrir o que são os skimmers modernos e como devem ser usados ​​corretamente.

O que é isso?

Infelizmente, partículas de poeira, folhas, algas e objetos de origem artificial aparecem constantemente nas piscinas, tanto na superfície como frequentemente na coluna d'água. Eles vêm em tamanhos completamente diferentes, do microscópico ao visível a olho nu. Na luta contra eles, um skimmer ajuda efetivamente, que é dispositivo de filtragem. Parece um contêiner bastante compacto, combinado com um tubo de derivação, dentro do qual existem orifícios de entrada de água, além de redes que evitam o entupimento do sistema.

É importante notar que, em alguns casos, o próprio skimmer atua como um obstáculo no caminho de grandes detritos para o oleoduto.

Na versão clássica, o princípio de operação do dispositivo descrito é o seguinte.

  • Através de orifícios especiais no corpo, a água entra no recipiente.
  • Devido à presença de um elemento separador especial, apenas uma camada superior, ou seja, uma camada contaminada, aparece no sistema.
  • As maiores amostras de entulho são capturadas por uma rede instalada quase no início.
  • O elemento do filtro retém partículas suspensas.
  • O fluxo purificado desta forma é direcionado para a parte de desinfecção do sistema.
  • Se houver necessidade, a água passa por um termobloco especial e retorna ao tanque.

Vale ressaltar que os modelos modernos dos equipamentos em questão, apresentados no mercado pelos principais fabricantes do setor, são capazes de desempenhar as funções não apenas de um módulo de limpeza e desinfecção. Esta lista também inclui:

  • integração de aspirador de água;
  • controle e regulação do nível do espelho da piscina;
  • manter a temperatura da água ajustada;
  • adicionar reagentes.

Para entender exatamente como essas unidades funcionam e para que exatamente são necessárias nas piscinas modernas, é necessário prestar atenção ao seu design. Na versão padrão, tal dispositivo consiste nos seguintes elementos:

  • bocal de entrada;
  • rede em forma de cesto para grandes detritos;
  • unidade de bombeamento;
  • Sistema de controle;
  • ralo.

Uma das características definidoras de um skimmer, que deve ser levada em consideração na escolha de um dispositivo, é o poder de design. Ele, por sua vez, é determinado pelo volume e dimensões do próprio reservatório.

Visualizações

Hoje existe uma gama bastante ampla de sistemas projetados para a limpeza não apenas de piscinas. Também estão no mercado aparelhos e equipamentos para aquários voltados para o combate à poluição de tanques e outros corpos d'água. Por exemplo, um skimmer oleofílico e um sistema especial de skimmer do tipo a vácuo são usados ​​com sucesso para a coleta de óleo na superfície.

Se estamos falando especificamente sobre estruturas para piscinas, também vale a pena focar na variedade de sistemas. Assim, existem modelos universais com recarga (recarga automática) e transbordamento na forma de câmaras e calhas especiais. Mas, ao mesmo tempo, as variedades de skimmers disponíveis para venda são classificadas principalmente de acordo com três parâmetros principais:

  • método de instalação;
  • material de fabricação;
  • o tamanho.

Para entender completamente o que é, como funciona, parece e funciona o dispositivo descrito para limpar a superfície da água, é necessário prestar atenção às principais características de suas modificações. Neste contexto, os seguintes tipos podem ser distinguidos:

  • construídas em;
  • articulado;
  • flutuando.

Todas essas variedades são previsivelmente diferentes umas das outras em aparência, design e princípio de operação.

Integrado

Esta versão estacionária dos sistemas em consideração está integrada no corpo da piscina. É importante notar que tal skimmer pode ser instalado apenas na fase de construção do tanque e isso pode ser feito de uma das seguintes maneiras:

  • sob as telhas;
  • em um monólito;
  • sob o filme.

Outro ponto chave é que as dimensões (comprimento) do elemento filtrante devem corresponder à espessura das paredes da piscina. Mas, na prática, nem sempre é possível escolher um modelo, e então os bicos vêm em seu socorro.

A instalação do skimmer embutido é simples e fácil de fazer seguindo as instruções do fabricante. No entanto, apesar da simplicidade do processo de instalação, é altamente recomendável manter as seguintes regras principais em mente.

  • Apenas os fixadores, suportes especiais e outros acessórios que são fornecidos com o dispositivo devem ser usados.
  • Antes da instalação direta do skimmer, a abertura na parede do tanque deve ser nivelada tanto quanto possível, ajustada em tamanho e cuidadosamente limpa.
  • O dispositivo deve ser colocado estritamente horizontal.
  • A altura da estrutura que cobre a unidade não pode ser aumentada em mais de dois anéis.

Também é importante notar que ao instalar skimmers integrados em piscinas externas, é extremamente importante levar em consideração a rosa dos ventos. Isso eliminará a formação de zonas de estagnação.

Articulada

Esses sistemas de filtragem são universais, uma vez que podem ser usados ​​com igual sucesso para a purificação de água em piscinas pré-fabricadas e fixas. Mas é importante lembrar que devem ser reservatórios sem renovação de água. Outra característica importante é que o skimmer articulado é capaz de trabalhar em duas direções devido ao tubo de água de ação reversa embutido.

Os corpos de tais dispositivos são feitos de plástico durável. Para instalação na lateral da piscina, são fornecidos suportes especiais com ajuste. São essas características de projeto que determinam a funcionalidade e o escopo dos modelos suspensos do equipamento em consideração. Eles serão a solução ideal ao equipar um reservatório estacionário, se durante seu projeto e construção, por uma razão ou outra, uma abertura para o elemento de filtro embutido não foi fornecida.

Flutuando

Este tipo de skimmer pode ser descrito com segurança como o mais simples em termos de design, instalação e uso. No entanto, os modelos flutuantes são os menos eficazes. Eles serão relevantes em piscinas, que se caracterizam por uma mudança constante no nível da água. Isso inclui opções de quadro e infláveis.

As principais características são a presença de um sensor e fixadores especiais. Graças a eles, o filtro é ajustado automaticamente levando em consideração o nível do espelho da piscina. Na maioria dos casos, esses dispositivos de purificação são capazes de processar de 20 a 45 metros cúbicos de água.

Materiais e dimensões do dispositivo

Conforme já observado, os dispositivos para purificação de águas superficiais são classificados, inclusive levando em consideração os materiais de que são feitos. No momento, os fabricantes estão usando:

  • aço inoxidável para a fabricação de skimmers integrados, que são bastante caros;
  • plástico, via de regra, estamos falando de PVC, plástico ABS e polipropileno, que se distinguem pela boa resistência, praticidade e, o mais importante, disponibilidade;
  • o bronze é um material para fabricação de modelos embutidos de equipamentos pertencentes ao segmento premium, a principal vantagem é a longa vida útil e a desvantagem é o preço alto.

Se falamos do tamanho, então é importante ressaltar que este parâmetro determina a taxa de transferência do equipamento. É claro que um conjunto tubular estreito terá características correspondentes.

Na prática, essa mesma capacidade na maioria das vezes varia na faixa de 2 a 7,5 metros cúbicos. m / h. Sistemas com maior desempenho são capazes de remover detritos de até 25 "quadrados" da superfície da água.

Peças sobressalentes e componentes

Os dispositivos descritos têm o design mais simples, cujos elementos raramente falham e precisam ser substituídos. Mas, infelizmente, mesmo os equipamentos e produtos mais confiáveis ​​não têm seguro contra quebra. Portanto, no processo de operação intensiva do skimmer, pode ser necessário:

  • cortina flutuante;
  • cesta-rede;
  • sobreposição decorativa;
  • ramo de tubo;
  • mangueira da bomba (bomba).

Além de tudo isso, é claro, não se esqueça da necessidade de manutenção e substituição periódica dos elementos filtrantes.

Principais fabricantes

Levando em consideração a eficiência e a popularidade dos skimmers, agora no segmento de mercado correspondente, uma série de modelos desse tipo de equipamento é oferecida por muitos fabricantes eminentes. Levando em consideração as estatísticas e análises, podemos destacar os líderes claros.

  • Kripsol uma empresa que representa a Espanha e que ocupa há 3 décadas uma posição de liderança entre os fabricantes de equipamentos de alta qualidade para piscinas. Os modelos integrados de skimmers desta marca distinguem-se pela sua fiabilidade e longevidade a um preço acessível.
  • Emaux - um fabricante do Reino do Meio, especializado em sistemas de purificação de água de piscinas. A marca tornou-se famosa principalmente por seus skimmers embutidos. De acordo com usuários e especialistas, neste caso estamos falando de uma boa relação custo-benefício.
  • FitStar É uma marca alemã da conceituada empresa Hugo Lahme GmbH, cuja história começou em 1945. No mercado, o fabricante apresenta sistemas de limpeza para piscinas fixas. Esses produtos são da classe premium e, na maioria das vezes, feitos de aço inoxidável ou bronze de alta qualidade.
  • Intex É uma marca americana mundialmente famosa. A empresa é especializada na produção de piscinas infláveis ​​e equipamentos para elas. A lista destes últimos inclui, em particular, os skimmers suspensos (aéreos), que, pelos seus preços acessíveis e alta qualidade, estão entre os mais populares da atualidade.
  • BestWay É uma empresa cuja criação resultou da cooperação entre especialistas americanos e chineses. É especializada no desenvolvimento e produção de piscinas infláveis ​​e uma ampla gama de equipamentos relacionados. Os skimmers dessa marca estão em alta demanda e competem com bastante sucesso com produtos Intex semelhantes.
  • MTN É mais um fabricante alemão cujos sistemas de limpeza para piscinas conquistaram o seu lugar no mercado pela sua eficiência, bem como pela facilidade de operação e manutenção. Por exemplo, os acessórios são equipados com uma cesta e um filtro fino adicional.

Dicas de Seleção

Em primeiro lugar, é necessário destacar que a seleção deste equipamento depende diretamente das características da própria piscina. A única exceção serão os dispositivos flutuantes universais. Se estamos falando de versões de quadro e infláveis ​​de tanques, apenas skimmers articulados são relevantes para eles, ao escolher qual é recomendado considerar os seguintes pontos importantes.

  • Desempenho da unidade, determinado pelo tamanho da piscina.
  • Largura da parte de fixação do suporte, selecionado dependendo da espessura das paredes da tigela. Este parâmetro é mais relevante para piscinas infláveis.
  • Estanqueidade de toda a estrutura... Isso significa, em primeiro lugar, a presença de anéis de vedação de alta qualidade entre o recipiente, o filtro e o flutuador, evitando a entrada de água suja e partículas de detritos no recipiente.
  • A presença e qualidade do filtro fino interno. Deve-se notar que nem todos os modelos de skimmers suspensos estão equipados com tal elemento. Ao mesmo tempo, sua presença no sistema será desejável, especialmente para piscinas nas quais as trocas de água raramente são feitas.

Se, durante a construção de uma piscina estacionária, o dispositivo de limpeza descrito não foi instalado como uma parte embutida, então um dispositivo suspenso terá que ser selecionado para ele. Neste caso, deve-se guiar pelos critérios acima. Quando se trata de construir uma tigela, então a única solução correta seria escolher um modelo embutido, levando em consideração os seguintes parâmetros:

  • espessura do cordão;
  • o material do dispositivo, que determina diretamente a sua vida útil (os modelos de aço inoxidável e bronze são praticamente eternos, os de plástico duram cerca de 10 anos);
  • características de acabamento do tanque, das quais dependem as características de design do skimmer;
  • funcionalidade do sistema (ajuste de nível e aquecimento de água, adição de reagente);
  • equipamento.

Além de tudo o que já foi elencado, é claro, não se deve esquecer uma característica tão importante como o desempenho dos equipamentos. Em particular, estamos falando sobre a combinação do rendimento do skimmer com o desempenho do sistema de circulação.

Como fazer isso sozinho?

Com as ferramentas e habilidades adequadas, você pode fazer rapidamente seu próprio skimmer externo a partir de canos de esgoto. Isso exigirá:

  • Tubos de PVC com diâmetro de 32, 50 e 110 mm - 400, 550 e 550 mm, respectivamente;
  • manga de conexão com diâmetro de 110 mm;
  • T 100x110x55 mm;
  • plugue com diâmetro de 110 mm - 2 pçs .;
  • adaptador excêntrico 110x50 mm;
  • manga adaptadora 50x32 mm;
  • tubo de metal-plástico com rosca padrão.

O procedimento para a montagem de uma unidade de limpeza de piscina caseira será o seguinte.

  • No centro do plugue, faça um orifício de não mais que 52 mm de diâmetro sob o adaptador de borracha.
  • Monte a parte inferior do futuro sistema de skimmer... Será necessário inserir uma luva de acoplamento no tee e fechar o lado oposto com um segundo plugue. Uma manga de transição deve ser colocada na saída lateral.
  • Um flutuador é feito. Será necessário cortar um círculo da espuma, cujo diâmetro externo deve ser um pouco menor que o diâmetro do tubo principal, ou seja, 110 mm, o que garantirá um deslizamento suave da peça. O diâmetro interno do flutuador é de 50 mm.
  • O flutuador acabado é colocado em um tubo de diâmetro correspondente... Este elemento estrutural é fixado aproximadamente 2 cm acima do centro.

A principal característica desse dispositivo caseiro é seu peso razoavelmente baixo. Com isso em mente, a estrutura flutuará previsivelmente na piscina. É possível eliminar esses riscos colocando uma carga no fundo do dispositivo de limpeza fabricado, o que impedirá seu movimento na água. Após a colocação do agente de ponderação, continue a montagem de acordo com o seguinte esquema.

  • Um tubo fino é inserido na parte inferior do tubo de 110 mm com um flutuador preso a ele.
  • Roscas adicionais são cortadas no plugue superior. Esta modificação é necessária para então poder instalar o tubo metálico, necessário para a rarefação do ar no sistema durante a sucção de água.É importante lembrar que o líquido dentro do aparelho deve mover-se para cima, acima do nível do espelho da piscina, para que o ar possa escapar.
  • Uma mangueira é colocada no divisor inferior, na outra extremidade você precisará colocar um adaptador.

Na fase final, resta conectar o dispositivo montado com a bomba filtro. Se necessário, um circuito de aquecimento também pode ser incluído neste circuito.

Como usar corretamente?

Naturalmente, as características de funcionamento do equipamento em questão dependem diretamente do seu tipo. Em casos, por exemplo, com mini-dispositivos ou um skimmer para um aquário marinho, certas nuances ocorrerão. Mas em casos padrão, antes de tudo, você precisa prestar atenção na instalação dos dispositivos. Caso seja necessário utilizar um modelo montado, o procedimento será o seguinte.

  • Montagem do sistema de acordo com as instruções do fabricante... É necessário colocar uma cesta de malha, um elemento de vedação (anel) e um flutuador em funil no recipiente. Uma exceção seria uma unidade de limpeza caseira.
  • Fixar o skimmer na lateral da tigela usando um suporte e grampos, funcionando como um grampo... Na presença de fechos em forma de ganchos normais, o dispositivo é simplesmente pendurado na piscina.
  • Ligação da Mangueira para filtrar bem os sistemas de circulação.

A instalação do equipamento embutido será determinada pelo tipo de tanque em si. A instalação durante a construção de uma piscina de concreto inclui as seguintes etapas.

  • A caixa é feita de acordo com as dimensões do dispositivo.
  • O produto é instalado na fôrma e fixado.
  • A mistura de concreto é derramada.
  • Depois que o concreto solidificou completamente, o skimmer é inserido na abertura resultante.
  • O conjunto é fixado com cavilhas com a instalação obrigatória de juntas de borracha.

Nas situações em que está equipado com uma tigela fixa de acrílico, uma abertura é recortada na mesma de acordo com as marcações feitas anteriormente. Neste caso, a fixação do dispositivo é feita com parafusos especiais auto-roscantes.

Não é segredo que a eficiência e durabilidade de qualquer equipamento dependem diretamente do correto funcionamento do mesmo, bem como de uma manutenção oportuna e competente. Neste contexto, os procedimentos principais resumem-se às seguintes ações:

  • limpeza regular da cesta de malha de acordo com as recomendações do fabricante e as instruções correspondentes para um determinado modelo;
  • remoção periódica da placa, que inevitavelmente se forma tanto no interior como no exterior do corpo.

É importante levar em consideração que a frequência de quaisquer medidas preventivas dependerá da intensidade de uso da própria piscina. Uma circunstância igualmente significativa aqui é a presença de fatores externos. Mas em qualquer caso, o intervalo recomendado não deve exceder 3 semanas.

sem comentários

O comentário foi enviado com sucesso.

Cozinha

Quarto

Mobiliário