Química da piscina: qual escolher e como usar?
Hoje, cada vez mais proprietários de chalés de verão estão equipando-os com piscinas. E isso é compreensível, porque em um dia quente de verão, a água fria refresca muito melhor do que um ventilador e uma bebida gelada. Mas para que a natação na piscina traga apenas emoções positivas, é preciso cuidar bem do tanque, purificando regularmente a água. Que química pode ser usada para isso, consideraremos a seguir.
Peculiaridades
As piscinas podem ser pequenas e grandes, mas independentemente do tamanho, elas tendem a se sujar rapidamente. Folhas, poeira, sujeira e insetos podem entrar em um tanque de rua aberto. Mesmo que você constantemente cubra a água e tome um banho antes de usar a piscina, a sujeira ainda aparecerá. Mas a coisa boa é que os detritos grandes podem ser facilmente removidos à mão - basta usar uma rede longa.
Além do entulho da rua, certamente entrarão na piscina cabelos e partes da epiderme das pessoas que tomam banho. E isso já é muito pior, pois os microrganismos estão presentes na pele, que mais tarde se tornará um excelente criadouro de bactérias. Esta é uma das razões pelas quais a água precisa de desinfecção frequente.
Um ponto adicional são as algas. As algas aparecem em qualquer água estagnada, de aquários a piscinas. Eles se multiplicam rapidamente e não se prestam a nenhuma limpeza manual. Mesmo que a piscina esteja seca, as algas aparecerão assim que o tanque for cheio de água. Somente produtos químicos podem eliminá-los.
A química para a piscina é necessária em qualquer caso, sem ela o tanque simplesmente se transformará em um pântano cheio de bactérias. Os reagentes não só ajudam a purificar e refrescar a água, como também controlam o nível de pH do fluido, permitindo que a pele e as mucosas dos nadadores permaneçam saudáveis. Além disso, a química desinfeta a piscina, matando a microflora prejudicial.
A opinião de que o uso de tais produtos pode causar alergia é errônea, uma vez que os reagentes químicos são estudados e passam por muitos testes antes de serem comercializados.
Visão geral da espécie
Qualquer limpador de piscina doméstico tem sua própria finalidade. Você não pode escolher ao acaso, porque você não só pode não se livrar dos problemas, mas também fazer novos, piorando o estado da água. Todos os tipos de produtos de limpeza e desinfetantes podem ser divididos em vários grupos grandes.
Ajustadores de pH
O nível de pH da piscina é muito importante: se a água estiver em boas condições, não acumula depósitos e ferrugem. Os parâmetros variam de 7,2 a 7,6. O menor excesso pode causar alergias: após o banho, a pele fica vermelha e com coceira. E se o nível de pH estiver acima de 9, nadar nessa água é perigoso: microorganismos e algas se multiplicam rapidamente nela.
Os níveis de pH abaixo do normal também podem afetar o seu bem-estar: após o mergulho, a pele ficará seca, os olhos lacrimejarão. Nessas piscinas, a água é geralmente esverdeada e a corrosão se desenvolve rapidamente. Para evitar todos esses problemas, é imperativo medir o nível de pH. Isso pode ser feito usando tiras de teste de acidez. Existem também medidores automáticos que são instalados diretamente na piscina e controlam o nível de acidez de forma independente. O reagente necessário é adicionado a eles, que o medidor injetará na água se um ajuste de pH for necessário.
Os reagentes produzidos para manter o nível de acidez necessário possuem as palavras "mais" e "menos". Por exemplo, existem bons produtos Bayrol, Aqua Doctor, Equi-plus... Com a ajuda deles, você pode restaurar rapidamente a acidez.
Desinfecção de água
O controle de PH não é tudo. Também é necessário desinfetar a água para que os microrganismos ativos não se multipliquem nela. Por esta na maioria das vezes escolhem medicamentos que contenham cloro... Eles podem ser diferentes, por exemplo: produzidos em pó, comprimidos, formas líquidas. Se a dose for calculada corretamente, quase não haverá cheiro característico de cloro. Segundo recomendações de especialistas, a melhor opção para o remédio é o cloro líquido.
Ele purificará a água, bem como as paredes do tanque, escadas, ralos e muito mais, matará a maioria dos microorganismos. Tem uma longa duração de ação, mas pode afetar negativamente a sua saúde se começar a nadar imediatamente após a limpeza.
É importante esperar um pouco até que o medicamento evapore ligeiramente. Além disso, o hipoclorito de sódio não funciona bem contra fungos.
Além do cloro, a piscina pode ser limpa oxigênio ativo... Este produto é recomendado para piscinas que não são usadas com muita frequência, uma vez que o oxigênio ainda está atrás do cloro em termos de eficiência. O oxigênio não tem odores estranhos, purifica e desinfeta a água e também pode ser usado em conjunto com o cloro. Porém, é preciso lembrar que afeta levemente a acidez, baixando-a.
Outra opção de limpeza é agentes contendo bromo... Eles também não cheiram a água sanitária, eles fazem bem com a limpeza da piscina. A desvantagem dos agentes que contêm bromo é que eles se desintegram sob a influência da luz solar e, portanto, sua ação não dura muito, o que não se pode dizer do peridrol, de que falam bem os proprietários de chalés de verão. Eles afirmam que este produto é ótimo para limpar a piscina e matar bactérias e odores. Mas depois de usá-lo em água purificada, você não pode nadar por um dia.
Prevenção do crescimento de algas
Se a água ficar turva, esverdeada e aparecer lodo no fundo, isso significa que as algas estão se multiplicando no tanque. Este problema está sendo resolvido aos poucos, por isso é melhor evitá-lo realizando uma prevenção oportuna. No entanto, se as algas já apareceram, você precisa agir rapidamente. O cloro sozinho não ajuda aqui, como outros desinfetantes.
Você precisa usar produtos à base de algicida... Hoje existem muitas dessas drogas, mas todas têm aproximadamente a mesma composição.
Ao utilizá-los, é importante estudar a fundo as instruções, onde está escrito como calcular corretamente a dose e quanto do medicamento deve ser adicionado à água, dependendo do grau do problema.
Para eliminar a turbidez da água
Acontece também que a cor da água da piscina muda - fica turva, o que não é muito agradável. Para se livrar de tal infortúnio, você precisará do uso de coagulantes. Os coagulantes atuam sobre as micropartículas, recolhendo-as e transformando-as em flocos. Esses flocos são posteriormente transportados para os filtros e também puxados para o fundo, onde se depositam. Eles são limpos com um aspirador especial.
É importante não esquecer que os coagulantes não podem ser usados permanentemente, pois obstruem fortemente os filtros. Recomenda-se adicioná-los à água se já tiver surgido um problema.
Adicional
Agentes de limpeza adicionais incluem o seguinte:
- Filtro UV - esse modelo "brilhará" na água, contribuindo para a morte de bactérias nocivas;
- ozonizadores e ionizadores - estes dispositivos também limpam a água, mas nem sempre conseguem lidar com os micróbios que se instalam nas paredes e degraus do tanque.
Além disso, existem ferramentas que limpam não só a água, mas também as partes metálicas da piscina, bem como a sua bacia.
Separadamente, deve ser dito sobre os conservantes de inverno. São substâncias que ajudam a conservar a água para o inverno, para que não tenha de a escoar.Os conservantes são adicionados ao filtro e, em seguida, todo o líquido no reservatório passa pelo sistema de filtração por várias horas. Assim, a água ficará protegida e os germes não se desenvolverão nela.
Principais fabricantes
Muitas empresas oferecem produtos químicos para limpeza de piscinas hoje. Vamos mencionar várias empresas líderes.
- Bayrol. Esta é uma empresa alemã que produz uma grande quantidade de todos os tipos de produtos de limpeza. No seu arsenal encontram-se meios para a purificação da água, a própria piscina, estabilizadores que evitam a formação de calcário, limpadores de filtros, bem como tiras para controlar a acidez.
- HTH. É um fabricante europeu que pode oferecer aos seus clientes desinfetantes à base de cloro, agentes de controle de pH, coagulantes para prevenir o turvamento da água e muito mais.
- Aqua Doctor. Um dos fabricantes mais populares de produtos químicos para limpeza de piscinas. Aqua Doctor é uma empresa chinesa, mas seus produtos são de alta qualidade e hipoalergênicos. Produz todos os preparos necessários para a limpeza de diversos tipos de piscinas, inclusive infláveis.
Produtos à base de cloro e oxigênio ativo estão disponíveis.
- Aqualeon. Este é um fabricante da Rússia, cujos fundos conquistaram a confiança de milhares de usuários. O sortimento da empresa inclui preparações dos mais diversos tipos: líquidas, pastilhas, secas, em spray, gel e muito mais. O fabricante também oferece uma ampla gama de produtos de controle de algas.
- Aquáticos. Outra empresa russa líder na produção de produtos químicos para piscinas. Ela produz não apenas produtos padrão à base de bromo, oxigênio e cloro, mas também algicidas, coagulantes, sal em comprimidos, reguladores de acidez.
- Delphin. Uma popular empresa alemã com uma vasta gama de produtos para a limpeza de piscinas e água. Aqui você pode encontrar preparações convencionais e conservantes exclusivos, testadores de água e sistemas de desinfecção completos. O Blausan é particularmente procurado - é um algicida que remove algas com eficácia.
Qual escolher?
A escolha dos produtos de limpeza de piscinas deve ser muito cuidadosa, levando em consideração apenas o problema que existe hoje. Isso não se aplica a testadores que monitoram o nível de acidez, uma vez que eles não afetam de forma alguma o estado da água.
Em primeiro lugar, é importante decidir que tipo de fundos você precisa. Os líquidos sempre têm um efeito mais suave, enquanto os secos ou em comprimidos têm um efeito forte. Você também precisa se lembrar que os fundos são de ação rápida e lenta. Escolha o que é mais conveniente para você. Se for possível não nadar na piscina por alguns dias, para que a água fique completamente limpa, é melhor usá-la.
Além disso, você deve ter cuidado com as preparações que contêm cloro. Eles não funcionarão se o nível de acidez for alterado. Se quiser comprá-los, primeiro é preciso normalizar a acidez, o que também pode ser auxiliado pelos reagentes adequados. Importante: se você é categoricamente contra a química, pode escolher o sistema SmartPool. É uma bola cheia de íons de prata. É colocado no fundo da piscina e limpa eficazmente a água.
Será uma moldura ou outra piscina, não importa - a mesma química é necessária em todos os lugares. É importante apenas notar que se estiver quente lá fora e a temperatura estiver abaixo de 30, então apenas o cloro servirá, já que outros meios podem ser ineficazes. Escolha comprimidos ou grânulos de ação prolongada.
Quanto à piscina inflável infantil, é mais fácil esvaziá-la do que limpá-la constantemente. No entanto, se isso não for possível, é recomendável escolher o oxigênio ativo, em vez de drogas cloradas. Além disso, será muito bom instalar filtros ultravioleta ou ozonizadores, que ajudarão a desinfetar completamente a água.
Como usar?
O uso correto de produtos químicos da piscina não apenas prolongará a vida útil do tanque e da água nele contida, mas também garantirá que a saúde dos nadadores seja totalmente preservada. Considere várias regras importantes para a operação de tais fundos.
- No início da piscina, a química é usada para profilaxia. É importante usar um agente suave como o oxigênio ativo.
- Ao usar qualquer ferramenta, você deve primeiro ler as instruções, que dirão quanto e como adicionar. O desvio das regras é inaceitável. Além disso, antes de escolher um reagente propriamente dito, é necessário calcular a água da piscina. Pode acontecer que a instalação não seja economicamente viável e se destine apenas a grandes reservatórios públicos.
- Depois de adicionar o produto à piscina, você não poderá nadar nela por várias horas. Os especialistas recomendam esperar um dia para se proteger completamente.
- Se for realizado um tratamento de choque (com uma grande quantidade de dinheiro), deve ser feito tarde da noite para que os raios de sol não caiam.
- Comprimidos e grânulos não são jogados inteiramente na piscina - eles são primeiro dissolvidos em vários copos de água.
- Todos os distribuidores e pulverizadores são limpos após cada uso e secos à sombra. É inaceitável misturar reagentes entre si.
Uma visão geral da química necessária para um pool de quadros, veja abaixo.
O comentário foi enviado com sucesso.