Impermeabilização de piscinas: características e tipos

Contente
  1. Peculiaridades
  2. Visão geral da espécie
  3. Classificação de materiais
  4. Os melhores remédios
  5. Qual é o melhor a fazer?

Grande parte das pessoas que moram em suas próprias casas ou chalés sonham em ter seu próprio lago. A criação de um pool é um negócio bastante caro do ponto de vista financeiro, razão pela qual nem todos podem se dar ao luxo de realizar seu desejo. Mas você pode fazer isso sozinho em seu site. É verdade que a confiabilidade de tal projeto dependerá de uma série de fatores e características. Um deles que você definitivamente deve prestar atenção é a impermeabilização da piscina. O isolamento de água da bacia da piscina, executado corretamente, tornará possível tornar essa estrutura confiável e aumentar sua durabilidade.

Peculiaridades

É preciso dizer que nenhuma piscina pode prescindir da impermeabilização. Sem ele, será apenas um buraco de concreto no chão. A presença de revestimentos que protegem as paredes da umidade possibilita o cumprimento de determinados objetivos.

  • Retenha a água dentro do tanque. A piscina é um recipiente com uma grande quantidade de água, o que exerce uma pressão bastante forte nas paredes desta estrutura. Naturalmente, a água pressurizada buscará qualquer saída. Mesmo quando se trata de uma pequena lacuna. E se a impermeabilização não for muito bem realizada, com certeza encontrará essa lacuna.
  • Proteção de acabamento. Se forem usados ​​ladrilhos de cerâmica no design de interiores do tanque da piscina, deve-se cuidar para que a base onde será colado seja o mais impermeável possível. É claro que esse material de acabamento tem alguma resistência à água. Mas a falta de impermeabilização irá simplesmente quebrar a adesão ao adesivo, razão pela qual o ladrilho simplesmente cairá.
  • Proteção de uma base de concreto. Um bom concreto, a partir do qual várias estruturas hidráulicas são normalmente feitas, deve resistir perfeitamente ao contato prolongado com a umidade. Porém, com a utilização de misturas impermeabilizantes, criamos proteção, o que permite aumentar significativamente a durabilidade da camada de nivelamento e do próprio concreto. A propósito, deve ser dito aqui que mesmo a melhor impermeabilização não ajudará se a tecnologia para a criação de paredes de concreto for violada e for usado material de má qualidade. Quando o contêiner começa a ruir, é questão de tempo.
  • Proteção externa. A impermeabilização externa é necessária para os elementos estruturais localizados abaixo do nível do solo. Ele não apenas protegerá o concreto da infiltração de água subterrânea com camadas dissolvidas, mas também se tornará uma barreira adicional para a água para que o solo não se molhe ao redor do perímetro.

Em geral, como você pode ver, a impermeabilização de piscinas possui uma série de características e em nenhum caso deve ser negligenciada. Quanto melhor for feito, melhor será para toda a estrutura.

    E por último, mas não menos importante, isso é garantido pelo uso de materiais de alta qualidade.

    Visão geral da espécie

    Deve ser dito que a impermeabilização da piscina é diferente. Por exemplo, é de dois tipos:

    • lista;
    • Revestimento.

    No caso deste último, é aplicado na base, que foi muito bem preparada com antecedência. Este tipo de impermeabilização é colocado no interior do tanque.

    Se falamos de rolo, geralmente é usado para trabalhos de impermeabilização externa. A desvantagem dos materiais em rolo é que eles não aderem muito bem a vários tipos de revestimentos. Por esse motivo, após o assentamento do material, as costuras devem ser soldadas e as bordas levantadas para fazer a ligação com o impermeabilizante para as paredes da tigela de concreto.

    Existem também impermeabilizações internas e externas.

    interno

    Se falamos deste tipo de impermeabilização, então é necessário proteger esta estrutura da água que vai ficar no seu interior.

    Se a piscina está sendo feita em um prédio ou sala, então será suficiente fazer apenas ela. Vários requisitos são impostos a este tipo de impermeabilização.

    O material com o qual será feito deve atender aos seguintes requisitos:

    • tem alta resistência e elasticidade;
    • ser amigo do ambiente;
    • não colapsar com a exposição à radiação ultravioleta;
    • ser repelente de água;
    • têm características adesivas aumentadas;
    • bem resistir à destruição;
    • possuem resistência a cargas do tipo hidrostática e dinâmica.

    Além disso, a camada de impermeabilização interna que fica sob os ladrilhos deve ser a mais fina possível. Todos esses critérios são atendidos por membrana, mastique penetrante e borracha líquida. São estes 3 materiais impermeabilizantes que ficarão melhor colocados por baixo dos ladrilhos.

    Externo

    Se falamos de impermeabilização externa, geralmente usa-se material de cobertura ou um filme comum para isso.

    Em alguns casos, as paredes externas da piscina são simplesmente revestidas com betume, que foi previamente derretido no fogo.

    No entanto, os especialistas não recomendam o uso deste tipo de materiais pelos seguintes motivos.

    • O material e o filme da cobertura, quando colocados, formam as juntas. É simplesmente impossível colá-los de forma confiável, e é por isso que as costuras começam a vazar com o tempo. Isto provoca o rompimento das paredes da piscina, após o que também ruirá a impermeabilização interna com ladrilhos.
    • A fraca elasticidade de tais materiais é outra desvantagem. O encolhimento do solo e as mudanças de temperatura têm um efeito negativo no reservatório na forma de expansões e pequenos movimentos. E este se torna o motivo do aparecimento de rasgos e rachaduras em materiais inelásticos.
    • Esses materiais têm um prazo de uso extremamente curto. O filme não pode durar mais do que 10 anos, e o material de cobertura à base de betume e a aroeira começarão a se deteriorar em cerca de 20 anos. Ou seja, após esse tempo, a piscina precisará ser escavada e impermeabilizada novamente.
    • Filme, feltro e betume começam a descascar muito rapidamente das paredes de concreto da piscina. A razão para isso é uma adesão frágil, que neste caso não pode ser forte. Essa impermeabilização precisará ser pressionada contra o reservatório da tigela por algo, o que acarreta altos custos financeiros.

    Em geral, como você pode ver, é melhor usar materiais caros, mas da mais alta qualidade para impermeabilização externa. Por exemplo, membranas, compostos de penetração profunda ou borracha líquida.

      A proteção desse tipo desempenhará efetivamente sua função por cerca de meio século. A impermeabilização também pode ser bicomponente, feita dos dois materiais listados. Então ela receberá confiabilidade adicional.

      É altamente indesejável o uso de vidro líquido para impermeabilização. Quando endurece forma uma película dura, razão pela qual a questão de fissurar a camada dessa impermeabilização devido às variações de temperatura é apenas uma questão de tempo.

      Classificação de materiais

      Para criar a impermeabilização de piscinas, um número bastante grande de materiais é usado hoje. E não será supérfluo dar a sua classificação e compreender como são diferentes e quais as propriedades que possuem. Eles geralmente são classificados de acordo com dois critérios:

      • pelo método de aplicação;
      • para uso.

      Por aplicação

      Se falamos de materiais impermeabilizantes de acordo com o método de aplicação, então eles se enquadram em 2 categorias:

      • polímero;
      • betuminoso.

        O betume usado para isolamento é um material que resulta do sopro de alcatrão com ar quente. UMA o alcatrão é o resultado do aquecimento da última fração, que é obtido durante o refino do petróleo em um espaço de vácuo a uma temperatura de mais de 400 graus. Uma característica importante do betume isolante é a impossibilidade de dissolução em água. Quando tal material é aplicado a uma superfície, um revestimento impermeável altamente durável é criado e não corrói.

        Em geral, a utilização deste tipo de impermeabilização permite aumentar significativamente o tempo de funcionamento da piscina e garante o seu funcionamento estável mesmo em contacto permanente com águas subterrâneas.

        Deve-se notar que o betume é a base para a criação de rolos e materiais de revestimento - mastiques.

        Se falamos de substâncias poliméricas, elas incluem as substâncias à base de poliuretano. Quando esse material é aplicado em uma superfície, ele interage com o ar e se transforma em um filme do tipo polímero, que oferece excelente proteção contra água.

        A impermeabilização de polímeros é essencialmente universal. Seus pontos fortes incluem:

        • excelente elasticidade;
        • durabilidade;
        • facilidade de aplicação;
        • adesão de alta qualidade a todos os tipos de materiais - concreto, tijolo, vidro, ladrilhos de cerâmica;
        • resistência às mudanças de temperatura.

        Existem dois tipos de isolamento de polímero - pulverizado e revestido. Normalmente é representado por vários tipos de selantes e mástiques. Com a ajuda deste último, é possível proteger superfícies de difícil alcance e pouco planas. O selante é uma substância mais viscosa que pode ser facilmente aplicada em quase qualquer superfície. Isso inclui borracha líquida. Impermeabilização revestida com polímero é uma excelente solução para qualquer tigela de concreto.

        Por método de aplicação

        Os materiais em consideração também diferem no método de aplicação. De acordo com este critério, eles são:

        • lista;
        • Revestimento;
        • pulverizado.

        O último grupo, que inclui betume e materiais poliméricos, bem como impregnações penetrantes, usado para formar uma única camada sem costuras... Normalmente é feita uma impermeabilização de cimento-polímero bicomponente ou monocomponente, com a qual é bastante fácil selar bem os poros e fissuras não muito grandes, que podem estar no revestimento de concreto. Para maior eficiência, será utilizada tinta de borracha no lugar dos ladrilhos, que terão efeito secundário, mas semelhante. Lubrificantes são baratos e podem fornecer proteção de qualidade realmente alta para a tigela de concreto com mão de obra mínima.

        Mesmo uma pessoa sem experiência pode aplicar várias camadas de mástique com uma espátula ou pincel.

        Os materiais do rolo incluem filme de cloreto de polivinila, material de telhado, membrana de filme. Eles geralmente são usados ​​para formar uma camada protetora em ambos os lados da tigela. Mas ao usar esses materiais, as costuras no revestimento isolante não podem ser evitadas. Para cobrir as costuras, os materiais deste tipo são geralmente colocados em 2 camadas.

        Pelo nome dos materiais a serem borrifados, fica claro que eles são borrifados na tigela da piscina.... Isso inclui poliureia. Também é popular este tipo de impermeabilização feita com espuma de poliuretano.

        Os melhores remédios

        Como já ficou claro, a água da piscina tem efeito não só nos materiais de acabamento da tigela, seja gesso ou ladrilhos, mas também na própria base. Por este motivo, os materiais utilizados para a impermeabilização devem não só resistir à umidade, mas também aos diversos tipos de influências.

        Nem todo material possui essas características. Existem apenas 3 opções para criar impermeabilização realmente de alta qualidade:

        • proteção de membrana;
        • a utilização de materiais impermeabilizantes da chamada penetração profunda;
        • uso de borracha líquida.

        Isso não significa que outros remédios sejam piores. É que esses três métodos são considerados os mais eficazes.Vamos conversar um pouco mais sobre eles. O uso de borracha líquida será relevante devido à elasticidade extremamente alta, resistência a danos mecânicos e ausência de costuras. Esse material será aplicado por pulverização ou manualmente. É melhor usar os seguintes meios para criar um tipo de impermeabilização interna:

        • composição de silicone "Hyperdesmo PB-2K";
        • mástique denominado "Dels BP";
        • Grau de espátula de borracha líquida;
        • Borracha TopCoat AnyColor de 1 componente;
        • Composição do Roller Grade.

          Este tipo de impregnação seria uma excelente solução.

          Várias substâncias da empresa Litikol podem ser usadas para criar impermeabilização.

          Este formulário produz os seguintes materiais:

          • mistura para impermeabilização Coverflex;
          • Osmogrout de impermeabilização penetrante;
          • cimento impermeabilizante tipo Elastocem Mono;
          • substância para a criação de Aquamaster de concreto à prova d'água.

            A utilização deste tipo de materiais irá criar uma boa impermeabilização da piscina, prolongando significativamente a vida útil da cuba de betão.

            Uma excelente solução ao criar a impermeabilização da bacia da piscina seria o uso de substâncias elásticas especiais para impermeabilização de Ceresisto. Por exemplo, uma mistura com um índice CR 66 é projetada para proteger as estruturas de construção da umidade, impermeabilizar piscinas, caves, chuveiros, tanques de água. Com espessura de 2 milímetros, essa mistura percebe deformação com largura de abertura de até meio milímetro.

            Em geral, como pode ver, existe no mercado um número suficiente de materiais bastante bons, cuja utilização permite realizar uma boa impermeabilização da bacia da piscina do tipo interno e externo.

            Qual é o melhor a fazer?

            Se falamos sobre qual é a melhor impermeabilização da piscina, então uma resposta parcial a esta questão foi dada acima. A questão é que as soluções mais eficazes desse tipo são a proteção de membrana, o uso de borracha líquida e o uso de materiais para impermeabilização de penetração profunda. Eles geralmente penetram 45-50 centímetros de profundidade nas paredes e no fundo da tigela de concreto, devido ao qual fecham qualitativamente todas as rachaduras e poros do material. Além disso, a sua utilização permite melhorar as características do betão e conferir-lhe resistência e resistência à água adicionais.

            A utilização de tais materiais permite aumentar a resistência da base da taça aos efeitos das baixas temperaturas, e os modificadores adicionais contidos nestes materiais permitem excluir o aparecimento de bolor no betão.

            Verdade, essas composições também têm um ponto negativo - suas características nas juntas de tubos e pavimento de concreto são bastante reduzidas. Mas aqui podem vir em socorro outros materiais isolantes, que juntos permitirão criar uma impermeabilização excelente e fiável para a piscina, tanto no exterior como no interior.

            Para impermeabilização de piscinas, veja abaixo.

            sem comentários

            O comentário foi enviado com sucesso.

            Cozinha

            Quarto

            Mobiliário