Filtros de piscina: tipos, dicas para escolher e usar

Contente
  1. Métodos de filtragem de água de piscina
  2. Tipos de filtro
  3. Como escolher?
  4. Como fazer isso sozinho?
  5. Manutenção e reparo

Para que a água da piscina seja limpa e fresca, proporcionando prazer aos banhistas, é necessário um sistema de filtração. Na ausência de filtros em um reservatório artificial, a água será turva, às vezes verde ou com uma flor branca. Por isso, todo proprietário de piscina deve selecionar e instalar um bom sistema de filtração, pois isso, por sua vez, prolongará a vida útil do reservatório, além de economizar recursos para desinfecção.

Métodos de filtragem de água de piscina

A circulação constante da água e o uso de instalações de filtragem são a chave para o funcionamento de alta qualidade de um reservatório artificial. As unidades de filtração com bombas podem funcionar em dois princípios: filtração e regeneração. A qualidade da purificação é influenciada não apenas pelo tipo de instalação, mas também pela velocidade do processo de filtração. O tratamento da água de alta qualidade é garantido a uma taxa de purificação baixa.

Na bacia de transbordamento, a água que foi despejada em um ralo especial é enviada para o tanque. E já deste último vai para os filtros. Após a limpeza, a água entra na tigela pelo orifício na parte inferior.

Na piscina do skimmer, a bomba suga a água por meio de uma abertura especial localizada abaixo do nível da água. O procedimento de filtragem também ocorre lá.

As impurezas grosseiras são depositadas nos filtros e removidas pela água, que é fornecida pela abertura de entrada da piscina. O retorno da água limpa ocorre através dos orifícios localizados na parede oposta aos skimmers.

Tipos de filtro

Os filtros são sistemas especiais que purificam e desinfetam a água da piscina. O uso desses dispositivos ajuda a proteger os banhistas de várias infecções. A qualidade da limpeza é influenciada pelo sistema que é usado para isso, então a escolha do equipamento de filtragem deve ser feita deliberadamente.

Mecânico

Os filtros mais populares são mecânicos. Ao usá-los, o processo de purificação da água é bastante simples. Uma vez no filtro, o líquido passa pela camada de areia, carvão, membranas e, após ser limpo da contaminação, é enviado de volta para a piscina. O assentamento de detritos finos, bactérias e organismos microscópicos que contribuem para a floração ocorre na metade inferior do filtro.

Os filtros mecânicos podem ser de diferentes tipos.

  • Areia. Este tipo de filtro tem uma estrutura granular, contém quartzo, cascalho fino. O dispositivo de areia requer lavagem regular.
  • O cartucho é projetado como um sistema confuso. Neste caso, o elemento filtrante é representado por polipropileno poroso, que necessita de enxágue constante. O filtro de cartucho é caracterizado pelo alto desempenho.
  • Diatomácea. Este tipo de filtro é preenchido com uma fração esmagada de conchas marinhas. Este dispositivo é caracterizado por uma boa qualidade de purificação da água, pois retém as menores partículas de detritos.

A limpeza do líquido da piscina com filtros mecânicos pode ser realizada sem produtos químicos. Esses dispositivos são considerados a melhor opção para tigelas de dimensões médias.

Químico

Filtração química significa purificar a água da piscina usando reagentes. Para que o procedimento seja de alta qualidade, uma série de atividades precisará ser realizada.

  1. Use medicamentos que realizem a limpeza bacteriana. Estes incluem cloro, bromo, oxigênio na fase ativa. O cloro é um excelente desinfetante, mas infelizmente pode causar reações alérgicas. Esta droga eficaz tem um cheiro bastante persistente e não muito agradável. Por sua vez, o bromo apresenta os mesmos indicadores da eficácia da purificação da água em um reservatório artificial, mas ao mesmo tempo é inodoro. A substância ideal, mas cara, é o oxigênio ativo, desde que o procedimento de desinfecção e a dosagem sejam realizados corretamente, esse reagente é o mais seguro e eficaz.
  2. Use floculantes com alguma frequência. Esses medicamentos são capazes de eliminar partículas de gordura e poluentes finos. Eles devem ser usados ​​mesmo quando a água purificada permanece ligeiramente turva.
  3. Use produtos que destroem algas microscópicas.
  4. Mantenha um pH neutro. Antes de adicionar qualquer produto à água da piscina, vale a pena determinar o seu nível de pH. Se necessário, deve ser corrigido.

Para a purificação inicial da água em reservatório artificial, vale a pena usar uma rede, uma rede ou um aspirador. Detritos grandes podem ser descartados com esses dispositivos. Após esses procedimentos, você pode começar a usar os reagentes.

Eletrofísico

O uso de filtros eletrofísicos começou a ser praticado recentemente. Métodos básicos:

  • ozonização;
  • ultravioleta;
  • ionização com prata;
  • ionização com cuprum.

A ozonização destrói efetivamente os microorganismos, elimina odores desagradáveis ​​e também satura a água com oxigênio.

A radiação ultravioleta é uma opção eficaz para a limpeza de fluidos em um reservatório artificial, com o qual você pode evitar o uso de produtos químicos. Tendo instalado um filtro ultravioleta, vale lembrar que ele funciona exclusivamente em água limpa.

Combinado

Os sistemas combinados de purificação da água da piscina possuem filtros mecânicos e químicos. Devido ao alto custo dessas estruturas, na maioria das vezes são instaladas em locais públicos. Um exemplo de tal projeto é um filtro de areia e uma unidade UV localizada nele. Pode haver muitas combinações de tais dispositivos. Os procedimentos de limpeza de vários componentes garantem a segurança da água da piscina.

Como escolher?

Ao escolher um sistema de filtração para sua própria piscina, deve-se levar em consideração sua capacidade. Este indicador é medido em litros ou m3 de líquido, podendo ser purificado em 60 minutos de operação. Usando filtros modernos, é possível filtrar não apenas contaminantes grandes, mas também aqueles que são microscópicos em tamanho.

Não se esqueça do grau de limpeza do aparelho, que pode ser determinado pela velocidade de filtragem, bem como pelo tipo de filtro utilizado. Quanto menor a velocidade de limpeza, melhor será o resultado do procedimento.

O sistema deve passar por si toda a água de um reservatório artificial três vezes ao dia.

Na hora de escolher uma bomba, vale a pena levar em consideração as dimensões da piscina, bem como a espessura de suas paredes. Ao mesmo tempo, vale lembrar que com o aumento da velocidade da unidade, a qualidade da purificação da água pode diminuir. Atualmente, o proprietário de um reservatório artificial pode adquirir um conjunto de filtros e uma planta de purificação. Por isso, o consumidor não precisa selecionar o recipiente do filtro separadamente.

Para determinar o desempenho do filtro, multiplique o volume de líquido na piscina por 2,5 e divida por 10. Vale a pena escolher uma unidade de filtração para uma piscina do seu território, tendo em conta a potência calculada.

Como fazer isso sozinho?

Não é difícil fazer um filtro de areia para filtrar a água em um reservatório artificial com as próprias mãos. Nesse caso, vale a pena seguir um esquema passo a passo. É melhor comprar um filler na forma de areia em uma loja especializada: parece grânulos peneirados com um tamanho de 0,4-0,8 mm. Você também pode parar sua escolha no quartzo, vidro, filler combinado, sua funcionalidade praticamente não difere, a diferença está apenas no período de uso.

A quantidade de aterro de areia é influenciada pela capacidade do tanque. Não vale a pena encher o recipiente até ao topo, é necessário deixar um pouco de espaço no topo. A areia deve ser despejada no tanque e umedecida com água para compactação.

Para montar um filtro de areia com suas próprias mãos, você precisará de um barril de plástico rosqueado e uma tampa. O tamanho do tanque deve ser selecionado de acordo com as dimensões da piscina.

Os canos são feitos de canos de plástico, e a câmara de drenagem é feita de uma tigela e meias de náilon. A montagem da estrutura consiste em várias etapas.

  1. Fazer furos sob a entrada e a saída. Vale a pena cortar 2 pedaços do comprimento necessário do tubo de plástico. Os bicos devem ser soldados com um ferro de solda e as juntas devem ser tratadas com um selante.
  2. Fazendo uma câmara de drenagem de uma tigela de plástico. O fundo e as laterais devem ser perfurados com uma broca. Cubra a tigela com meia-calça de náilon em 2-3 camadas. O resultado deve ser uma malha fina que não deixará a areia passar.
  3. No final do tubo de entrada no interior do cano, vale a pena colocar uma grelha. É necessário para dividir um poderoso jato de água em jatos finos que cairão no aterro de areia.
  4. É necessário colocar a areia previamente preparada no tanque e colocar as mangueiras no cano do ramal com cola hot melt. O sistema resultante deve ser conectado a uma bomba.
  5. O barril é enchido com água para encolher a areia. O lodo do fundo deve ser removido, pois pode entupir o filtro.
  6. Vale a pena montar uma tampa com manômetro no cano. Depois que o motor é ligado, você precisa seguir as leituras de pressão. Se crescer constantemente, você precisará enxaguar o preenchedor de areia.
  7. A bomba deve ser parada e as mangueiras trocadas com suas próprias mãos. Depois disso, a bomba deve ser ligada novamente e o líquido sujo deve ser despejado no esgoto. Quando a lavagem estiver concluída, as mangueiras podem ser retornadas às suas posições originais e o sistema de filtragem pode ser inicializado no modo padrão.

O equipamento é conectado por meio de mangueiras flexíveis. O filtro deve ser instalado próximo à bomba atrás da parede da piscina. Conforme mencionado acima, existem vários esquemas de conexão:

  • na frente da bomba;
  • depois dele.

Com a automontagem, você pode decidir individualmente onde instalar o filtro de areia.

No caso de instalação da estrutura após o tanque, o sistema deve ser configurado de forma que o líquido do reservatório seja retirado por vácuo ou flua por gravidade.

Manutenção e reparo

Cada proprietário de piscina deve saber como funciona o sistema de filtragem, como é feito o modo de purificação da água, bem como conectar, preservar e armazenar os filtros de água no inverno. Todas essas informações estão descritas nas instruções, também indicam as designações com as quais o usuário pode entender o funcionamento do dispositivo.

Como é sabido, durante a operação, os filtros ficam entupidos, portanto, para eliminar a sujeira dos mesmos, vale a pena fazer a retrolavagem a cada 10 dias... Outro problema com os filtros mecânicos é o acúmulo de cal neles, então eles devem ser limpos de tais depósitos com a ajuda de produtos especialmente projetados. Para este propósito, substâncias especiais são adicionadas ao skimmer antes da retrolavagem. A substituição da areia de filtro de quartzo deve ser realizada em intervalos de alguns anos.

Os filtros de diatomáceas usam muito líquido e não lavam a mistura de sujeira, então o cartucho precisa ser substituído regularmente por um especialista.As instalações ultravioleta são consideradas as mais fáceis de manter - suas lâmpadas precisam ser substituídas após a data de validade. É preferível confiar a profissionais a manutenção e reparação dos sistemas de filtragem da piscina, por exemplo, quando necessitar de colar o corpo, uma vez que a falta de experiência pode agravar o problema.

Para substituir o filtro por conta própria, execute as seguintes ações:

  • desligue a bomba;
  • desaparafuse as válvulas, retire a água da piscina;
  • levante a tampa do tanque, remova a areia;
  • limpe os bicos com água;
  • encher o tanque com areia nova.

Para manutenção do filtro da piscina, veja o vídeo.

Vale a pena escolher o tipo de sistema de filtração para a piscina com especial atenção e rigor, pois disso depende a qualidade da água e, consequentemente, a saúde dos banhistas. Se o reservatório for pequeno, um filtro de bomba mecânica será a melhor opção neste caso. Para corpos d'água maiores, um sistema de filtro com dispositivos especiais será necessário. Em qualquer caso, após a instalação do filtro, vale a pena utilizá-lo de acordo com as instruções, bem como realizar manutenções e reparos regulares conforme necessário.

sem comentários

O comentário foi enviado com sucesso.

Cozinha

Quarto

Mobiliário