Limpeza de piscinas: equipamentos, ferramentas e métodos

Contente
  1. Qual equipamento é necessário?
  2. Como escolher um produto químico?
  3. Métodos de purificação de água
  4. Limpeza da bacia da piscina

A piscina é uma das melhores invenções humanas. Adultos e crianças adoram mergulhar em tal lagoa com igual entusiasmo. As primeiras menções às piscinas chegam até nós desde os dias da Roma Antiga, onde apenas pessoas muito ricas podiam desfrutar desta invenção. Hoje, você pode realizar procedimentos de água em um reservatório criado artificialmente em qualquer época do ano, sem restrições, se a estrutura for instalada dentro do edifício, e se sua piscina estiver localizada ao ar livre, então todo o verão você pode providenciar um passatempo agradável para você, sua família e amigos.

No entanto, para que a água neste reservatório feito pelo homem permaneça sempre limpa e fresca, e o mais importante - segura para a saúde, qualquer piscina precisa de limpeza regular... Existem muitas maneiras e meios de resolver este problema - vamos falar sobre eles.

Qual equipamento é necessário?

O trabalho de limpeza da bacia da piscina e desinfecção da água é um complexo de manipulações realizadas em uma sequência estritamente definida. Neste caso, a complexidade do processo depende diretamente da área da piscina. É limpo com um pequeno conjunto de ferramentas.

  • Rede borboleta - é necessária para retirar o lixo da superfície da água, caso não haja previsão de escoamento da água por algum tempo, ou logo no início da limpeza.
  • Escovar - pode ser inferior (para limpar o fundo) ou lateral (para limpar as paredes laterais da tigela). Via de regra, as escovas são montadas em hastes telescópicas especiais, que permitem o ajuste do comprimento desejado, permitindo chegar a qualquer canto da piscina.
  • Aspirador de pó - com este dispositivo, pode limpar a piscina sem escoar a água, mantendo-a regularmente em ordem. O aspirador remove perfeitamente areia, depósitos de lodo, pequenos objetos. O aspirador de pó robô, que limpa de forma independente uma bacia de piscina feita de concreto ou revestida com ladrilhos de cerâmica, provou ser especialmente bom.
  • Filtro - este dispositivo é necessário para todas as piscinas, ele é projetado para realizar a melhor purificação de água. Além do filtro, a água da piscina também pode ser purificada por um dispositivo adicional chamado skimmer, que coleta os detritos que se acumulam na camada superior de água.
  • Mangueira - será necessário para a preparação de soluções de trabalho com reagentes químicos.
  • Máquina rotativa - este dispositivo é necessário para a limpeza de alta qualidade do fundo de uma grande piscina, é utilizado em conjunto com detergentes químicos.
  • Watersucker - este dispositivo é projetado para remover água suja com soluções de trabalho que permanecem após o trabalho de limpeza dentro da bacia da piscina.

Além dos equipamentos para a limpeza da piscina, não se pode prescindir do uso de produtos químicos especiais. É importante não apenas remover mecanicamente todos os contaminantes visíveis, mas também desativar a microflora bacteriana que se forma inevitavelmente em qualquer corpo de água onde não haja fluxo de água.

Esses fundos, além de exercerem funções sanitárias, eliminam os depósitos de calcário, inibem o crescimento de algas e normalizam o grau de transparência da água.

Como escolher um produto químico?

Um limpador químico é escolhido dependendo do problema que ele tem que resolver durante a limpeza da piscina.Por exemplo, a desinfecção bacteriana fornecerá uma solução concentrada de peróxido de hidrogênio chamada peridrol, que é conhecido como um coagulante bastante poderoso. Não menos eficaz nesse sentido é um produto com teor de cloro ativo, denominado "Brancura", ou podem ser preparações sem cloro, mas contendo bromo em sua composição.

Vamos dar uma olhada em cada ferramenta, porque elas têm vantagens e desvantagens.

  • Preparações de cloro - os mais comuns e eficazes, eles são usados ​​para desinfecção bacteriana. Os produtos à base de cloro são de baixo custo, podendo ser utilizados tanto em piscinas públicas quanto em residências. As preparações de cloro podem ser usadas para tratar a tigela da piscina ou com cloro na água.

Uma desvantagem desagradável do cloro é que ele provoca reações alérgicas, tem um odor específico e pungente e, em altas concentrações, pode causar queimaduras na pele e no trato respiratório.

  • Preparações de bromo - em termos de eficiência de desinfecção, são inferiores ao cloro, mas ao mesmo tempo são uma ordem de grandeza mais caros. Esses produtos químicos não têm um cheiro desagradável, mas é impossível alcançar o extermínio completo de microorganismos patogênicos com a ajuda deles.
  • Componentes ativos de oxigênio - uma das opções mais eficazes para a desinfecção, mas também a mais cara. Os sinônimos são carbonato de sódio peroxidrato, também é peroxissolvato, bem como peroxicarbonato dissódico e assim por diante. Produtos com oxigênio ativo não têm odores desagradáveis, não agravam o estado da pele e dos cabelos, não irritam a mucosa dos olhos e do trato respiratório. Mas se você exceder a dose recomendada, o agente pode causar queimaduras na pele e nas mucosas.
  • Peróxido de hidrogênio - usado para desinfetar a água, é tão seguro que é usado até mesmo em aquários. Ao adicionar peróxido de hidrogênio à água, você verá que ela adquiriu uma tonalidade azulada. Na água, o peróxido se decompõe, mas, ao mesmo tempo, o odor desagradável é eliminado e as bactérias são destruídas. Depois de usar este agente, não é recomendado usar água por 1 dia, mas então você não precisa se preocupar com a desinfecção por pelo menos 7-8 semanas. Este produto é frequentemente usado para limpar piscinas, pois é eficaz e barato.
  • Sulfato de cobre - também é chamado de sulfato de cobre. Esta solução econômica é uma das mais eficazes para o controle de algas e sedimentos. Após a utilização do sulfato de cobre, um odor desagradável é eliminado e ocorre um leve efeito desinfetante na piscina, mas de curta duração. Graças ao sulfato de cobre, a água não fica turva por muito tempo, mas em caso de overdose ou ingresso dessa substância no corpo humano pode ocorrer intoxicação grave, que muitas vezes leva à morte.
  • Agentes algicidas - também se destinam ao combate ao lodo e às algas, mas não contêm cobre, embora sejam bastante eficazes em sua ação. A única desvantagem dessas drogas é seu alto custo. Esses produtos são indispensáveis ​​não só para a limpeza da piscina, mas também para o cuidado da água, que permite enfrentar um problema como o seu florescimento. Os medicamentos são caros, mas são hipoalergênicos e têm efeito prolongado.
  • Floculantes - um grupo de drogas criadas com base em componentes naturais ou químicos. Esses recursos são usados ​​para purificar a água das impurezas nela contidas, que não podem ser capturadas por nenhum filtro. Muitas vezes, eles estão disponíveis na forma de grânulos, líquidos ou comprimidos 5 em 1 - eles receberam esse nome devido à sua ampla gama de aplicações: normalizar o equilíbrio do pH da água, desinfetá-la, aumentar a transparência, eliminar odores desagradáveis ​​e total segurança para a saúde humana.Com a ajuda de floculantes, ocorre uma reação química na água - e as substâncias indesejáveis ​​nela contidas caem na forma de flocos como sedimento, que podem ser facilmente coletados com filtros ou aspirador.
  • Solução verde brilhante - verde brilhante conhecido por todos desde a infância. Essa ferramenta barata e acessível é utilizada pelos proprietários de minipiscinas localizadas no país, que não estão dispostos a gastar grandes somas para manter a pureza da água. Zelenka, de fato, é um agente eficaz que desinfeta a água e a tinge de uma agradável cor verde-azulada. Além disso, a preparação é segura para a pele e os cabelos e não causa reações alérgicas.

A indústria química moderna desenvolve e produz muitos produtos eficazes em várias faixas de preços, mas por muito boas que sejam, a manutenção da piscina na forma adequada não está completa sem a limpeza mecânica.

Métodos de purificação de água

Para manter a água da piscina limpa e limpa, você precisará limpá-la regularmente. E isso não deve ser feito porque o líquido turvo tenha um odor desagradável e pareça inestético. O problema é que essa água contém uma grande quantidade de microorganismos patogênicos que representam um perigo para a saúde humana.

Qualquer esquema de purificação de água envolve o uso de um dos três métodos, e você só precisa escolher qual deles usar.

Mecânico

Este tipo de limpeza é realizado com ferramentas manuais ou elétricas. Seu uso permite remover grandes detritos, areia, sujeira do fundo e das paredes da tigela. Todas as menores partículas que estão na água e no tanque da piscina fazem com que a água se torne turva, além disso, os detritos orgânicos são um terreno fértil para as bactérias. Porém, a limpeza mecânica, por mais criteriosa que seja, não permite eliminar a contaminação bacteriana.

Químico

O método mais eficaz de combate a bactérias e algas baseia-se no uso de produtos químicos de várias faixas de ação. Com a ajuda deles, é possível eliminar qualquer microflora bacteriana que se multiplica rapidamente sob a influência do calor, do sol e da poluição orgânica da água. Essa água tem uma cor esverdeada e um odor desagradável a mofo. Além disso, para purificar a água dos sedimentos minerais, são utilizadas preparações de várias composições, que ajudam a combater a turvação associada justamente à presença de várias impurezas na mesma.

A instrução do medicamento determina sua dosagem e duração de ação.

Eletrofísico

Os métodos eletrofísicos são uma alternativa ao uso de produtos químicos para a limpeza da piscina. Para fazer isso, é necessário ter um equipamento especial, por isso esse método é usado para piscinas fixas, e não para chalés de verão.

  • Ozonização - o ozônio em alta concentração é liberado na água por meio do aparelho, que é muito mais ativo em suas propriedades desinfetantes do que o oxigênio. O ozônio inibe o crescimento de bactérias e é inofensivo para a saúde humana.
  • Ionizacao - íons de prata ou cobre são direcionados para a água, o que bloqueia o crescimento da microflora e das algas. Esse equipamento permite não usar produtos químicos para o tratamento de água.
  • Ultrassom - uma instalação de hardware especial que cria ondas sonoras de alta frequência capazes de destruir as camadas externas de bactérias de qualquer tipo, evitando que se reproduzam e existam.
  • Ultravioleta - este dispositivo cria um feixe de luz de um determinado espectro, cuja radiação tem um efeito prejudicial sobre os microrganismos, suprimindo seu crescimento e vitalidade.
  • Eletrólise de sal - a ação deste medicamento é baseada em sua capacidade de converter íons de sal de cozinha em um reagente contendo cloro.Além disso, os componentes do cloro entram no trabalho de desinfecção, que destroem os microorganismos patogênicos e desinfetam a água.

Além de ser totalmente desinfetada, a água deve ser verificada quanto à acidez. Para água de piscina normal e limpa, o nível de pH da água deve ser neutro. Essas medições precisam ser feitas regularmente, e uma mudança no equilíbrio ácido-base em uma direção ou outra sinalizará que a piscina está suja e precisa ser limpa com urgência.

Limpeza da bacia da piscina

A limpeza da piscina é realizada em uma sequência específica.

  1. Grandes detritos são removidos da superfície da água - para isso, você precisa usar uma rede de cabo longo.
  2. A água da piscina foi drenada, o sistema de filtragem está desligado... Não é necessário secar o fundo e as paredes - é muito mais fácil lavá-los depois de escoar a água ainda molhados.
  3. Os filtros devem ser inspecionados, limpos e garantidos que estão funcionando corretamente. Se necessário, o dispositivo passa por manutenção ou reparado.
  4. Diagnóstico do estado da bacia da piscina - determinar o grau de sua poluição, a necessidade de limpeza de calcário. Este exame preliminar permite selecionar os produtos químicos necessários para o trabalho.
  5. Em seguida, a bacia da piscina é limpa de sujeira e depósitos minerais usando produtos que contêm ácido. O trabalho é realizado manualmente com escovas ou eletrodomésticos. O fundo é limpo com uma máquina rotativa especial usando produtos químicos.
  6. Os restos de água suja são removidos com uma bomba d'água, e depois enxágue o tanque da piscina com uma solução neutralizante.
  7. A próxima etapa é realizar tratamento das paredes e fundo com agentes que evitam o crescimento de algas e a deposição de incrustações.
  8. Em seguida, eles limpam e polem os produtos feitos de aço inoxidável - são escadas, corrimãos. Esses objetos são tratados com compostos ligeiramente ácidos e, em seguida, polidos.

Esses procedimentos são obrigatórios para a limpeza de todas as piscinas fixas. Dependendo do tamanho, o trabalho pode levar várias horas e às vezes até dias. É um pouco mais fácil limpar uma piscina usada em casa, embora esse processo demore várias horas. Ao drenar a água da tigela, é importante prestar atenção ao sistema de filtro - ele também deve ser limpo e enxaguado.

Caso contrário, a sequência das etapas de trabalho é a mesma da limpeza de uma grande piscina.

A seguir, assista ao vídeo da limpeza da piscina com água oxigenada.

sem comentários

O comentário foi enviado com sucesso.

Cozinha

Quarto

Mobiliário