Bacias para piscina: tipos, tecnologia de fabricação e instalação
Atualmente, piscinas particulares no campo ou em uma casa de campo são consideradas corriqueiras, e podem ser construídas em um curto período de tempo. Porém, para que o reservatório agrade a todos os familiares, é preciso escolher a tigela certa, que é a base.
Visualizações
Em primeiro lugar, você deve considerar os tipos de sistemas de troca de água. Eles podem ser overflow e skimmer.
Na bacia de transbordamento, o nível da água atinge a borda. Existem canais de transbordamento através dos quais o excesso de líquido é removido. O tanque é equipado com sistema de recarga automática, a água é coletada em um tanque de armazenamento, de onde é enviada para limpeza e aquecimento, em seguida, retorna para o reservatório. Este sistema é mais caro, mas a limpeza está em um nível muito alto.
O sistema skimmer é usado para reservatórios com ângulos retos. Com o auxílio de uma bomba de circulação, o líquido entra no skimmer e no ralo de fundo, de onde segue para a filtração. A limpeza é muito grosseira. Em seguida, a água é aquecida e desinfetada, após o que volta a entrar na tigela. Nesta situação, é aconselhável usar aspiradores especiais para limpar o fundo.
Além disso, as tigelas da piscina podem ser divididas em monolítico e pré-fabricado. No primeiro caso, estamos falando de um tanque de uma peça. É considerado mais confiável e sua instalação não causa nenhuma dificuldade particular.
A versão pré-fabricada, como o nome indica, consiste em várias partes separadas, que são conectadas por meio de um equipamento especial, o que requer tempo e esforço adicionais durante a fase de instalação.
Materiais (editar)
Os materiais utilizados para construir uma piscina exterior não são bons nem maus. Cada um tem suas próprias vantagens e desvantagens e também se destina a diferentes condições de uso. Vamos considerar as opções mais populares.
PVC
As tigelas de PVC podem ser consideradas uma alternativa a uma piscina totalmente construída. Esta opção é muito utilizada em parques aquáticos, mas também nos territórios limítrofes. O design não é muito durável, mas ao mesmo tempo é simples e não requer grandes custos financeiros.
O material é filme resistente aos raios ultravioleta. Geralmente é revestido com uma camada de acrílico para fornecer um brilho fosco. É considerada uma grande vantagem não haver necessidade de impermeabilização adicional.
No entanto, o PVC não tolera mudanças críticas bruscas de temperatura, de modo que esses tanques só podem ser usados na estação quente.
Composto
Esses materiais representam fibra de vidro de alta resistência... Eles são leves e totalmente vedados. No entanto, ao mesmo tempo, as tigelas compostas são caras, pois sua produção é bastante difícil.
Entre as vantagens, pode-se destacar também que na maioria dos casos, as tigelas compostas têm elementos adicionais no kit. Podem ser etapas, plataformas e outros produtos. E também o material pode ser chamado de muito durável, pois várias camadas de plástico são utilizadas na produção. Isso afeta diretamente a duração da operação.
Deve-se notar que tais tigelas não podem se orgulhar de uma ampla gama de cores. Eles são predominantemente azuis ou brancos.No entanto, se desejar, você pode solicitar uma determinada cor.
Taças de compósito não causam dificuldades durante o processo de instalação. Eles podem ser instalados no exterior e no interior.
Acrílico
As bacias de acrílico são consideradas uma nova variedade. Durante o processo de produção, a fibra de poliéster é reforçada com fibra de vidro, que é a base da composição. O material acaba sendo perfeitamente liso e durável, além de ser flexível.
Esses materiais não pesam muito, o que os torna fáceis de instalar e transportar. Eles não têm medo da corrosão e outros fenômenos desagradáveis típicos de um ambiente úmido. E também o tanque é capaz de resistir bem às mudanças de temperatura, portanto pode ser usado tanto no calor quanto no gelo na forma de um rinque de patinação. As tigelas de acrílico não têm medo da exposição ao sol e não desbotam. Todas as propriedades acima permitem que sejam usados por um longo tempo.
Concreto
Não é tão fácil construir uma estrutura de concreto no local. Por esta certas habilidades de construção ou a ajuda de profissionais são necessárias. Além disso, o processo acaba sendo bastante demorado e exige sérios custos financeiros. Inclui vários estágios principais.
Em primeiro lugar, você deve prestar atenção ao design. Depende dele o sucesso da construção planejada. Erros de montagem podem ser muito caros, pois a resistência da estrutura depende de vários fatores, portanto todos os cálculos devem ser verificados tanto quanto possível.
As bacias de piscina de concreto, de acordo com as avaliações dos usuários, são as mais duráveis e também podem ser usadas por muito tempo. Um papel importante nisso é a forma como os materiais de alta qualidade foram usados e como o trabalho foi realizado profissionalmente. A forma e o tamanho dos tanques podem ser qualquer coisa, tudo depende das preferências do proprietário. Não há restrições na decoração, portanto o design parecerá orgânico em qualquer ambiente.
Essas piscinas podem ser equipadas com quaisquer produtos e acessórios adicionais. Eles são freqüentemente usados para fins medicinais. Portanto, essa opção é considerada a mais conveniente e bem-sucedida.
Metal
Na concepção e construção de piscinas, um material como o aço inoxidável não pode ser ignorado. As tigelas de metal podem ser usadas por muito tempo. A superfície é muito original e agradável ao toque.
Se compararmos as tigelas de metal com as de concreto, não se pode deixar de notar seu peso mais leve. Esses tanques podem ser colocados não apenas no porão ou na rua, mas também em qualquer um dos andares da casa. No entanto, deve-se ter em mente que, neste caso, a base será de concreto, que deve ser o mais uniforme possível.
As paredes da tigela são feitas de chapas de metal soldadas. Sua espessura padrão é 2,5 mm, mas isso não é obrigatório. Os indicadores podem mudar dependendo da situação.
A espessura do aço utilizado para o fundo deve ser de 1,5 mm. Na maioria das vezes, é ranhurado para ter um efeito antiderrapante.
Profundidade e forma
Os indicadores de profundidade e forma da piscina são puramente individuais. No primeiro caso, você deve se concentrar no crescimento dos banhistas e sua média de idade. PARA por exemplo, para crianças menores de 5 anos, uma tigela de até 50 cm de profundidade será suficiente. Crianças maiores de 12 a 13 anos devem instalar uma piscina de até 80 cm de profundidade. uma piscina comum, e não uma piscina de salto um, cuja profundidade inicial deve ser de 2,3 m, dependendo da altura da torre.
Não pense que quanto mais profunda a tigela, mais confortável será a piscina. O fato é que um aumento na profundidade acarreta um aumento nos custos, em alguns casos completamente irracionais. Tanto a construção quanto a manutenção exigem custos financeiros. Os especialistas recomendam dividir a piscina em zonas com diferentes profundidades, algumas das quais podem ser utilizadas para nadar e outras para saltar de uma torre.
Quanto ao formato, os mais comuns são piscinas redondas, retangulares e ovais. A última opção é considerada a mais conveniente. Os usuários observam que é confortável nadar nele e a ausência de ângulos retos afeta a segurança. Nessas bacias, a água circula melhor e não fica estagnada nos cantos, além de haver uma pressão mais uniforme nas paredes.
No entanto, a escolha da forma também fica ao critério do proprietário. É influenciado pela localização da piscina e por uma série de outras nuances.
Opções de acabamento
Depois de instalar a piscina, a opção de acabamento torna-se uma questão importante. Na maioria das vezes, nesta direção, são usados ladrilhos de cerâmica, um filme especial de policloreto de vinila ou mosaico. Em alguns casos, os proprietários preferem pedras naturais, borracha líquida ou tintas e vernizes.
O filme de PVC possui 4 camadas e espessura de 1,5 mm. É reforçado com fibra de poliéster. Estabilizadores especiais ajudam a protegê-lo contra desbotamento e rachaduras quando exposto à luz solar. A camada de acrílico dá um brilho lustroso eficaz.
O material de acabamento mais popular para a construção principal da piscina é azulejo de cerâmica... A tigela geralmente tem um revestimento esmaltado que dá brilho, mas elementos antiderrapantes são usados para os degraus. Os especialistas observam que ladrilhos grandes são menos preferíveis. O fato é que ele é mais suscetível à deformação sob o efeito da água.
Freqüentemente usado e tratamento da taça com tinta especial. No entanto, esse processo é trabalhoso e demorado. A violação da tecnologia de trabalho pode levar a consequências tristes.
O revestimento úmido da tinta e verniz não desliza, tolera bem as oscilações de temperatura e atividade física. No entanto, não é recomendado o seu uso em piscinas exteriores, uma vez que terá de ser renovado anualmente após o inverno. Quanto aos tanques cobertos, a vida útil aumenta para 3-5 anos.
Como escolher?
Ao escolher, você deve primeiro avaliar a aparência do produto. Não deve ter arranhões, lascas ou outros defeitos. A superfície deve ter uma aparência lisa. E você também deve decidir sobre o material, tamanho e forma. Esses indicadores são influenciados diretamente pela finalidade.
Ao comprar uma tigela um ponto importante é a temperatura ideal para seu funcionamento. Se estamos falando de uma piscina externa e os invernos na região de operação são bastante rigorosos, um produto com uso permitido até -25 graus não funcionará. Portanto, o clima da área também deve ser levado em consideração.
Em seguida, você deve perguntar sobre a garantia... Alguns fabricantes indicam períodos bastante longos, de 30 a 100 anos. Somente empresas grandes e bem estabelecidas podem ser confiáveis nisso.
Como instalar uma tigela acabada?
Para instalar a tigela acabada, você precisará marcar o local. Depois disso, um poço do tamanho necessário é retirado. Sua profundidade deve ser 50 cm maior que a profundidade do tanque. No fundo, a areia é despejada e compactada até uma profundidade de 20 cm, sobre a qual é colocada uma malha metálica e despejada com uma camada de concreto. Essas obras apenas removerão a profundidade extra.
Depois que a solução solidificou, o reservatório deve ser isolado. Geotêxteis e poliestireno expandido são colocados no concreto. Os mesmos materiais são aplicados nas paredes da tigela e embalados com polietileno para isolamento.
Depois de colocar a tigela na cova, é necessário realizar comunicações. Normalmente é usada uma luva protetora especial. Cavidades vazias são preenchidas com concreto.
Os espaçadores devem ser colocados dentro do tanque, as formas devem ser feitas e o reforço deve ser colocado em todo o perímetro. O concreto é derramado em camadas.Para fazer isso, a tigela é preenchida com 30 centímetros de água e o concreto é despejado no mesmo nível. Após a solidificação, o procedimento é repetido. A desmontagem da cofragem não é feita antes de um dia.
Como limpar?
Métodos manuais e semiautomáticos podem ser usados para limpar a piscina. No primeiro caso, a água é drenada do reservatório, no segundo, é opcional.
Para a limpeza manual, são usados compostos especiais que não devem entrar na água. É relevante para pequenas tigelas. A limpeza mecanizada é realizada com aspiradores subaquáticos e, posteriormente, requer filtragem adicional de água. Você pode fazer o procedimento sozinho se tiver concentrados e equipamentos, ou pode entrar em contato com um especialista.
A instalação da tigela de bilhar é mostrada no vídeo a seguir.
O comentário foi enviado com sucesso.