Pervinca: características, plantio e cuidados em campo aberto
A natureza nos deu uma maravilhosa variedade de plantas e flores. Alguns deles são projetados para curar doenças terríveis e aliviar dores físicas, outros são criados para nos deleitar com sua beleza todos os dias, acalmando a alma e o coração. Hoje vamos falar sobre uma planta tão misteriosa como a pervinca, entender suas características e propriedades úteis, e também formular as regras básicas para cuidar dela.
descrição geral
A pervinca (latim Vinca) é um gênero de plantas perenes do tipo arbusto perene da família Kutrovy. A pátria desta planta é a Ásia e a Europa, bem como algumas áreas do Norte de África. Da língua latina, "vinca" é traduzido como "barbante" ou "rastejamento", o que é típico desta planta perene.
A pervinca floresce no início da primavera, quando a terra começa a aquecer e há umidade suficiente nela. Nos primeiros estágios da floração, os botões da pervinca estendem-se para cima, após o seu término a planta não perde o seu aspecto, uma vez que os pedúnculos individuais continuam a florescer ao longo da estação de crescimento. No momento existe mais de 12 tipos diferentes de pervinca, diferindo no local de distribuição e aparência.
Em muitos países, a pervinca, devido à sua excepcional vitalidade e adaptabilidade a quaisquer condições climáticas, tornou-se um símbolo de longevidade e eterna juventude. Os antigos romanos contavam a lenda de que uma vez a pervinca queixou-se à deusa Flora sobre a sua inutilidade e inutilidade em comparação com a beleza e o amor das pessoas pela violeta.
As flores dessas plantas desabrochavam quase simultaneamente na primavera, mas todas as pessoas admiravam a beleza da violeta e não se importavam com a entediante pervinca. A deusa ouviu o chamado da planta e deu a ela não apenas uma beleza natural, mas também uma vida mais longa e florada.
Desde então, a caramujo ganhou fama e passou a ser ativamente usada pelo cidadão comum no dia a dia. Assim, por exemplo, propriedades milagrosas eram frequentemente atribuídas a esta planta perene: os botões de pervinca coletados em um determinado momento expulsavam os espíritos malignos de casa e os protegiam de quedas de raios.
A pervinca foi plantada nas sepulturas de pessoas mortas, simbolizando assim a imortalidade da alma humana.
A pervinca é hoje uma das plantas ornamentais mais populares, podendo ser encontrada literalmente em qualquer lugar: em canteiros de flores, parques, jardins e bosques artificiais. Vamos ver por que a caramujo ainda é relevante hoje.
- Durabilidade. Entre as plantas russas, a pervinca é considerada algo como uma "flor eterna" - uma flor que não conhece as estações. Em campo aberto, esta planta perene pode florescer por muito tempo, apesar de todas as condições ambientais desfavoráveis.
- Despretensão. Muitas pessoas conhecem a pervinca como uma planta que pode viver no solo desde que haja pelo menos uma gota de água ali. Esta planta não precisa de cuidados e rega constantes.
- Fácil de sentar. Esta é uma das plantas mais fáceis de plantar em termos técnicos, falaremos sobre isso com mais detalhes posteriormente.
- Aparência atraente. Esta flor é ideal para pessoas com um gosto requintado. As flores de pervinca se distinguem por tons delicados que acalmam e não "machucam" os olhos.
- Utilitário. Esta perene está cheia de propriedades úteis, que também consideraremos em detalhes um pouco mais tarde.
Ao contrário de muitas outras plantas, a pervinca fica ótima não só no jardim, mas também no paisagismo.É o tipo de planta que não perde o aspecto após a floração, os arbustos de caramujo têm sempre um aspecto harmonioso e bonito.
Se falarmos sobre a compatibilidade da planta com outras flores, então junto com pervinca, miosótis, bosques, amores-perfeitos, prímulas parecem ótimos. Em mãos cuidadosas, essas flores são capazes de formar um tapete verde vivo com salpicos brilhantes de tons escarlate, roxo e dourado.
Além das vantagens externas óbvias, caramujo tem muitas propriedades úteis e medicinais. Até o final do século XX, essa planta foi cultivada ativamente para fins medicinais. Nele foram encontrados alcalóides vitais, que têm efeito vasodilatador, melhoram a circulação cerebral e também inibem a divisão celular. Na maioria das vezes, esses alcalóides são encontrados na composição de imunossupressores e agentes antineoplásicos.
Até à data, a produção industrial de fundos desta fábrica foi interrompida, uma vez que apareceu uma forma de obter todos os alcalóides necessários por meios artificiais. No entanto, a própria planta ainda é ativamente utilizada no tratamento de doenças cardiovasculares.
Por exemplo, a pervinca pubescente contém glicosídeos úteis, como a pubescina e a vinina, que são usados na criação de medicamentos para baixar a pressão arterial. A pervinca erva é rica em glicosídeo de rotina, vital. A pervinca rosa contém o alcalóide benéfico reserpina, que também é usado para baixar a pressão arterial.
Algumas variedades de caramujo contêm muitos outros elementos benéficos, incluindo ácido ursólico, açúcar, vitaminas e alguns ácidos orgânicos... Essa planta perene ainda é usada no tratamento de doenças como osteocondrose, isquemia, polineurite e rinite vasomotora. São conhecidos casos da influência favorável da pervinca no curso das doenças associadas aos transtornos mentais: esquizofrenia, psicose, depressão.
A pervinca também não poupou a medicina tradicional. Há alguns séculos, era usado ativamente por pessoas no tratamento de escorbuto, diarreia e na prevenção do consumo. Era considerado um remédio universal para parar sangramentos e dores nos dentes e na boca.
Supõe-se que esta planta única e, como muitos acreditam, mágica, começou a ser usada na farmacologia nos dias de Cícero.
No entanto, a caramujo, como a maioria das plantas que contêm alcalóides, se usado incorretamente e quando a dosagem é excedida, é extremamente venenoso. A maioria dos especialistas aconselha evitar a autocriação de cataplasmas e infusões de caramujo, pois há grande probabilidade de se determinar as doses incorretamente, confundindo a variedade / variedade da planta, o que pode levar a um desfecho desfavorável.
Altamente recomendado veja um bom médico para criar um plano de tratamento abrangente para esta planta, em vez de automedicação. Isso é especialmente verdadeiro para mulheres grávidas, para as quais o uso de medicamentos à base de caramujo é contra-indicado a qualquer momento.
Variedades
Durante sua rica e centenária história, a pervinca conseguiu evoluir em várias variedades de pleno direito e dezenas de variedades individuais. Eles diferem, em primeiro lugar, na aparência, sementes, requisitos ambientais e plantio.
Deve-se dizer desde já que as mais comuns e conhecidas são 2 variedades de caramujo: grandes e pequenas. Todo o resto pode ser facilmente classificado entre as variedades dessas espécies, mas também apresentam diferenças.
Pervinca pequena (ou "Vinca menor")
É uma planta perene bastante alta com ricas folhas verdes ovais. Suas folhas ficam opostas e têm um brilho saudável característico. Pedúnculos crescem primeiro para cima até 15-20 cm de comprimento, depois caem sob o peso dos botões.
As flores, representadas na planta em grande número, localizam-se nas axilas das folhas e atingem um diâmetro não superior a 3 centímetros. Seu período de floração é curto - de meados de maio a meados de junho (com variações dependendo da época de plantio ou variedade).
Os tons de flores, neste caso, variam do branco puro ao rosa pálido e tons de roxo. A cor das folhas pode variar de verde escuro a verde com bordas prateadas, amarelas e até avermelhadas. A pervinca selvagem é caracterizada por folhas verdes escuras com flores azuis e uma corola de cinco pontas.
As seguintes variedades são distinguidas nesta espécie.
- Variedade Bowles - uma variedade alta com um grande número de botões brancos fortes, a cor das folhas é geralmente verde pálido. A aparência geral da flor lembra um sino comum. A floração ocorre 1-2 vezes por ano.
- "Dart" s Blue " - variedade semelhante, também diferenciada pela cor branca dos botões, porém, neste caso, sua cor é mais pálida, acinzentada, e as pétalas na inflorescência são separadas umas das outras por cantos agudos.
- "Marie" - uma versão de crescimento reduzido da pervinca, também com um grande número de flores brancas.
- "Emily Joy" - uma variedade jovem de pervinca, difere da variedade clássica nas folhas escuras e suculentas e nas inflorescências de um tom rosa brilhante ou até roxo.
- "Atropurpurea" - Outra variedade popular, distingue-se por uma inflorescência roxa, com formato de hélice.
- "Double Purple" - uma versão estável, alta e forte da pervinca com ricos tons de roxo.
- "Variegata" - como o nome indica, este é um tipo variegado (uma versão híbrida, onde as cores das folhas ou flores podem variar), difere em folhas de cor verde claro com uma borda característica de folhas (tons de branco, prateado, amarelado ao longo do folha inteira). A tonalidade dos botões pode variar de roxo claro a vermelhos vibrantes.
- "Dourado" - variedade caramujo com folhas quase totalmente amarelas ou com uma borda característica ao longo de todo o comprimento das folhas.
- "Moonlit" - botões exuberantes com muitas pétalas roxas. As folhas são verdes claras com uma borda branca e fina. É considerada rara e uma das mais belas variedades de caramujo.
- Iluminação. Uma característica desta variedade de jardim são suas folhas grandes, densas e coriáceas com "pinceladas" amarelas brilhantes em sua superfície. Difere em um pequeno número de flores e crescimento lento.
- Catharanthus roseus ("Sicília") - planta variegada de interior com folhas verdes claras sem borda e tons de botões do roxo ao vermelho brilhante.
- "Pinot Noir" - a versão ampelosa da caramujo com botões pequenos, mas frequentes de cor roxa e rosa, difere em pequenas folhas verdes e crescimento relativamente pequeno.
Grande caramujo (Vinca major)
É uma planta de baixo crescimento com arbustos rastejantes. É representado por grandes folhas carnudas e botões de flores azuis, atingindo até 5 centímetros de diâmetro. Nesse caso, o número de flores no arbusto é muito menor. Este tipo de caramujo é considerado muito menos popular entre os jardineiros.
Uma característica distintiva da pervinca pequena e grande pode ser considerada a estrutura das folhas - a pervinca grande tem folhas de pecíolo, a pequena não.
Existem duas variedades comuns de grande pervinca.
- "Variegata" - folhas grandes verdes claras, arbustos de até 30 cm de altura, raros, mas grandes botões roxos.
- "Resíduos de papel" - grandes folhas verdes carnudas com um "traço" amarelo característico. A cor dos botões varia do rosa pálido ao roxo.
Erva pervinca (Vinca herbacea)
Outro tipo de caramujo. É mais comum em seu ambiente natural - as flores desta planta podem ser freqüentemente encontradas em prados e florestas decíduas quentes. As características da espécie são rastejantes, caules fortes e finos, folhas pequenas, raramente colocadas de verde ou verde escuro.Os tons de vários botões variam do cinza claro ao branco nítido.
Pervinca pubescente (Vinca pubescens)
Espécie de pervinca que cresce apenas em solo úmido e quente (por exemplo, no Cáucaso). Difere em flores pequenas (até 3 centímetros de diâmetro) de cor azul escuro e púrpura pálido. Floresce de meados de maio ao final de junho.
Pervinca rosa (Vinca rosea)
A planta é de altura média (40 a 60 cm). Possui caules fortes e retos com folhas verdes escuras e botões rosa pálido. Ao contrário de outras espécies, a pervinca floresce do início da primavera ao final do outono. Espécies de crescimento lento.
A caramujo rosa tem duas variedades comuns:
- "Refrigerador de uva" - flores roxas ou roxas com um rico centro rosa;
- Resfriador de hortelã-pimenta - botões fortes e claros com um centro vermelho brilhante como uma mancha.
Plantar e criar
Assim como todas as plantas perenes, a pervinca pode ser propagada de várias maneiras, cada uma dependendo da época do ano, bem como das condições de plantio: solo, condições climáticas, presença de determinado local de plantio.
Portanto, existem 4 maneiras de criar esta cultura:
- sementes;
- dividindo a parte do arbusto;
- por desvio;
- por estacas.
Hoje, proprietários experientes costumam usar a divisão do mato.
Nesse caso, uma determinada parte da planta é separada do resto do arbusto (junto com parte do sistema radicular). A separação e o plantio propriamente dito devem ser realizados na primavera ou nos primeiros meses do outono. A planta precisará de muita umidade para crescer com sucesso.
As estacas também são um método de criação bastante popular para a pervinca. Nesse caso, os brotos jovens da planta são separados ou cortados do arbusto principal e enterrados em local separado com o mesmo solo e nível de umidade. No plantio, apenas a parte da chapa deve ficar na superfície, toda a base deve ficar no solo.
A propagação da reprodução é muito menos popular, uma vez que este procedimento requer espaço livre ao redor da planta.... O galho deve ser dobrado ao chão e coberto com terra. Nesse caso, deve-se aguardar pelo menos o enraizamento parcial do broto, depois separá-lo da parte do mato e plantá-lo em local designado e preparado (o método lembra a forma de propagação dos morangos comuns).
As sementes da planta devem ser monitoradas com muito mais cuidado. O processo de plantio em si deve ser realizado na primavera; caixas rasas de madeira ou polímero são as mais adequadas para isso. Coloque as sementes no solo a uma profundidade não superior a 2-3 cm e, em seguida, cubra com um filme ou pano impermeável (deve-se criar um microclima estritamente definido). Esta opção é adequada para o cultivo de caramujo apenas em casa (até 22-23 graus Celsius). Certifique-se de regar a planta ocasionalmente e ventilar os primeiros brotos para mantê-los viáveis.
Após a germinação das primeiras mudas, retire a película e exponha o vaso ao sol.
A colheita deve ser realizada somente depois que os brotos estiverem com 4 folhas cheias, enquanto a altura da planta deve ser de pelo menos 8 centímetros.
Como cuidar?
Para qualquer proprietário, a caramujo não causará grandes dificuldades no cuidado, pois é uma das plantas perenes mais despretensiosas. Tudo o que será indicado a seguir são apenas recomendações com as quais você pode cultivar flores bonitas e, o mais importante, saudáveis.
- Localização. A pervinca não é ruim para a luz do sol aberta e pode se sentir bem em sombra fria, mas se enraíza melhor em um lugar semi-escuro e frio. Tente encontrar um lugar onde a planta seja totalmente iluminada pela manhã ou à noite. A melhor opção seria plantar uma perene sob as árvores jovens - assim elas receberão a proteção necessária dos raios fortes do sol e sempre terão umidade por perto, nas camadas superiores do solo.
- O solo. Quase qualquer solo é adequado para pervinca, mas será melhor em margas moderadamente úmidas com algum conteúdo de húmus. Para facilitar a germinação inicial da planta em um novo local (ao plantar brotos), é melhor comprar uma mistura especial de solo solto.
- Rega... Você não deve exagerar na umidade, mesmo nos estágios iniciais após o desembarque. A planta deve ser regada cerca de 2-3 vezes por semana até o enraizamento completo, depois reduza a irrigação para 1 vez por semana. Uma exceção pode ser feita apenas em caso de seca prolongada ou murcha de várias folhas ou flores.
- A alimentação de uma flor deve ser realizada no máximo uma vez por mês. (para uma planta jovem), com o tempo, o intervalo pode ser aumentado - com o aparecimento de um sistema radicular forte, a flor aprenderá a sobreviver por conta própria, mesmo em solo pouco adequado. Você mesmo pode preparar fertilizantes (infusão de húmus) ou comprar um produto orgânico ou mineral especialmente preparado para plantações hortícolas.
- Se você decidir transplantar a grama para um novo local, isso deve ser feito na primavera. Então, o solo fica úmido e quente o suficiente para o pleno desenvolvimento do sistema radicular. Se você vai plantar já no verão, escolha um dia não seco e de preferência nublado.
- A pervinca pode passar sem sair, mas se você quiser que suas flores tenham uma aparência bem cuidada e bonita, deve monitorar suas condições. Inspecione a planta em busca de galhos mortos a cada primavera e outono. A poda também deve ser feita na primavera, o que torna a base da planta mais volumosa e fresca.
Além disso, se as condições para a caramujo forem muito favoráveis, pode causar muitos transtornos - esta planta tem um crescimento muito rápido e pode encher todos os canteiros em apenas um mês. Portanto, não negligencie o desbaste raro. Não tenha medo de que, sem os devidos cuidados com os botões, a pervinca fique menos bonita ou selvagem - talvez isso até lhe dê um charme original.
Quanto ao inverno, a grande pervinca precisa ser coberta com ramos de abeto (especialmente se o inverno é frio, mas sem neve), se falamos da pequena pervinca, ela tolera perfeitamente qualquer inverno sem nenhum equipamento de proteção.
Doenças e pragas
Apesar da despretensão da caramujo para o ambiente externo, tente evitar o alagamento do solo - mesmo com folhas tão suculentas e flores sempre frescas e brilhantes, não precisa de muita umidade.
Como cuidar de uma flor, veja abaixo.
O comentário foi enviado com sucesso.