Malmequeres de folhas finas: variedades, características de cultivo

Contente
  1. Descrição
  2. Variedades
  3. Reprodução
  4. Conselhos sobre cuidados
  5. Doenças e pragas

A cultura de flores mais popular entre os jardineiros pode ser considerada malmequeres. Eles são despretensiosos no cuidado, após o plantio de mudas em um canteiro de flores, eles começam a florescer quase imediatamente. Eles são usados ​​não apenas no projeto paisagístico do terreno pessoal, mas também para decorar canteiros de flores em parques e becos. Também é utilizado como componente medicinal na medicina popular e até mesmo no preparo de alguns pratos.

Descrição

Malmequeres de folhas finas (mexicanos) são completamente diferentes de espécies populares como eretas ou rejeitadas. Eles são mais adequados como material de plantio para terreno aberto no clima russo. O Tagetes mexicano apareceu recentemente, mas muitos jardineiros já se apaixonaram por ele.

Nem todo mundo gosta do cheiro dos malmequeres comuns, mas o cheiro dessa variedade de flores contém notas sutis de limão.

Os amantes de um aroma sutil e refinado de malmequeres mexicanos serão do seu agrado.

As folhas da planta são muito finas, seu comprimento não ultrapassa 8 cm e sua largura é de 3 cm. Do lado de fora, parece que foram tricotados por um mestre com fios finos perfurados. E as próprias flores, "espalhadas" pelo jardim de flores, são mais como fogos de artifício. Os caules da planta começam a se ramificar na base. Ao crescer, o arbusto assume uma forma esférica. Portanto, você não terá que trabalhar por muito tempo no projeto do canteiro de flores. A altura da planta não excede 30 cm.

Variedades

Existem muitas variedades de calêndula mexicana. Mas os mais famosos são considerados alguns deles.

  • Tagetes "joia de ouro" cresce melhor em condições de estufa. As sementes são semeadas em meados de março ou início de abril. Nos canteiros, o plantio é feito de maio a junho, assim que cessa a geada noturna. Eles são plantados principalmente em um local ensolarado. Flores amarelas douradas vão adornar qualquer canteiro de flores, canteiros de flores e canteiros de flores.
  • Marigolds "Lulu" não ultrapassam os 30 cm, na floração, rapidamente se transformam em um magnífico arbusto esférico. As flores são pequenas, com pétalas enfileiradas, chegando a 3 mm de diâmetro. Existem tantos botões no arbusto que todo o jardim de flores está coberto por eles. Os malmequeres são predominantemente amarelos escuros. Floresce até setembro, mas a uma temperatura de + 1 ° C começa a desbotar.
  • Variedade de calêndula "Paprika" quando a floração forma um arbusto esférico. O meio da flor é amarelo brilhante, nas bordas adquire uma tonalidade marrom-avermelhada. Os pedúnculos atingem 3 cm de diâmetro e o solo fértil é o melhor ambiente para eles. Eles podem crescer em sombra parcial, mas é aconselhável fornecer-lhes luz solar suficiente. Se você plantar sementes diretamente no solo, as flores brotarão por 5 dias. Serão uma excelente decoração para galerias e varandas.
  • Arbusto de Tagetes "Red Gem" tem caules finos mas ramificados. Sua altura chega a 25-30 cm e as folhas da planta são verdes escuras. Como o nome indica, as pétalas da flor têm uma tonalidade vermelha. As áreas ensolaradas com solo fértil são o melhor lugar para os malmequeres. Em março são lançadas as sementes, que germinam em uma semana a uma temperatura de + 18 ° C.
  • Marigolds "mix Starfire" agrada aos olhos com floração abundante. O diâmetro dos pedúnculos não ultrapassa 2 cm e os caules são altamente ramificados, até 30 cm de comprimento, formando um arbusto esférico coberto por flores em miniatura. As mudas após o plantio aparecem dentro de uma ou duas semanas. Eles são plantados de maio a junho. A distância entre os arbustos deve ser de 30 cm.
  • Variedade "gema de limão" surpreende floristas com floração abundante. Esta planta é subdimensionada - a altura não excede 30 cm. As inflorescências com um diâmetro de 2 cm são amarelas brilhantes. Começa a florir em julho, em setembro, quando a temperatura desce, começa a murchar. As sementes são plantadas em março ou abril para a obtenção de mudas. As mudas podem aparecer até 15 dias. O plantio em terreno aberto é feito assim que passa a geada.
  • Tagetes "Ursula" durante a floração, ela se transforma em uma bola amarela dourada. Ao mesmo tempo, as flores chegam a 3 cm, são semeadas no início de abril e já no início de maio podem ser plantadas em local permanente. As mudas devem ser esperadas em uma semana.
  • Malmequeres "laranja Karina" forma uma grande bola laranja brilhante. Para a obtenção das mudas, elas são semeadas no início de abril, mas em campo aberto são plantadas em junho. A variedade prefere áreas férteis e ensolaradas. Freqüentemente, os jardineiros fazem canteiros próximos às hortaliças, usando malmequeres para protegê-los de doenças fúngicas e insetos.

Reprodução

Basta comprar malmequeres uma vez, cultivá-los, colher sementes deles, e você não pode mais gastar dinheiro comprando novos. Para isso, a cabeça é cortada na base da flor e depois seca. Após a secagem, a semente é embalada em sachês.

As plantas são plantadas em áreas iluminadas, apesar do fato de que as flores podem crescer em sombra parcial. Criam-se bem em qualquer tipo de solo, mas ao plantar no solo, certifique-se de que o período de geada já passou.

Sementes

O material de plantio é semeado no final de maio, quando as geadas noturnas não ameaçam o crescimento normal das flores. Se você usar um abrigo especial, a semeadura pode ser feita 2 semanas antes.

Requisitos do solo:

  • neutro ou ligeiramente ácido;
  • solto e fértil;
  • argiloso ou arenoso.

No canteiro são feitos inicialmente sulcos ou buracos com 3 a 5 cm de profundidade, depois, mantidos em gaze úmida por até 3 horas, as sementes são semeadas e cobertas com uma camada de terra.

Mudas

O cultivo de mudas a partir de sementes é outra questão. Para que os malmequeres floresçam mais cedo, é necessário plantar flores em abril. Para fazer isso, você precisa comprar solo. Mas você pode prepará-lo sozinho. Para fazer isso, pegue em partes iguais:

  • húmus;
  • areia de rio;
  • turfa;
  • terra sod.

Cascalho ou argila expandida são despejados nas xícaras até o fundo - ele funcionará como um ralo. A próxima etapa é encher os recipientes com o substrato acabado. As sementes são plantadas em covas de 2 cm de profundidade e cobertas com solo não superior a 1 cm. Para uma rápida germinação das flores, é necessário proporcionar-lhes uma temperatura de até + 24 ° C e uma boa iluminação. Em condições favoráveis, as mudas podem ser vistas já no 3º dia.

Após o surgimento das mudas, os cuidados com as plantas consistem em regas moderadas. Não se preocupe se os malmequeres já estiverem florescendo na hora do plantio das mudas no solo. Nada de errado com isso.

Conselhos sobre cuidados

Na primeira metade do verão, os malmequeres precisam de rega constante, caso contrário, pode-se obter uma planta frágil com inflorescências pequenas. É neste período que as flores aumentam a sua massa verde e nelas se formam caules.

Não se esqueça de alimentar Tagetes periodicamente com fertilizantes minerais, e também de vez em quando para soltar o solo para saturar as raízes de oxigênio.

Deve-se lembrar que se exagerar no adubo, todas as forças da planta irão para a formação da massa verde - neste caso, a floração pode não ocorrer. Além disso, não permita que ervas daninhas cresçam demais no jardim de flores.

Nuances a serem lembradas ao cuidar de malmequeres:

  • se os malmequeres foram plantados muito densamente no jardim, eles devem ser desbastados ocasionalmente;
  • no plantio de mudas no solo, é necessário manter uma distância entre as flores de até 30 cm;
  • é preferível escolher uma zona soalheira para os Tagetes, uma vez que exige mais luz;
  • se você cultivar mudas em uma estufa ou estufa, ela será mais persistente e forte.

Você deve estar ciente de que quando a temperatura do ar cai abaixo de + 10 ° C, o crescimento dos malmequeres cessa e as folhas ficam avermelhadas.

Doenças e pragas

Uma planta adulta tem um cheiro que repele muitos insetos, razão pela qual os malmequeres são usados ​​para o controle de pragas. Mas eles próprios às vezes são suscetíveis à infecção por várias doenças e ataques de pragas de insetos. Isso geralmente é devido à manutenção inadequada ou condições climáticas adversas.

Perna negra

O excesso de água pode levar à infestação da perna preta. Mudas jovens são suscetíveis a esta doença. As plantas doentes devem ser eliminadas imediatamente, de preferência por queima. Em nenhum caso deve-se jogar fora no local para evitar a contaminação do solo. Antes da semeadura, medidas preventivas são tomadas para ajudar a livrar a planta da doença. Para isso, sementes e solo são tratados com fungicidas.

Podridão radicular

Se você plantar malmequeres em terreno aberto durante um período de alta umidade, há uma grande probabilidade de apodrecimento da raiz. As flores começam a amarelar e murchar, seu crescimento pára. Uma planta afetada pela podridão da raiz não pode ser salva. Para evitar doenças, você deve constantemente afrouxar o solo. A rega precisa ser regular, mas não muito abundante. Não plante malmequeres muito densamente e remova as ervas daninhas constantemente.

Infecção viral de plantas

As folhas das flores ficam deformadas, aparecem manchas pretas que crescem gradativamente, as flores ganham um aspecto feio, as sementes não são palpáveis ​​- são sinais de uma doença viral. Assim que aparecem os primeiros sintomas, os arbustos devem ser arrancados pela raiz e queimados... É impossível curar os malmequeres afetados.

Uma planta adulta saudável geralmente é contornada por insetos. Mas se as condições para o cultivo de malmequeres forem violadas, podem aparecer pragas que podem destruí-los.

Pragas de insetos que são especialmente perigosas para as plantações de flores.

Pulgão

Raramente aparece em malmequeres, mas se a planta for afetada, ela escolhe os brotos superiores e os botões. As flores não começam a doer imediatamente. Porém, quanto mais a colônia de pulgões se espalha ao longo de seus caules e quanto mais tempo se alimenta de seus sucos, mais rápido os malmequeres perdem sua atratividade e morrem. Na luta contra o parasita, os produtos químicos são eficazes.

Ácaro-aranha

Assim que uma flor leve aparecer na folhagem, você precisa começar a lutar contra o ácaro-aranha. Na maioria das vezes, mudas jovens e imaturas ficam doentes. Se o verão for seco e quente, um arbusto completamente saudável pode estar infectado com insetos. Você pode se livrar dos ácaros da aranha usando água com sabão e tabaco.

Além disso, o ácaro-aranha não tolera umidade, então você precisa borrifar as flores periodicamente.

Lesmas

Eles começam a comer os caules carnudos e as folhas dos malmequeres. Assim que surgem constrições e buracos na folhagem, é o primeiro sinal do aparecimento de parasitas. As pragas são ativadas à noite, por isso não é possível detectá-las imediatamente. Uma solução de mostarda ou cinza de madeira é usada contra lesmas e caracóis.

Se você fizer a prevenção, além de destruir os parasitas e tratar as doenças dos malmequeres, eles ficarão mais fortes mais rápido e florescerão até a geada.

Para as nuances do crescimento de malmequeres de folhas finas, veja abaixo.

sem comentários

O comentário foi enviado com sucesso.

Cozinha

Quarto

Mobiliário