Malmequeres rejeitados: variedades e regras de cultivo
Para decorar um terreno pessoal, bem como criar projetos paisagísticos, as plantações de flores sempre foram especialmente procuradas. Os representantes populares dessas plantas incluem malmequeres rejeitados, cujas características permitem que você crie belos canteiros de flores e arranjos de flores em campo aberto com a ajuda deles.
Descrição
Os malmequeres, pelas suas elevadas qualidades decorativas, são muito procurados em projectos relacionados com paisagismo e decoração de territórios. A cultura americana, porém, é plantada ao ar livre, em peitoris de janelas e galerias ao redor do mundo. Na natureza, as flores podem ser encontradas no Brasil, México, Argentina. Tagetes é o segundo nome para uma cultura florescente... É encontrada na horticultura e floricultura em um grande número de espécies e variedades híbridas, entre elas as plantas de origem francesa - malmequeres rejeitados (Tagetes patula L).
As anuais formam um caule ereto, cuja altura pode variar de 15 a 50 centímetros, além disso, a cultura desenvolve brotações laterais desviadas para os lados, o que deu origem ao nome desta flor. A principal diferença das espécies eretas é precisamente a estrutura do caule. Neste último, ele enrijece com a idade, após o que uma flor se desenvolve nele. A diferença também é observada no tamanho da cultura e no diâmetro das flores. A massa verde dos malmequeres é dissecada, com lobos lanceolados e bordas serrilhadas. As folhas podem crescer em rebentos alternada ou opostamente.
A inflorescência apresenta-se na forma de um pequeno cesto, cujo diâmetro não ultrapassa 6 centímetros. O envoltório de flores consiste em uma fileira de folhas de acreto com pontas pontiagudas. Os malmequeres florescem com flores laranja, amarelo, marrom-marrom, marrom, creme de baunilha, limão, em algumas espécies a cor pode ser bicolor. Após a floração, a vagem da semente amadurece na planta.
Os malmequeres rejeitados não se destacam por exigências especiais quanto às condições de cultivo, porém, o aspecto da cultura, principalmente na fase de floração, dependerá diretamente do nível de iluminação do local onde é cultivada. Devido à sua resistência em quaisquer condições, essas flores são muitas vezes plantadas perto de rodovias, bem como em solo infértil. A maioria das variedades são resistentes à geada, portanto, mantêm sua viabilidade mesmo durante o período de primavera ou outono a temperatura noturna cai para marcas negativas.
Além dos canteiros de flores, os malmequeres podem ser cultivados com sucesso em grandes vasos, caixas e recipientes, visto que as plantas são bastante procuradas como flora ornamental.
Variedades populares
Como os malmequeres rejeitados incluem várias dezenas de variedades de plantas com flores, é comum dividi-los em vários grupos. A classificação é baseada no tamanho da planta:
- Alto anuais - mais de 60 centímetros, com inflorescências não duplas;
- média - não ultrapassar meio metro de altura, com inflorescências duplas;
- baixo - plantas que variam em tamanho de 20 a 40 centímetros, com diferentes tipos de inflorescências;
- anões - não mais do que 20 centímetros de altura.
As inflorescências de calêndula também são divididas em três tipos principais:
- simples;
- terry;
- semi-duplo.
Entre as variedades populares de plantas anuais, essas variedades devem ser distinguidas.
"Bola de Ouro"
A cultura em processo de crescimento forma um arbusto extenso de até meio metro de altura, com rebentos ramificados altamente desenvolvidos. A cor predominante dos rebentos será verde, com uma flor bordô. Folhagem estriada, inflorescências semi-duplas, não mais do que 5 centímetros de diâmetro. A cor das flores é amarela. A planta entra na fase de floração muito cedo, via de regra, os primeiros malmequeres aparecem em junho.
Gold Copfen
Cultura em miniatura, sua altura é de cerca de 20 centímetros. Os tagetes desta variedade distinguem-se pela abundância de folhas de uma rica cor verde. Inflorescências de Terry, seu diâmetro não ultrapassa 3-4 centímetros, a cor é dourada, com flores vermelhas de junco. A cultura floresce desde as primeiras semanas de junho até a chegada do outono.
A variedade pode ser cultivada tanto ao ar livre como em vasos na varanda.
Rainha Sofia
Nesta variedade, as inflorescências serão maiores que as das demais flores, seu diâmetro será de 7 a 8 centímetros, com coloração vermelho-bronze. Flores sob a influência da radiação ultravioleta podem mudar levemente de cor, adquirindo tonalidade marrom.
Lemon Jam
A cultura crescerá em altura pequena, com rebentos ramificados ativamente desenvolvidos, a própria planta terá uma forma arredondada. Inflorescências amareladas, folhagem verde rica, com nervuras vermelhas. As flores são amarelas brilhantes. Uma planta versátil que se adapta ao cultivo em qualquer condição.
Orange Flamme
A planta é constituída por rebentos fortes, grande área verde e pequenas inflorescências de crisântemo. As flores terão forma tubular de pétalas alaranjadas com traços vermelhos.
A variedade florescerá nas primeiras semanas de junho.
Feuerbal
Um arbusto grande e extenso, cuja altura pode atingir 60-70 centímetros. As flores são de cor vermelho acastanhado. A cultura se manifesta bem no corte, começa a florescer bem cedo - a partir das primeiras semanas de junho.
"Bonanza Bolero"
A planta anual não se destaca pelo seu tamanho, um arbusto adulto crescerá 30-35 centímetros, enquanto a planta no canteiro ficará bem organizada e compacta. Inflorescências de Terry, com manchas vermelhas.
A cultura é adequada para o cultivo em um terreno ou em uma varanda ou loggia.
"Alumínio"
Flores de "alumínio" com flores creme de baunilha, mesmo em mudas. O arbusto cresce a uma altura de 20-30 centímetros. A planta tolera bem geadas leves, assim como várias condições desfavoráveis, por isso a cultura pode ser plantada em campo aberto no final de maio.
"Durango B"
A planta é um arbusto bonito e compacto com rebentos eretos e caules laterais ramificados. A variedade distingue-se por grandes inflorescências, atingindo um diâmetro de 20 centímetros. As flores são de cor amarelo-alaranjado, à luz da qual a variedade é frequentemente referida como "gigante de duas cores".
A planta pode ser cultivada em canteiros de flores, recipientes e vasos.
Além das variedades acima de malmequeres rejeitados, os produtores de flores estão cultivando ativamente as seguintes safras:
- "Carmen";
- Bonanza Flame;
- Rusti Red;
- Durango Ed;
- Bonanza Gold
- Bonanza Harmony;
- Bonanza Orange;
- Bonanza Yellow;
- "Petit uma mistura de tintas."
Plantar e sair
O cultivo de malmequeres envolve a semeadura de sementes diretamente em terreno aberto ou para o cultivo preliminar de mudas dentro de casa. No canteiro, os trabalhos podem ser realizados já em maio, via de regra, em uma semana e meia, estão previstos os primeiros brotos. Para proteger as mudas jovens da geada, o plantio em terreno aberto envolve cobrir o canteiro de flores com material não tecido.
As culturas destacam-se pela boa resistência às alterações das condições exteriores, no entanto, requerem o cumprimento de determinados requisitos de cuidado e colocação.
Local de coleta
Ao cultivar malmequeres em campo aberto, você deve selecionar áreas com solo nutriente com acidez neutra.Para tornar o terreno mais adequado para o cultivo de flores, você pode adicionar areia e turfa, bem como fertilizantes minerais complexos. O local deve ser escolhido em função do tamanho da variedade a ser plantada. Como regra, as culturas em miniatura preferem enraizar no centro de canteiros de flores ou ao longo de caminhos. Além disso, pequenos arbustos com flores são mais adequados para o cultivo em vasos.
Apesar de sua despretensão, os malmequeres só prosperam com iluminação suficiente. Além disso, as colheitas precisam de calor.
Ao planejar o plantio de plantas anuais, é melhor ficar em áreas ensolaradas do jardim e loggias localizadas no leste ou sul.
Rega
Os malmequeres rejeitados jovens exigirão atenção especial do jardineiro em relação à hidratação. No início, as plantas precisarão de rega regular e abundante para formar uma massa verde. Além disso, o nível de umidade terá um papel importante ao definir os botões. Em meados do verão, a frequência e a abundância da irrigação podem ser reduzidas, uma vez que as plantações com flores lidarão melhor com a seca do que com o alagamento, que pode provocar o apodrecimento das raízes.
Os malmequeres jovens são regados diariamente na primavera e até meados do verão, após a introdução da humidade, é recomendável soltar o solo para estabelecer a aeração. Além de regar, cuidar dos malmequeres requer a remoção dos botões desbotados e da folhagem seca. Para estimular o crescimento e aumentar a decoratividade do canteiro de flores, você pode aparar as plantas. Esses trabalhos geralmente são realizados no verão.
A fertilização regular tem um efeito positivo na saúde das plantas. Para malmequeres rejeitados, é recomendado o uso de composições minerais complexas destinadas a culturas de jardins floridos.
Controle de doenças e pragas
Como mostra a experiência do cultivo de malmequeres, sua principal vantagem é a imunidade à maioria das doenças e a resistência aos ataques de pragas de insetos. Isso se deve à presença de fitoncidas nas plantas, que espantam muitos insetos. Porém, as peculiaridades das condições climáticas ou outras nuances podem provocar o desenvolvimento de processos de putrefação não só nas raízes, mas também nas inflorescências da cultura. Para normalizar o estado das plantas, o nível de umidade do solo no canteiro deve ser ajustado e, se necessário, as lavouras devem ser transplantadas.
Já na seca prolongada, os ácaros podem aparecer nas flores. Para combater a praga, em primeiro lugar, é necessário aumentar a umidade, para isso é recomendável pulverizar as flores várias vezes ao dia, principalmente no verão. Como outro método eficaz de controle de pragas, os jardineiros usam pulverização com infusão de cebola, bem como uma decocção de mil-folhas ou pimenta vermelha picante. Lesmas e caracóis também podem atacar as plantações. Sua presença pode ser detectada pelas marcas brilhantes nas folhas.
Para combater a praga, os indivíduos devem ser removidos manualmente, assim como as lavouras e o solo devem ser tratados com cinzas ou solução de mostarda.
Os malmequeres podem ser afetados pela perna preta, especialmente as colheitas jovens. Um sinal da doença é o aparecimento de uma camada esbranquiçada no caule, que posteriormente escurece e a parte afetada começa a apodrecer. Essa doença não pode ser tratada, então as safras infectadas precisarão ser desenterradas e queimadas. O solo após as plantas está sujeito a desinfecção. Como medida preventiva para reduzir o risco de danos às plantas por tal doença, é o tratamento do material da semente antes do plantio com fungicidas junto com o solo em que está previsto o cultivo de flores.
Os malmequeres adultos podem sofrer de podridão da raiz. As manifestações da doença serão folhas amarelas, bem como crescimento lento das plantas anuais. Essas culturas não podem ser tratadas, elas também são removidas. Nessa situação, o cuidado adequado com o canteiro de flores será uma medida preventiva.... Resume-se ao enraizamento das flores em solo solto, umedecimento regular, excluindo um excesso de umidade no solo, bem como a introdução de matéria orgânica como cobertura.
Reprodução
A cultura é propagada por sementes, elas podem ser germinadas por mudas ou imediatamente semeadas no solo.
Mudas de malmequeres rejeitados podem ser cultivadas a partir das primeiras semanas de abril, essas safras florescerão em junho. As sementes podem ser germinadas em casa ou em uma estufa. O cultivo exigirá recipientes com um substrato constituído de húmus, turfa, turfa e areia. Para o aparecimento de brotos, as sementes precisarão de uma temperatura de + 18-22 graus, além de umidade regular, mas moderada à medida que o solo seca. Um recipiente adequado para mudas será vasos e até caixas, no fundo das quais uma camada de drenagem é colocada, e devem ser feitos furos no recipiente para que o excesso de umidade escape. As mudas podem ser plantadas no jardim já em maio.
As sementes em terreno aberto são plantadas em ranhuras especialmente feitas, a uma distância de alguns centímetros uma da outra. É necessário aprofundar o material de plantio no solo em não mais de 2 centímetros. Essas safras podem florescer um pouco mais tarde, mas não se desenvolverão menos ativamente depois.
As sementes dos malmequeres rejeitados são plantadas imediatamente no solo em maio-junho.
Belos exemplos em design de jardins
Os malmequeres, pela sua cor viva e floração expressiva, podem tornar-se um excelente componente dos canteiros, destacando-se vantajosamente no contexto de outras culturas. As flores de laranjeira contrastam perfeitamente com qualquer plantação, formando uma bela composição de verde fresco e flores coloridas.
Não menos expressivos serão os canteiros de flores do jardim, onde os malmequeres serão a principal e única cultura. Uma vegetação luxuriante e uma profusão de cores vão se tornar o “destaque” de todo o projeto paisagístico, garantindo chamar a atenção pela beleza e originalidade da flora.
A sementeira de mudas de calêndula é descrita no próximo vídeo.
O comentário foi enviado com sucesso.